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G 650 X Challanger - No Dakar http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=33&t=1436 |
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Autor: | João Manuel Ferreira [ segunda ago 13, 2007 3:49 pm ] |
Assunto da Mensagem: | G 650 X Challanger - No Dakar |
BMW G650X Challenger Prototipo Dakar Pau Soler projecta concorrer no Dakar 2008 com uma G 650 X Challanger. Com uma serie de modificações, Pau Soler encontrou a fórmula certa para transformar o carácter tranquilo da BMW G 650X Challenger numa máquina selvagem. Aproveitando a etapa prólogo da Baja España Aragón se celebrava uma vez mais no circuito de Jarama, Pau Soler testava a sua BMW G 650X Challenger modificada, um prototipo que veremos na próxima edição do Lisboa Dakar 2008. Do resultado que obtenha depende, e muito, que los pilotos privados tenham uma nova alternativa para conseguir o seu principal objectivo: chegar ao Lago Rosa. O apoio da BMW parece total e de aí a importância deste modelo - BMW G650X Challenger Dakar. Fiabilidade antes de tudo As modificações que a BMW G 650X recebeu foram muito explícitas. Antes de mais, não se pretendeu tocar no que demais destacavel caracteriza este modelo: a sua fiabilidade. Assim, o motor é exactamente o mesmo, com a diferença de que Pau recorreu a um silencioso IXIL desenhado e homologado para este modelo, com o qual pode aumentar ligeiramente a sua potência e a sua forma de «entrega». O modelo de série possui um propulsor um pouco «descafeinado». Resulta tremendamente suave, com uma «entrega» muito progressiva e sem que a sua aceleração nos perturbe minimamente. Com esta simples transformação, o carácter da BMW G 650X parece bem diferente. O seu motor mostra-se mais enérgico, sendo em baixas onde se começa a notar toda a sua «ira». Por outro lado, o chassis é o mesmo, em dupla viga de aço. Porquê? Porque proporciona uma excelente estabilidade e equilibrio tanto em rectas como nas curvas, sobretudo se estas são largas e rápidas. O necessário e imprescindivel para encarar um rally. Também a posição de condução é bastante boa, pese haver pormenores tais como o assento que resultam sumariamente incomodos. Por sorte, o prototipo de Pau é bastante mais duro, e mais alto; um inconveniente para os que não superam os 175 cm. Outro destaque é a aranha e os suportes de instrumentação da navegação, versão Dakar. Tudo é uma questão de habituação, mas o ângulo de visão produz uma certa insegurança. Comportamento diferente Da suspensão pneumática, o seu comportamento é do mais ineficaz. Para dar um passeio pelo campo ou para ir a comprar o pão, serve, mas para cumprir com o seu verdadeiro trabalho, é insuficiente. Assim, Pau Soler decidiu-se por un Öhlins, sem mais... No que toca a forquilha, é a de origem com os ajuste recomendados por Nani Roma. Com estas modificações – as mais importantes desta versão Dakar da BMW G650 X –, superar os 130 km/h com total segurança já não representa nenhum problema. Pesem os mais 10 kilos que ganha com todos os seus acessórios, mostra-se bastante mais efectiva que a versão de série. Finalmente, a travagem, onde o comportamento é igual ao de série. Pelo demais, a moto de Pau Soler conta com as afinações e complementos necessários para cumprir as exigências de um Dakar: com neumáticos de composto mais duro, instrumentação Touratech, modificações na caixa do filtro, filtro de ar e admissão, depósito de combustível traseiro em aluminio de 6 litros ou protector do disco trasero, chassis, regulador e bomba de travões, tudo em aluminio. Modificações na BMW G650X Dakar · Dunlop Rallye Raid D908 RR. · Guarda-lamas dianteiro e protector de mãos Acerbis da BMW 450 Enduro. · Ajustes de forquilha dianteira «by Nani Racing». · Manilhares Reikon. · Faróis duplos de Xenon Baja Designs. · Aranha duraluminio e suportes instrumentação de navegação «by MTS». · Instrumentação Touratech (road book, trip, suporte GPS, leds indicação). · Modificação da caixa do filtro, filtro de ar e admissão «by MTS». · Reposicionador da bateria. · Amortecedor de direcção Öhlins com suporte «by MTS». · Espuma do assento mais alta e dura. · Amortecedor traseiro Öhlins da BMW Motorrad. · Silencioso IXIL desenhado e homologado para este modelo de moto. · Depósito de combustivel traseiro em aluminio. · Protector de carter Touratech com caixa de ferramentas «by MTS». · Protectores do disco traseiro, chassis, regulador e bomba de travões em aluminio «by BMW Motorrad». · Transmissão «by MTS». · Suporte de matrícula racing «by BMW Motorrad». · Kit adesivos limited edition «by BMW Motorrad». ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Autor: | jpmealha [ segunda ago 13, 2007 3:55 pm ] |
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Fantástico artigo João. E belas fotos!! Na minha opinião a BMW só tem a ganhar se conseguir melhores resultados no Lisboa-Dakar... E a G650X é literalmente um passo em frente para alcançar este objectivo. E porque não levarem também a HP2 ? Demasiado pesada? |
Autor: | João Manuel Ferreira [ segunda ago 13, 2007 4:02 pm ] |
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Penso que a BMW Motorrad está a dar passos largos para mostrar-se na competição quer seja «on-road» quer seja «off-road». Será a única forma de captar o jovem Consumidor adepto actual das «japonesas». A HP 2 nunca conseguirá o peso da G 650 ... veremos os resultados ... como em tudo na vida ... |
Autor: | Cláudio Cândido [ segunda ago 13, 2007 4:14 pm ] |
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Gostava de ver novamente uma equipa oficial a disputar o título. É uma pena que uma marca tão mítica no dakar não continue a fazê-lo. |
Autor: | aferraz [ segunda ago 13, 2007 4:21 pm ] |
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Não é por uma questão de peso que a HP2 não é inscrita, é porque segundo o regulamento do Dakar "twin cylinders of over 451 cm3 are forbidden" |
Autor: | Cláudio Cândido [ segunda ago 13, 2007 4:22 pm ] |
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aferraz Escreveu: Não é por uma questão de peso que a HP2 não é inscrita, é porque segundo o regulamento do Dakar "twin cylinders of over 451 cm3 are forbidden" Deve ser para não "limparem" tudo:lol: ![]() |
Autor: | aferraz [ segunda ago 13, 2007 4:29 pm ] |
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Podem consultar o regulamento do Dakar para motas aqui: http://www.dakar.com/2006/DAK/LIVE/docs/reglement_moto_uk.pdf |
Autor: | Lisinha [ segunda ago 13, 2007 5:26 pm ] |
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Eu também apreciava bastante que a BMW participasse nesse tipo de provas, como por exemplo um Dakar. Depois, fazer concorrência à KTM sabia-me que nem ginja ![]() ![]() ![]() |
Autor: | Pedro Colaço [ segunda ago 13, 2007 6:17 pm ] |
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Além da limitação do motor, o peso da HP2, também não ajudaria. Um reparo, a G650X ficou espectacular, mas as carenagens não serão ainda as definitivas. |
Autor: | Luís Caetano [ terça ago 14, 2007 12:18 am ] |
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Citar: Comportamento diferente Da suspensão pneumática, o seu comportamento é do mais ineficaz. Para dar um passeio pelo campo ou para ir a comprar o pão, serve, mas para cumprir com o seu verdadeiro trabalho, é insuficiente. Assim, Pau Soler decidiu-se por un Öhlins, sem mais... Pois... tal como na HP2, essa suspenção parece que é mesmo "só para inglês ver"! Quando é preciso performance e eficácia, lá vêm sempre os amarelinhos... Aqui ainda sem a "frente": ![]() |
Autor: | Luís Caetano [ terça ago 14, 2007 12:42 am ] |
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jpmealha Escreveu: E porque não levarem também a HP2 ? Demasiado pesada? Porque o regulamento não deixa! Por isso é que não vês as KTM LC8 de 950cc e V2 concebidas para o Dakar há uns anos atrás! O regulamento não permite Bi's acima de 450cc! E na realidade, os canhões KTM LC4 com 690cc vão ser muito difíceis de bater, quanto a mim por agora, completamente impossíveis! A HP2 era excelente para esta competição e não teria dúvidas que andaria na frente do pelotão! Lá que ela pulverizava aquilo tudo, ai pulverizava:nuts: ![]() ![]() ![]() |
Autor: | Elsyr [ sexta dez 28, 2007 1:47 am ] |
Assunto da Mensagem: | G 650 X Dakar |
Já está na Touratech - Portugal a BMW G650X Dakar que o piloto privado Guido Faber vai participar no Dakar. Sabado quem quiser beber um café esta convidado. Rui Baltazar |
Autor: | paulao [ sexta dez 28, 2007 8:02 am ] |
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Off Topic Elsyr Escreveu: Já está na Touratech - Portugal a BMW G650X Dakar que o piloto privado Guido Faber vai participar no Dakar. Sabado quem quiser beber um café esta convidado. Rui Baltazar Rui a mota está tão bonitinha, não está? Penso que deve ser um tributo do piloto italiano ao F.C. do Porto com tanto azul e branco que lá tem..., que está bonita lá isso está. |
Autor: | Rui Ferreira (Panda) [ sexta dez 28, 2007 3:26 pm ] |
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paulao Escreveu: Off Topic Rui a mota está tão bonitinha, não está? Penso que deve ser um tributo do piloto italiano ao F.C. do Porto com tanto azul e branco que lá tem..., que está bonita lá isso está. Não tenho a mesma opnião, nem de cor nem vista de frente!!!! a mota está linda de lado e de traseira!! de frente parace algo conhecido!!!!! Quanto á cor!!!!!! Pronto é gostos pessoais:wacko: ![]() ![]() ![]() |
Autor: | josé santos [ sexta dez 28, 2007 10:36 pm ] |
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Elsyr Escreveu: Já está na Touratech - Portugal a BMW G650X Dakar que o piloto privado Guido Faber vai participar no Dakar. Sabado quem quiser beber um café esta convidado. Rui Baltazar ò Rui é na rua das violetas, na rinchoa'? e estão abertos em que horario? |
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