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G 650 X Challanger - No Dakar
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Autor:  João Manuel Ferreira [ segunda ago 13, 2007 3:49 pm ]
Assunto da Mensagem:  G 650 X Challanger - No Dakar

BMW G650X Challenger
Prototipo Dakar
Pau Soler projecta concorrer no Dakar 2008 com uma G 650 X Challanger. Com uma serie de modificações, Pau Soler encontrou a fórmula certa para transformar o carácter tranquilo da BMW G 650X Challenger numa máquina selvagem.

Aproveitando a etapa prólogo da Baja España Aragón se celebrava uma vez mais no circuito de Jarama, Pau Soler testava a sua BMW G 650X Challenger modificada, um prototipo que veremos na próxima edição do Lisboa Dakar 2008. Do resultado que obtenha depende, e muito, que los pilotos privados tenham uma nova alternativa para conseguir o seu principal objectivo: chegar ao Lago Rosa. O apoio da BMW parece total e de aí a importância deste modelo - BMW G650X Challenger Dakar.

Fiabilidade antes de tudo
As modificações que a BMW G 650X recebeu foram muito explícitas. Antes de mais, não se pretendeu tocar no que demais destacavel caracteriza este modelo: a sua fiabilidade. Assim, o motor é exactamente o mesmo, com a diferença de que Pau recorreu a um silencioso IXIL desenhado e homologado para este modelo, com o qual pode aumentar ligeiramente a sua potência e a sua forma de «entrega». O modelo de série possui um propulsor um pouco «descafeinado». Resulta tremendamente suave, com uma «entrega» muito progressiva e sem que a sua aceleração nos perturbe minimamente.

Com esta simples transformação, o carácter da BMW G 650X parece bem diferente. O seu motor mostra-se mais enérgico, sendo em baixas onde se começa a notar toda a sua «ira». Por outro lado, o chassis é o mesmo, em dupla viga de aço. Porquê? Porque proporciona uma excelente estabilidade e equilibrio tanto em rectas como nas curvas, sobretudo se estas são largas e rápidas. O necessário e imprescindivel para encarar um rally. Também a posição de condução é bastante boa, pese haver pormenores tais como o assento que resultam sumariamente incomodos. Por sorte, o prototipo de Pau é bastante mais duro, e mais alto; um inconveniente para os que não superam os 175 cm. Outro destaque é a aranha e os suportes de instrumentação da navegação, versão Dakar. Tudo é uma questão de habituação, mas o ângulo de visão produz uma certa insegurança.

Comportamento diferente
Da suspensão pneumática, o seu comportamento é do mais ineficaz. Para dar um passeio pelo campo ou para ir a comprar o pão, serve, mas para cumprir com o seu verdadeiro trabalho, é insuficiente. Assim, Pau Soler decidiu-se por un Öhlins, sem mais... No que toca a forquilha, é a de origem com os ajuste recomendados por Nani Roma. Com estas modificações – as mais importantes desta versão Dakar da BMW G650 X –, superar os 130 km/h com total segurança já não representa nenhum problema. Pesem os mais 10 kilos que ganha com todos os seus acessórios, mostra-se bastante mais efectiva que a versão de série.

Finalmente, a travagem, onde o comportamento é igual ao de série. Pelo demais, a moto de Pau Soler conta com as afinações e complementos necessários para cumprir as exigências de um Dakar: com neumáticos de composto mais duro, instrumentação Touratech, modificações na caixa do filtro, filtro de ar e admissão, depósito de combustível traseiro em aluminio de 6 litros ou protector do disco trasero, chassis, regulador e bomba de travões, tudo em aluminio.


Modificações na BMW G650X Dakar

· Dunlop Rallye Raid D908 RR.
· Guarda-lamas dianteiro e protector de mãos Acerbis da BMW 450 Enduro.
· Ajustes de forquilha dianteira «by Nani Racing».
· Manilhares Reikon.
· Faróis duplos de Xenon Baja Designs.
· Aranha duraluminio e suportes instrumentação de navegação «by MTS».
· Instrumentação Touratech (road book, trip, suporte GPS, leds indicação).
· Modificação da caixa do filtro, filtro de ar e admissão «by MTS».
· Reposicionador da bateria.
· Amortecedor de direcção Öhlins com suporte «by MTS».
· Espuma do assento mais alta e dura.
· Amortecedor traseiro Öhlins da BMW Motorrad.
· Silencioso IXIL desenhado e homologado para este modelo de moto.
· Depósito de combustivel traseiro em aluminio.
· Protector de carter Touratech com caixa de ferramentas «by MTS».
· Protectores do disco traseiro, chassis, regulador e bomba de travões em aluminio «by BMW Motorrad».
· Transmissão «by MTS».
· Suporte de matrícula racing «by BMW Motorrad».
· Kit adesivos limited edition «by BMW Motorrad».

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Autor:  jpmealha [ segunda ago 13, 2007 3:55 pm ]
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Fantástico artigo João. E belas fotos!!

Na minha opinião a BMW só tem a ganhar se conseguir melhores resultados no Lisboa-Dakar... E a G650X é literalmente um passo em frente para alcançar este objectivo.

E porque não levarem também a HP2 ? Demasiado pesada?

Autor:  João Manuel Ferreira [ segunda ago 13, 2007 4:02 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Penso que a BMW Motorrad está a dar passos largos para mostrar-se na competição quer seja «on-road» quer seja «off-road». Será a única forma de captar o jovem Consumidor adepto actual das «japonesas». A HP 2 nunca conseguirá o peso da G 650 ... veremos os resultados ... como em tudo na vida ...

Autor:  Cláudio Cândido [ segunda ago 13, 2007 4:14 pm ]
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Gostava de ver novamente uma equipa oficial a disputar o título. É uma pena que uma marca tão mítica no dakar não continue a fazê-lo.

Autor:  aferraz [ segunda ago 13, 2007 4:21 pm ]
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Não é por uma questão de peso que a HP2 não é inscrita, é porque segundo o regulamento do Dakar "twin cylinders of over 451 cm3 are forbidden"

Autor:  Cláudio Cândido [ segunda ago 13, 2007 4:22 pm ]
Assunto da Mensagem: 

aferraz Escreveu:
Não é por uma questão de peso que a HP2 não é inscrita, é porque segundo o regulamento do Dakar "twin cylinders of over 451 cm3 are forbidden"


Deve ser para não "limparem" tudo:lol: :lol:

Autor:  aferraz [ segunda ago 13, 2007 4:29 pm ]
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Podem consultar o regulamento do Dakar para motas aqui:

http://www.dakar.com/2006/DAK/LIVE/docs/reglement_moto_uk.pdf

Autor:  Lisinha [ segunda ago 13, 2007 5:26 pm ]
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Eu também apreciava bastante que a BMW participasse nesse tipo de provas, como por exemplo um Dakar. Depois, fazer concorrência à KTM sabia-me que nem ginja :fixe:!! Motas à altura já têm, não fossemos nós próprios, utilizadores comuns a testemunhar na pratica as potencialidades das nossas motas! E no final, além de giro torcer pela "nossa marca de eleição", todos sairiamos a ganhar! Porque com participações da marca a nivel competitivo, adequa-se muito mais o material à pratica, testa-se o desempenho e evolui-se na capacidade de inovação... e a curto prazo teriamos oficinas e mecânicos com preparação e conhecimento para alguns upgrades que possamos achar necessarios para os nossos passeio de "quintal"....:huh:... bem... ok, nesta parte estou a ser crente!! :lol::lol::lol:

Autor:  Pedro Colaço [ segunda ago 13, 2007 6:17 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Além da limitação do motor, o peso da HP2, também não ajudaria.

Um reparo, a G650X ficou espectacular, mas as carenagens não serão ainda as definitivas.

Autor:  Luís Caetano [ terça ago 14, 2007 12:18 am ]
Assunto da Mensagem: 

Citar:
Comportamento diferente
Da suspensão pneumática, o seu comportamento é do mais ineficaz. Para dar um passeio pelo campo ou para ir a comprar o pão, serve, mas para cumprir com o seu verdadeiro trabalho, é insuficiente. Assim, Pau Soler decidiu-se por un Öhlins, sem mais...


Pois... tal como na HP2, essa suspenção parece que é mesmo "só para inglês ver"! Quando é preciso performance e eficácia, lá vêm sempre os amarelinhos...

Aqui ainda sem a "frente":
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Autor:  Luís Caetano [ terça ago 14, 2007 12:42 am ]
Assunto da Mensagem: 

jpmealha Escreveu:
E porque não levarem também a HP2 ? Demasiado pesada?


Porque o regulamento não deixa!

Por isso é que não vês as KTM LC8 de 950cc e V2 concebidas para o Dakar há uns anos atrás!

O regulamento não permite Bi's acima de 450cc! E na realidade, os canhões KTM LC4 com 690cc vão ser muito difíceis de bater, quanto a mim por agora, completamente impossíveis!

A HP2 era excelente para esta competição e não teria dúvidas que andaria na frente do pelotão!

Lá que ela pulverizava aquilo tudo, ai pulverizava:nuts: :nuts: :nuts:
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Autor:  Elsyr [ sexta dez 28, 2007 1:47 am ]
Assunto da Mensagem:  G 650 X Dakar

Já está na Touratech - Portugal a BMW G650X Dakar que o piloto privado Guido Faber vai participar no Dakar.

Sabado quem quiser beber um café esta convidado.

Rui Baltazar

Autor:  paulao [ sexta dez 28, 2007 8:02 am ]
Assunto da Mensagem: 

Off Topic

Elsyr Escreveu:
Já está na Touratech - Portugal a BMW G650X Dakar que o piloto privado Guido Faber vai participar no Dakar.

Sabado quem quiser beber um café esta convidado.

Rui Baltazar



Rui a mota está tão bonitinha, não está?

Penso que deve ser um tributo do piloto italiano ao F.C. do Porto com tanto azul e branco que lá tem..., que está bonita lá isso está.

Autor:  Rui Ferreira (Panda) [ sexta dez 28, 2007 3:26 pm ]
Assunto da Mensagem: 

paulao Escreveu:
Off Topic




Rui a mota está tão bonitinha, não está?

Penso que deve ser um tributo do piloto italiano ao F.C. do Porto com tanto azul e branco que lá tem..., que está bonita lá isso está.


Não tenho a mesma opnião, nem de cor nem vista de frente!!!!
a mota está linda de lado e de traseira!! de frente parace algo conhecido!!!!!
Quanto á cor!!!!!!
Pronto é gostos pessoais:wacko: :wacko: :wacko: :wacko:

Autor:  josé santos [ sexta dez 28, 2007 10:36 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Elsyr Escreveu:
Já está na Touratech - Portugal a BMW G650X Dakar que o piloto privado Guido Faber vai participar no Dakar.

Sabado quem quiser beber um café esta convidado.

Rui Baltazar


ò Rui é na rua das violetas, na rinchoa'? e estão abertos em que horario?

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