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Apagou http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=33&t=1853 |
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Autor: | Daniel.Nt [ segunda nov 05, 2007 11:28 pm ] |
Assunto da Mensagem: | Apagou |
Olá, senhores. Cadastrei-me ainda ontem neste ótimo site. Estou com um probleminha em minha mota e talvez alguém já tenha passado por experiência semelhante. Sou brasileiro e moro em São Paulo. Comprei a 5 meses uma BMW R 1150 GS, ano 2000, em ótimo estado de conservação. Já rodei com ela quase 6 mil quilometros, sendo que a mota é tudo aquilo que esperava e mais um pouco. Neste final de semana, tivemos um feriado prolongado, o qual aproveitei para fazer uma viagem com minha esposa, saindo de São Paulo até Foz do Iguaçu, divisa com Argentina e Paraguai. O percurso todo, por volta de 2.200 km. A viagem transcorreu perfeitamente, com paradas apenas para descansar, alimentar e abastecer. Só que já no trecho final, faltando 180 km, pegamos um chuva muito forte. Eu não costumo párar quando chove, até porque adoro dirigir na chuva. Ainda mais com uma mota dessas. Pegamos duas "poças" de uns 30 cm de água, que realmente molharam o motor, pois vínhamos a mais ou menos 110 km/h. Passado uns 15 minutos, paramos para tomar um café e saímos novamente. Andamos mais uns 10 km e a moto apagou sem dar nenhum aviso, nada. Apagou completamente. Deixamos a moto e a bagagem num hotel próximo e voltamos pra casa de ônibus. Voltei para buscar a moto com a caminhonete e agora ela está na garagem, guardada. Toda suja e sem faísca... ![]() Alguém já passou por situação semelhante? Me parece que essas motos não deveriam apagar com uma água dessas, por mais forte que tenha sido. Será que valeria a pena eu tentar enxugar alguma parte dela, antes de levar para a Assistência técnica? Desde já agradeço e deixo um abraço a todos. |
Autor: | André BIG Bento [ quinta nov 08, 2007 10:42 pm ] |
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Se calhar constipou-se!!! Estou a brincar ( viu cara, nós os portugas também temos sentido de humor!). Em todo o caso, parece-me claramente um problema eléctrico! Nunca me aconteceu, nem sei de alguém que lhe tenha sucedido! Não posso ajudar, no entanto "aquele" abraço!!! |
Autor: | Antonio José Costa [ quinta nov 08, 2007 10:52 pm ] |
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Não deve ser grande problema para os nossos entendidos em GS, mas eu sei que ha um mago destas coisas na A S Motorrad no Porto ele era a pessoa ideal para te dar umas dicas´, só que eu não sou a pessoa ideal para te por em contacto com ele ,o Sr Bruno Soares que eu não tenho o prazer de conhecer pessoalmente, e desde já que me perdoe se eu cometi alguma inconfidencia. |
Autor: | André BIG Bento [ quinta nov 08, 2007 10:58 pm ] |
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És sempre o mesmo "bufo"!!! (Muito eu gosto de me meter com este homem!!! É até ao dia...) Mas como é por uma boa causa... está bem!!! Antonio José Costa Escreveu: Não deve ser grande problema para os nossos entendidos em GS, mas eu sei que ha um mago destas coisas na A S Motorrad no Porto ele era a pessoa ideal para te dar umas dicas´, só que eu não sou a pessoa ideal para te por em contacto com ele ,o Sr Bruno Soares que eu não tenho o prazer de conhecer pessoalmente, e desde já que me perdoe se eu cometi alguma inconfidencia.
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Autor: | Antonio José Costa [ sexta nov 09, 2007 12:08 am ] |
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André BIG Bento Escreveu: És sempre o mesmo "bufo"!!! (Muito eu gosto de me meter com este homem!!! É até ao dia...) Mas como é por uma boa causa... está bem!!! Só te safas porque és um LTista confesso:fixe: |
Autor: | Daniel.Nt [ sexta nov 09, 2007 9:21 am ] |
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Senhores, obrigado pelos contactos bem humorados. Infelizmente não tive como responder antes, pois o site ficou inacessível aqui em São Paulo nos últimos três dias. Pelo que pude me informar, é um defeito relativamente costumaz nessas motos. Trata-se do "sensor hall", que é uma peça que avisa a posição do motor e permite o envio da faísca. Em situações de muita água (que foi o meu caso) essa peça pode falhar e foi o que aconteceu comigo. Encontrei um arquivo em PDF de excelente qualidade didática, o qual disponibilizo aqui o link, para os curiosos de plantão (como eu ![]() Quanto ao sentido de humor comentado pelo colega André BIG Bento, é de muito conhecido por mim, haja vista que meus avós aí nasceram e tive o privilégio de conviver com os portugas desde meus primeiros dias. http://home.mindspring.com/~jabrooks/ este é o endereço do site referido acima - muito bom. http://users.rcn.com/dehager/service/oilhead_hall_sensors.pdf este é o link para o arquivo em pdf que explica como fazer a substituição do tal sensor. Abraços a todos. |
Autor: | Pedro Caldas [ sexta nov 09, 2007 1:35 pm ] |
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Daniel.Nt Escreveu: Senhores, obrigado pelos contactos bem humorados. Infelizmente não tive como responder antes, pois o site ficou inacessível aqui em São Paulo nos últimos três dias. Pelo que pude me informar, é um defeito relativamente costumaz nessas motos. Trata-se do "sensor hall", que é uma peça que avisa a posição do motor e permite o envio da faísca. Em situações de muita água (que foi o meu caso) essa peça pode falhar e foi o que aconteceu comigo. Encontrei um arquivo em PDF de excelente qualidade didática, o qual disponibilizo aqui o link, para os curiosos de plantão (como eu ![]() Quanto ao sentido de humor comentado pelo colega André BIG Bento, é de muito conhecido por mim, haja vista que meus avós aí nasceram e tive o privilégio de conviver com os portugas desde meus primeiros dias. http://home.mindspring.com/~jabrooks/ este é o endereço do site referido acima - muito bom. http://users.rcn.com/dehager/service/oilhead_hall_sensors.pdf este é o link para o arquivo em pdf que explica como fazer a substituição do tal sensor. Abraços a todos. Bons links...muito bem vindo Daniel! |
Autor: | Walter Pereira [ sexta nov 09, 2007 3:34 pm ] |
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Tenho um amigo aquí de Floripa que tem uma GS 1150 ano 2000. Costumamos viajar juntos por mais de 4.000Km e nunca teve problemas mesmo com chuva forte. Em nossa ultima viagem rodamos 1.000Km embaixo de temporal e sem problemas. A moto já está com 120.000Km e ainda da pra muito mais. Sejá bem-vindo ao nosso convivio virtual |
Autor: | Luís Caetano [ quinta nov 22, 2007 1:21 pm ] |
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Daniel.Nt Escreveu: Pelo que pude me informar, é um defeito relativamente costumaz nessas motos. Trata-se do "sensor hall", que é uma peça que avisa a posição do motor e permite o envio da faísca. Em situações de muita água (que foi o meu caso) essa peça pode falhar e foi o que aconteceu comigo. Olá Daniel! De facto o sensor de Hall é um ponto negativo nas GS1150 (muito provavelmente o único!). No entanto nunca tinha ouvido falar em problemas por causa da chuva!:blink: O que sempre se ouviu foi: "tava a atravessar um rio...", "seguia na praia e veio uma onda...". Já agora, quanto custou a substituição? |
Autor: | Paulo Oliveira [ quinta nov 22, 2007 1:51 pm ] |
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Bons links. É de facto muito estranho a moto ter esse tipo de problema. É como diz o Luis Caetano, se ainda fosse a atravessar um rio:notrust: Eu já tive a infeliz experiencia de a minha primeira R1100RT "calar-se" com a água que lhe chegava a meio dos cilindros, mas o problema foi a água entrar pelo filtro de ar para dentro do motor. A BMW ainda não funciona a água:lol: ) A solução veio através do já famoso Bruno Soares da A.S.Motorrad. Tirar o filtro de ar, abrir um bojão na caixa de ar, tirar as velas e empurar a moto em 5ª. Colocar tudo no sitio, à excepção do filtro de ar, Coloquei uma meia, (era um cheiro) e por a trabalhar e continuar a viagem. ![]() |
Autor: | thunderwalk [ sábado nov 24, 2007 1:38 am ] |
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[quote="Daniel.Nt"]....Trata-se do "sensor hall", que é uma peça que avisa a posição do motor e permite o envio da faísca. Em situações de muita água (que foi o meu caso) essa peça pode falhar e foi o que aconteceu comigo. Encontrei um arquivo em PDF de excelente qualidade didática, o qual disponibilizo aqui o link, para os curiosos de plantão (como eu ![]() [quote] Bons links! Estranho o que relatas, ainda por cima por causa da chuva. Tenho uma 1200gs que já levou com muita, mesmo muita chuva, e já cruzou alguns rios, embora felizmente não tenha acontecido nada. Esse sensor, estará mais robusto na 1200? |
Autor: | Daniel.Nt [ sexta nov 30, 2007 1:39 am ] |
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Olá, amigos. Quanto a "atravessar um rio", foi quase o que houve comigo de fato. A chuva era muito intensa e pegamos duas "poças" de uns 30 cm de altura a uns 110 km/h, o que fez com que espirrasse água e encobrisse todo o motor. A moto não apagou na hora, mas para terem uma idéia, a temperatura do óleo caíu para 2 palitinhos apenas. Jé efetuei a troca da peça e fui informado que se trata de um (talvez o único) ponto fraco desta moto, conforme comentado pelo amigo Luis Caetano. Está certo que ainda não peguei chuva, mas a mota ficou ótima, rsrsrsrsr:lol: O mecânico que arrumou-me a mota, um especialista em BMW, informou que os cabos do sensor originais são feitos para suportar temperaturas de 110ºC. Ele instalou um sensor que preparou com cabos de aviação, projetados para agüentar até 300º. Ao que comentam, o problema se dá nos cabos e conexões, mais do que no sensor em si, pois pelo que pude observar, sua posição deve sofrer ação da água pelas aletas de respiração da tampa frontal. Abraços. |
Autor: | Luís Caetano [ quarta dez 05, 2007 4:45 pm ] |
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Daniel.Nt Escreveu: Jé efetuei a troca da peça e fui informado que se trata de um (talvez o único) ponto fraco desta moto, conforme comentado pelo amigo Luis Caetano. Já agora, isso foi obra para quantos €€€? |
Autor: | thunderwalk [ sexta dez 07, 2007 1:29 am ] |
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Daniel.Nt Escreveu: Olá, amigos. Quanto a "atravessar um rio", foi quase o que houve comigo de fato. A chuva era muito intensa e pegamos duas "poças" de uns 30 cm de altura a uns 110 km/h, o que fez com que espirrasse água e encobrisse todo o motor. A moto não apagou na hora, mas para terem uma idéia, a temperatura do óleo caíu para 2 palitinhos apenas. . Como disse antes ja dei bons banhos à mota: ![]() ![]() Mas nesse caso sem duvida que foi a grande variação de temperatudo no motor, como em tudo na vida as varias bruscas provocam grande estragos. Como também ja aconteceu com um português, João Pedro, ao cruzar um rio, julgo que o primeiro numa viagem que fez pela Islândia. |
Autor: | Daniel.Nt [ sexta dez 07, 2007 9:49 pm ] |
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Olá, amigos. Luis Caetano, aqui no Brasil custou-me R$ 600,00 (seiscentos reais). Isso dá mais ou menos uns E$ 230,00. Na BMW pediram-me R$ 1.500,00 - mais ou menos E$ 587,00. Quanto ao fato de a peça ter se estragado, causou estranheza a mim também. Fui informado que a partir de 2002 a BMW mudou o material dos cabos, o que parece ter resolvido o problema. Nas 1200, fui informado de que também já viram acontecer isso, embora muito mais raro. Oras, se a 1200 foi lançada em 2003 e informaram-me que os cabos foram mudados em 2002 e isso também já ocorreu com estas...talvez o problema não tenha sido de todo sanado. Enfim... agora é aguardar uma boa chuva e sair por aí a testar a máquina. Ainda outra observação: aqui no Brasil, tanto as peças quanto as motas têm um preço exorbitante em relação aos praticados por aí. Essa minha que, ao que parece deve custar aí hoje por volta de seus E$ 7.500,00, aqui custou-me o equivalente a E$ 17.500,00. Infelizmente ela veio apenas com o Top Case original (o qual já substitui pelo da Givi E-52, pela comodidade e tamanho). Gostaria muito de obter os cases laterais, esses sim originais. Será que valia a pena eu tentar compra-los de algum colega por aí e trazer para o Brasil? Será que alguém os teria à venda? Abraços a todos. |
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