Olá Quiko!
Em primeiro lugar, queria só deixar aqui um reparo ao post do Pedro Caldas:
Pedro Caldas Escreveu:
Quanto á manutenção caseira, deves verificar de 1000kms em 1000kms a folga da corrente e se esta tiver mais de 15mm deve ser afinada, como nos mostra esta figura :
Retirado do Manual do proprietário da F650GS:
" Antes de iniciar a rodar, controlar a regulagem da corrente:
- apoiar a moto no descanso central
-a corrente estica-se de forma não uniforme, por isso ao rodar a roda traseira, prestar atenção quando a corrente chega ao ponto máximo de tensão.
- pressionar totalmente para cima a corrente no ponto de tensão maxima (como mostra a figura colocada pelo Pedro)
-
essa folga tem de ser entre 35 a 45mm ( para a f650GS)!!!"
Quanto aos óleos de lubrificação, sempre usei o Putoline. É um spray com um oleo um pouco mais espesso (é branco) mas que dura mais e protege mais a corrente e os o-rings. Um oleo mais liquido, seca mais rapido (obriga a mais lubrificações) mas tem a vantagem de não se lhe colar o pó, areias e terra (melhor para o offroad). Além de que a corrente fica com um aspecto mais limpo e brilhante!
Logo aqui com diferentes tipos de óleo, já temos variações nos tempos que decorre a cada lubrificação! Com esse oleo mais espesso (tipo massa), costumo fazer 1000kms em estrada, mesmo com chuva.
Costumo lubrificar a moto quando a estaciono em casa e não quando vou iniciar um passeio. A vantagem é que, quando a estaciono, a corrente está quente e o oleo entranha-se melhor! Se nao estiver longos tempos com a moto parada, sei que quando pegar nela, estará com a corrente devidamente lubrificada.
Espero ter ajudado!