José, na minha opinião, os factores essenciais para a escolha da mota são 2 principais:
1º- e sem o qual nada se faz, é a disponibilidade de €€€€.
2º- A utilização a dar à mota.
Quanto à experiência, desde que se comece com calma e não se seja muito burro, depressa a adquirimos.
Em 1993 pensei comprar a minha primeira mota, nunca tinha andado de mota, só numa Zundapp de 3 velocidades do meu pai, quando tinha os meus 16 anos. Fui à Baviera a Lisboa e encomendei uma K 1100 LT, para começar. Passados alguns dias, passei por lá para ver se já tinha chegado e encontrei lá un senhor com o seus 55 anos +- que estava a comprar a sua 12ª mota que era uma 850 GS e tinha quase todas as anteriores na garagem. Estávamos a conversar sobre motas, como é natural e perguntou-me que mota é que eu tinha comprado, depois de eu dizer que era a primeira mota, eu disse que era uma K 1100 LT e ele deu um aro de espanto e disse " eh pá, olhe que quando comprei a primeira 500, comprei também uma 250 para exercitar", pois, eu não tenho dinheiro para uma quanto mais para duas, pensei eu. De seguida o vendedor foi-lhe mostrar a 850 GS que já tinha chegado e ajudou-o a montar porque a mota era um pouco alta para ele. Quando lhe estava ensinar a por a mota no descanso lateral, que era "sentado na mota, com a biqueira da bota, abre o descanso, inclina a mota até o descanso tocar o chão e pode sair da mesma", mas quando o homem inclinava um pouco a mota, assustava-se, tirava o pé e o descanso recolhia automaticamente, repetiu esta operação 4 ou 5 vezes, e eu pensei, com 12 motas compradas, e a fazer isto, já sei porque é que teve de comprar a 250, quando comprou a 500:lol:

. Eu quando fui levantar a minha, estive 2 noites a "bater mal", a pensar como é que ía saír de Lisboa, no meio daquele trânsito com a mota, mas felizmente saí nas calmas e devagar fui conhecendo a bichinha e até 1999, altura em que troquei pela K 1200 RS, correu tudo bem e mantenho a RS até hoje e ainda está para as curvas, portanto escolhe o melhor para tí e muitas felicidades.