Boas
O ASC destina-se essencialmente a uso em estrada e pode ser comutado entre 3 modos, podendo tal ser feito em andamento carregando por 1 seg no botao ASC. (ao contrario do ABS que tem que ser desligado com a mota parada e ignicao desligada)
1 - ON - (impede a roda traseira de derrapar por aceleracao, ou seja quando sente que esta esta a andar mais rapido que a da frente, o sistema corta potencia) - util em estrada com pisos molhados ou areia por ex.
2 - modo OFF-ROAD - o sistema e' activado mas muito mais tarde, deixando por isso a roda derrapar ate certo ponto. Pode ser utilizado em estradoes ou off-road ligeiro
3 - OFF - o recomendado para off-road em pisos soltos (cascalho, pedra grande solta, etc)
Tal como te disse o sistema e' bastante bom em estrada, conferindo seguranca acrescida em situacoes pontuais de perda de traccao, mas em off-road a meu ver o melhor e' desliga-lo sempre.
Infelizmente o sistema rearma sempre que desligas a ignicao, ou seja liga novamente, pelo que em off-road de cada vez que paras e desligas a chave depois tens a macada de o desarmar novamente!
Uma vez esqueci-me de o desligar antes de subir um corta-fogo de pedra grande solta e a mota demorou uma eternidade a progredir, quase nao saia do sitio - como a inclinacao era consideravel nao podia parar pois depois nao conseguiria continuar subida, mas desde essa vez desligo-o
sempre fora de estrada.
