Data/Hora: segunda jul 28, 2025 7:48 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Nível do óleo 1150GS - URGENTE
MensagemEnviado: quarta abr 01, 2009 2:54 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quarta abr 09, 2008 2:01 pm
Caros,
aconteceu-me o seguinte. Costumo seguir o nível do óleo da minha mota com 47000kms, tal como sugerem, em que este deve estar a 3/4 do óculo, que deve ser verificado uns minutos após a mesma estar parada, etc.
Aconteceu-me que agora à hora de almoço liguei a mota e passado uns 10 segundos dela estar ligada e o óculo estava vazio:confundido: . Desliguei e passado uns minutos fui ver e o nível estava a meio. É normal?? o nível do óleo não se devia manter com ela ligada? É normal ela perder 1/4 do nível do óleo quase de um momento para o outro?? Sei que os boxer gastam muito óleo e vão diminuindo com o correr dos kms (relembro que já tem 47000), mas assim? Será que não dá para fazer uma viagem descansado ??

Agradeço ajuda

Nuno Lavrador

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 01, 2009 2:56 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Nuno Lavrador Escreveu:
Caros,
aconteceu-me o seguinte. Costumo seguir o nível do óleo da minha mota com 47000kms, tal como sugerem, em que este deve estar a 3/4 do óculo, que deve ser verificado uns minutos após a mesma estar parada, etc.
Aconteceu-me que agora à hora de almoço liguei a mota e passado uns 10 segundos dela estar ligada e o óculo estava vazio:confundido: . Desliguei e passado uns minutos fui ver e o nível estava a meio. É normal?? o nível do óleo não se devia manter com ela ligada? É normal ela perder 1/4 do nível do óleo quase de um momento para o outro?? Sei que os boxer gastam muito óleo e vão diminuindo com o correr dos kms (relembro que já tem 47000), mas assim? Será que não dá para fazer uma viagem descansado ??

Agradeço ajuda

Nuno Lavrador

Se o nivel do oleo se mantiver com ela ligada estás tramado compra uma bomba de oleo nova.
com a moto ligado o oleo anda a circular pelo motor, por isso é que se tem que ver o nivel com o motor quente e parado, para ele poder recolher ao carter.

A diferença que encontras de 1/2 PARA 3/4 tem a ver com o oleo estar frio está a dar uma leitura errada, como o oleo esta frio, demora mais tempo a escorrerpara o carter daí a leitura 1/2 janela.

As coisas que eu sei.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 01, 2009 4:16 pm 
Desligado
Rookie

As coisas que eu aprendo aqui :smile:

Grato

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 01, 2009 4:30 pm 
Desligado
Rookie

Foi verificar agora (2 horas depois de parada) e está ainda mais abaixo, abaixo de meio do óculo :confundido: !

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 01, 2009 4:46 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Não ligues se está mais ao menos a meio do oculo está bom, vai mas e andar com ela que com 47000 está agora a acabar a rodagem.

Pode ser que precise um pouquinho de oleo, mas nada de especial, para mim está melhor assim do que com oleo a mais que é o que acontece quando não sabemos ao certo quanto é que é preciso meter para a deixar ao nivel maximo, e olha que para o teu caso é muito pouco de certeza.

PS:.. Sem querer ser má lingua, tens a certaza das quilometragem da tua moto? È que ás vezes o conta quilometros prende e pode dar errada. com 9 anos e só 48,000 se forem reais essa moto tem que gastar muito pouco oleo esta nova.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 01, 2009 5:06 pm 
Desligado
Rookie

Pois, quanto a isso não tenho a certeza, mas o conta-kms está bom. Quanto a gastar pouco óleo, mais à frente veremos, mas não me parece que gaste assim tão pouco. Não poderá de uma afinação? Obviamente poderá ter a ver com a utilização dos donos anteriores...

Assunto da Mensagem: Nivel oleo 1150 gs
MensagemEnviado: sábado abr 04, 2009 11:59 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sábado jun 16, 2007 1:27 am
Caro Nuno,
O que contas da tua GS é normal, o nivel de oleo é um pouco de truques, mas é como o Tó Zé mais ou menos explica , tem que se ver com a mota quente e motor parado, claro, no descanso central, melhor esperar uns 5 minutos depois de parar o motor.
O problema de ver a frio, não dá o nivel correcto tb pq parte do óleo fica retido dentro do radiador e não vem para o carter, isto pq a valvula termica que admite o oleo para dentro do radiador para o arrefecer fecha, e fica óleo lá dentro...

Se fores fazer uma viagem grande leva sempre uma embalagem de óleo, não custa nada e a mota agradece. Nas voltas do dia a dia, podes ter em casa e controlar o nível uma vez por semana se andares muito com a mota.
De resto...GS é GS... grande mota, companheiro, aprecia e põe KMS nisso...LOL !!!
Boas curvas...

Nuno Lavrador Escreveu:
Caros,

Agradeço ajuda

Nuno Lavrador

"BoxerMania"

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo abr 05, 2009 12:47 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda mai 19, 2008 10:46 pm
tudo explicado já podes ficar descansado... apesar de que se falta-se oleo o indicador no painel te dava de imediato o aviso...que deve ter acho... poe na a calcar kilometros e do que ela precisa...

MensagemEnviado: domingo mai 17, 2009 3:17 pm 
and how would ntn bearings distributor it taste if using a simple food steamer?can you give simple description of how to make it taste its best koyo bearings without a lot of trouble?have a rice cooker [url=http://www.bestpricebearing.com/koyo-bearings/]koyo bearings China[/url] and a food steamer.what other things (food ingrediants) koyo bearings distributor can you add too ??please describe and explain how.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado out 30, 2010 8:06 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sábado set 04, 2010 6:01 pm
Boas!
Ora bem, depois de ler inumeros truques e baldruques sobre a maneira correcta de ver o nivel do oleo na minha 1150gs ainda estou um pouco confuso :confundido: :
- Porque é que tem q se colocar sempre a mota a trabalhar um pouco para depois parar o motor e confirmar o nivel correcto?? ("...O problema de ver a frio, não dá o nivel correcto tb pq parte do óleo fica retido dentro do radiador e não vem para o carter, isto pq a valvula termica que admite o oleo para dentro do radiador para o arrefecer fecha, e fica óleo lá dentro..."
Mas então pergunto eu....se ao fim de 10 minutos eu consigo uma leitura correcta , pq não o consigo, p/ ex. 2 dias depois???

A minha mota, quando a comprei, a um particular, o oleo encontrava-se a 1/2 (no pontinho do visor).
1200 kms passados e ficou a 1/4 (nem tanto mas quase).
Fiz a experiência de colocar a mota a trabalhar até aquecer....o oleo desapareceu e 20 minutos depois de a desligar não via nada no óculo. Mesmo assim coloquei uns 2dl de oleo, o qual apareceu instantaneamente.
No dia seguinte, estava ligeiramente acima do ponto e aí acrescentei até ficar nos 3/4.
Pensei que já estava...mas no outro dia o nivel estava novamente no ponto.

Em alguma das circustâncias poderemos ver menos óleo do que aquele que a mota terá?
Porque razão terei oleo na metade do visor se no dia anterior o tive a 3/4??

Nota:
- Isto tudo sem fazer qualquer percurso de mota
- Sempre em descanso central.
- Mota de 2003, 41.000kms, 1 dono nacional e sempre revista em concessionário BMW.

A dificuldade está sobretudo em perceber O PRECISO MOMENTO em que a LEITURA CORRECTA é feita.
Venha daí um guru que me "troque por miúdos" todo este processo de oleo que vai e vem.

Obrigado.

Cumpts.

P.Afonso

Assunto da Mensagem: Para o Nuno e Osnofa
MensagemEnviado: sexta nov 26, 2010 9:31 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sábado jul 03, 2010 2:24 pm
Boas, pelo pouco que nada sei, o oleo de motor sofre um aumento de volume com a temperatura como outros liquidos, o importante é ter oleo no visor de preferencia ao centro com o motor frio porque a quente devera estar cerca dos 3/4, resumindo, o oleo nunca deve estar abaixo do nivel mas tambem é muito problematico estar acima do nivel maximo com riscos de danos mo motor e consequente aumento de pressão faz com que os motores se "babem" e possa subir á camera de combustão forçando a passagem pelos segmentos e aí a consequente queima escessiva que poderá danificar o catalizador, porque mesmo o oleo abaixo do nivel minimo o motor continua a ser lubrificado pela bomba de oleo que o envia á pressão para todos os pontos do motor, mal será se a luz do oleo, ou a luz da pressão do oleo acender, aí não haverá qualquer tipo de lubrificação mas já terão desaparecido os cerca de 3.75lt de oleo do carter do motor e isso seria uma eventual avaria ou completo desleixo de quem não deveria ter uma BMW ou sequer qualquer tipo de mota, era razão para ser banido do mundo motorizado e começar a andar a pé.:notrust: :wacko: :mad2: :lol:

Espero não ter comfundido mais do que jà estavam esclarecidos,
Abraços e curvas boas.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido