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Nível do óleo 1150GS - URGENTE
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Autor:  Nuno Lavrador [ quarta abr 01, 2009 2:54 pm ]
Assunto da Mensagem:  Nível do óleo 1150GS - URGENTE

Caros,
aconteceu-me o seguinte. Costumo seguir o nível do óleo da minha mota com 47000kms, tal como sugerem, em que este deve estar a 3/4 do óculo, que deve ser verificado uns minutos após a mesma estar parada, etc.
Aconteceu-me que agora à hora de almoço liguei a mota e passado uns 10 segundos dela estar ligada e o óculo estava vazio:confundido: . Desliguei e passado uns minutos fui ver e o nível estava a meio. É normal?? o nível do óleo não se devia manter com ela ligada? É normal ela perder 1/4 do nível do óleo quase de um momento para o outro?? Sei que os boxer gastam muito óleo e vão diminuindo com o correr dos kms (relembro que já tem 47000), mas assim? Será que não dá para fazer uma viagem descansado ??

Agradeço ajuda

Nuno Lavrador

Autor:  Antonio José Costa [ quarta abr 01, 2009 2:56 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Nuno Lavrador Escreveu:
Caros,
aconteceu-me o seguinte. Costumo seguir o nível do óleo da minha mota com 47000kms, tal como sugerem, em que este deve estar a 3/4 do óculo, que deve ser verificado uns minutos após a mesma estar parada, etc.
Aconteceu-me que agora à hora de almoço liguei a mota e passado uns 10 segundos dela estar ligada e o óculo estava vazio:confundido: . Desliguei e passado uns minutos fui ver e o nível estava a meio. É normal?? o nível do óleo não se devia manter com ela ligada? É normal ela perder 1/4 do nível do óleo quase de um momento para o outro?? Sei que os boxer gastam muito óleo e vão diminuindo com o correr dos kms (relembro que já tem 47000), mas assim? Será que não dá para fazer uma viagem descansado ??

Agradeço ajuda

Nuno Lavrador



Se o nivel do oleo se mantiver com ela ligada estás tramado compra uma bomba de oleo nova.
com a moto ligado o oleo anda a circular pelo motor, por isso é que se tem que ver o nivel com o motor quente e parado, para ele poder recolher ao carter.


A diferença que encontras de 1/2 PARA 3/4 tem a ver com o oleo estar frio está a dar uma leitura errada, como o oleo esta frio, demora mais tempo a escorrerpara o carter daí a leitura 1/2 janela.




As coisas que eu sei.

Autor:  Nuno Lavrador [ quarta abr 01, 2009 4:16 pm ]
Assunto da Mensagem: 

As coisas que eu aprendo aqui :smile:

Grato

Autor:  Nuno Lavrador [ quarta abr 01, 2009 4:30 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Foi verificar agora (2 horas depois de parada) e está ainda mais abaixo, abaixo de meio do óculo :confundido: !

Autor:  Antonio José Costa [ quarta abr 01, 2009 4:46 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Não ligues se está mais ao menos a meio do oculo está bom, vai mas e andar com ela que com 47000 está agora a acabar a rodagem.

Pode ser que precise um pouquinho de oleo, mas nada de especial, para mim está melhor assim do que com oleo a mais que é o que acontece quando não sabemos ao certo quanto é que é preciso meter para a deixar ao nivel maximo, e olha que para o teu caso é muito pouco de certeza.


PS:.. Sem querer ser má lingua, tens a certaza das quilometragem da tua moto? È que ás vezes o conta quilometros prende e pode dar errada. com 9 anos e só 48,000 se forem reais essa moto tem que gastar muito pouco oleo esta nova.

Autor:  Nuno Lavrador [ quarta abr 01, 2009 5:06 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Pois, quanto a isso não tenho a certeza, mas o conta-kms está bom. Quanto a gastar pouco óleo, mais à frente veremos, mas não me parece que gaste assim tão pouco. Não poderá de uma afinação? Obviamente poderá ter a ver com a utilização dos donos anteriores...

Autor:  humbertobmw [ sábado abr 04, 2009 11:59 pm ]
Assunto da Mensagem:  Nivel oleo 1150 gs

Caro Nuno,
O que contas da tua GS é normal, o nivel de oleo é um pouco de truques, mas é como o Tó Zé mais ou menos explica , tem que se ver com a mota quente e motor parado, claro, no descanso central, melhor esperar uns 5 minutos depois de parar o motor.
O problema de ver a frio, não dá o nivel correcto tb pq parte do óleo fica retido dentro do radiador e não vem para o carter, isto pq a valvula termica que admite o oleo para dentro do radiador para o arrefecer fecha, e fica óleo lá dentro...

Se fores fazer uma viagem grande leva sempre uma embalagem de óleo, não custa nada e a mota agradece. Nas voltas do dia a dia, podes ter em casa e controlar o nível uma vez por semana se andares muito com a mota.
De resto...GS é GS... grande mota, companheiro, aprecia e põe KMS nisso...LOL !!!
Boas curvas...





Nuno Lavrador Escreveu:
Caros,
aconteceu-me o seguinte. Costumo seguir o nível do óleo da minha mota com 47000kms, tal como sugerem, em que este deve estar a 3/4 do óculo, que deve ser verificado uns minutos após a mesma estar parada, etc.
Aconteceu-me que agora à hora de almoço liguei a mota e passado uns 10 segundos dela estar ligada e o óculo estava vazio:confundido: . Desliguei e passado uns minutos fui ver e o nível estava a meio. É normal?? o nível do óleo não se devia manter com ela ligada? É normal ela perder 1/4 do nível do óleo quase de um momento para o outro?? Sei que os boxer gastam muito óleo e vão diminuindo com o correr dos kms (relembro que já tem 47000), mas assim? Será que não dá para fazer uma viagem descansado ??

Agradeço ajuda

Nuno Lavrador

Autor:  Alexandre Oliveira [ domingo abr 05, 2009 12:47 am ]
Assunto da Mensagem: 

tudo explicado já podes ficar descansado... apesar de que se falta-se oleo o indicador no painel te dava de imediato o aviso...que deve ter acho... poe na a calcar kilometros e do que ela precisa...

Autor:  adminnsk86 [ domingo mai 17, 2009 3:17 pm ]
Assunto da Mensagem:  What is an easy way to use coconut milk

and how would ntn bearings distributor it taste if using a simple food steamer?can you give simple description of how to make it taste its best koyo bearings without a lot of trouble?have a rice cooker [url=http://www.bestpricebearing.com/koyo-bearings/]koyo bearings China[/url] and a food steamer.what other things (food ingrediants) koyo bearings distributor can you add too ??please describe and explain how.

Autor:  Osnofa [ sábado out 30, 2010 8:06 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Boas!
Ora bem, depois de ler inumeros truques e baldruques sobre a maneira correcta de ver o nivel do oleo na minha 1150gs ainda estou um pouco confuso :confundido: :
- Porque é que tem q se colocar sempre a mota a trabalhar um pouco para depois parar o motor e confirmar o nivel correcto?? ("...O problema de ver a frio, não dá o nivel correcto tb pq parte do óleo fica retido dentro do radiador e não vem para o carter, isto pq a valvula termica que admite o oleo para dentro do radiador para o arrefecer fecha, e fica óleo lá dentro..."
Mas então pergunto eu....se ao fim de 10 minutos eu consigo uma leitura correcta , pq não o consigo, p/ ex. 2 dias depois???

A minha mota, quando a comprei, a um particular, o oleo encontrava-se a 1/2 (no pontinho do visor).
1200 kms passados e ficou a 1/4 (nem tanto mas quase).
Fiz a experiência de colocar a mota a trabalhar até aquecer....o oleo desapareceu e 20 minutos depois de a desligar não via nada no óculo. Mesmo assim coloquei uns 2dl de oleo, o qual apareceu instantaneamente.
No dia seguinte, estava ligeiramente acima do ponto e aí acrescentei até ficar nos 3/4.
Pensei que já estava...mas no outro dia o nivel estava novamente no ponto.

Em alguma das circustâncias poderemos ver menos óleo do que aquele que a mota terá?
Porque razão terei oleo na metade do visor se no dia anterior o tive a 3/4??

Nota:
- Isto tudo sem fazer qualquer percurso de mota
- Sempre em descanso central.
- Mota de 2003, 41.000kms, 1 dono nacional e sempre revista em concessionário BMW.

A dificuldade está sobretudo em perceber O PRECISO MOMENTO em que a LEITURA CORRECTA é feita.
Venha daí um guru que me "troque por miúdos" todo este processo de oleo que vai e vem.

Obrigado.

Cumpts.

P.Afonso

Autor:  Gaspar Pereira [ sexta nov 26, 2010 9:31 pm ]
Assunto da Mensagem:  Para o Nuno e Osnofa

Boas, pelo pouco que nada sei, o oleo de motor sofre um aumento de volume com a temperatura como outros liquidos, o importante é ter oleo no visor de preferencia ao centro com o motor frio porque a quente devera estar cerca dos 3/4, resumindo, o oleo nunca deve estar abaixo do nivel mas tambem é muito problematico estar acima do nivel maximo com riscos de danos mo motor e consequente aumento de pressão faz com que os motores se "babem" e possa subir á camera de combustão forçando a passagem pelos segmentos e aí a consequente queima escessiva que poderá danificar o catalizador, porque mesmo o oleo abaixo do nivel minimo o motor continua a ser lubrificado pela bomba de oleo que o envia á pressão para todos os pontos do motor, mal será se a luz do oleo, ou a luz da pressão do oleo acender, aí não haverá qualquer tipo de lubrificação mas já terão desaparecido os cerca de 3.75lt de oleo do carter do motor e isso seria uma eventual avaria ou completo desleixo de quem não deveria ter uma BMW ou sequer qualquer tipo de mota, era razão para ser banido do mundo motorizado e começar a andar a pé.:notrust: :wacko: :mad2: :lol:


Espero não ter comfundido mais do que jà estavam esclarecidos,
Abraços e curvas boas.

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