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Força de aperto (torque) dos parafusos http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=33&t=3542 |
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Autor: | Miguel Cunha [ segunda abr 20, 2009 6:02 pm ] |
Assunto da Mensagem: | Força de aperto (torque) dos parafusos |
Olá, Será que alguém tem um manual de oficina da GS800 e que possa aqui colocar a folha com a força de aperto dos parafusos (todos)? Este pedido vem no sequência de ao fim de 300 km com a minha nova 800 GS, ter ficado com o farol da frente pendurado pelos fios, por os parafusos se terem desapertado e perdido ![]() Gostava de dar um parto a todos (com a chave dinamométrica), mas falta-me o valor do torque para os vários parafusos/tamanhos. Também verifiquei que as próprias mesas da suspensão, me parecem pouco apertadas. verifiquei um torque de 16 N.m tanto nos parafusos superiores como nos inferiores e comparando com uma CRF que possuo, a Honda indica 22 N.m nos superiores e 20 N.m nos inferiores e esta CRF pesa menos aí uns 75 kg, bem sei que dá uns saltos maiores, mas não queria arriscar a ficar sem a roda da frente... Obrigado desde já e boas curvas, destas e das outras ![]() |
Autor: | Élvio Andrade [ segunda abr 20, 2009 6:31 pm ] |
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Olá Miguel, não tenho a informação que necessita mas recomendava deslocar-se ao concessionário que lhe vendeu a mota! É uma situação inadmissível! cumps, Élvio Andrade |
Autor: | whizzkidd [ segunda abr 20, 2009 7:28 pm ] |
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Também acho que deves de ir ao concessionário... Isso é incrível, mas pronto, é só mais uma... ![]() |
Autor: | Paulo Li [ terça abr 21, 2009 1:33 am ] |
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Élvio Andrade Escreveu: Olá Miguel,
não tenho a informação que necessita mas recomendava deslocar-se ao concessionário que lhe vendeu a mota! É uma situação inadmissível! cumps, Élvio Andrade Eu também ia dizer-te o mesmo! Vou dar-te um exemplo que se passou comigo, saí da oficina após de uma revisão do meu carro, quando cheguei ao destino reparei que faltava-me um parafuso da jante o "tal" de segurança e fui ver o resto e em cada roda os tais parafusos de segurança estavam todos prestes a sair visto que deixaram estes por apertarem em ultimo lugar.... ![]() Cump. |
Autor: | whizzkidd [ terça abr 21, 2009 8:36 am ] |
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Pois... Oficinas... É como eu costumo dizer, são elas que costumam dar a pior imagem dos concessionários/marcas... ![]() |
Autor: | LRocha [ terça abr 21, 2009 9:36 am ] |
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Miguel Cunha Escreveu: Olá, Será que alguém tem um manual de oficina da GS800 e que possa aqui colocar a folha com a força de aperto dos parafusos (todos)? Este pedido vem no sequência de ao fim de 300 km com a minha nova 800 GS, ter ficado com o farol da frente pendurado pelos fios, por os parafusos se terem desapertado e perdido ![]() Gostava de dar um parto a todos (com a chave dinamométrica), mas falta-me o valor do torque para os vários parafusos/tamanhos. Também verifiquei que as próprias mesas da suspensão, me parecem pouco apertadas. verifiquei um torque de 16 N.m tanto nos parafusos superiores como nos inferiores e comparando com uma CRF que possuo, a Honda indica 22 N.m nos superiores e 20 N.m nos inferiores e esta CRF pesa menos aí uns 75 kg, bem sei que dá uns saltos maiores, mas não queria arriscar a ficar sem a roda da frente... Obrigado desde já e boas curvas, destas e das outras ![]() É sempre um bocadinho antes de partir ou de moer a rosca ![]() Comose fazia antes de haver chaves dinamométricas? Mariquices! |
Autor: | tbernardo [ terça abr 21, 2009 12:23 pm ] |
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falando em porcas desapertadas............não digo mais nada... ![]() |
Autor: | Strakar [ terça abr 21, 2009 2:58 pm ] |
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Tambem me aconteceu algo semelhante. Como comprei a moto com o vidro mais alto (inserido no negocio final) e não chegou a tempo, voltei ``a oficina uma semana mais tarde para a instalação do mesmo. Porem, depois da substituição, não apertaram devidamente os parafusos laterais que seguram os farois e acabei por perder um. Acabei por me "desenrascar" a situação com um outro com a mesma rosca até me enviarem novo parafuso. Isto acaba por acontecer com todoas as oficinas. Acho que o melhor a fazer é verificarmos o melhor possivel o trabalho realizado pelos mesmos ao levantar as motos. Já me aconteceu a levantar o carro que foi substituir um farol com defeito (logo nos primeiros dias). Tiveram que desligar o tubo da agua para substituir o farol e claro... não o voltaram a montar. Conclusao 1 km depois de sair da oficina perdeu a agua toda e acendeu a luz de aviso... Por isso, sempre antentos... |
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