http://bmwcklt.org/forum/ |
|
Qual o óleo motor para a R1150GS? http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=33&t=3642 |
Página 1 de 1 |
Autor: | HugoRocha [ quinta mai 21, 2009 3:29 pm ] |
Assunto da Mensagem: | Qual o óleo motor para a R1150GS? |
Ora viva a todos, qual o óleo mais apropriado para o motor da minha R1150GS? |
Autor: | obelix_xxi [ quinta mai 21, 2009 6:18 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Dizem muitos, eu subscrevo... 20w50 mineral. Há quem diga o 10w40 mas após o ter visto evaporar na minha RT 1150 numa viagem até Jerez jurei para nunca mais.... ![]() |
Autor: | Antonio José Costa [ quinta mai 21, 2009 6:25 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
è É o Castrol GPS |
Autor: | TodayAdventure [ quinta mai 21, 2009 7:22 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
obelix_xxi Escreveu: Dizem muitos, eu subscrevo... 20w50 mineral. Há quem diga o 10w40 mas após o ter visto evaporar na minha RT 1150 numa viagem até Jerez jurei para nunca mais.... ![]() Evaporar ??? ![]() A graduação mais indicada deverá constar no manual do proprietário, que é a Bíblia que devemos religiosamente respeitar, frequentemente até em função da época do ano/clima. 20W50 deverá ser correcto para o Verão e para o Sul de Portugal, enquanto que 10W40 é genericamente uma boa escolha para o Norte. No sítio onde moro 10W40 cai muito bem e é recomendado pelos fabricantes dos motores das minhas motos. Para um uso normal (ou seja, um gajo que não anda na red line a toda a hora ![]() Quem usa semi-sintéticos como o Castrol GPS, de quantos em quantos mil troca de óleo? Quanto a marcas, eu não ligaria muito. O importante são as especificações SAE e API que devem ser pelo menos as indicadas no manual. Zé Paulo. |
Autor: | Luís N [ quinta mai 21, 2009 7:39 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Boas, A minha é igual, GS 1150, e há mais de 80.000 Km que rola brilhantemente com o Castrol GTX 15 W-50 (mineral), bom e barato. É tudo uma questão de temperatura ambiente e de acordo o manual, um 15 W-40 poderá ser utilizado com temperatura ambiente até 30ºC, para mais, nos minerais já se aconselha um 15 W-50 ou 20 W-50. Como normalmente as minhas viagens de férias são sempre onde há sol (bastante) tenho colocado de acordo com o recomendado. Sem nenhuma razão de queixa até à data. Quanto ao consumo, para uma viagem de 10.000Km, levo na bagagem uma pequena garrafa de plástico de 22 Cl, dá sempre. ![]() Saudações LN |
Autor: | obelix_xxi [ quinta mai 21, 2009 10:27 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
De facto o Castrol "evaporou" pois adicionando algum calor ao facto de ter sido uma viagem a prego sempre atrás de uma Pan 1300, certamente o mesmo "esfumou-se"... E é como dizes... acho eu.... varia tudo em função das temperaturas. Por isso e porque por aqui nunca está muito frio (às vezes antes pelo contrário), a minha aposta vai no sentido do 20W50 mineral. Apenas me parece excessivo a mudança de 10 em 10... Aliás, ao preço que um óleo mineral sai, já pensei muitas vezes em fazer as trocas de 5 em 5:blink: |
Autor: | LRocha [ sexta mai 22, 2009 9:43 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Ora aqui está uma boa questão? Mineral, semi-sintético ou sintético? |
Autor: | obelix_xxi [ sexta mai 22, 2009 9:45 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Acho que i) sai mais barato ii) é mais eficiente e iii) é melhor para o motor trocar mineral por mineral de 5 em 5 do que sintético de 10 em 10... |
Autor: | TodayAdventure [ sexta mai 22, 2009 10:29 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
LRocha Escreveu: Ora aqui está uma boa questão? Mineral, semi-sintético ou sintético? Em primeiro lugar, seguir SEMPRE as recomendações do fabricante do motor. Se não houver indicações explícitas de uso de óleo sintético e para um uso "normal", um mineral trocado nos períodos indicados é a melhor forma de manter a longevidade do motor sem deitar dinheiro à rua. Julgo que os manuais dos fabricantes indicam apenas especificações dos óleos (SAE, API, JASO) e não marcas. Quando uma marca de motos num dado país aconselha uma determinada marca de óleos, tal resulta de um acordo comercial e não propriamente de uma base técnica/científica. O que é importante é que o óleo cumpra as especificações internacionalmente estabelecidas. Os óleos semi-sintéticos (como o Castrol GPS e outros) são na verdade praticamente óleos de base mineral com uma pequena percentagem de base sintética (cuja produção fica mais cara), usualmente 20 a 30% (às vezes menos). Estes óleos que aparecem no mercado com a designação de "sintéticos" são em minha opinião mais um truque comercial do que outra coisa, pois permitem vender bastante mais caro um produto que é "quase igual ao mineral". Pessoalmente prefiro usar mineral e trocar um pouco mais cedo. Excepções são as motos de alta performance, os usos intensos dos motores, onde um óleo de motor que resista bem à degradação pelas altas temperaturas faz sentido. Nos motores monocilíndricos arrefecidos a ar, que tendem a aquecer mais, pode também fazer sentido usar um óleo pelo menos com uma percentagem de base sintética. O verdadeiro óleo sintético é o designado por "100% Synthetic" ou "Full synthetic". È muito mais caro do que o mineral, tendo um índice de viscosidade superior aos outros óleos (mantém melhor as suas propriedades nas altas temperaturas). Para quem tiver pachorra, eis um bom artigo sobre óleos para motor: http://calsci.com/motorcycleinfo/Oils1.html Zé Paulo. |
Autor: | HugoRocha [ sexta mai 22, 2009 5:42 pm ] |
Assunto da Mensagem: | Obrigado |
Fiquei esclarecido, obrigado a todos pela brilhante ajuda. Saudações cklt |
Autor: | obelix_xxi [ sexta mai 22, 2009 5:53 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Ficaste?? Ainda bem, pois eu cada vez que se fala neste tema fico.... ![]() ![]() ![]() ![]() |
Autor: | Antonio José Costa [ sexta mai 22, 2009 6:10 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
obelix_xxi Escreveu: Ficaste?? Ainda bem, pois eu cada vez que se fala neste tema fico.... ![]() ![]() ![]() ![]() Então nos boxer mete GPS e nos K mete R4 Castrol e vais ver que acertas. este assunto já é velho: http://www.bmwcklt.com/forums/archive/index.php/t-1730.html |
Autor: | obelix_xxi [ sexta mai 22, 2009 6:12 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Antonio José Costa Escreveu: Então nos boxer mete GPS e nos K mete RS4 Castrol e vais ver que acertas. GPS 10w40 nunca mais... Pelo menos com as temperaturas que nós temos aqui para estas bandas... |
Página 1 de 1 | Os Horários são TMG [ DST ] |
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group https://www.phpbb.com/ |