http://bmwcklt.org/forum/

Qual o óleo motor para a R1150GS?
http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=33&t=3642
Página 1 de 1

Autor:  HugoRocha [ quinta mai 21, 2009 3:29 pm ]
Assunto da Mensagem:  Qual o óleo motor para a R1150GS?

Ora viva a todos, qual o óleo mais apropriado para o motor da minha R1150GS?

Autor:  obelix_xxi [ quinta mai 21, 2009 6:18 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Dizem muitos, eu subscrevo... 20w50 mineral.

Há quem diga o 10w40 mas após o ter visto evaporar na minha RT 1150 numa viagem até Jerez jurei para nunca mais.... :blink:

Autor:  Antonio José Costa [ quinta mai 21, 2009 6:25 pm ]
Assunto da Mensagem: 

è

É o Castrol GPS

Autor:  TodayAdventure [ quinta mai 21, 2009 7:22 pm ]
Assunto da Mensagem: 

obelix_xxi Escreveu:
Dizem muitos, eu subscrevo... 20w50 mineral.

Há quem diga o 10w40 mas após o ter visto evaporar na minha RT 1150 numa viagem até Jerez jurei para nunca mais.... :blink:


Evaporar ??? :confundido: De Verão em climas quentes como o do Sul de Espanha, é possível que a graduação 40 possa ser baixa e 50 ser mais adequado (mantém maior viscosidade em altas temperaturas).

A graduação mais indicada deverá constar no manual do proprietário, que é a Bíblia que devemos religiosamente respeitar, frequentemente até em função da época do ano/clima.

20W50 deverá ser correcto para o Verão e para o Sul de Portugal, enquanto que 10W40 é genericamente uma boa escolha para o Norte. No sítio onde moro 10W40 cai muito bem e é recomendado pelos fabricantes dos motores das minhas motos.

Para um uso normal (ou seja, um gajo que não anda na red line a toda a hora :lol:) não creio que seja necessário usar um semi-sintético como o Castrol GPS, deve ser perfeitamente adequado usar um mineral de boa qualidade e trocá-lo dentro dos períodos recomendados no manual do fabricante.

Quem usa semi-sintéticos como o Castrol GPS, de quantos em quantos mil troca de óleo?

Quanto a marcas, eu não ligaria muito. O importante são as especificações SAE e API que devem ser pelo menos as indicadas no manual.

Zé Paulo.

Autor:  Luís N [ quinta mai 21, 2009 7:39 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Boas,

A minha é igual, GS 1150, e há mais de 80.000 Km que rola brilhantemente com o Castrol GTX 15 W-50 (mineral), bom e barato. É tudo uma questão de temperatura ambiente e de acordo o manual, um 15 W-40 poderá ser utilizado com temperatura ambiente até 30ºC, para mais, nos minerais já se aconselha um 15 W-50 ou 20 W-50. Como normalmente as minhas viagens de férias são sempre onde há sol (bastante) tenho colocado de acordo com o recomendado. Sem nenhuma razão de queixa até à data. Quanto ao consumo, para uma viagem de 10.000Km, levo na bagagem uma pequena garrafa de plástico de 22 Cl, dá sempre.:smile:

Saudações
LN

Autor:  obelix_xxi [ quinta mai 21, 2009 10:27 pm ]
Assunto da Mensagem: 

De facto o Castrol "evaporou" pois adicionando algum calor ao facto de ter sido uma viagem a prego sempre atrás de uma Pan 1300, certamente o mesmo "esfumou-se"...

E é como dizes... acho eu.... varia tudo em função das temperaturas. Por isso e porque por aqui nunca está muito frio (às vezes antes pelo contrário), a minha aposta vai no sentido do 20W50 mineral.

Apenas me parece excessivo a mudança de 10 em 10...

Aliás, ao preço que um óleo mineral sai, já pensei muitas vezes em fazer as trocas de 5 em 5:blink:

Autor:  LRocha [ sexta mai 22, 2009 9:43 am ]
Assunto da Mensagem: 

Ora aqui está uma boa questão? Mineral, semi-sintético ou sintético?

Autor:  obelix_xxi [ sexta mai 22, 2009 9:45 am ]
Assunto da Mensagem: 

Acho que i) sai mais barato ii) é mais eficiente e iii) é melhor para o motor trocar mineral por mineral de 5 em 5 do que sintético de 10 em 10...

Autor:  TodayAdventure [ sexta mai 22, 2009 10:29 am ]
Assunto da Mensagem: 

LRocha Escreveu:
Ora aqui está uma boa questão? Mineral, semi-sintético ou sintético?

Em primeiro lugar, seguir SEMPRE as recomendações do fabricante do motor. Se não houver indicações explícitas de uso de óleo sintético e para um uso "normal", um mineral trocado nos períodos indicados é a melhor forma de manter a longevidade do motor sem deitar dinheiro à rua.

Julgo que os manuais dos fabricantes indicam apenas especificações dos óleos (SAE, API, JASO) e não marcas. Quando uma marca de motos num dado país aconselha uma determinada marca de óleos, tal resulta de um acordo comercial e não propriamente de uma base técnica/científica. O que é importante é que o óleo cumpra as especificações internacionalmente estabelecidas.

Os óleos semi-sintéticos (como o Castrol GPS e outros) são na verdade praticamente óleos de base mineral com uma pequena percentagem de base sintética (cuja produção fica mais cara), usualmente 20 a 30% (às vezes menos). Estes óleos que aparecem no mercado com a designação de "sintéticos" são em minha opinião mais um truque comercial do que outra coisa, pois permitem vender bastante mais caro um produto que é "quase igual ao mineral". Pessoalmente prefiro usar mineral e trocar um pouco mais cedo. Excepções são as motos de alta performance, os usos intensos dos motores, onde um óleo de motor que resista bem à degradação pelas altas temperaturas faz sentido. Nos motores monocilíndricos arrefecidos a ar, que tendem a aquecer mais, pode também fazer sentido usar um óleo pelo menos com uma percentagem de base sintética. O verdadeiro óleo sintético é o designado por "100% Synthetic" ou "Full synthetic". È muito mais caro do que o mineral, tendo um índice de viscosidade superior aos outros óleos (mantém melhor as suas propriedades nas altas temperaturas).

Para quem tiver pachorra, eis um bom artigo sobre óleos para motor: http://calsci.com/motorcycleinfo/Oils1.html

Zé Paulo.

Autor:  HugoRocha [ sexta mai 22, 2009 5:42 pm ]
Assunto da Mensagem:  Obrigado

Fiquei esclarecido, obrigado a todos pela brilhante ajuda.

Saudações cklt

Autor:  obelix_xxi [ sexta mai 22, 2009 5:53 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Ficaste?? Ainda bem, pois eu cada vez que se fala neste tema fico....:wacko: :lol: :lol: :lol:

Autor:  Antonio José Costa [ sexta mai 22, 2009 6:10 pm ]
Assunto da Mensagem: 

obelix_xxi Escreveu:
Ficaste?? Ainda bem, pois eu cada vez que se fala neste tema fico....:wacko: :lol: :lol: :lol:


Então nos boxer mete GPS e nos K mete R4 Castrol e vais ver que acertas.


este assunto já é velho:


http://www.bmwcklt.com/forums/archive/index.php/t-1730.html

Autor:  obelix_xxi [ sexta mai 22, 2009 6:12 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Antonio José Costa Escreveu:
Então nos boxer mete GPS e nos K mete RS4 Castrol e vais ver que acertas.


GPS 10w40 nunca mais... Pelo menos com as temperaturas que nós temos aqui para estas bandas...

Página 1 de 1 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
https://www.phpbb.com/