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ferramentas GSA
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Autor:  João Dias [ terça set 01, 2009 1:53 pm ]
Assunto da Mensagem:  ferramentas GSA

espero nao estar a repetir nenhum topico, mas a verdade é que andei a tentar, mas nao encontri nada referente a esta situação:embaraço:

Adquiri recentemente uma GSA, e queria mexer na posição do volante, mas o kit de chaves que vem na moto, nao tem chaves para poder realizar essa tarefa
esta situação é normal???
eu pergunto isto porque nunca tive uma BMW, mas penso que esta muitissimo limitada a nivel de chaves que tras de origem, ou então não as tenhos todas, ou nao as encontro.. mas penso que é a 1º possibilidade!:mad2:
Digam-me lá.. deveria ter estas chaves ou não.. será mais um extra da BMW.. se sim onde as poderei comprar

Agradeço desde ja a vossa disponibilidade:idea:

Autor:  tbernardo [ terça set 01, 2009 2:09 pm ]
Assunto da Mensagem: 

João...é um extra. tens um kit mais completo para a tua mota da BMW pela modica quantia de 160 euros.............:blink:
As poucas q vem de origem são de proposito para não fazeres "asneiras"
Podes comprar o kit ou fazer o teu proprio kit com boas ferramentas...é o q a malta costuma fazer:fixe:
o andrés ja te esta a responder ...de certeza que te inkforma melhor que eu...:lingua:

Abraço

Autor:  RJMAndrés [ terça set 01, 2009 2:12 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Buenas.

O kit de origem da GS esta um pouco limitado e sim penso que deveria ser um ponto a melhorar, mesmo nos kits extra disponibilizados pela marca.

No meu caso optei por adquirir um kit extra da BMW (mas poderia mto bem ter comprado as ferramentas à parte) ao qual juntei mais umas chaves que com a pratica e os Kms se tornaram essenciais (alicate, conj chaves sextavadas, conj chaves (inverso das torx), chave inglesa pequena). Juntei tudo numa bolsa que anda sempre na mota. (ao qual adicionei tb braçadeiras plasticos e metalicas, pk a admissão ar gosta mto sair do sitio).

Qto às chaves pro volante numa drogaria das antigas ou mm no AKI consegues arranjar o que precisas (torx acho eu).

Abraço.

R.

Autor:  LRocha [ terça set 01, 2009 3:03 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Eu já tentei mexer na posição do "aguiador" mas deparei-me como problema das caixas dos comandos, ou seja, os botões dos piscas começavam a ficar muito para baixo e mesmo depois de desapertar todos os parafusitos que vi elas nem mexiam :huh:
Depois de comentado com um dos recepcionistas da Motomil, este informou-me que as caixas dos comandos têm uns pontos que fixam a posição ao guiador.

Autor:  Antonio José Costa [ terça set 01, 2009 3:53 pm ]
Assunto da Mensagem: 

LRocha Escreveu:
Eu já tentei mexer na posição do "aguiador" mas deparei-me como problema das caixas dos comandos, ou seja, os botões dos piscas começavam a ficar muito para baixo e mesmo depois de desapertar todos os parafusitos que vi elas nem mexiam :huh:
Depois de comentado com um dos recepcionistas da Motomil, este informou-me que as caixas dos comandos têm uns pontos que fixam a posição ao guiador.


Deixem essas operações para quem sabe, quando se meche na ergonometria do guiador alteramos tudo o que está em redor, convem depois de o fazer, reafinar a posição de todos os comandos , desde manetes de travão, embraiagem etc. qualquer mecanico bom, da bmw vos faz isso em segundos. desde que estejam ao lado dele para conferir os acertos.:idea:

Autor:  LRocha [ terça set 01, 2009 4:06 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Antonio José Costa Escreveu:
Deixem essas operações para quem sabe, quando se meche na ergonometria do guiador alteramos tudo o que está em redor, convem depois de o fazer, reafinar a posição de todos os comandos , desde manetes de travão, embraiagem etc. qualquer mecanico bom, da bmw vos faz isso em segundos. desde que estejam ao lado dele para conferir os acertos.:idea:


Então quer dizer que dá para alterar???? É que eu sempre achei que o meu guiador está um pouco para a :huh: frente

Autor:  TodayAdventure [ terça set 01, 2009 4:32 pm ]
Assunto da Mensagem: 

LRocha Escreveu:
Então quer dizer que dá para alterar???? É que eu sempre achei que o meu guiador está um pouco para a :huh: frente


Claro que dá. Nem todos os condutores têm a mesma estatura e proporções, por isso teria mesmo que haver afinação. Não há grande ciência para o fazer sozinho, quando se sabe o que se quer. Regula-se a distância do guiador ao corpo a nosso gosto e o ângulo das duas manettes de travão e embraiagem por forma a que o braço e a mão, quando exercem força, fiquem perfeitamente alinhadas (situação em que a força é mais fácil/eficaz de exercer). Também a posição dos pés pode/deve ser afinada.

Há vários sites por aí que aconselham a fazer a afinação (exemplo: http://citybiker.wordpress.com/2007/05/21/riding-tips-finding-the-right-position/ ) e como diz o Tó Zé, só pode fazer bem recorrermos ao conselho de alguém habituado a fazer esta operação. Basta recorrer a ajuda uma vez para percebermos como funciona a afinação da posição de condução.

Zé Paulo.

Autor:  LRocha [ terça set 01, 2009 6:07 pm ]
Assunto da Mensagem: 

TodayAdventure Escreveu:
Claro que dá. Nem todos os condutores têm a mesma estatura e proporções, por isso teria mesmo que haver afinação. Não há grande ciência para o fazer sozinho, quando se sabe o que se quer. Regula-se a distância do guiador ao corpo a nosso gosto e o ângulo das duas manettes de travão e embraiagem por forma a que o braço e a mão, quando exercem força, fiquem perfeitamente alinhadas (situação em que a força é mais fácil/eficaz de exercer). Também a posição dos pés pode/deve ser afinada.

Há vários sites por aí que aconselham a fazer a afinação (exemplo: http://citybiker.wordpress.com/2007/05/21/riding-tips-finding-the-right-position/ ) e como diz o Tó Zé, só pode fazer bem recorrermos ao conselho de alguém habituado a fazer esta operação. Basta recorrer a ajuda uma vez para percebermos como funciona a afinação da posição de condução.

Zé Paulo.


Obrigado pela dica do site.
De qualquer forma eu cresci numa oficina de bicicletas e motorizadas pelo que me "desenrasco" bem com ferramentas; o problema é que desapertei todos os parafusos que vi nas caixas dos comandos e elas continuaram sem mexer :huh:
Tenho de ir espiolhar melhor o que se passa:huh:

Autor:  Antonio José Costa [ terça set 01, 2009 7:51 pm ]
Assunto da Mensagem: 

LRocha Escreveu:
Então quer dizer que dá para alterar???? É que eu sempre achei que o meu guiador está um pouco para a :huh: frente


´Ó meu mas tu não tens uma GS!!
Tens uma R qualqer coisa, e isso já não sei a minha GSA foi toda alterada devido á posição da minha barriga!!:lol:
às vezes basta levantar o banco.

Autor:  João Dias [ terça set 01, 2009 9:06 pm ]
Assunto da Mensagem: 

LRocha Escreveu:
Então quer dizer que dá para alterar???? É que eu sempre achei que o meu guiador está um pouco para a :huh: frente



possivelmente eles mesmo depois de estarem desapartedos, nao mexem por estar colados.. é normal trazerem uma pinga de cola!

Autor:  João Dias [ terça set 01, 2009 9:09 pm ]
Assunto da Mensagem: 

pois.. ja calculava que seria um extra.. mas preciso meso de arranjar umas chaves.. mas parece-me que financeiramente me ficará mais barato comprar as chaves do que comprar o "kit BMW".. será verdade?
é que o volante da GSA esta muito baixo, em direcção ao condutor, o que vai contra as normas.. porque o volante deve estar segundo o que sei, no mesmo alinhamento das suspenções.
dai a necessidade das ferramentas...

Autor:  LRocha [ quarta set 02, 2009 10:37 am ]
Assunto da Mensagem: 

João Dias Escreveu:
possivelmente eles mesmo depois de estarem desapartedos, nao mexem por estar colados.. é normal trazerem uma pinga de cola!


:huh: :huh: :huh: :huh: :huh:

obrigado pelas dicas

Autor:  LRocha [ quinta set 03, 2009 10:59 am ]
Assunto da Mensagem: 

Bem, peguei novamente na caixa das ferramentas e voltei a desmanchar aquilo tudo, ou quase :smile:
Não sei como é nas GS's, mas na R1200R é efectivamente como me tinham dito na Motomil. Não é com um ponto mas o punho está fixo ao guiador com 2 parafusos :huh: - um em baixo e outro em cima - sendo que o mesmo punho tem uma parte plástica que encaixa nas caixas dos comandos, não permitindo que estas mudem de posição :huh:
Resultado e após confirmar que algo de errado se passava
Imagem
imagem descritiva de mais ou menos como estava o guiador face à suspensão

acabei por alterar apenas a posição do guiador de forma a que os comandos continuassem numa posição funcional.
Curiosamente na viagem de hoje senti-me mais confortável e a curvar de maneira diferente, já que com o centro do guiador à frente do centro da suspensão dificulta a coisa :huh:

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