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30º Aniversário da GS
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Autor:  João Manuel Ferreira [ sexta mar 12, 2010 12:08 pm ]
Assunto da Mensagem:  30º Aniversário da GS

BMW GS.

Os 30 anos da GS

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Setembro de 1980:

A Divisão de Motocicletas da BMW, apresentou em Avignon uma moto revolucionária, a 1ª grande Trail do mercado. A R 80 G/S, de «Gelände» (terreno) e «Strasse» (rua), foi desenhada para outorgar conforto na estrada e as suficientes prestações fora dela.

Foi a evolução em fábrica dos prototipos mais artesanais que correram anos antes dos «6 Dias de Enduro» com grandes Pilotos como Rolf Witthoft e Herbert Scheck entre outros e contava com umas novidades: um relativo baixo peso para ser uma moto de estrada adaptada a trail (191 kg), uma roda dianteira de 21”, como as tipicas off road, um motor boxer potente e incansável, com 798 cc e 50 CV às 6.500 rpm, uma grande capacidade de carga e, claro, o surpreendente «Monolever» com transmissão por cardan em vez do habitual basculante com duplo braço e corrente.

Depois de uma década onde as vendas de motos de estrada cairam por causa da 'invasão japonesa' e, enquanto as «K» faziam a guerra por sua conta no sector das turísticas, a BMW desenvolveu a partir de 1978 uma revolucionária solução que permitiu vender 500.000 unidades de GS nos seus 30 anos de vida. A finais de 1981 tinham-se dobrado já as previsões de vendas mais optimistas: uma em cada cinco BMW vendidas era uma GS.

BMW R 80 G/S 1980
A !ª Gelände/Strasse com motor boxer «airhead» de 797,5 cc e 50 CV para uma moto off road! Adicionava uma peculiar transmissão Monolever, que incorporava o clássico cardan no interior de um monobraço com um único amortecedor e roda dianteira de 21”.

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BMW R 80 G/S PD 1984
A versão Paris-Dakar, como todas as PD, incorporava um depósito maior com 32 l, selim mono lugar e uma estética africana. Nasceu para celebrar as vitórias africanas de Auriol e Rahier.
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BMW R 100 GS, R 80 GS 1987
Aparece o Paralever, o sistema mono braço cardan articulado atrás, acompanhado de uma Marzocchi convencional de 40 mm à frente. Enquanto que a R 800 GS mantem os seus parâmetros, a «1.000» equipa com um motor com 980 cc e 60 CV

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BMW R 100 GS PD 1988
De novo uma versão Paris-Dakar, desta vez com depósito de nailon de 35 litros e um peso de 236 kg. Apareceu primeiro em forma de kit e no ano seguinte, 1989, já como moto completa.

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BMW R 1100 GS 1994
A revolução: a finais de 1993 lança-se a 1100 GS: com novo motor «oilhead», 4 válvulas, 80 CV... e suspensão dianteira Telelever. Esta forquilha parece-se com uma telescópica normal, mas o movimento da roda está controlado por um basculante triangular articulado.

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BMW R 1150 GS 1999
A 1150 potencia o seu motor a 1.130 cc e 85 CV. A moto equipa com ABS e cada vez mais para uma utilização em estrada, para o que a BMW continua com toda uma completíssima gama de accessórios, típico da Marca: malas, bolsas, protecções, etc...

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BMW R 1150 Adventure 2001
Uma nova definição do estilo «Paris-Dakar», chamado agora Adventure: mesmas especificações técnicas salvo umas suspensões 20 mm mais altas, protecções de todo o tipo, depósito de 30 litros, para brisas maior e suspensões regulaveis eléctricamente.

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BMW R 1200 GS 2004
Uma drástica diminuição do peso em 20 kg (-15%), relança as possibilidades da nova 1200 GS, que vende mais de 100.000 unidades nos seus primeiros 3 anos de produção: com 100 CV às 7.000 rpm o seu comportamento na estrada é supremo

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BMW HP2 2005
BMW concentra-se no enduro mais puro definindo uma versão, já sem o apelido GS, que pesa tão sómente 175 kg em vazio e dá 105 CV.

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BMW R 1200 GS Adventure 2006
De novo, a R 1200 GS recebe o apoio da versão Adventure: apesar da redução de peso do seu modelo base, continua com um respeitável tamanho.

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HP2 Megamoto 2007
A versão Megamoto da HP2 é a tradução ao estilo supermotard da Super Enduro HP2: como ela, abandona-se o Telelever adoptando uma telescópica clássica.

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BMW R 1200 GS 2010
30 anos depois da primeira G/S, a R 1200 GS dá uma nova volta técnica: motor 1.170 cc de 4 válvulas agora com uma segunda árvore de cames, 110 CV a maior regime (8.500 rpm), válvula parcializadora de escape que altera o som para mais roncar... aparte, adoptar todos os novos elementos de segurança e conforto: ABS integral e suspensões electrónicas.


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Autor:  Jorge Teixeira [ sexta mar 12, 2010 12:40 pm ]
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Muito bom este artigo (para variar)!

Autor:  mario guimaraes [ sexta mar 12, 2010 1:15 pm ]
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-Mágnifico trabalho Amigo João,aprecio imenso o motor boxer,quem sabe um dia...:smile:

Autor:  pedrao [ sexta mar 12, 2010 5:07 pm ]
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Parabéns, excelente topico :)

Autor:  Joao Krull [ sexta mar 12, 2010 9:05 pm ]
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Apesar de na primeira foto se tratar da F650GS versão para o Dakar, não deixa de ser uma GS que actualmente é designada G650...faltam é aqui, as outras...as verdadeiras GS do momento...as novas F800

:bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:

[SIZE="3"][color="Blue"]Mas GS é GS[/color][/SIZE] em qualquer parte do mundo...isso é que é

Parabéns GS's:smile:

Autor:  Jorge Godinho [ sexta mar 12, 2010 9:17 pm ]
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Excelente informação. Muito obrigado.:smile:

Autor:  david brito [ sexta mar 19, 2010 1:56 am ]
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boxers .....as verdadeiras GS sao boxers sempre forao e continuarao a ser.....boxers....:lol: , claro que as irmas mais novas tambem sao GS, mais pequenas mas sem duvida muito divertidas , mas falta lhes as mamas á mostra.:lol: :lol: :lol: .
parabens a todas as GSs...

Autor:  Miguel Pimenta [ sexta mar 19, 2010 1:38 pm ]
Assunto da Mensagem: 

david brito Escreveu:
boxers .....as verdadeiras GS sao boxers sempre forao e continuarao a ser.....boxers....:lol: , claro que as irmas mais novas tambem sao GS, mais pequenas mas sem duvida muito divertidas , mas falta lhes as mamas á mostra.:lol: :lol: :lol: .
parabens a todas as GSs...



....MAi nada...!

Autor:  TCHILL [ sexta mar 19, 2010 3:09 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Boas...

Quando a GS fez 25 anos o Meeting em Garmish foi dedicado e homenageado a este modelo.

De facto,e desculpem-me mas para mim GS é "R",ou seja motor Boxer.
Estas são as verdadeiras GS´s.

As "F" são outra mota,com outro carisma e outra maneira de andar.

Para mim as R GS são aquelas "mamalhudas" de bico de pato,enormes que as carregamos com carga até mais não e onde podemos ir até ao Cabo Agulhas ou Norte sem problemas e sempre com um sorriso na cara de tanto prazer.
Dá perfeitamente para condutor e pendura,mais 3 malas de aluminio e saco deposito e saco de canoagem.Expriência própria.
Com consumos maravilha e autonomia óptima.
Isto é uma GS.

Boas curvas

Autor:  Élvio Andrade [ sexta mar 19, 2010 6:55 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Ser GS ... ter boxer ... não ter ... o que é ser GS?

Ser GS é o espirito de quem anda com elas, de quem está preparado para as carregar e andar pela estrada (e fora dela), utiliza-las e leva-las até ao seu elemento.

Eu? Eu tenho a 800 e espero poder leva-la até África muito brevemente tal como várias vezes já o fiz em quatro rodas.

Perdoem-me mas por vezes acho engraçado a conversa de muitos "puristas" dos boxers que nem apanhar o barco ali em Tarifa alguma vez foram.

Vamos todos dar-nos bem... cada um com a sua, com a que gosta ou com a que pode comprar ... com juízo... partilhando a paixão pela moto e pelo espirito que ela representa!

:bigsmile:

Parabéns à GS, à BMW e a quem as conduz!!

Autor:  david brito [ sexta mar 19, 2010 11:31 pm ]
Assunto da Mensagem: 

nao querendo de forma nenhuma ofender ninguem, para mim e para uma grande maioria de motards que conheco, a imagem de marca da bmw , é sem duvida o motor boxer. dois em linha ou quantro nao sao tradicionalmente bmw. tambem nao acho que o nome gs tenha a haver com as pessoas que as conduzem, cada um anda o que quer e por onde quer sem que tenha de provar nada a ninguem, o importante mesmo é o espirito com que se anda, nem que seja só até ao fundo da rua.
actualmente tenho uma gs 1150 de 2001, estou satisfeito com a minha gorda e nao a trocava pela gs 800 que tambem já tive oportunidade de guiar. nao digo com isto que uma é melhor que a outra, mas a boxer é sem duvida mais tradicionalmente unica e simples.

mais uma vez, GS seja qual for a escolha, UMA GS É UMA BMW E UMA BMW É SEMPRE UMA MOTO EXPECIAL, PARABENS BMW.:smile:

ps. os motads nao se medem pelos kms, mas sim pela atitude.

Autor:  Carlos Almeida [ sexta mar 19, 2010 11:54 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Excelente este trabalho, é a evolução no seu pleno!
Para evoluir é preciso inovar, testar, avariar, reparar, corrigir falhas... só assim a GS aqui chegou e para ficar. Por vezes paga injustamente o peso da fama.
Parabéns!

Autor:  Elsyr [ sábado mar 20, 2010 12:57 am ]
Assunto da Mensagem: 

Élvio Andrade Escreveu:
Ser GS ... ter boxer ... não ter ... o que é ser GS?

Ser GS é o espirito de quem anda com elas, de quem está preparado para as carregar e andar pela estrada (e fora dela), utiliza-las e leva-las até ao seu elemento.

Eu? Eu tenho a 800 e espero poder leva-la até África muito brevemente tal como várias vezes já o fiz em quatro rodas.

Perdoem-me mas por vezes acho engraçado a conversa de muitos "puristas" dos boxers que nem apanhar o barco ali em Tarifa alguma vez foram.

Vamos todos dar-nos bem... cada um com a sua, com a que gosta ou com a que pode comprar ... com juízo... partilhando a paixão pela moto e pelo espirito que ela representa!

:bigsmile:

Parabéns à GS, à BMW e a quem as conduz!!


Sabes fui a Motorclassico e alguem me dizia isto.
- que estas aqui a fazer ?
- tenho cá a minha moto... mas nao é uma classica
- As BMW são todas classicas pois aquele motor tem 30 anos ....
- A minha nao tem motor Boxer
- EPÁ ... Então a tua moto não é classica mas é uma moto .."

isto foi me dito por um colecionador de motos

Não tenho duvida que as F 800 GS vão gostar de Africa

:lol: :lol: :lol: :lol:

Autor:  pedro pascoa [ sábado mar 20, 2010 12:58 am ]
Assunto da Mensagem:  malas gs 1100

boa noite ja que estamos nas gs procuro para comprar mala direita para gs 1100 de 1995.contacto 918690171,obrigado

Autor:  david brito [ sábado mar 20, 2010 2:53 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Elsyr Escreveu:
Sabes fui a Motorclassico e alguem me dizia isto.
- que estas aqui a fazer ?
- tenho cá a minha moto... mas nao é uma classica
- As BMW são todas classicas pois aquele motor tem 30 anos ....
- A minha nao tem motor Boxer
- EPÁ ... Então a tua moto não é classica mas é uma moto .."

isto foi me dito por um colecionador de motos

Não tenho duvida que as F 800 GS vão gostar de Africa

:lol: :lol: :lol: :lol:


as gs 800 tem tudo para serem uma referencia no mundo das trail, como disse nao troco a minha por uma 800 mas reconheco que sao mais divertidas, mais leves e mais economicas que as suas irmas mais velhas. alem de serem bonitas maquinas , sao mais baratas tem a mesma qualidade como qualquer bmw.... africa porque nao?? acho que qualquer gs vai ao fim do mundo se for preciso...;)

boas curvas...:smile:

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