http://bmwcklt.org/forum/

Consumo GS 1100
http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=33&t=4691
Página 1 de 2

Autor:  Gonçalo Barros [ terça abr 20, 2010 11:37 am ]
Assunto da Mensagem:  Consumo GS 1100

Boas

Já com a mota pronta fui dar uma volta este fds até ao Porto Amboim (250 km´s de Luanda) com um grupo de 17 amigos (por aqui a maior rivalidade é entre a BMW GS800 e a Honda Varadero:lingua:).

Muito asfalto e média de velocidade nos 140 km/h. A minha "velhinha" GS não acompanhou o restante grupo quando a velocidade ia para perto dos 200km/h e deixei-me andar a maior parte do tempo nos 140km/h. A velocidade máxima marcada no GPS foi 170 Km/h.
Para minha admiração o consumo foi de 10lts/100 km o que me deixou admirado. Já tinha reparado que a partir dos 120 km/h a GS abria a goela e gastava muitooo. Pensei que poderia ser falta de afinação dos injectores (o akrapovic tb poderá contribuir para um maior consumo?!)
Nas especificações falam de 5-6 lts/100 km. Conseguem explicar-me a diferença de valores? Qual a vossa experiência nas GS´s mais modernas?

Por estes lados a gasolina é bem mais barata mas mesmo assim...doí.:confundido::confundido:

Autor:  Miguel Escaleira [ terça abr 20, 2010 12:57 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Boas.

Belo passeio. Eu fiquei-me pelas pecadas de Catete até à Funda, ida e volta. Lá a polícia não me consegue apanhar...... Mas quanto ao consumo, tens que dar um desconto para a qualidade da gasolina. Como a qualidade é inferior, gasta mais. Não justifica essa diferença toda mas explica alguma.
E mesmo assim as especificações falam de 5/6 litros aos 100 a que velocidade?

Autor:  Gil Pereira [ terça abr 20, 2010 1:54 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Gonçalo Barros Escreveu:
Boas

Já com a mota pronta fui dar uma volta este fds até ao Porto Amboim (250 km´s de Luanda) com um grupo de 17 amigos (por aqui a maior rivalidade é entre a BMW GS800 e a Honda Varadero:lingua:).

Muito asfalto e média de velocidade nos 140 km/h. A minha "velhinha" GS não acompanhou o restante grupo quando a velocidade ia para perto dos 200km/h e deixei-me andar a maior parte do tempo nos 140km/h. A velocidade máxima marcada no GPS foi 170 Km/h.
Para minha admiração o consumo foi de 10lts/100 km o que me deixou admirado. Já tinha reparado que a partir dos 120 km/h a GS abria a goela e gastava muitooo. Pensei que poderia ser falta de afinação dos injectores (o akrapovic tb poderá contribuir para um maior consumo?!)
Nas especificações falam de 5-6 lts/100 km. Conseguem explicar-me a diferença de valores? Qual a vossa experiência nas GS´s mais modernas?

Por estes lados a gasolina é bem mais barata mas mesmo assim...doí.:confundido::confundido:


Na F800ST (mesmo motor), sempre que o ponteiro passava os 150km/h o consumo disparava para os 7,5/8l/100.... E chamo a atenção que após os 150km/h a subida do consumo deixa de ser linear para passar a ser exponencial.... logo, vejo com naturalidade os valores apresentados.

De notar que a média que fiz com esse motor esteve sempre nos 5.1l/100, sem especiais cuidados de economia....

Agora em AE e acima dos 150km/h é uma história diferente. Não há Bela sem senão :bigsmile:!

Autor:  K11LT [ terça abr 20, 2010 2:35 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Gil Pereira Escreveu:
Na F800ST (mesmo motor), sempre que o ponteiro passava os 150km/h o consumo disparava para os 7,5/8l/100.... E chamo a atenção que após os 150km/h a subida do consumo deixa de ser linear para passar a ser exponencial.... logo, vejo com naturalidade os valores apresentados.

De notar que a média que fiz com esse motor esteve sempre nos 5.1l/100, sem especiais cuidados de economia....

Agora em AE e acima dos 150km/h é uma história diferente. Não há Bela sem senão :bigsmile:!


Viva Gil :smile: ,

Atenção que a mota do Gonçalo é uma GS1100 e não uma 800.
Mesmo com todas as condicionantes (qualidade de gasolina, etc), parece-me um valor algo exgerado para médias globais na casa dos 140 Kms/h:huh:

Gonçalo :smile:,

O filtro de gasolina e ar estão Ok? A sincronização dos cilindros está boa? Já tiraste as velas para ver como está o aspecto da queima? Como é que está a saída da panela de escape, preta ou meia acizentada?

Abraço

Autor:  Pedro Caleja [ terça abr 20, 2010 3:19 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Uma GS 1100 a funcionar correctamente a uma velocidade constante de 140km/h gastará à volta de 7.5 lt

A 1150 gasta menos se for a dual spark e também por causa de ter overdrive (6ª).

Eventualmente a questão de gastar mais pode estar directamente relacionada com a qualidade da gasolina. Mas vale a pena espreitar o escape e ver as velas e filtros.

Autor:  Gil Pereira [ terça abr 20, 2010 6:06 pm ]
Assunto da Mensagem: 

K11LT Escreveu:
Viva Gil :smile: ,

Atenção que a mota do Gonçalo é uma GS1100 e não uma 800.
Mesmo com todas as condicionantes (qualidade de gasolina, etc), parece-me um valor algo exgerado para médias globais na casa dos 140 Kms/h:huh:

Gonçalo :smile:


:embaraço: .... não sei onde é que vi tal coisa, mas estava convencido que a moto do Gonçalo era uma 800 :wacko:!
Devo ter confundido com outro membro que está pelas fantásticas paisagens de África.

Obrigado pela correcção!

Autor:  Antonio José Costa [ terça abr 20, 2010 9:50 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Se levavas as malas laterais podes ter aí a razão para um grande aumento de consumo...:idea:

Autor:  Pedro Caleja [ terça abr 20, 2010 10:12 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Antonio José Costa Escreveu:
Se levavas as malas laterais podes ter aí a razão para um grande aumento de consumo...:idea:


Não creio... ele tem o depósito de 42 lt da touratech... aquilo afasta o vento das malas. Também conheço bem as malas que ele tem e nem são das mais largas.

Autor:  Gonçalo Barros [ quarta abr 21, 2010 9:52 am ]
Assunto da Mensagem: 

Miguel Escaleira Escreveu:
Belo passeio. Eu fiquei-me pelas pecadas de Catete até à Funda, ida e volta. Lá a polícia não me consegue apanhar......
(...)
E mesmo assim as especificações falam de 5/6 litros aos 100 a que velocidade?


Não creio que a polícia te fosse apanhar em sítio nenhum por estas bandas...

5/6 lts a 120km/h.

A qualidade da gasolina é de facto má.

Autor:  Gonçalo Barros [ quarta abr 21, 2010 9:56 am ]
Assunto da Mensagem: 

K11LT Escreveu:
Viva Gil :smile: ,

Gonçalo :smile:,

O filtro de gasolina e ar estão Ok? A sincronização dos cilindros está boa? Já tiraste as velas para ver como está o aspecto da queima? Como é que está a saída da panela de escape, preta ou meia acizentada?

Abraço


O filtro de gasolina e o de ar são novos. Fizeram este fds o primeiro uso a sério. As velas são novas. A panela já não existe. Foi retirada quando se colocou o akrapovic.

Penso que terá haver com qualidade de gasolina, afinações nos injectores e no natural aumento exponencial do consumo com a velocidade.:confundido:

Autor:  Antonio José Costa [ quarta abr 21, 2010 11:01 am ]
Assunto da Mensagem: 

A GS 1100, com malas, e com a "parede" que é um deposito de 43l, podes crer que a partir de 130Kms hora não gasta gasolina , bebe-a!! e digo mais, se anderem com ela com o deposito normal e sem malas nem a conhecem.
Gasta pouco e anda o doubro!!!:fixe:

Autor:  Pedro Caleja [ quarta abr 21, 2010 11:48 am ]
Assunto da Mensagem: 

Antonio José Costa Escreveu:
A GS 1100, com malas, e com a "parede" que é um deposito de 43l, podes crer que a partir de 130Kms hora não gasta gasolina , bebe-a!! e digo mais, se anderem com ela com o deposito normal e sem malas nem a conhecem.
Gasta pouco e anda o doubro!!!:fixe:


Eu também tenho o depósito de 43 litros e é claro que se o depósito estiver cheio a mota gasta mais porque está mais pesada. Com o depósito a meio a questão do peso já não se sente e o depósito funciona um pouco como uma carenagem.

É claro que sem malas, essencialmente uma vez mais por causa do peso, consome menos.

No meu caso consome mais porque tenho tendência para acelerar mais e inclinar-me mais. Ontem ia apanhando um susto como o Miguel. numa rotunda inclinei demais e raspei com o pé no chão (ia com o bico do pé inclinado para baixo). Ia de ténis e fiquei com eles lisos numa zona quadriculada e com as costuras à mostra. Mas os K60 aguentaram... grande pneu.

Já agora Gonçalo, quais foram os consumos das outras motas?

Autor:  Antonio José Costa [ quarta abr 21, 2010 3:44 pm ]
Assunto da Mensagem: 

:surpresa:
Pedro Caleja Escreveu:
Eu também tenho o depósito de 43 litros e é claro que se o depósito estiver cheio a mota gasta mais porque está mais pesada. Com o depósito a meio a questão do peso já não se sente e o depósito funciona um pouco como uma carenagem.

É claro que sem malas, essencialmente uma vez mais por causa do peso, consome menos.

No meu caso consome mais porque tenho tendência para acelerar mais e inclinar-me mais. Ontem ia apanhando um susto como o Miguel. numa rotunda inclinei demais e raspei com o pé no chão (ia com o bico do pé inclinado para baixo). Ia de ténis e fiquei com eles lisos numa zona quadriculada e com as costuras à mostra. Mas os K60 aguentaram... grande pneu.

Já agora Gonçalo, quais foram os consumos das outras motas?



Pois eu já tive uma 1100 GS e é como vos digo, tanto gasta 5,5l/100Kms como gasta 10l/100Kms..tudo depende.

e nas outras é igual, um deposito de gasolina na GSA em determinados dias chega de Olhão ao Porto, noutros chega até á AS de Setubal, tudo depende do raio do acelerador. e comigo já aconteceu varias vezes.

Autor:  Gonçalo Barros [ quarta abr 21, 2010 6:42 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Pedro Caleja Escreveu:
Já agora Gonçalo, quais foram os consumos das outras motas?

Ao certo não sei. Só sei que em todas as aldeias por que passávamos lá íamos encostando para abastecer. Acredito que com o ritmo com que o grupo ía todos gastaram muito.

A minha frustração é mais porque pus na cabeça que passaria a fazer 600 ou 700 km sem abastecer e no entanto... faço menos de 400km:notrust:.

Claro que o ritmo foi exagerado e a minha velocidade cruzeiro em estrada boa é 120km/h, logo posso chegar a uma autonomia considerável.

Outra coisa que acho estranho é o depósito levar 35 lts em vez de 41lts. Vou confirmar bem na papelada que veio com o depósito. Lembro-me que achei estranho vir o manual do depósito para aplicar numa Africa Twin. Na altura até quase insultei a touratech por me terem enviado os acessórios errados (não veio o tubo para passagem de gasolina de um lado para o outro nem os parafusos próprios que enroscam no depósito)
Agora estarei a pensar se não me foi enviado outro depósito que não o de 41lts para a GS...:confundido::huh::surpresa:.

Autor:  Pedro Caleja [ quarta abr 21, 2010 9:14 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Gonçalo Barros Escreveu:
Outra coisa que acho estranho é o depósito levar 35 lts em vez de 41lts. Vou confirmar bem na papelada que veio com o depósito. Lembro-me que achei estranho vir o manual do depósito para aplicar numa Africa Twin.



:lol: :lol: :lol: :lol:

Não fui o único a acontecer-me.

Montaram-te mal o tubo ou é demasiado curto.

A mim também me aconteceu... uma vez fiquei apeado e "descobri" que o depósito só tinha 34 lt...

Mete um tubo mais longo para chegar ao fim do depósito... e já agora mete o tubo do lado esquerdo... porque quando metes a mota no descanso lateral com pouca gasolina ela foge toda para esse lado... e se o tubo tiver do outro lado tens de esperar que a gasolina escorra.

Página 1 de 2 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
https://www.phpbb.com/