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F 800 GS em areia http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=33&t=4831 |
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Autor: | Miguel Escaleira [ segunda mai 24, 2010 2:45 pm ] |
Assunto da Mensagem: | F 800 GS em areia |
Boas Desta vez estou aqui para colocar uma questão mais técnica. Estou em Angola com a minha 800 GS. Como não podia deixar de ser, aproveito todos os momentos livres para dar uma volta pelas picadas. Até aqui nada de especial, ate chegarmos á areia ou terra solta. Aí parece que a burra tem vida própria. E tanto á assim, que quando for embora daqui, estou mais apto para o alterofilismo do que para o Paris-Dakar. Os defeitos que sinto, são: Em terra, a frente foge muito. Basta apanhar um bocadinho de terra solta e ela acusa logo de imediato. Se apanha areia, é quase quem manda é ela, e o resto é treta. Quer em pé, sentado, devagar, depressa. já tentei tudo. Pergunta aos veteranos. É apenas azelhice, ou é mesmo assim? Tem que se fazer alterações tipo suspenção, amortecedor de direcção, etc ou só treinar mais? Agradecia algumas dicas, pois gostava de aproveitar mais a burra que tenho. P.S. A burra tem as afinações de fábrica, e os pneus são os Continental TKC |
Autor: | K11LT [ segunda mai 24, 2010 3:22 pm ] |
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Pois é Miguel, parece que é preciso é treinar muito. Isso e mão certinha no acelerador (nem muito, nem pouco...não me perguntes o que isso é ![]() Bem, mas existe aqui pessoal quem tem muitos Kms feitos em areia que pode tentar transmitir algo mais. Abraço |
Autor: | whizzkidd [ segunda mai 24, 2010 3:23 pm ] |
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Na areia quem manda é ela... Faças o que fizeres se contrariares a bicha vais ao chão... A solução é reduzires a pressão e assim minimizares a "vontade própria" da rapariga... ![]() |
Autor: | nunodaluz [ segunda mai 24, 2010 4:03 pm ] |
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Amigo eu treino um pouco em areia, pois onde vivo existem muitos pinhais. Eu tenho um truque, alem de tudo o que se falou, pois tenho um GS1200, estou mais concentrado do que o normal, pois já deves ter reparado o reflexo que temos de quando ela começa a ganhar vida própria de desacelerar, é automático, por mais que digam que não. Eu mantenho é sempre a aceleração e tento contrariar o reflexo de desacelerar, com TKC que uso ela até se porta bem. Mas de vez em quando vou ao chão, sabes porque porque tiro gás.... Mas isto sou eu |
Autor: | K11LT [ segunda mai 24, 2010 4:28 pm ] |
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Tu dá-lhe gás Nuno, dá-lhe gás....que eu ainda não posso ![]() |
Autor: | nunodaluz [ segunda mai 24, 2010 4:29 pm ] |
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Pois da ultima vez foi tanto que até fez looping |
Autor: | Pedro Caleja [ segunda mai 24, 2010 6:16 pm ] |
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Acho que já disseram quase tudo... menos pressão nos pneus, manter a aceleração... muito treino. Eu acrescentava a isto um amortecedor de direcção... Quanto à suspenção, talvez o Paulo Li possa ajudar. |
Autor: | Paco [ terça mai 25, 2010 12:40 pm ] |
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Em areia a moto ganha vida própria. E com uma vontade difícil de contrariar. Resultado: quantos mais kms, melhor. E de vez em quando: chão. De preferência em areia mole. |
Autor: | Rui Nuno Silva [ terça mai 25, 2010 5:28 pm ] |
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Caro Miguel; A condução em areia é provavelmente a mais dificil e exigente de todas, quer para o piloto quer para a maquina, exige destreza, preparação fisica e conhecimento das capacidades da mota. A situação mais vulgar na condução sobre este tipo de terreno é o enterrar da roda dianteira na areia, travando a marcha e projectando-nos para o chão. Fundamental é retirar pressão aos pneus e ter a mota o mais leve possivel, estar ciente de que necessário imprimir um ritmo vivo e tentar manter todo o nosso peso sobre a roda traseira, ou seja, libertando a roda dianteira, aliás, esta quanto menos contacto tiver com o solo melhor. A isto chama-se condução de roda no ar:lol: . Aconselho tambem um amortecedor de direcção, ajuda nas situações de perda de contrle do guiador, no entanto torna-se mais dificil a leitura do terreno. Cumprimentos |
Autor: | Joao Krull [ terça mai 25, 2010 10:10 pm ] |
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Paco Escreveu: Em areia a moto ganha vida própria. E com uma vontade difícil de contrariar. Resultado: quantos mais kms, melhor. E de vez em quando: chão. De preferência em areia mole.
Eheheheheh ...tu lá sabes, Pedro! ![]() Penso que já foi tudo dito, por aqui! Miguel! Acrescento somente que deves levar muita água... ![]() |
Autor: | pbar [ quarta mai 26, 2010 12:15 am ] |
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Roda em 2ª com as rotações altas e controla a velocidade com o acelerador. Anda mais rapido para ela levantar e não enterrar muito e vai sempre a olhar para a frente para veres bem onde vais cair ![]() |
Autor: | Miguel Escaleira [ quarta mai 26, 2010 8:53 am ] |
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Boas Abri este tópico a pensar mesmo que o problema era meu ou no máximo meu e da moto. Meu porque a experiência em arei é mínima. Da moto porque sinto exatamento o mesmo em terra. E em terra, já tenho umas horitas. Neste feriado (ontem aqui foi feriado ![]() A pergunta passa a ser então: Que pode fazer com que a frente fuja assim? |
Autor: | Antonio G Godinho [ quarta mai 26, 2010 12:52 pm ] |
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Miguel Escaleira Escreveu: Boas
Desta vez estou aqui para colocar uma questão mais técnica. Estou em Angola com a minha 800 GS. Como não podia deixar de ser, aproveito todos os momentos livres para dar uma volta pelas picadas. Até aqui nada de especial, ate chegarmos á areia ou terra solta. Aí parece que a burra tem vida própria. E tanto á assim, que quando for embora daqui, estou mais apto para o alterofilismo do que para o Paris-Dakar. Os defeitos que sinto, são: Em terra, a frente foge muito. Basta apanhar um bocadinho de terra solta e ela acusa logo de imediato. Se apanha areia, é quase quem manda é ela, e o resto é treta. Quer em pé, sentado, devagar, depressa. já tentei tudo. Pergunta aos veteranos. É apenas azelhice, ou é mesmo assim? Tem que se fazer alterações tipo suspenção, amortecedor de direcção, etc ou só treinar mais? Agradecia algumas dicas, pois gostava de aproveitar mais a burra que tenho. P.S. A burra tem as afinações de fábrica, e os pneus são os Continental TKC Miguel, Eu também sinto isto e ja cheguei a pensar que fossem diversas outras coisas menos o que era obvio: a Nossa mota nao tem muito peso a frente o que faz com que facilmente ceda as trilhos que encontrar ou ao tipo de area ( mais ou menos maciças ) o que faço é acelerar e assim ganho mais aderencia a picada. tenho uns amigos que fizeram um curso da BMW para andar na picada e eles aconselham a levantar um bocado o voltante, da uma melhor condução. Quando vou a picada a mota esta mais pesada e tenho a mochila de deposito acho que deve dar algum peso a frente da mota também. È so uma opinião com base na pouca experiencia que tenho. |
Autor: | Antonio G Godinho [ quarta mai 26, 2010 12:56 pm ] |
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Miguel Escaleira Escreveu: Boas
Abri este tópico a pensar mesmo que o problema era meu ou no máximo meu e da moto. Meu porque a experiência em arei é mínima. Da moto porque sinto exatamento o mesmo em terra. E em terra, já tenho umas horitas. Neste feriado (ontem aqui foi feriado ![]() A pergunta passa a ser então: Que pode fazer com que a frente fuja assim? Miguel, Eu tenho um problema: sempre que vou a picada volto com a impressao que a jante empenou. o que acontece é que o pneu sai do lugar ou seja, move-se ligeiramente da jante e então nao fica certo e sentes como se tivesse a fugir. será isto ? Tenho alguam dificuldade em estar com a mota direita a andar devagar... cheguei a pensar que poderia ser o peso que tem dos extras mas ando em outras iguais e sinto a mesma coisa. |
Autor: | Miguel Escaleira [ quarta mai 26, 2010 6:29 pm ] |
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Boas Vou tentar explicar melhor. Imagine um carro com folga nos terminais da direcção. O carro foge para um dos lados de repente, sem que o guiador se mexa. è isso que faz em recta na picada. No alcatrão nunca senti. Nas curvas, ao curvar, mesmo devagar, escorrega em frente.. E quando digo devagar, é mesmo devagar. |
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