Quem minimamente já teve contactos com produção industrial, sabe bem que podem ocorrer erros de produção e / ou materiais defeituosos que não são de imediato detectados pelo Controlo de Qualidade das fábricas. Muitas vezes alguns componentes de um determinado produto final nem sequer são fabricados no produtor, recorrendo este a terceiros através de protocolos de fabrico. Tudo bem, qualquer consumidor mais ou menos exigente que seja, aceita estas situações não direi que com agrado, mas com uma certa resignação desde que o Serviço Pós Venda agregado ao produto que adquiriu, lhe dê uma resolução cabal, rápida e eficaz ao seu problema. Não tenho uma Adventure, mas a explicação do nosso amigo Masas satisfaz-me como consumidor e utilizador de produtos BMW. No entanto, e aproveitando aqui a sua presença no forum. gostaria de lhe deixar uma sugestão. No panorama motociclistico mundial, ninguém tem dúvidas que a BMW ocupa um lugar de destaque, evidenciando-se pela qualidade e fiabilidade dos produtos que fabrica e comercializa nas várias vertentes da sua utilização. Quando alguém referencia o nome BMW de imediato se produz a sensação no consumidor de algo que gostaria de ter, e isto só pelo que o próprio nome implica. No entanto, e de modo para mim inexplicável, verifica-se que ninguém se queixando do essencial (salvo muito raras excepções), toda a gente se queixa do acessório (no sentido lato do termo). Pequenos pormenores, mesmo muito pequenos, deveriam ser corrigidos pela BMW em algumas das suas máquinas nomeadamente e no caso que me diz respeito na K1200LT. O fecho do Top Case: Segundo me parece é fabricado em antimónio ou numa liga que o contém em grande parte. Não é suficientemente forte e a ergonomia de encaixe não é fiável nem resistente. O ecrã frontal: Não tem qualidade e a pelicula que o reveste tem uma duração de vida extremamente curta. A tampa plástica do bocal do depósito de combustivel: A forma como se processa o seu encaixe e accionamento leva a que empene num curto espaço de tempo. A folga do disco traseiro: Ao fim de mais ou menos 10.000 km de utilização parece que estamos sentados numa carroça, tal o barulo metálico que produz devido à enorme folga que entretanto se gerou. Estes pormenores entre outros, estou em crer que serão de simples resolução por parte da BMW sem custos adicionais de fabrico, e que no entanto, ao eliminá-los, a BMW estará a contribuir para um significativo aumento do grau de satisfação dos seus clientes e consequentemente num aumento das suas vendas. No que ninguém fala, o consumidor geralmente é perverso e nunca elogia o que é bom, o fantástico motor, a excepcional caixa de velocidades, a ergonomia dos comandos, o conforto, a dinâmica de condução, não é necessário mexer. É de preservar ou até, quem sabe, fazer o impossivel de melhorar o óptimo. Cabe às BMW's espalhadas pelo Mundo fora transmitirem à casa mãe os anseios, preocupações e exigências dos mercados e consumidores, e é nesse sentido e não no de uma simples critica, que aqui deixo este texto.
_________________ Luis Vicêncio http://pescacomamostras.net
|