peras pereira Escreveu:
Na altura da alteração do óleo pelo concessionário, só me apercebi quando cheguei a casa. Telefonei para eles e disseram que face á altura do ano "outono" seria o óleo + recomendado, e que no momento a bmw aconselha mais o 10W40..blá blá...
No entanto não percebo nada de óleos e tenho que confiar no concessionário, falam-me em temperaturas e até aceito que optém por esta ou aquela viscosidade em países ou regiões de certos países, em que a diferença de temperatura o justifique, no nosso cantinho parece-me que não há essa necessidade, não me recordo de ver -10ºc nem mais 50ºc...
Podes estar tranquilo que em nada a alteração na graduação do óleo prejudica o motor da tua máquina. São ambas graduações adequadas ao nosso clima e certamente dentro do que é recomendado pela marca. Não sei é se não será prejudicial para a carteira do cliente.

Pode ser uma diferença pequena e sem importância para cada cliente, mas representar muito dinheiro para uma marca, quando as recomendações são seguidas à escala planetária para veículos de toda a espécie...
A resposta que obtiveste do concessionário é elucidativa. Tem uma parte técnica, a justificação de adequação ao tipo de clima (temperaturas ambientes típicas do nosso país) que já havia sido mencionada e foi a esperada. Sobre esta parte, já deste tu próprio resposta. No caso específico de uma mota que circule no nosso país, numa zona relativamente próxima do litoral, mesmo em pleno Outono, não há, creio, diferenças práticas nenhumas a nível da protecção do motor, com um óleo 20W50 ou 10W40. Ou seja, a viscosidade é, em ambos os casos, adequada a uma lubrificação correcta.
A outra parte da resposta é mais ou menos vaga ("a BMW recomenda"), o suficiente para não se perceber se se trata de uma recomendação técnica ou de outra natureza. ]Quando dizes referência presumo que queres dizer graduação de viscosidade. Isso eles põem, não põem é a marca. Logo podem por Galp e se precisares atestar podes estar a atestar com Castrol

[/QUOTE]
Verdade, mas os óleos actuais são totalmente miscíveis, quer na marca (obviamente), quer na graduação, quer na percentagem de óleo sintético usado no produto final. Significa isto que se pode, sem problemas, misturar óleo mineral com óleo sintético, por exemplo.
As facturas da oficina onde faço as revisões, discriminam sempre a graduação e a marca do óleo.
Zé Paulo.