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BATERIA - F800GS
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Autor:  Nuno Dias Jorge [ quarta mai 04, 2011 12:54 pm ]
Assunto da Mensagem:  BATERIA - F800GS

Boas,

Não se alguém me pode aconselhar sobre a bateria da F800GS.
Tenho a moto desde Dez/2008 e até ao momento nunca me debrucei sobre a bateria, não sei se é de Gel ou normal.

O problema é que ultimamente anda a descarregar muito depressa de 2/3 dias depois de carregamento fica nas lonas.

É normal este problema quando a moto tem este tempo e só tem 19.000km?

Daqui a um tempo temos o LAL e tenho receio que ficar a meio do caminho :embaraço: :embaraço:

Autor:  Leonel Silva [ quarta mai 04, 2011 1:17 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Verifica o aperto das ligações.

Seguidamente deves esclarecer se está a ser carregada corretamente.
Em princípio, isso acontece quando apaga a luz da bateria.
Se quiseres confirmar, mede a tensão aos terminais da bateria deixando o motor a trabalhar. Deves encontrar 13,8v +/-.
Avalias assim o alternador e o regulador.

Se estiver bem, vais deixá-la em repouso com úm dos cabos desligados para despistares se algum circuito fica ligado ou tens uma passagem para a massa.
Medes a tensão depois de carregada e passados um ou dois dias.
Não deverás encontrar menos que 12v.
Verifica depois a vivacidade do arranque da mota, se é o que conhecias dos bons tempos ou se é esforçado.
Avalias se a bateria tem curto-circuitos internos.

Na bateria verificarás se é de chumbo/ácido ou gel.

As baterias são equipamentos que avariam com relativa facilidade especialmente as primeiras com as vibrações, a solução é substiuí-las.

Se isto for complicado, oficina.

Autor:  João Almeida Braga [ quarta mai 04, 2011 10:54 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Excelente Leonel!
Isto sim é uma resposta!

Autor:  Nuno Dias Jorge [ quinta mai 05, 2011 9:32 am ]
Assunto da Mensagem: 

Obrigado, vou já testar este fim de semana.

Autor:  Nuno Dias Jorge [ quinta mai 05, 2011 9:56 am ]
Assunto da Mensagem: 

Boas Leonel

Não percebo patavina de electricidade, mas se medir a tensão com a moto desligada, sendo a bateria de 12V (penso eu), vou conseguir medir mais do que 12V?

E a moto ligada consigo ler 13,8V?

Desculpa pela dúvida.

Obrigado

Leonel Silva Escreveu:
Verifica o aperto das ligações.

Seguidamente deves esclarecer se está a ser carregada corretamente.
Em princípio, isso acontece quando apaga a luz da bateria.
Se quiseres confirmar, mede a tensão aos terminais da bateria deixando o motor a trabalhar. Deves encontrar 13,8v +/-.
Avalias assim o alternador e o regulador.

Se estiver bem, vais deixá-la em repouso com úm dos cabos desligados para despistares se algum circuito fica ligado ou tens uma passagem para a massa.
Medes a tensão depois de carregada e passados um ou dois dias.
Não deverás encontrar menos que 12v.
Verifica depois a vivacidade do arranque da mota, se é o que conhecias dos bons tempos ou se é esforçado.
Avalias se a bateria tem curto-circuitos internos.

Na bateria verificarás se é de chumbo/ácido ou gel.

As baterias são equipamentos que avariam com relativa facilidade especialmente as primeiras com as vibrações, a solução é substiuí-las.

Se isto for complicado, oficina.

Autor:  Élvio Andrade [ quinta mai 05, 2011 10:32 am ]
Assunto da Mensagem: 

Viva,

a minha primeira bateria morreu em plena pista em marrocos sem qualquer aviso prévio (e em andamento). Fez 29 000 km.

Autor:  Leonel Silva [ quinta mai 05, 2011 10:42 am ]
Assunto da Mensagem: 

À vontade.
Quanto mais perceberes destas coisas mais autonomia ganhas, por isso vai até onde puderes.

Com a bateria em repouso poderás ler 12,2v idealmente. 12v já não é mau, se leres menos que isso é porque já entregou a alma ao criador. Não vais mais poder confiar nela.

Para a carregar, o regulador tenta manter 13,8v, o que só será possível com o motor a trabalhar.

Autor:  Joao Krull [ quinta mai 05, 2011 6:49 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Élvio Andrade Escreveu:
Viva,

a minha primeira bateria morreu em plena pista em marrocos sem qualquer aviso prévio (e em andamento). Fez 29 000 km.


A minha tb morreu assim, para ai com dois anos!!!

Nuno!
Troca por uma nova.

Autor:  Ronaldo Rocha [ quinta mai 05, 2011 11:38 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Parece comum bateria de BMW durar pouco. Aqui no Brasil tambem ouço falar da pouca vida útil. porque será?
Na minha XT600 durou 7 anos e a XT660 vendi com 4 anos sem trocar bateria.

Sds

Autor:  Nuno Dias Jorge [ sexta mai 06, 2011 11:11 am ]
Assunto da Mensagem: 

Ontem à noite aventurei-me a desmontar a moto, isto para quem não percebe nada de mecânica de motos.
Depois de tirar os parafusos e plásticos lá consegui chegar à bateria conforme foto e pelo que vejo deve ser de Gel, penso não me enganar.
Amanha vou medir com o voltímetro para ver os valores.

Quanto à mudança de bateria o que é que aconselham e onde comprar ou vou à BMW comprar uma nova?

Pelo que vi no forum uma bateria na BMW deve ser 100€ e picos...

Autor:  fjorge [ sábado mai 07, 2011 9:27 am ]
Assunto da Mensagem: 

uma das minhas morreu o ano passado, é uma bateria sem manutenção, aos 25000kms , mas sobreviveu , não sei até quando :smile: comprei uma nova e ainda não a montei, como sou teimoso , um dia fico apeado.
comprei-a no bricomarchê - na altura tinham à venda muitas baterias para motas.

a bateria da 650GS, porem tem quase 9 anos, só tenho q ver a água de vez enquanto e está ali para durar...dá trabalho , mas são as melhores :bigsmile: mas atenção, esta mota anda todos os dias...excepto aos fins de semana :lingua: sou ao contrário da maioria ... :smile: :smile:

Autor:  Nuno Dias Jorge [ quarta mai 11, 2011 10:49 am ]
Assunto da Mensagem: 

Pois é... ontem lá fui mamar a buxa à BMW :blink: :blink:
Afinal depois de fazerem um diagnóstico à moto a bateria já estava mais morta que viva e tive que largar o guito para montar uma nova.

Autor:  Jonhy Bravo [ sexta mai 27, 2011 1:27 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Nuno Dias Jorge Escreveu:
Pois é... ontem lá fui mamar a buxa à BMW :blink: :blink:
Afinal depois de fazerem um diagnóstico à moto a bateria já estava mais morta que viva e tive que largar o guito para montar uma nova.


Quanto, já agora?

Autor:  Fernando Fernandes [ quinta jun 02, 2011 5:13 pm ]
Assunto da Mensagem:  Não é de gel

Pela foto que apresentas essa bateria é uma bateria AGM (Absorbent Glass Mat), uma nova tecnologia em baterias seladas à base de micro fibras que nem é de gel nem é de ácido, mas com mais potência de arranque.
Estas baterias têm a vantagem de trabalharem em qualquer posição, excepto invertidas e de poderem ser carregadas/mantidas com qualquer estabilizador de baterias, o que já não acontece com as baterias de gel que necessitam aparelhos próprios e que facilmente se estragam quando essa regra não é respeitada.
O preço de mais de 100 euros pedido pela BMW é exagerado se comparado com o que é pedido em vários sites da internet, onde já com portes se compram pelos 70 euros.
Estas baterias pelas suas características são entregues já carregadas e podem circular pelos correios ou transportadoras já que são blindadas e não existe o perigo do derrame de ácidos.

Podes ficar com uma ideia daquilo que podes comprar seguindo estes links no EBAY:

http://cgi.ebay.es/AGM-Batterie-YTX14-BS-BMW-F-800-S-ABS-07-09-/230491270356?pt=Motorrad_Kraftradteile&hash=item35aa59acd4

http://shop.ebay.es/i.html?_kw=motobatt&_kw=bmw&_kw=f&_kw=800

Tens aqui um link que explica como montar a bateria: http://www.bmwmcchattanooga.com/showAssembly.aspx?ukey_assembly=184641&ukey_product=1053024

Se a máquina tiver pouco uso, que é o caso da minha, um estabilizador Optimate3, resolve.:bigsmile:

[quote="Nuno Dias Jorge"]Ontem à noite aventurei-me a desmontar a moto, isto para quem não percebe nada de mecânica de motos.
Depois de tirar os parafusos e plásticos lá consegui chegar à bateria conforme foto e pelo que vejo deve ser de Gel, penso não me enganar.
Amanha vou medir com o voltímetro para ver os valores.

Quanto à mudança de bateria o que é que aconselham e onde comprar ou vou à BMW comprar uma nova?

Pelo que vi no forum uma bateria na BMW deve ser 100€]

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