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BATERIA - F800GS http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=33&t=5967 |
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Autor: | Nuno Dias Jorge [ quarta mai 04, 2011 12:54 pm ] |
Assunto da Mensagem: | BATERIA - F800GS |
Boas, Não se alguém me pode aconselhar sobre a bateria da F800GS. Tenho a moto desde Dez/2008 e até ao momento nunca me debrucei sobre a bateria, não sei se é de Gel ou normal. O problema é que ultimamente anda a descarregar muito depressa de 2/3 dias depois de carregamento fica nas lonas. É normal este problema quando a moto tem este tempo e só tem 19.000km? Daqui a um tempo temos o LAL e tenho receio que ficar a meio do caminho ![]() ![]() |
Autor: | Leonel Silva [ quarta mai 04, 2011 1:17 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Verifica o aperto das ligações. Seguidamente deves esclarecer se está a ser carregada corretamente. Em princípio, isso acontece quando apaga a luz da bateria. Se quiseres confirmar, mede a tensão aos terminais da bateria deixando o motor a trabalhar. Deves encontrar 13,8v +/-. Avalias assim o alternador e o regulador. Se estiver bem, vais deixá-la em repouso com úm dos cabos desligados para despistares se algum circuito fica ligado ou tens uma passagem para a massa. Medes a tensão depois de carregada e passados um ou dois dias. Não deverás encontrar menos que 12v. Verifica depois a vivacidade do arranque da mota, se é o que conhecias dos bons tempos ou se é esforçado. Avalias se a bateria tem curto-circuitos internos. Na bateria verificarás se é de chumbo/ácido ou gel. As baterias são equipamentos que avariam com relativa facilidade especialmente as primeiras com as vibrações, a solução é substiuí-las. Se isto for complicado, oficina. |
Autor: | João Almeida Braga [ quarta mai 04, 2011 10:54 pm ] |
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Excelente Leonel! Isto sim é uma resposta! |
Autor: | Nuno Dias Jorge [ quinta mai 05, 2011 9:32 am ] |
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Obrigado, vou já testar este fim de semana. |
Autor: | Nuno Dias Jorge [ quinta mai 05, 2011 9:56 am ] |
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Boas Leonel Não percebo patavina de electricidade, mas se medir a tensão com a moto desligada, sendo a bateria de 12V (penso eu), vou conseguir medir mais do que 12V? E a moto ligada consigo ler 13,8V? Desculpa pela dúvida. Obrigado Leonel Silva Escreveu: Verifica o aperto das ligações.
Seguidamente deves esclarecer se está a ser carregada corretamente. Em princípio, isso acontece quando apaga a luz da bateria. Se quiseres confirmar, mede a tensão aos terminais da bateria deixando o motor a trabalhar. Deves encontrar 13,8v +/-. Avalias assim o alternador e o regulador. Se estiver bem, vais deixá-la em repouso com úm dos cabos desligados para despistares se algum circuito fica ligado ou tens uma passagem para a massa. Medes a tensão depois de carregada e passados um ou dois dias. Não deverás encontrar menos que 12v. Verifica depois a vivacidade do arranque da mota, se é o que conhecias dos bons tempos ou se é esforçado. Avalias se a bateria tem curto-circuitos internos. Na bateria verificarás se é de chumbo/ácido ou gel. As baterias são equipamentos que avariam com relativa facilidade especialmente as primeiras com as vibrações, a solução é substiuí-las. Se isto for complicado, oficina. |
Autor: | Élvio Andrade [ quinta mai 05, 2011 10:32 am ] |
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Viva, a minha primeira bateria morreu em plena pista em marrocos sem qualquer aviso prévio (e em andamento). Fez 29 000 km. |
Autor: | Leonel Silva [ quinta mai 05, 2011 10:42 am ] |
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À vontade. Quanto mais perceberes destas coisas mais autonomia ganhas, por isso vai até onde puderes. Com a bateria em repouso poderás ler 12,2v idealmente. 12v já não é mau, se leres menos que isso é porque já entregou a alma ao criador. Não vais mais poder confiar nela. Para a carregar, o regulador tenta manter 13,8v, o que só será possível com o motor a trabalhar. |
Autor: | Joao Krull [ quinta mai 05, 2011 6:49 pm ] |
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Élvio Andrade Escreveu: Viva, a minha primeira bateria morreu em plena pista em marrocos sem qualquer aviso prévio (e em andamento). Fez 29 000 km. A minha tb morreu assim, para ai com dois anos!!! Nuno! Troca por uma nova. |
Autor: | Ronaldo Rocha [ quinta mai 05, 2011 11:38 pm ] |
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Parece comum bateria de BMW durar pouco. Aqui no Brasil tambem ouço falar da pouca vida útil. porque será? Na minha XT600 durou 7 anos e a XT660 vendi com 4 anos sem trocar bateria. Sds |
Autor: | Nuno Dias Jorge [ sexta mai 06, 2011 11:11 am ] |
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Ontem à noite aventurei-me a desmontar a moto, isto para quem não percebe nada de mecânica de motos. Depois de tirar os parafusos e plásticos lá consegui chegar à bateria conforme foto e pelo que vejo deve ser de Gel, penso não me enganar. Amanha vou medir com o voltímetro para ver os valores. Quanto à mudança de bateria o que é que aconselham e onde comprar ou vou à BMW comprar uma nova? Pelo que vi no forum uma bateria na BMW deve ser 100€ e picos... |
Autor: | fjorge [ sábado mai 07, 2011 9:27 am ] |
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uma das minhas morreu o ano passado, é uma bateria sem manutenção, aos 25000kms , mas sobreviveu , não sei até quando ![]() comprei-a no bricomarchê - na altura tinham à venda muitas baterias para motas. a bateria da 650GS, porem tem quase 9 anos, só tenho q ver a água de vez enquanto e está ali para durar...dá trabalho , mas são as melhores ![]() ![]() ![]() ![]() |
Autor: | Nuno Dias Jorge [ quarta mai 11, 2011 10:49 am ] |
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Pois é... ontem lá fui mamar a buxa à BMW ![]() ![]() Afinal depois de fazerem um diagnóstico à moto a bateria já estava mais morta que viva e tive que largar o guito para montar uma nova. |
Autor: | Jonhy Bravo [ sexta mai 27, 2011 1:27 pm ] |
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Nuno Dias Jorge Escreveu: Pois é... ontem lá fui mamar a buxa à BMW ![]() ![]() Afinal depois de fazerem um diagnóstico à moto a bateria já estava mais morta que viva e tive que largar o guito para montar uma nova. Quanto, já agora? |
Autor: | Fernando Fernandes [ quinta jun 02, 2011 5:13 pm ] |
Assunto da Mensagem: | Não é de gel |
Pela foto que apresentas essa bateria é uma bateria AGM (Absorbent Glass Mat), uma nova tecnologia em baterias seladas à base de micro fibras que nem é de gel nem é de ácido, mas com mais potência de arranque. Estas baterias têm a vantagem de trabalharem em qualquer posição, excepto invertidas e de poderem ser carregadas/mantidas com qualquer estabilizador de baterias, o que já não acontece com as baterias de gel que necessitam aparelhos próprios e que facilmente se estragam quando essa regra não é respeitada. O preço de mais de 100 euros pedido pela BMW é exagerado se comparado com o que é pedido em vários sites da internet, onde já com portes se compram pelos 70 euros. Estas baterias pelas suas características são entregues já carregadas e podem circular pelos correios ou transportadoras já que são blindadas e não existe o perigo do derrame de ácidos. Podes ficar com uma ideia daquilo que podes comprar seguindo estes links no EBAY: http://cgi.ebay.es/AGM-Batterie-YTX14-BS-BMW-F-800-S-ABS-07-09-/230491270356?pt=Motorrad_Kraftradteile&hash=item35aa59acd4 http://shop.ebay.es/i.html?_kw=motobatt&_kw=bmw&_kw=f&_kw=800 Tens aqui um link que explica como montar a bateria: http://www.bmwmcchattanooga.com/showAssembly.aspx?ukey_assembly=184641&ukey_product=1053024 Se a máquina tiver pouco uso, que é o caso da minha, um estabilizador Optimate3, resolve. ![]() [quote="Nuno Dias Jorge"]Ontem à noite aventurei-me a desmontar a moto, isto para quem não percebe nada de mecânica de motos. Depois de tirar os parafusos e plásticos lá consegui chegar à bateria conforme foto e pelo que vejo deve ser de Gel, penso não me enganar. Amanha vou medir com o voltímetro para ver os valores. Quanto à mudança de bateria o que é que aconselham e onde comprar ou vou à BMW comprar uma nova? Pelo que vi no forum uma bateria na BMW deve ser 100€] |
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