Data/Hora: quinta jun 19, 2025 9:59 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 29 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: domingo mai 15, 2011 9:06 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sábado fev 20, 2010 10:27 pm
Ora viva
Com apenas 11000km o pneu frontal da minha GSA está prestes a encomendar a alma ao criador. A moto veio equipada com os Tourance EXP. Estes são pneus elegidos por muitos onde todos conhecemos os seus atributos tendo como ponto mais negativo um desgaste rápido. Podia considerar que estava perante uma situação normal se não fosse o facto de o pneu traseiro estar em muito melhor estado. Em relação à pressão dos pneus tenho tido o cuidado de os manter a 2.4 2.9 onde penso ser um bom compromisso para andar sozinho ou com pendura. Importa referir que ando sempre com malas laterais e top case o que pode explicar este desgaste precoce.Mas apenas no pneu frontal? Os meus percursos são maioritariamente em estradas secundárias, curvas, curvas e mais curvas e raramente circulo em AE e quando isso acontece não costumo ultrapassar os 140km/h. Hoje num passeio Porto / Régua pela N108 que para quem conhece é uma estrada bem recheada em curvas por inúmeras vezes estive para ir ao tapete. Felizmente e só por mero acaso e sorte é que isso não aconteceu. Curiosamente isto aconteceu apenas quando inclinava para o lado esquerdo. Efeito veio de transmissão ou peso mal distribuído nas malas laterais?

Acham isto normal? Mais alguém com situação idêntica?

Agradeço comentários e explicação para isto.

Abraços:fixe:

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 16, 2011 12:27 am 
Desligado
Guru CKLT

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Viva Ruca!

Acredita que acho 11000kms para um EXP na GSA, muito bom.
Tb tenho os EXP montados na GS800, mais leve e roda 21, já estão a ficar nas lonas com 10000kms. A pressão que normalmente uso é de 2,2-2,5 e o pneu da frente sempre mostrou mais desgaste.

De facto o pneu é excelente e quero pensar que se trata de uma situação normal pelo que relatas, apesar de achar que tens pressão a mais.

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!

MensagemEnviado: segunda mai 16, 2011 2:41 pm 
Desligado
Rookie

Registado: terça fev 20, 2007 9:30 am
Ruca Escreveu:
Ora viva
Com apenas 11000km o pneu frontal da minha GSA está prestes a encomendar a alma ao criador. A moto veio equipada com os Tourance EXP. Estes são pneus elegidos por muitos onde todos conhecemos os seus atributos tendo como ponto mais negativo um desgaste rápido. Podia considerar que estava perante uma situação normal se não fosse o facto de o pneu traseiro estar em muito melhor estado. Em relação à pressão dos pneus tenho tido o cuidado de os manter a 2.4 2.9 onde penso ser um bom compromisso para andar sozinho ou com pendura. Importa referir que ando sempre com malas laterais e top case o que pode explicar este desgaste precoce.Mas apenas no pneu frontal? Os meus percursos são maioritariamente em estradas secundárias, curvas, curvas e mais curvas e raramente circulo em AE e quando isso acontece não costumo ultrapassar os 140km/h. Hoje num passeio Porto / Régua pela N108 que para quem conhece é uma estrada bem recheada em curvas por inúmeras vezes estive para ir ao tapete. Felizmente e só por mero acaso e sorte é que isso não aconteceu. Curiosamente isto aconteceu apenas quando inclinava para o lado esquerdo. Efeito veio de transmissão ou peso mal distribuído nas malas laterais?

[font="Verdana"][SIZE="2"][color="Blue"]
Boas,

Começo por dizer que não tenho experiência de GSA, mas sim uma GS normal, que não sendo a mesma coisa (peso essencialmente), é muito parecido.

Assim como não tenho experiência de Metzeler Tourance EXP, embora já tenha usado muito Metzeler Tourance normal, mas nunca EXP.

Posto isto:

1º Não acho que o facto de andares com laterais e top-case influencie no desgaste, a não ser que andes sempre full loaded, o que não me parece o caso.

2º Parece-me que 2.4, a solo, 2.9, com pendura, é pressão excessiva para pneu da frente. Independentemente das marcas, já experimentei 3(Metzeler Tourance, Michelin Anakee I e II e Continental), nunca passei dos 2.5/2.4 full loaded e 2.2/2.3 a solo.

3º Ainda que, como referi, nunca tenha usado Tourance EXP, concordo contigo que 11.000 quilómetros é manifestamente pouco. Normalmente, um jogo faz-me sempre mais de 20.000 quilómetros, tendo inclusivamente feito 23.000 quilómetros com um jogo de Tourance. Os Continental Conti Attack não entram nesta avaliação, pois estou a usar pela 1ª vez, e não fiquei cliente. Mas isto dos quilómetros que cada jogo faz, não tem só a ver com os percursos, velocidades e pressões, também tem muito a ver com a condução de cada um.

Concluindo, não acho normal que um jogo de pneus dure 11.000 quilómetros, nem acho normal que com essa quilometragem o pneu não tenha um comportamento normal... Não poderá ser por, em minha opinião, poderes ter pressão a mais?[/color][/SIZE][/font]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 16, 2011 3:14 pm 
Desligado
Guru CKLT

Viva Luis!

As pressões que são menssionadas, é para o pneu da frente e para o pneu de trás, no meu caso, 2.2Fr 2.5Tr.

Quanto ao pneu, não compares o tourance normal com o tourance EXP, são muitos diferentes no seu composto.

Já tive os Tourance normais e fizeram 16000kms, mas é pneu para fazer mais como dizes.
Agora, como disse, 11000kms para um EXP já é muito bom.
Vais ver que dificilmente farás com os continental os mesmos kms, uma vez que se assemelha mais a um EXP.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 16, 2011 3:50 pm 
Desligado
Rookie

Joao Krull Escreveu:
Viva Luis!

As pressões que são menssionadas, é para o pneu da frente e para o pneu de trás, no meu caso, 2.2Fr 2.5Tr.

Quanto ao pneu, não compares o tourance normal com o tourance EXP, são muitos diferentes no seu composto.

Já tive os Tourance normais e fizeram 16000kms, mas é pneu para fazer mais como dizes.
Agora, como disse, 11000kms para um EXP já é muito bom.
Vais ver que dificilmente farás com os continental os mesmos kms, uma vez que se assemelha mais a um EXP.

Olá João,

Como disse, eu não tenho qualquer experiência com Tourance EXP, e tomei a experiência que tenho com os outros(Tourance, Anakee, e Anakee II).

Se são parecidos com os Continental, já percebi a diferença...

(Off Topic: Não aconselho Continental Conti-Attack, a ninguém... Têm muito grip, é facto, assim com uma tendência muito grande para vibrar, e se vibram... Só os tenho porque era o que a mota trazia quando a comprei:notrust: )

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 16, 2011 4:08 pm 
Desligado
Guru CKLT

Luis!

Vê se estão bem montados, folga na coluna, algum empeno, sei que numa mota nova é dificil assumir alguma anomalia, mas elas existem e olha que a BMW não monta pneus por acaso.

Existem várias situações de vibrações nas GS devido a pneumãticos, eu próprio já tive esse problema, precisamente com o Tourance normal (a BMW nunca o montou de origem na 800GS), deixou de vibrar com o EXP que para mim é o melhor misto do mercado.

O Continental, não o considero misto, pois é mais estradista e bom em chuva. Pelo que aconselho-te a analisares e reportares essa questão.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 16, 2011 5:12 pm 
Desligado
Rookie

Joao Krull Escreveu:
Luis!

Vê se estão bem montados, folga na coluna, algum empeno, sei que numa mota nova é dificil assumir alguma anomalia, mas elas existem e olha que a BMW não monta pneus por acaso.

Existem várias situações de vibrações nas GS devido a pneumãticos, eu próprio já tive esse problema, precisamente com o Tourance normal (a BMW nunca o montou de origem na 800GS), deixou de vibrar com o EXP que para mim é o melhor misto do mercado.

O Continental, não o considero misto, pois é mais estradista e bom em chuva. Pelo que aconselho-te a analisares e reportares essa questão.

João!

O problema está detectado e foi prontamente corrigido, pela Motomil(mais uma vez fantásticos!), e implicou a substituição do mesmo, após o que, voltou tudo à normalidade.

O problema é que pode voltar a surgir a qualquer momento, e isso não me inspira nenhuma confiança.

Se procurares aqui no Forum, encontras um post do Pierre queixando-se do mesmo. A única "diferença" é que foi numa GSA, mas a solução encontrada foi igual.

Quanto a vir com Continental, é uma questão do lote de produção. A minha GS anterior vinha com Michelin Anakee, e também me parece que já ouvi dizer que há com Bridgestone.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 16, 2011 5:56 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo ago 16, 2009 10:59 pm
Ruca Escreveu:
Ora viva

Olá Ruca
Tb tenho uma GSA de 2008, com 60 mil km, já experimentei várias marcas, de momento ando com uns brigestone, e nunca consegui fazer 11mil km com o pneu da frente, já andei com diferentes pressões e a coisa não varia mt...
Mas acho k tenho a resposta pra tua dúvida, ou seja tira-lhe as 3 malas, depois afasta-te da mota 2 metros e avalia a coisa:smile:

Pois é parece uma bicicleta com depósito :smile: acontece que 80% do peso da mota está na frente e assim sendo não há pneu que resista mt tempo é obrigado a ir á vida rapidinho....

abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 16, 2011 6:49 pm 
Desligado
Guru CKLT

Peras Pereira!

Desculpa contrariár-te! :blink:

Mas experimenta isto.:idea:

Mete a moto no descanço central e vai experimentando, com malas, sem malas, com depòsito cheio, com ele vazio e vais ver a grande surpresa que terás.
Quando apoiada na frente, puxa a traseira e vê o peso.

Numa GS1200 até as duas rodas no ar, ela pode ficar.

Tanto a GS1200 como a GSA são motos muito equilibradas, na distribuição do seu peso, mais até que uma 800GS, acredita.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 16, 2011 8:04 pm 
Desligado
Rookie

Joao Krull Escreveu:
Viva Ruca!

Acredita que acho 11000kms para um EXP na GSA, muito bom.
Tb tenho os EXP montados na GS800, mais leve e roda 21, já estão a ficar nas lonas com 10000kms. A pressão que normalmente uso é de 2,2-2,5 e o pneu da frente sempre mostrou mais desgaste.

De facto o pneu é excelente e quero pensar que se trata de uma situação normal pelo que relatas, apesar de achar que tens pressão a mais.

Olá João
Não sei onde fui buscar esta ideia, mas estava convencido que a longevidade de um pneu frontal dava para romper dois pneus traseiros. :confundido: Vou seguir o teu conselho e baixar um pouco a pressão. No entanto acho curioso o facto de a moto escorregar apenas quando inclino para o lado esquerdo. Ontem ainda passei por uma série de maus bocados e com tantos sustos de uma só vez comecei a dar por mim a colocar a perna esquerda para fora antes de chegar à curva. Quem me viu naquela figura provavelmente pensou que me estava a armar em Valentino Rossi, :lol: mas o certo é que perdi a confiança a curvar para o lado esquerdo. Provavelmente estava mal habituado porque estes pneus de facto permitem (enquanto novos) inclinar vertiginosamente a moto.

Abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 16, 2011 8:14 pm 
Desligado
Rookie

Luis Amaral Escreveu:

Boas,

Começo por dizer que não tenho experiência de GSA, mas sim uma GS normal, que não sendo a mesma coisa (peso essencialmente), é muito parecido.

Assim como não tenho experiência de Metzeler Tourance EXP, embora já tenha usado muito Metzeler Tourance normal, mas nunca EXP.

Posto isto:

1º Não acho que o facto de andares com laterais e top-case influencie no desgaste, a não ser que andes sempre full loaded, o que não me parece o caso.

2º Parece-me que 2.4, a solo, 2.9, com pendura, é pressão excessiva para pneu da frente. Independentemente das marcas, já experimentei 3(Metzeler Tourance, Michelin Anakee I e II e Continental), nunca passei dos 2.5/2.4 full loaded e 2.2/2.3 a solo.

3º Ainda que, como referi, nunca tenha usado Tourance EXP, concordo contigo que 11.000 quilómetros é manifestamente pouco. Normalmente, um jogo faz-me sempre mais de 20.000 quilómetros, tendo inclusivamente feito 23.000 quilómetros com um jogo de Tourance. Os Continental Conti Attack não entram nesta avaliação, pois estou a usar pela 1ª vez, e não fiquei cliente. Mas isto dos quilómetros que cada jogo faz, não tem só a ver com os percursos, velocidades e pressões, também tem muito a ver com a condução de cada um.

Concluindo, não acho normal que um jogo de pneus dure 11.000 quilómetros, nem acho normal que com essa quilometragem o pneu não tenha um comportamento normal... Não poderá ser por, em minha opinião, poderes ter pressão a mais?

[font=Calibri]Olá Luís

Quando mencionei a pressão de 2.4 e 2.9 estava a referir-me ao pneu frontal e pneu traseiro respectivamente. Contudo vou baixar um pouco a pressão dos dois e posteriormente apurar o comportamento da moto. Provavelmente no próximo jogo de pneus vou experimentar o Tourance normal para tentar fazer mais alguns kms.
Abraço
[/font]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 16, 2011 8:25 pm 
Desligado
Rookie

peras pereira Escreveu:
Olá Ruca
Tb tenho uma GSA de 2008, com 60 mil km, já experimentei várias marcas, de momento ando com uns brigestone, e nunca consegui fazer 11mil km com o pneu da frente, já andei com diferentes pressões e a coisa não varia mt...
Mas acho k tenho a resposta pra tua dúvida, ou seja tira-lhe as 3 malas, depois afasta-te da mota 2 metros e avalia a coisa:smile:

Pois é parece uma bicicleta com depósito :smile: acontece que 80% do peso da mota está na frente e assim sendo não há pneu que resista mt tempo é obrigado a ir á vida rapidinho....

abraço

Olá Peras

Sem dúvida! Esta moto fica completamente diferente sem as respectivas malas. Muitas vezes ouço comentários de alguns colegas tipo “lá vens tu com a casa atrás”,:lingua: mas após ter verificado o desempenho da moto com e sem as malas cheguei à conclusão que dificilmente as vou retirar a não ser que um dia perca alguma pelo caminho.:lol: A meu ver as malas encaixam perfeitamente e tornam a moto mais homogénea.

Abraço

MensagemEnviado: segunda mai 16, 2011 8:27 pm 
Desligado
Rookie

Ruca Escreveu:

[font=Calibri]Olá Luís

Quando mencionei a pressão de 2.4 e 2.9 estava a referir-me ao pneu frontal e pneu traseiro respectivamente. Contudo vou baixar um pouco a pressão dos dois e posteriormente apurar o comportamento da moto. Provavelmente no próximo jogo de pneus vou experimentar o Tourance normal para tentar fazer mais alguns kms.
Abraço
[/font]

Olá Ruca!

Se é que te posso dar um conselho, experimenta primeiro os Michelin Anakee II.

Da experiência que tenho, o comportamento e o preço é muito equivalente, mas fazem mais quilómetros.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 16, 2011 8:52 pm 
Desligado
Guru CKLT

Luis Amaral Escreveu:
Olá Ruca!

Da experiência que tenho, o comportamento e o preço é muito equivalente, mas fazem mais quilómetros.

Ruca!

Aqui está uma dica sensata.
O Tourance normal já tem uns aninhos, o Anakee II é recente.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 17, 2011 5:28 pm 
Desligado
Rookie

Luis Amaral Escreveu:
Olá Ruca!

Olá Luis
Obrigado pelo conselho. Também tenho ouvido falar muito bem dos Anakee II e se fazem mais kms junta-se o útil ao agradável.:fixe:

Abraço

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 29 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal