Data/Hora: quinta jun 19, 2025 9:47 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 68 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Óleo motor da GSA 1200
MensagemEnviado: segunda nov 15, 2010 6:00 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo ago 16, 2009 10:59 pm
Boas pessoal,

A minha GSA 1200 de 2008 vai com 45000km,

e das várias revisões que efectuou, nas 3 primeiras foi colocado o

castrol 20W50 e das duas últimas o castrol 10W40

obvio que me questionei sobre esta situação....

No entanto gostaria de saber qual a vossa opinião e se já vos

aconteceu algo semelhante.

Obrigado

cump.

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda nov 15, 2010 6:08 pm 
Desligado
Veterano

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
UI que assunto tão delicado.
O manual do motor de 2010, diz que nos primeiros 10.000 kms não deverão ser usados óleos sintéticos, no entanto todas as graduações de viscosidade sugeridas são de óleos sintéticos. Após contacto com a BMW Portugal informaram-se que com a utilização do 20W50, mineral, poderá terminar a garantia já que não é uma graduação aconselhada :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido:
No manual do motor de 2008 acho que aconselha apenas 20W50, correcto?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda nov 15, 2010 11:21 pm 
Desligado
Rookie

LRocha Escreveu:
UI que assunto tão delicado.
O manual do motor de 2010, diz que nos primeiros 10.000 kms não deverão ser usados óleos sintéticos, no entanto todas as graduações de viscosidade sugeridas são de óleos sintéticos. Após contacto com a BMW Portugal informaram-se que com a utilização do 20W50, mineral, poderá terminar a garantia já que não é uma graduação aconselhada :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido:
No manual do motor de 2008 acho que aconselha apenas 20W50, correcto?

boas,

Correcto, o meu manual de 2008 aconselha 20W50

por outro lado fiz os últimos 25mil com o 10W40 e não tive até

à data qualquer tipo de problema, no entanto se o concessionário

o colocou é porque é normal:wacko: "ou não"

como fiquei com esta dúvida estou aqui a partilha-la convosco

de forma assimilar melhor esta situação...

ob
cump.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 16, 2010 12:58 am 
Desligado
Veterano

A "guerra" comercial dos óleos é muito complicada, ou não :notrust:
Os descontos oferecidos pelas marcas e/ou distribuidores ultrapassam a ética e responsabilidade dos concessionários, além das marcas não quererem qualquer responsabilidade sobre o assunto, alegando apenas que "a garantia terminará".

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 16, 2010 10:33 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
A minha percepção vai também no sentido daquilo que o Luís Rocha escreveu.

Os "mistérios" e contradições acerca dos óleos "recomendados" são geralmente consequências de tácticas e acordos comerciais que envolvem muito dinheiro quando as recomendações são feitas a nível das marcas.

O uso de óleo 10W40 em vez de 20W50 não resulta certamente em mal algum para o motor da tua GS. A graduação do óleo tem a ver com a adequação a determinado clima. O 10W40 é ligeiramente melhor em climas mais frios, no Inverno, com temperaturas ambiente próximas ou inferiores a 0º. Como estás no Norte e estamos a entrar no Inverno, parece-me uma opção mais do que acertada.

Não estás à vontade para perguntar no teu concessionário a razão da troca na graduação do óleo (de preferência conversando directamente com o mecânico)? Seria interessante verificar o que te dizem; se invocam uma qualquer razão técnica ou te dão uma resposta vaga e pouco convincente, sintoma de que a razão será comercial. Eu qualquer caso, não creio que haja motivo de preocupação relativamente à saúde da tua máquina.

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 16, 2010 11:11 am 
Desligado
Veterano

Segundo conselho técnico - marca de óleo - e já que é considerado na tabela de graduações de viscosidade aconselhadas pela BMW, fui aconselhado a usar o 10W50 sendo um óleo que dá para todo o ano, bem como temperaturas mais baixas ou muito altas.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 16, 2010 12:26 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sexta ago 07, 2009 6:44 pm
Não sei se o que vou ddizer ajuda, mas cá vai:
Como todos sabem, a BMW utiliza um óleo de marca BMW. Imaginarão, fácilmente que eles não são fabricantes de óleos e portanto que ele é comprado a uma marca. Ao que parece, a BM compra o óleo à Castrol.
Acontece que vai deixar de existir óleo BMW. Os concessionários andam a negociar com o distribuidor.
Poderá ser esta a razão que explica isso? Terá a ver com a política comercial do Distribuidor?
Vale a pena "emiuçar" isto com os mecânicos que assistem as nossas motos. Digo eu!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 16, 2010 12:30 pm 
Desligado
Veterano

PedroSL Escreveu:
Não sei se o que vou ddizer ajuda, mas cá vai:
Como todos sabem, a BMW utiliza um óleo de marca BMW. Imaginarão, fácilmente que eles não são fabricantes de óleos e portanto que ele é comprado a uma marca. Ao que parece, a BM compra o óleo à Castrol.
Acontece que vai deixar de existir óleo BMW. Os concessionários andam a negociar com o distribuidor.
Poderá ser esta a razão que explica isso? Terá a ver com a política comercial do Distribuidor?
Vale a pena "emiuçar" isto com os mecânicos que assistem as nossas motos. Digo eu!

Já há algum tempo que são utilizadas outras marcas nos concessionários.
Por exemplo na SDrive utilizavam GALP :huh:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 16, 2010 12:43 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sexta ago 07, 2009 6:44 pm
LRocha Escreveu:
Já há algum tempo que são utilizadas outras marcas nos concessionários.
Por exemplo na SDrive utilizavam GALP :huh:

Não fazia ideia, mas até agora havia óleo BM. A partir de agora, creio que não.
De qualquer modo, vale a pena pedir que a referência do óleo venha referida na factura e guardá-la? Para servir como prova de assistência incorrecta?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 16, 2010 12:55 pm 
Desligado
Veterano

PedroSL Escreveu:
Não fazia ideia, mas até agora havia óleo BM. A partir de agora, creio que não.
De qualquer modo, vale a pena pedir que a referência do óleo venha referida na factura e guardá-la? Para servir como prova de assistência incorrecta?

Quando dizes referência presumo que queres dizer graduação de viscosidade. Isso eles põem, não põem é a marca. Logo podem por Galp e se precisares atestar podes estar a atestar com Castrol :confundido:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 16, 2010 4:37 pm 
Desligado
Rookie

[quote="TodayAdventure"]A minha percepção vai também no sentido daquilo que o Luís Rocha escreveu.

Os "mistérios" e contradições acerca dos óleos "recomendados" são geralmente consequências de tácticas e acordos comerciais que envolvem muito dinheiro quando as recomendações são feitas a nível das marcas.

O uso de óleo 10W40 em vez de 20W50 não resulta certamente em mal algum para o motor da tua GS. A graduação do óleo tem a ver com a adequação a determinado clima. O 10W40 é ligeiramente melhor em climas mais frios, no Inverno, com temperaturas ambiente próximas ou inferiores a 0º. Como estás no Norte e estamos a entrar no Inverno, parece-me uma opção mais do que acertada.

Não estás à vontade para perguntar no teu concessionário a razão da troca na graduação do óleo (de preferência conversando directamente com o mecânico)? Seria interessante verificar o que te dizem]

Boas Zé Paulo,

Obvio que existe acordos comercias em tudo que nos rodeia, estes não devem é prejudicar o cliente... e provavelmente em alguns casos a oferta é tanta que o "pobre desconfia" e quem se lixa somos "nós".
Na altura da alteração do óleo pelo concessionário, só me apercebi quando cheguei a casa. Telefonei para eles e disseram que face á altura do ano "outono" seria o óleo + recomendado, e que no momento a bmw aconselha mais o 10W40..blá blá...
No entanto não percebo nada de óleos e tenho que confiar no concessionário, falam-me em temperaturas e até aceito que optém por esta ou aquela viscosidade em países ou regiões de certos países, em que a diferença de temperatura o justifique, no nosso cantinho parece-me que não há essa necessidade, não me recordo de ver -10ºc nem mais 50ºc...

obrigado pela vossa opinião, a GSa continua em grande forma com um ou outro óleo mas tinha a "pulga atrás da orelha" e desta forma deslocou-se pra outra:smile:
Fica a ideia que o marketing influência a "coisa".

ob
cump

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 16, 2010 10:33 pm 
Desligado
Experiente

peras pereira Escreveu:
Na altura da alteração do óleo pelo concessionário, só me apercebi quando cheguei a casa. Telefonei para eles e disseram que face á altura do ano "outono" seria o óleo + recomendado, e que no momento a bmw aconselha mais o 10W40..blá blá...
No entanto não percebo nada de óleos e tenho que confiar no concessionário, falam-me em temperaturas e até aceito que optém por esta ou aquela viscosidade em países ou regiões de certos países, em que a diferença de temperatura o justifique, no nosso cantinho parece-me que não há essa necessidade, não me recordo de ver -10ºc nem mais 50ºc...

Podes estar tranquilo que em nada a alteração na graduação do óleo prejudica o motor da tua máquina. São ambas graduações adequadas ao nosso clima e certamente dentro do que é recomendado pela marca. Não sei é se não será prejudicial para a carteira do cliente. :smile: Pode ser uma diferença pequena e sem importância para cada cliente, mas representar muito dinheiro para uma marca, quando as recomendações são seguidas à escala planetária para veículos de toda a espécie...

A resposta que obtiveste do concessionário é elucidativa. Tem uma parte técnica, a justificação de adequação ao tipo de clima (temperaturas ambientes típicas do nosso país) que já havia sido mencionada e foi a esperada. Sobre esta parte, já deste tu próprio resposta. No caso específico de uma mota que circule no nosso país, numa zona relativamente próxima do litoral, mesmo em pleno Outono, não há, creio, diferenças práticas nenhumas a nível da protecção do motor, com um óleo 20W50 ou 10W40. Ou seja, a viscosidade é, em ambos os casos, adequada a uma lubrificação correcta.

A outra parte da resposta é mais ou menos vaga ("a BMW recomenda"), o suficiente para não se perceber se se trata de uma recomendação técnica ou de outra natureza. ]Quando dizes referência presumo que queres dizer graduação de viscosidade. Isso eles põem, não põem é a marca. Logo podem por Galp e se precisares atestar podes estar a atestar com Castrol :confundido:[/QUOTE]

Verdade, mas os óleos actuais são totalmente miscíveis, quer na marca (obviamente), quer na graduação, quer na percentagem de óleo sintético usado no produto final. Significa isto que se pode, sem problemas, misturar óleo mineral com óleo sintético, por exemplo.

As facturas da oficina onde faço as revisões, discriminam sempre a graduação e a marca do óleo.

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 17, 2010 12:31 am 
Desligado
Rookie

O óleo 20W50 era mineral, certo? E o que tens actualmente, 10W40 é semi-sintético? A comparação nas tuas facturas deve confirmar que agora estás a pagar um pouco mais por litro do que antes, verdade? Adivinha para quem vai essa diferença.

Olá zé Paulo,

Correcto e o valor passa para o dobro, nos 4litros são mais 25€.

abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 17, 2010 1:05 am 
Desligado
Experiente

[quote="peras pereira"]
Olá zé Paulo,

Correcto e o valor passa para o dobro, nos 4litros são mais 25€]

Resta uma compensação, pelo "sofrimento" da carteira do cliente. O óleo semi-sintético, que consiste numa mistura (em determinadas percentagens, que variam de marca para marca) de óleo sintético e óleo mineral, tem a vantagem de resistir melhor à degradação das propriedades lubrificantes, que ocorre devido às altas temperaturas dos motores. Assim, permite, em teoria, pelo menos, aumentar um pouco os intervalos entre mudas de óleo.

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 17, 2010 6:11 am 
Desligado
Rookie

TodayAdventure Escreveu:
Resta uma compensação, pelo "sofrimento" da carteira do cliente. O óleo semi-sintético, que consiste numa mistura (em determinadas percentagens, que variam de marca para marca) de óleo sintético e óleo mineral, tem a vantagem de resistir melhor à degradação das propriedades lubrificantes, que ocorre devido às altas temperaturas dos motores. Assim, permite, em teoria, pelo menos, aumentar um pouco os intervalos entre mudas de óleo.

Zé Paulo.

Olá Zé Paulo,

Por falares em degradação das propriedades do óleo, recordo uma altura em que faltavam +/- 2mil km pra revisão dos 30mil
e dirigi-me ao concessionário para comprar um litro de óleo para adicionar um pouco, o que me forneceram foi o 20W50 mineral,
surpreso:oh: questionei: então não há engano o óleo do motor é o 10W40?, responderam que o indicado era o 20W50 até porque o 10W40 depois de rolar +/- os km em causa as suas propriedades já estariam semelhantes ao 20W50 novo!!!! e que não tinha mal nenhum adicionar um óleo diferente.
Um pouco intrigado com a explicação "meti a viola ao saco" e lá adicionei o 20W50 ao 10W40 e nunca tive nenhum problema, mas tb fiquei a pensar nesta coisa dos óleos vale tudo:idea:
cump.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 68 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal