http://bmwcklt.org/forum/ |
|
BMW 1200GS - Topcase superior (defeito material) http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=33&t=6686 |
Página 1 de 1 |
Autor: | Filipe Heitor [ segunda jan 16, 2012 12:19 pm ] |
Assunto da Mensagem: | BMW 1200GS - Topcase superior (defeito material) |
Caros companheiros motards! Não sei se este é o sítio certo para colocar este tipo de questões mas como sou novato nestas lides terei desculpa caso não o seja. Venho aqui relatar-vos um incidente que se passou comigo. Faz hoje uma semana, vinha tranquilo (cerca de 80km/h) na 2ª Circular, a caminho do trabalho qdo num ligeiro ressalto da estrada (perto do acesso do eixo norte sul) apercebi-me que a minha mala superior tinha saltado. Por sorte não atingiu nenhum dos veículos que circulavam atrás de mim. Por coincidência vinha um carro da polícia atrás de mim e que viram o incidente. O topcase saltou (arrancou-se) e levou com ele uma parte do fixador da mota, inutilizando completamente a sua utilização. O mesmo topcase ficou com alguns riscos e também estragou ligeiramente o encosto do pendura. A minha estranheza em relação a este caso é o facto de a mota ter sido comprada nova em Setembro de 2010 e pelo facto de esse material ter sido comprado também nessa altura, sendo também "de origem". Durante esse período, a mota nunca caiu ao chão e só tirei a mala uma vez. Outros pormenores que me parece importante relatar-vos é o facto de circular "devagar", numa estrada de alcatrão e de o topcase não ter praticamente peso nenhum (tinha um saquito com o pequeno-almoço). Estes factos, como disse anteriormente, poderão ser comprovados pelos polícias que seguiam atrás de mim. Tive até necessidade de lhes pedir para me guardarem a mala na esquadra, porque de mota não tinha maneira de a levar. Como tal, fui pedir explicações ao stand. A pessoa com quem falei pediu-me para levar a mala e a mota para analisarem o caso. Já deixei a mala ontem no stand e amanhã vou passar lá com a mota. O que acham que vai acontecer neste caso? Será que me vão substituir o material, por este ainda estar na garantia, ou será que conseguem "limpar as mãos" deste tipo de casos, alegando simplesmente que deverá/poderá ter sido mau uso meu? Agradeço desde já os esclarecimentos que me possam dar nesta situação. Cumprimentos, Filipe Heitor |
Autor: | Joao Krull [ segunda jan 16, 2012 2:00 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Situação delicada, mas com certeza que deverão resolve-la, depois de analisado e confirmado, com a substituição do material danificado. Uma situação pontual penso eu, pois não tenho conhecimento de casos semelhantes ao teu e ainda bem... |
Autor: | Mauro Azevedo [ segunda jan 16, 2012 9:15 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Boas, Penso que o stand deve activar a garantia, é o mínimo. Estou curioso com esse desenlaçe pois também tenho a mesma top case com a GS com poucos meses e não quero provocar acidente/incidente algum com ela, até porque o meu caso é rarissimo "andar" devagar... ![]() |
Autor: | Manuel Silva [ segunda jan 23, 2012 12:42 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Joao Krull Escreveu: Uma situação pontual penso eu, pois não tenho conhecimento de casos semelhantes ao teu e ainda bem... Olha que nao concordo lol ![]() ![]() |
Autor: | Leonel Silva [ segunda jan 23, 2012 2:28 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Não há motas que façam offroad que não precisem de ser regularmente reapertadas. (Ponto) Excluindo o caso de ser uma montagem descuidada, é normal que os parafusos vão aliviando, particularmente com motores vibrantes como é o caso do nosso. Comparação pode ser feita com rolar em "chapa ondulada", onde não há parafuso que resista. Nalguns casos (Colebach), em que a mota é extraordináriamente violentada, vai substiuindo os parafusos roscados com parafusos de diâmetro acima e com porca frenante. Ninguém pode exigir a um construtor que faça uma "trail" para a vida. Penso que, quem não fôr da qualidade de fazer alguma manutenção regular à sua mota, deve contratar esse serviço para reduzir o risco de a ir perdendo. Ainda ontem apertei mais uns na minha... |
Autor: | Joao Luis [ segunda jan 23, 2012 3:48 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Estranho, muito estranho, tem um defeito ou foi mal colocado porque o top Case não sai assim sem mais nem menos, eu, como alguns sabem, tenho umas boas centenas de quilometros em terra e pedra e coisas que nunca acinteceu foi saltar a mala, apesar de eu achar que isso ia acontecer varias vezes, mas nunca aconteceu |
Autor: | antonio lopes [ quarta fev 15, 2012 12:02 am ] |
Assunto da Mensagem: | muito estranho |
Eu conheço a mota e o dono pessoalmente, pois partilhamos a mesma "garagem" e estou farto de verificar a base onde a top case (vario) se acopla. Está partida numa extensão de cerca de 15cmX10cm, mesmo na parte onde se fecha a dita top case. A mota tem um anito e pouco e nunca fez fora de estrada, por isso a situação que o Leonel aborda, neste caso, não se verifica. Acredito que estamos perante um caso de má construção daquela peça! Estive a falar há momentos com o Filipe e ele informou que o stand (Baviera do Parque das Nações) ainda não resolveu o assunto... está a mastigar, enfim nada que uma cartita ao importador não resolvesse... Vamos aguardar e ver como a coisa se resolve, certo é que todos aqueles que têm a vario...eyes wide open! boas curvas! |
Autor: | Leonel Silva [ quarta fev 15, 2012 1:10 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Certo Lopes. Podemos sempre considerar que possam existir defeitos de construção. Sendo o caso, entramos na área mais sensível. Que a razão e a perseverança nos valham. |
Autor: | antonio lopes [ quarta fev 15, 2012 11:00 am ] |
Assunto da Mensagem: | nem mais |
Leonel Silva Escreveu: Certo Lopes. Podemos sempre considerar que possam existir defeitos de construção. Sendo o caso, entramos na área mais sensível. Que a razão e a perseverança nos valham. Pois é Leonel, nem mais! Já viste ao tempo que o concessionário está para dar uma resposta? É preciso esmo ter uma dose de paciência das enormes... |
Autor: | César Serpa [ segunda fev 27, 2012 8:38 pm ] |
Assunto da Mensagem: | Perigo |
Além de ser muito perigoso pois pode provucar um acidente a quem vem atrás muito facilmente, razão mais do que suficiente para que o vendedor actue o mais rapidamente possivel. Trabalho para uma empresa alemã e nestas situações são muito protoculares |
Autor: | Mauro Azevedo [ segunda fev 27, 2012 8:55 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Então Filipe, há desenvolvimentos no caso?! |
Autor: | Luis Lancastre [ terça mar 20, 2012 11:27 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
a mim aconteceu-me o mesmo na primeira GS (modelo de 2005) , comprei a moto e mandei montar um top case passado um mês - O vario, montei na Baviera da expo, fui dar uma volta grande e em bragança no parque do montesinho - algures soltou-se e só dei por isso ao fim de uns dez km !!!!!! tinha la dentro o telemovel, carteira, tudo, estive umas duas horas as voltas para beixo e para cima e la o encontrei numa berma no meio do campo. De volta a Lisboa fui a baviera e foi-me dito pela altura pelo Belmiro que tinha havido diversas queixas e que o sistema de fixação não era 100%, sugeriu-me meter a garantia e esp+era pelos novos top case que teoricamernte viriam com essa situação alterada. Atenção - Não se partiu nada de especial, apenas não fixava sufecientemente bem e empenou a chapa metalica que tranca na moto, o plastico não partiu. deram-me um novo. |
Página 1 de 1 | Os Horários são TMG [ DST ] |
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group https://www.phpbb.com/ |