Data/Hora: quarta jun 18, 2025 7:07 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda jan 16, 2012 12:19 pm 
Desligado
Rookie

Registado: terça jul 12, 2011 12:04 am
Caros companheiros motards!

Não sei se este é o sítio certo para colocar este tipo de questões mas como sou novato nestas lides terei desculpa caso não o seja.

Venho aqui relatar-vos um incidente que se passou comigo.
Faz hoje uma semana, vinha tranquilo (cerca de 80km/h) na 2ª Circular, a caminho do trabalho qdo num ligeiro ressalto da estrada (perto do acesso do eixo norte sul) apercebi-me que a minha mala superior tinha saltado. Por sorte não atingiu nenhum dos veículos que circulavam atrás de mim. Por coincidência vinha um carro da polícia atrás de mim e que viram o incidente.

O topcase saltou (arrancou-se) e levou com ele uma parte do fixador da mota, inutilizando completamente a sua utilização. O mesmo topcase ficou com alguns riscos e também estragou ligeiramente o encosto do pendura.

A minha estranheza em relação a este caso é o facto de a mota ter sido comprada nova em Setembro de 2010 e pelo facto de esse material ter sido comprado também nessa altura, sendo também "de origem". Durante esse período, a mota nunca caiu ao chão e só tirei a mala uma vez. Outros pormenores que me parece importante relatar-vos é o facto de circular "devagar", numa estrada de alcatrão e de o topcase não ter praticamente peso nenhum (tinha um saquito com o pequeno-almoço). Estes factos, como disse anteriormente, poderão ser comprovados pelos polícias que seguiam atrás de mim. Tive até necessidade de lhes pedir para me guardarem a mala na esquadra, porque de mota não tinha maneira de a levar.

Como tal, fui pedir explicações ao stand. A pessoa com quem falei pediu-me para levar a mala e a mota para analisarem o caso. Já deixei a mala ontem no stand e amanhã vou passar lá com a mota.

O que acham que vai acontecer neste caso? Será que me vão substituir o material, por este ainda estar na garantia, ou será que conseguem "limpar as mãos" deste tipo de casos, alegando simplesmente que deverá/poderá ter sido mau uso meu?

Agradeço desde já os esclarecimentos que me possam dar nesta situação.

Cumprimentos,
Filipe Heitor

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 16, 2012 2:00 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Situação delicada, mas com certeza que deverão resolve-la, depois de analisado e confirmado, com a substituição do material danificado.

Uma situação pontual penso eu, pois não tenho conhecimento de casos semelhantes ao teu e ainda bem...

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 16, 2012 9:15 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quarta dez 28, 2011 9:36 pm
Boas,

Penso que o stand deve activar a garantia, é o mínimo.

Estou curioso com esse desenlaçe pois também tenho a mesma top case com a GS com poucos meses e não quero provocar acidente/incidente algum com ela, até porque o meu caso é rarissimo "andar" devagar... :fixe:

R1200GS
[/color][/font]

[font="Franklin Gothic Medium"]"Acorda arrependido mas não durmas com vontade![/font]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 23, 2012 12:42 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quarta ago 18, 2010 9:10 am
Joao Krull Escreveu:
Uma situação pontual penso eu, pois não tenho conhecimento de casos semelhantes ao teu e ainda bem...

Olha que nao concordo lol :) a minha topcase que tinha sido montada na marca juntamente com os suportes etc... andou a largar parafusos (dos suportes) por causa dos saltos que a mota dava. A certa altura comecei a senti-la solta... se nao tivesse tomado atenção podia ter acontecido o mesmo que aconteceu aqui. É lixado :(

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 23, 2012 2:28 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Não há motas que façam offroad que não precisem de ser regularmente reapertadas. (Ponto)
Excluindo o caso de ser uma montagem descuidada, é normal que os parafusos vão aliviando, particularmente com motores vibrantes como é o caso do nosso.
Comparação pode ser feita com rolar em "chapa ondulada", onde não há parafuso que resista.
Nalguns casos (Colebach), em que a mota é extraordináriamente violentada, vai substiuindo os parafusos roscados com parafusos de diâmetro acima e com porca frenante.
Ninguém pode exigir a um construtor que faça uma "trail" para a vida. Penso que, quem não fôr da qualidade de fazer alguma manutenção regular à sua mota, deve contratar esse serviço para reduzir o risco de a ir perdendo.
Ainda ontem apertei mais uns na minha...

ADVirtam-SE
legasea

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 23, 2012 3:48 pm 
Desligado
Veterano

Registado: quarta fev 03, 2010 8:36 pm
Estranho, muito estranho, tem um defeito ou foi mal colocado porque o top Case não sai assim sem mais nem menos, eu, como alguns sabem, tenho umas boas centenas de quilometros em terra e pedra e coisas que nunca acinteceu foi saltar a mala, apesar de eu achar que isso ia acontecer varias vezes, mas nunca aconteceu

Assunto da Mensagem: muito estranho
MensagemEnviado: quarta fev 15, 2012 12:02 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda ago 17, 2009 8:13 pm
Eu conheço a mota e o dono pessoalmente, pois partilhamos a mesma "garagem" e estou farto de verificar a base onde a top case (vario) se acopla. Está partida numa extensão de cerca de 15cmX10cm, mesmo na parte onde se fecha a dita top case. A mota tem um anito e pouco e nunca fez fora de estrada, por isso a situação que o Leonel aborda, neste caso, não se verifica. Acredito que estamos perante um caso de má construção daquela peça! Estive a falar há momentos com o Filipe e ele informou que o stand (Baviera do Parque das Nações) ainda não resolveu o assunto... está a mastigar, enfim nada que uma cartita ao importador não resolvesse...

Vamos aguardar e ver como a coisa se resolve, certo é que todos aqueles que têm a vario...eyes wide open!

boas curvas!

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta fev 15, 2012 1:10 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Certo Lopes.
Podemos sempre considerar que possam existir defeitos de construção.
Sendo o caso, entramos na área mais sensível.
Que a razão e a perseverança nos valham.

ADVirtam-SE
legasea

Assunto da Mensagem: nem mais
MensagemEnviado: quarta fev 15, 2012 11:00 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda ago 17, 2009 8:13 pm
Leonel Silva Escreveu:
Certo Lopes.
Podemos sempre considerar que possam existir defeitos de construção.
Sendo o caso, entramos na área mais sensível.
Que a razão e a perseverança nos valham.

Pois é Leonel, nem mais! Já viste ao tempo que o concessionário está para dar uma resposta?

É preciso esmo ter uma dose de paciência das enormes...

[/color]

Assunto da Mensagem: Perigo
MensagemEnviado: segunda fev 27, 2012 8:38 pm 
Desligado
Rookie

Registado: terça ago 23, 2011 12:30 pm
Além de ser muito perigoso pois pode provucar um acidente a quem vem atrás muito facilmente, razão mais do que suficiente para que o vendedor actue o mais rapidamente possivel. Trabalho para uma empresa alemã e nestas situações são muito protoculares

EX-F650GS Twin '09
EX-Derbi Terra 125cc

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda fev 27, 2012 8:55 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quarta dez 28, 2011 9:36 pm
Então Filipe, há desenvolvimentos no caso?!

R1200GS
[/color][/font]

[font="Franklin Gothic Medium"]"Acorda arrependido mas não durmas com vontade![/font]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 20, 2012 11:27 am 
Desligado
Rookie

Registado: quarta mar 07, 2012 3:08 pm
a mim aconteceu-me o mesmo na primeira GS (modelo de 2005) , comprei a moto e mandei montar um top case passado um mês - O vario, montei na Baviera da expo, fui dar uma volta grande e em bragança no parque do montesinho - algures soltou-se e só dei por isso ao fim de uns dez km !!!!!! tinha la dentro o telemovel, carteira, tudo, estive umas duas horas as voltas para beixo e para cima e la o encontrei numa berma no meio do campo.
De volta a Lisboa fui a baviera e foi-me dito pela altura pelo Belmiro que tinha havido diversas queixas e que o sistema de fixação não era 100%, sugeriu-me meter a garantia e esp+era pelos novos top case que teoricamernte viriam com essa situação alterada.
Atenção - Não se partiu nada de especial, apenas não fixava sufecientemente bem e empenou a chapa metalica que tranca na moto, o plastico não partiu.
deram-me um novo.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: