Data/Hora: quarta jun 18, 2025 11:27 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: K1200S Problema com a Garantia
MensagemEnviado: terça ago 28, 2007 4:03 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quinta ago 23, 2007 5:22 pm
Boas,

Pois é... para meu desgosto tive de escrever este e-mail para a "Info@bmw.pt", "[size=84]motorrad@bmw.de" e "[size=84]customer.service@bmw.com" (se souberem de mais contactos que sejam úteis, por favor, informem-me):[/SIZE][/SIZE]

"
[size=84][size=84][size=84]Hello,

My name is Paulo Fernandes, i live in Portugal and i have the following motorcycle:

BMW K1200S
Chassis XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

On the 24th of August 2007, my motorcycle was letf on the following BMW's authorized dealer:
Motomil
Rua Joaquim Pires Jorge, 17
Parque Industrial de Feijó
2810-083 Almada
Portugal
Telf: +351 212 588 750
Fax: +351 212 588 759

The objective was to do the following:

1. The 10.000 Kms maintenance,

2. Install the TPM (Tyre Pressure Monitor) system,

3. Solve a problem covered by warranty, regarding the Alarm,

[font=Verdana][size=84]4. Solve a problem covered by warranty, regarding the ESA system.

[/SIZE][/font]

How things went:

1. The 10.000 Kms maintenance was made, no problem,

2. The TPM was not installed because the dealer didn't remind that the Onboard Computer (which was not an option when i bought the motorcycle) was a pre-requisite to it, no problem i can live without it,

3. After waiting for a long time for the parts (they were ordered before), the problem was fixed as expected (so i was informed, i haven't collected the motorcycle yet),

4. This was the point that made me write this e-mail. On the 27th, i've received a phone call from the dealer, where they were informing me that the motorcycle was ready to be collected. I asked if the problem with ESA was fixed and they replied yes. I insisted and explained again that the "Sport", "Comfort" and "Normal" settings were ok, but the configuration change for the "Driver", "Driver and passenger" and "Driver and luggage" were not being applied. The mechanic confirmed the problem and informed me that he was going to open an Warranty issue with BMW.
For my surprise, today i've received a phone call from the dealer saying that BMW transmitted that the two years warranty expired on the 25th of August, 2007 and the Goodwill couldn't be applied to this hardware (ESA motor) and what they could do was to try to support part of the expenses (80%) of the repair because they felt it wasn't fine for me to pay it. After i've said that i didn't want to pay anything regarding the ESA, the dealer questioned me if it was ok to solve the issue if i would have to pay anything. I said yes.

Even dow i'm not paying to fix the ESA, i'm not sure who is supporting the expenses, the Dealer or BMW?

If it's the dealer and the facts are as following:
1. Motorcycle checked-in on the 24th of August 2007 in the Dealer,
2. Warranty ended on the 25th of August 2007.

How can't this situation be covered by Warranty? On the 24th, i've mentioned the problem when i left the motorcycle.

If the situation is as the Dealer told me, i'll be very disappointed with BMW and one thing is sure, the motorcycle will be sold and another manufacture will be chosen. I had experiences with other manufactures and i've never seen anything like this.

Please inform more about this situation. Is it correct?
"
Um abraço,
[/SIZE][/SIZE][/SIZE]

Imagem

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 28, 2007 4:41 pm 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Independentemente de quem tem razão, acho que denunciar situações que achamos injustas é um direito e dever que nos assiste a todos.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 28, 2007 8:19 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Que barracada!

A confirmar-se que a avaria foi reportada dentro do período de garantia e a mota entregue dentro do mesmo e que a mesma não se deve a utilização inapropriada, tens todo o direito à reparação sem custos associados!!!

Neste caso e a meu ver cabe ao concessionário BMW defender o teu direito uma vez que foi a este que a mota foi entregue em período de garantia para reparação. Se este não está a cumprir com o que devia, a primeira acção seria fazer reclamação por escrito e não levantar a mota sem a reparação efectuada.

Meu conselho: aconselha-te com um bom advogado do teu conhecimento, descobre qual o departamento de reclamações da BMW Motorrad DE e comunica o sucedido, e tendo tu a ficha de reparação da mota com a data, envia-lhes a mesma por FAX junto com uma carta elaborada por advogado, dá-lhes um prazo (1 semana p.ex.) para resposta, após o qual eles serão obrigados a pagar não apenas a despesa da reparação, mas também indeminização por tempo que estiveste sem a mota.

Não deixes isso passar em claro, o direito internacional a nível europeu está perfeitamente regulamentado, e ninguém melhor que um advogado com experiência nessa área para te aconselhar!

Já agora, da próxima se precisares de ajuda a traduzir para inglês estou ao teu dispor.

Abraço e boa sorte. :oh:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 29, 2007 10:59 am 
Desligado
Iniciante

Boas,

A BMW.pt já respondeu a informar-me que vai contactar a oficina para saber mais pormenores.

Entretanto estive a obter pormenores concretos da garantia e conclui-se o seguinte:

Data de Matricula: 23 de Agosto de 2005
Facturação do Motociclo: 24 de Agosto de 2005
Data de entrega: 27 de Agosto de 2005
Início de período de garantia reportado à BMW: 27 de Agosto de 2005

Deste modo, compreendo ainda menos o que se passou.

No que diz respeito à utilização: Nunca houve uma utilização incorrecta ou abusiva do material.

Vamos ver o que me reserva.

Apesar disto, é certo que a mota será reparada e que eu não terei quaisquer encargos, excepto os referentes à revisão dos 10.000 km's. Só espero não ter a revisão dos 10K mais cara da história da BMW Motorrad. :smile:

No entanto, quero saber como tudo se processou, se foi em garantia ou por outro meio, tendo a acção em garantia sido recusada. A segunda opção deixar-me-ia muito desiludido com a marca BMW.

Um abraço,

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 29, 2007 11:00 am 
Desligado
Iniciante

Registado: sábado dez 16, 2006 3:20 pm
Caro Paulo

A data que conta é a da reclamação e não a data de entrada da mota no stand porque como referiste, estiveste à espera que a peça para reparar a avaria, encomenda que foi efectuada pelo stand pelo que não podes ser responsabilizado por esse periódo de tempo.

Quanto a mim este tipo de assuntos devem ser tratados primeiro com o stand. Se aí não resolverem passa-se para o importador e apenas depois para a fábrica mãe.

Também quanto ao que expões, parece-me que não terás qualquer problema em ver reconhecidos os teus direitos, é só "apertar com eles". Tb é natural (não devia) tentarem imputar parte dos custos ao cliente.

Já agora, a garantia das peças reparadas inicia após a reparação. Quanto ao prazo não tenho a certeza se é 1 ou 2 anos mas se reparares o ESA agora, a garantia deste inicia nesse momento.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 29, 2007 11:30 am 
Desligado
Admin.

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Creio que fizeste bem, embora eu pessoalmente tivesse introduzido um "timing" diferente, tendo em conta a qualidade e lisura com que a Motomil costuma tratar dos seus assuntos .:fixe:
Não acredito que venhas a ter problemas.:fixe:
Vai informando sff.
Abraço
Hans (João)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 29, 2007 4:24 pm 
Desligado
Iniciante

Boas,

A saga chegou ao fim.

Conclusões:

1. Quando começa a contar o período de Garantia na BMW?
Quando o concessionário declarar a entrega da mota, desde que não exceda 5 dias após a data da matrícula. Caso contrário, conta a data da matrícula,

2. Conforme o ponto 1, a minha garantia começou a 27 de Agosto de 2007 e o problema do ESA será tratado ao abrigo da mesma,

3. Não existe garantia de 1 ou 2 anos para as peças substituídas ao abrigo da garantia da mota (situação explicada pelo funcionário do concessionário mas ainda vou esclarecer melhor isso). Deste modo, se o motor do ESA avariar amanhã, azar o meu. A garantia das peças substituídas/adquiridas só funciona para as que forem efectuadas fora do âmbito da garantia da mota.

Deste modo, espero ter contribuido para o vosso conhecimento geral sobre este tipo de situações e nunca se esqueçam: Não tomem a palavra de um funcionário da Marca ou representante da mesma como sendo a da própria Marca. Esclareçam sempre que necessário.

Um abraço,

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 29, 2007 4:58 pm 
Desligado
Iniciante

Paulo Fernandes Escreveu:
Boas,

3. Não existe garantia de 1 ou 2 anos para as peças substituídas ao abrigo da garantia da mota (situação explicada pelo funcionário do concessionário mas ainda vou esclarecer melhor isso). Deste modo, se o motor do ESA avariar amanhã, azar o meu. A garantia das peças substituídas/adquiridas só funciona para as que forem efectuadas fora do âmbito da garantia da mota.

Não sou advogado nem expert na matéria mas se o problema detectado na garantia persistir após o término da mesma terá que ser tratado sempre ao abrigo da garantia até que o mesmo esteja sanado.

Quanto à garantia das peças subsituídas, penso que ela se aplica. Já tive um problema semelhante (numa mota Honda, Corrente de transmissão que desafinava constantemene - foi afinada duas vezes durante a garantia e após a garantia terminar disse que não aceitava afinações pq dessa forma o problema persistia e exigi a substituição) e nessa altura foi o que me transmitiu o advogado, ou melhor o meu pai:bigsmile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 29, 2007 5:02 pm 
Desligado
Iniciante

Paulo Fernandes Escreveu:

Não tinha lido com a atenção devida, realmente como se trata de um motor, neste caso para alterar as suspensões penso que ele terá razão, se avariar fora da garantia não será abrangido pela mesma

De qualquer das formas será necessário confirmar o prazo de garantia da peça/motor. Acho estranho que a mesma peça se substituida na garantia não tem a mesma garantia que se subsituída fora desta!!!!!!!!!!:notrust:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta ago 30, 2007 7:14 pm 
Desligado
Iniciante

Pronto,

Já tenho a "menina" na garagem novamente, aquilo estava tão vazio sem ela. :smile:

Próximo jantar em Lisboa, lá estarei.

Só não fui ao de Terça-feira, por causa da ausência da montada.

Beijos e abraços,

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta ago 30, 2007 11:03 pm 
Desligado
Admin.

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Bem me parecia que não ias ter problemas ...:fixe:
Com calma tudo vai ao lugar...:lingua:
Hans

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado set 01, 2007 10:19 am 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 10, 2006 2:35 pm
Ainda bem que tudo acabou em bem :bigsmile: mas tb confesso, sou cliente da Motomil desde 1993, e sinceramente não podia esperar outra coisa, até porque estamos na presença de empresa com reconhecida valia, e qualidade nos serviços prestados, que regra geral tudo faz para solucionar os problemas dos seus clientes.

Abraço,
RogerShark

[color=#000000]RogerShark[/color]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido