Data/Hora: quinta mar 28, 2024 1:29 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: GTL "passou-se dos carretos" :(
MensagemEnviado: domingo jan 12, 2014 10:30 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça jul 15, 2008 4:03 pm
Mensagens: 91
Localização: Lisboa
Quando hoje regressava dos "Pinguinos" a minha K1600GTL "passou-se dos carretos", literalmente :(
Vinha a bom ritmo de Valladolid, com um excelente grupo de amigos, quando na Serra dos Gredos, quase a chegar à fronteira, sempre que reduzia para 5a. velocidade antes das curvas e depois voltava a acelerar, a dita 5a. velocidade começou a "falhar" acima das 4.000 rpm's. E quando digo falhar não era saltar a mudança, como já vi relatado noutros tópicos, mas sim a sensação de faltar "dentes" no carreto da mudança, provocando não só a perigosa quebra de potência como, também, fortes "pancadas" na transmissão.
A partir daí e até Lisboa só usei a 5a. para reduções, situação em que funcionava bem. Mas em curvas mais apertadas, em que precisava de potência à saída de curva, passei a usar apenas a 4a. velocidade ou mesmo a 3a. !
Já perto de Lisboa fiz um novo teste e a 5a. já só se comportava "normalmente" até às 2.500 / 3.000 rpm's.
Será que alguém já teve um episódio semelhante com uma K1600 ?


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
MensagemEnviado: segunda jan 13, 2014 10:10 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Mensagens: 1670
Localização: Oeiras
Tens aqui um sitio que fala em alguns destes problemas.

https://www.facebook.com/pages/BMW-K160 ... 0559197155

A minha tem um característica aí apontada que não será muito normal, que é o consumo de oleo.
Dos 10k aos 20k consumiu quase 2L… :nuts: (O engenheiro que desenhou o motor veio da yamaha :D )

_________________
Paulo Barroso
K1600GT

"se não tiver 2 rodas, um par de mamas ou coberto de chocolate, então sinceramente, não estou lá muito interessado…" PC :lingua:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
MensagemEnviado: quarta jan 15, 2014 7:09 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: domingo fev 10, 2008 1:32 am
Mensagens: 2078
Localização: Massamá
Grande azar Pierre,
Já ouvi falar de alguns pormenores quiça de juventude, dos motores da K1600 alguns deles referentes a caixa de velocidades barulhos etc... agora dos carretos da caixa nomeadamente da 5ª velocidade tal nunca tinha ouvido.
Pierre seria bom irmos sabendo o que dizem os entendidos da BMW sobre o assunto, vai-nos pondo a par dessas novidades....

_________________
RICARDO MATIAS
K1200LT-99
R1200GS-12


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
MensagemEnviado: quinta jan 16, 2014 2:11 am 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta mar 17, 2010 4:02 pm
Mensagens: 318
Localização: Costa da Caparica
Qual Yamaha não sei, a minha FJR num um pingo de óleo consumia [FACE WITH STUCK-OUT TONGUE AND WINKING EYE]


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

_________________
________________________
K1200S '05 MC Torres Vedras


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
MensagemEnviado: quinta jan 16, 2014 10:15 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça jul 15, 2008 4:03 pm
Mensagens: 91
Localização: Lisboa
Caros amigos,
Já foi detectado o problema que, segundo me disseram e ao que parece, é o primeiro caso em Portugal (depois de gastar um pneu traseiro em 4.500 kms até nisto tinha de ser original :rolleyes: )
O garfo da 5ª velocidade (peça 8 do diagrama) sofreu um desgaste prematuro e, a partir de um certa potência, deixou de assistir correctamente o carreto da 5ª velocidade, fazendo com que o dito carreto "soluçasse / saltasse" em alta rotação. Bem sei que faço muitas "reprises" em 5ª e até em 4ª, para "travar" com o motor (quem não o faz mesmo com tamanho binário ?), mas julgo não ser razão suficiente para tal desgaste em apenas 18.000 kms. A caixa tem de estar preparada para os 160 cv de potência do motor da K1600, independentemente do estilo de condução de cada um, mesmo reconhecendo que o meu é rápido / super-rápido ...
A boa notícia é que a BMW assumiu como defeito em garantia e todo o conjunto da caixa de velocidades da minha GTL será substituido por uma nova caixa, de última geração.
Agora fico apenas com a preocupação relativamente à transmissão, também ela de geração anterior (a minha mota, embora adquirida em 04/2013 foi construída em 04/2012, i.e., antes das últimas actualizações de caixa e transmissão), muito embora a preocupação e cuidado demonsrado pelo Concessionário e Importador Nacional no caso em apreço, me deixem bastante mais tranquilo !
No entretanto, e enquanto a minha GTL estiver a ser reparada, terei à minha disposição, sempre que desejar e estiver disponível, uma nova K1600GT de serviço, com a qual terei obviamente todo o cuidado em termos de rodagem e não só, até para retribuir a confiança que em mim depositaram.
Um abraço de um cliente BMW Motorrad bastante satisfeito :)

Imagem

_________________
Pierre de Sousa Lima
Web: http://pierre.inazores.com
E-mail: pierre.lima@sapo.pt
BMW K1600GTL ... bom filho à casa torna !

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
MensagemEnviado: sexta jan 17, 2014 1:23 am 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: domingo fev 10, 2008 1:32 am
Mensagens: 2078
Localização: Massamá
Boas noticias Pierre,
Detectado e em bom caminho resolução do problema,
serviço pós venda BMW a funcionar em pleno, mais um cliente satisfeito :)

_________________
RICARDO MATIAS
K1200LT-99
R1200GS-12


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal