BMW S 1000 RR Revelada em Münich a nova moto da BMW para o Mundial 2009 de Superbike Em cerimónia que teve lugar ontem no centro de desenho de novos projectos auto e moto da BMW, em Münich deu-se a apresentação da tão esperada desportiva da BMW que competirá no Mundial de Superbike 2009. Trata-se da BMW S 1000 RR. Para a apresentação da nova BMW S 1000 RR, foi o novo Presidente Mundial da BMW Motos que anteriormente foi o Presidente da BMW Ibérica,
Hendrik von Kuneheim a quem coube a responsabiliadde de desvendar todos os segredos e responder a todas as perguntas sobre o último e mais quente projecto da BMW da era moderna, a moto com a que décadas depois volta à frente da batalha da competição já com as 1.000 primeiras unidades de série que estarão prontas em 2009 cumprindo com o regulamento SBK e que farão frente às desportivas japonesas, que controlam 85 % do mercado e com as que a BMW, segundo Kuneheim, pensan competir até no preço!!!
A nova e extrema desportiva da BMW apresentou-se no estado de prototipo, com equipamento racing de máximo nível, não todo o equipará esta moto de série sendo baptizada como S 1000 RR, para deixar as suas intenções bem claras desde o principio.
Electrónica BMW À falta de um desenho definitivo das fibras que se sublinhou e que será muito especial e cheio de personalidade, a S 1000 RR caracteriza-se por adoptar soluções racing como chassis em dupla viga de aluminio, basculante massivo do mesmo material e motor de quatro cilindros em linha muito compacto. Conta com a última tecnología electrónica elaborada pela própria BMW e derivada da Formula 1, com mecânica de comportas do sistema de injecção realizado em colaboração com a italiana DellOrto e, como não podia ser de outra forma, com um sofisticado sistema de controle de tracção. As suspensões do prototipo são Ohlins topo de gama racing , nível SBK e MotoGP. Jantes OZ, Brembo monobloco, Akrapovic, completam o pacote racing . A destacar a massiva entrada de ar com um gigantesco Ram Air ao estilo do empregue na VTR da Honda que atravessa a pipa da direcção. Na busca da efectividade e compacidade racing o sistema Duo Lever deu lugar a uma forquilha convencional invertida já referida como Ohlins de última geração. Com fibra de carbono por todas as partes veste-se esta «besta» de potência e peso não declarado mas que se assegura será, altamente competitiva. A culatra será realizada por M Sport, o departamento racing da BMW.
A Equipa que levará esta moto ao Mundial esta-se a formar actualmente e vários Pilotos de provas de diferentes características de pilotagem estão actualmente em rotação alternando-se em sessões de provas para receber distintos inputs. A S 1000 RR é muito provavel que se mostre nos finais desta temporada na prova de resistência que se disputará em Qatar. Von Kuneheim assegurou que o objectivo único é o Título no Mundial de SBK, "quanto antes" mas são conscientes que em 2009 podem conformar-se com estar entre os 10 primeiros.
Pilotos para levar esta Moto ... uns quantos já o sonham ... e as ofertas já começaram.
Max Neukirchener parte como o favorito nos prognósticos, com um Piloto italiano ou espanhol ao seu lado … Em três o quatro meses se saberá.