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Registado: terça jan 02, 2007 3:49 pm Mensagens: 906 Localização: Lisboa / Portugal
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A nova SUPERBIKE BMW S 1000 RR foi apresentada em Monza e promete dar muita GUERRA ÀS JAPONESAS [color=black]com os seus 193 CV e 183 Kg de peso a seco[/color] Conceito geral e características da moto No tradicional circuito de Monza estreou-se mundialmente a nova BMW S 1000 RR, a primeira e inovadora moto super desportiva da BMW Motorrad com um motor de 4 cilindros em linha. Esta moto super desportiva tem um motor de 142 kW/193 CV, pesa tão sómente 204 kg (183 kg em seco, 206,5 kg com o Race ABS) e é todo um êxito entre as desportivas da BMW Motorrad. Não sómente se destaca pela sua excelente relação peso/potência como também porque conta com o sistema Race ABS e o sistema de controle da tracção DTC (Dynamic Traction Control), que marcam uma novo referência em matéria de dinamismo, segurança e capacidade inovadora. A escolha para o lugar da estreia, o circuito de alta velocidade do Parque Real de Monza, não é casualidade. Desde principios do presente ano, a equipa da BMW Motorrad Motorsport está presente no Campeonato Mundial de Superbike e a base para as motos desta competição, muito aproximadas às que se fabricam de série e que conduzem os pilotos oficiais Troy Corser e Rubén Xaus, é, precisamente, a nova S 1000 RR. O grande desafio para a BMW Motorrad Se um Fabricante tem a intenção de obter êxito com uma superbike no campeonato mundial, deve dispôr de uma moto de série com características consequentemente, desenvolvidas e performantes. Uma moto desta índole deve ter prestações muito altas, uma amplia margem de rotações, um pico de rotações muito alto, um chassi extremamente rigido e uma regulação óptima do motor. Agora mais do que nunca, os Clientes exigem que as motos correspondentes ao máximo segmento das super desportivas sejam fáceis de conduzir, ágeis e muito manobráveis e, sobretudo, seguras mediante sistemas de assistência ao piloto, tais como ABS e controle de tracção. Quando a BMW Motorrad começou a desenvolver a S 1000 RR, a empresa pisou terreno virgem. Isto significou que os especialistas da equipa a cargo do desenvolvimento desta moto tivessem que resolver uma grande quantidade de tarefas; todos eles enfrentaram-se com entusiasmo ao desafio de estabelecer novos parametros de referência. Considerando estes critérios, as metas que se definiram para o desenvolvimento da S 1000 RR foram os seguintes: • Alcançar uma potência e prestações ao máximo nível• Chassi estável, com excelente manobrabilidade e grande capacidade de tracção• Desenho inconfundível e dinâmico da BMW Motorrad Design• Peso muito baixo• Máxima qualidade, típica da BMW Qualidades únicas em comparação com a concorrência Precisamente no sector das super desportivas impôs-se desde décadas o principio de construção de motos com propulsores de 4 cilindros em linha com chassi de dupla viga de aluminio, um conceito que foi objecto de um constante desenvolvimento e que consegui impôr-se técnicamente pelas vantagens que oferece em matéria de dinâmismo, duração e processos de fabricação. Por estas razões, também a nova S 1000 RR recorre a este conceito, que pela sua configuração demonstrou ser muito eficiente. Se bem que é certo que, ao menos à primeira vista, a S 1000 RR tem certas semelhanças com as motos das marcas de concorrênciaa por ter um motor de 4 cilindros em linha e um chassi de dupla viga de aluminio, também é certo que os integrantes da equipa de desenvolvimento da BMW Motorrad conseguiram melhorar este conceito em quase todos os seus detalhes. Desta maneira, a S 1000 RR não sómente se diferencia em muitos aspectos pela sua tecnología, as suas prestações e seu desenho, senão também pela sua configuração, especialmente compacta. O resultado é a expressão da arte mais refinada da engenharia europeia no segmento das motos super desportivas de 4 cilindros. Máxima desportividade e óptimo dinamismo A S 1000 RR foi concebida de maneira consequente como moto super desportiva, o que se expressa através da sua fascinante e inovadora tecnologia, muito avançada, que tornou possível criar uma moto de prestações elevadas e extraordinariamente dinâmica. À excepcional precisão na condução e a enorme agilidade somam-se a máxima potência e a umas prestações imponentes, formando um conjunto de um rendimento assombroso. Pela sua concepção e construção, nunca antes uma moto da BMW Motorrad tinha sido desenvolvida de maneira tão consequente para o uso super desportivo. De qualquer forma, também a nova S 1000 RR reune uma série de virtudes que sempre caracterizaram os produtos da BMW: desportividade extrema, grande dinâmismo e, utilidade diária, excelente manobrabilidade, óptima estabilidade de condução e impressionantes prestações com o máximo nivel de segurança activa, desenho inconfundível da marca, óptima ergonomia e aerodinâmica. Segurança BMW opcional[B]Race ABS e sistema de controle de tracção DTC (Dynamic Traction Control)[/B] A nova S 1000 RR salienta-se também pelas qualidades que distinguen a marca BMW: duração, alta qualidade de acabamentos e óptimo respeito pelo meio ambiente mediante um moderno sistema de limpeza de gases de escape, com catalizador regulavel de 3 vias, desenvolvido para cumprir tambén as futuras normas de escape. O Race ABS, especialmente desenvolvido para a S 1000 RR e apropriado para a condução super desportiva, oferece uma considerável segurança activa adicional na travagem. Este sistema de anti-bloqueio dos travões oferece-se como opção. Adicionalmente, o sistema de controle electrónico de tracção DTC (Dynamic Traction Control), também é opcional, contribuindo considerávelmente para melhorar a segurança activa da moto. O piloto, simplesmente pulsando um botão, pode escolher entre diversas programações do motor, entre elas para a condução sobre asfalto molhado («Rain»), asfalto normal («Sport»), em circuito com pneumáticos super desportivos («Race») e em circuito com slicks («Slick»). Para além disto, o sistema Race ABS e o sistema de controle da tracção DTC funcionam de maneira combinada em função de cada uma das modalidades, pelo que se coordenam sempre para proporcionar um máximo nível de rendimento e segurança.
_________________ João Geraldes BMW R 1200 RT (2010)[email="joao_ferreirageraldes@hotmail.com"]joao_ferreirageraldes@hotmail.com[/email]http://www.facebook.com/JoaoR1200RT
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