cesar scarambone Escreveu:
caro alberto neves, minha moto esta apresentando exatamente o mesmo problema que a sua. como foi feito para resolver?
abraços,
cesar
Bom dia,
Na realidade o problema é esporádico, tanto acontece 2 vezes numa hora como anda meio ano sem ocorrer.
De qualquer forma e com origem noutra situação que é o bloqueio ocasional de 1/2segundos do acelerador em trocas de mudança, foi-me sugerido que a caixa do filtro de ar fosse substituída ao abrigo de um recall promovido pela marca (ainda não realizei a substituição, por motivos de calendário profissional apenas irei realizar a mesma em Junho). Na minha opinião as situações podem estar relacionadas dado estarem ambas relacionadas com a mistura de combustíveis e originar falhas.
Tem sido colocados vários posts com descrições idênticas que podem ter origens semelhantes como o chip de segurança da chave, cabo de ignição, ...
Por mais que adore todos os gadgets electrónicos e não querer abdicar dos mesmos este é o preço da tecnologia, por vezes não se encontra os problemas.
A electrónica do modelo está baseado num bus de dados, todas as informações geradas por qualquer componente são colocados na "auto-estrada de informação" e são identificados por índices que determinam o destinatário da informação seguido da ordem de comando ou dados a serem transmitidos. Na teoria é um sistema de transmissão muito mais rápido e prático pois toda a informação electrónica está permanentemente à disposição de todos os componentes e que deveria ser bastante fiável, na prática basta a distorção de um digito na informação para gerar uma ordem que poderá resultar em algo muito diferente do que era previsto (apesar dos mecanismos de controlo implementados).
Por experiência profissional em automação isto ocorre com níveis de energia diferentes tais como variação da tensão do alternador, drenagem de energia para outro componente ou indefinição nos sinais gerados nos sensores.
Na prática a fonte de problemas poderá estar a ocorrer em qualquer componente electrónico que gere uma informação incorrecta.
Mais informações sobre o canBUS em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Controller_area_network
Outra situação que noto é que sonda lambda do controlo de combustão não aceita muito bem combustíveis de baixa taxa de octanas sendo que opto quase sempre por usar 98oct. Esta situação, e espero que ninguém fique sensível com a afirmação ocorre mais frequentemente com combustíveis mais baratos dos hipermercados em Portugal ou em Espanha. Sendo que se tiver alternativa uso sempre gasolina de melhor qualidade.
Infelizmente o motor está afinado para prestações elevadas e necessita de combustíveis mais refinados, por vezes desejaria a configuração da R1200GS/GSA que está pronta para funcionar em situações mais desfavoráveis...
Resumindo, se tiver novidades sobre o assunto depois coloco aqui a informação...