Data/Hora: quinta mar 28, 2024 1:00 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Apreciação Pessoal à K1200GT
MensagemEnviado: sexta jul 07, 2006 7:11 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Mensagens: 1742
Localização: Queijas - Oeiras
Tive ontem a oportunidade e o prazer de fazer cerca de 240 km numa K1200GT da nova geração e gostava de deixar aqui a minha opinião pessoal sobre esta magnifica moto.

Não me vou sequer pronunciar sobre componentes e apreciações técnicas, porque isso fica para os "pro" visto que é o metier deles, mas antes vou encarar isto como a apreciação de um simples utilizador de moto.

Primeira sensação de absoluta surpresa. A brutal resposta ao acelerador em baixa rotação e a leveza e sensibilidade do mesmo. Depois desta primeira aceleradela, reprogramei a minha "epron" e despertei todos os sentidos para o que tinha nas mãos.

Circular com esta moto por entre o trânsito do Porto, se por um lado è canja dado a rapidez de resposta a ultrapassagens de 1, 2 ou 3 veículos num pestanejar, por outro o simples facto de pretendesr desfazer o pisca e inadvertidamente rodar dois milimetros o acelerador implica um susto que acaba numa travagem junto á traseira do carro que me precede. Susto relativo porque o sistema de travagem tem resposta imediata e muito mais que suficiente para estas situações.

Passado o trânsito do Porto e já na via rápida para Viana do Castelo e a uns módicos 120 km/h devido ao intenso tráfego, perguntava a mim mesmo: para que é que servem nesta moto a 3ª a 4ª e a 5ª? A sexta responde mais do que eficazmente a partir das 2.500 rpm (se não tivermos pretensões a condução desportiva evidentemente), portanto toca a recolher a biqueira da bota que não é necessária para nada. Só que a bela (ou loira) em sexta e às 6.000 rpm (160 km/h) paraece que suplica por uma 7ª para descontrair aquele motor ou de rodar punho a sério para ela se soltar e cantar.

Bem, a seguir à Póvoa do Varzim o trânsito desapareceu, encostei á berma, fechei o capacete e a viseira, baixei o ecrã regulável para a posição inferior e pensei para comigo, vamos lá ver o que isto é capaz, ou melhor, vamos lá ver o que é que eu sou capaz com isto.

Nehum carro á vista. 1ª, 4.000 rpm no punho, larga e lá vai ela de roda da frente no ar, toca o chão, 2ª a 4.500 rpm e de novo lá vai a roda para cima, 3ª a 6.000 rpm e upa de novo e assim sucessivamente até à 6ª. Logo que meti a 6ª era tempo de começar a travar porque o fim da recta já estava mesmo ali e eu ia a 250 km/h. Pura adrenalina. Há uns anos que não fazia uma destas.

Toca a acalmar e a fazer o resto do caminho em condução de prazer e gozo. E meus amigos não pode haver melhor. A moto insere-se na trajectória das curvas com uma facilidade impressionante e depois de lá estar só de lá sai se nós quisermos mesmo. Travar em plena inclinação não constitui qualquer problema desde que não se abuse, e a saída das curvas em plena aceleração também não produz qualquer reacção inesperada. Um muito ligeiro slide por uma vez, que ela compensou de imediato com o pneu a voltar á posição normal e com o consequente ganho de tracção.

Depois verifiquei que lá estava o famoso botão ESA sobre o qual eu era um céptico (para mim era o mesmo que a diferença entre gasolina 95 e 98), mas não é, não é mesmo. Colocando o pinchavelho na posição confort, deixou de se sentir as irregularidades da estrada. Quem conhece a estrada de Viana do Castelo para Moledo do Minho sabe que não está em bom estado, mas agora parecia que estava na via rápida de novo. Absorve verdadeiramente as irregularidades do piso.

A posição de condução é mais desportiva que turistica, embora se possa regular a altura do volante e do banco e o ecrã de origem chega para umas brincadeiras mas não para fazer confortávelmente centenas de km a velocidades elevadas. Os ombros e os braços vão completamente desprotegidos e ou se leva roupa bem justa ou paraece a vela de um barco quando se folga a escota. Abana por todos os lados (a roupa bem entendido). Na posição mais elevada gera-se bastante turbulência no capacete e há que levar a fita bem justa porque houve alturas em que queria mesmo ir-se embora.

O banco é confortável, mas para mim não é uma referência. Já os tenho visto bem melhores.

Ontem foi um dia de muito vento, mesmo muito, mas o comportamento da mota co vento muito forte e muitas vezes lateral, era quase inalterável. Excelente comportamento e estabilidade de direcção.

Os espelhos são excelentes e mesmo a altas, muito altas velocidades não são afectados pelas vibrações, mantendo uma boa visibilidade.

Resumindo, é uma moto 5 estrelas, mas por favor não digam como já li algures, que é uma grande turistica. Não é, não é mesmo. Chamem-lhe se quiserem aquele nome conveniente de sport-turistica tão em moda hoje em dia e que cobre um vastissimo leque de modelos que não são carne nem são peixe. São um bocadinho boas em várias vertentes.

Como opinião global e final, considero que esta não é uma moto para inexperientes e/ou distraídos. Tem vida própria, tem um carácter forte, e não pactua com distracções e inexperiências. é uma moto para ser pilotada e não para ser conduzida. É assim que se sente bem e que mostra o que vale. Aliás, o som que sai do escape a partir das 7.000 rpm diz tudo.

Para turismo descontraído e calmo é mal empregada e para andar em cidade e circuitos urbanos é como ter um Pastor Alemão numa varanda de 2m quadrados.

Mas parabéns a quem as tem porque no segmento em que se insere, é do melhor que há por aí. Vai certamente bater-se renhidamente com as Pan, FJR 1300, Kawa ZZR 1400 etc.

Obrigado à Baviera Gaia pela atenção.

_________________
Luis Vicêncio

http://pescacomamostras.net


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 07, 2006 9:28 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 pm
Mensagens: 181
Localização: Ericeira
luisvic Escreveu:
Vai certamente bater-se renhidamente com as Pan, FJR 1300, Kawa ZZR 1400 etc.


A "Motor7"(junto ao Califa-Benfica Telf.: 217711790) (http://www.motor7.pt ) vai fazer um Drive-Teste amanha.
Não queres lá ir testar a FJR1300/AS ?

_________________
Saudações
João Calado (Ex-K1200LT - por enquanto, rendido aos talentos de uma fantástica FJR1300/A)


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 07, 2006 11:22 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Mensagens: 1742
Localização: Queijas - Oeiras
João obrigado pelo SMS e pelo convite aqui feito. mas amnhã vai-me ser impossivel. Chega a familia que foi de férias e vai ser um dia complicado:wacko: :wacko:

_________________
Luis Vicêncio

http://pescacomamostras.net


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jul 10, 2006 9:11 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Mensagens: 1799
Localização: Gaia
luisvic Escreveu:
(...)o simples facto de pretendesr desfazer o pisca e inadvertidamente rodar dois milimetros o acelerador implica um susto que acaba numa travagem junto á traseira do carro que me precede(...)


Tive duas destas experiências, mover inadvertidamente e cirurgicamente o acelerador para tirar o pisca e a moto pregar um calafrio daqueles na espinha. A solução é tirar o pisca entre a 2ª e a 3ª... quando a embraigem está accionada...

Se o trajecto permitir pode-se sempre esperar que o pisca se desfaça automaticamente ao fim de 200 metros.

Em relação à inexperiência, a solução é ir com calma... com muita calma. No outro dia vi um BMW M6 a circular devagar atrás de um Renault 5... é que o M6 não tem nada a provar... e penso que nem eu nem a minha GT.

Também concordo que não é um turística. É mais jovem do que isto.

_________________
BMW K1200GT '06

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jul 10, 2006 12:27 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Esses problemas têm a ver com a condução de outro tipo de motos,ao principio é sempre assim, tem que se ter muito cuidado.com o habito vai ser tudo natural, e um dia
quando andares (jp) com outra moto vais achar que ela é lenta que não responde logo etc.

A GT é uma excelente moto no seu segmento!

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta set 07, 2006 8:51 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: segunda ago 21, 2006 11:04 pm
Mensagens: 80
Localização: Porto
UAU Luis,
depois de ler o teu comentário, fiquei com vontade de comprar outra GT :)
Abraços e Boas curvas!

_________________
Rui Aquino
Granja - Portugal

http://www.rb-travel.blogspot.com


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 31, 2006 3:31 am 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: segunda out 23, 2006 2:48 pm
Mensagens: 100
Localização: Coimbra
jpmealha Escreveu:
Tive duas destas experiências, mover inadvertidamente e cirurgicamente o acelerador para tirar o pisca e a moto pregar um calafrio daqueles na espinha. A solução é tirar o pisca entre a 2ª e a 3ª... quando a embraigem está accionada...

Se o trajecto permitir pode-se sempre esperar que o pisca se desfaça automaticamente ao fim de 200 metros.

Em relação à inexperiência, a solução é ir com calma... com muita calma. No outro dia vi um BMW M6 a circular devagar atrás de um Renault 5... é que o M6 não tem nada a provar... e penso que nem eu nem a minha GT.

Também concordo que não é um turística. É mais jovem do que isto.


se vocês tivessem motos normais, faziam e desfaziam o pisca no mesmo botão colocado ergonomicamente do lado esq e deixavam estar quietinha a mão do acelerador :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal