Caros amigos,
Já foi detectado o problema que, segundo me disseram e ao que parece, é o primeiro caso em Portugal (depois de gastar um pneu traseiro em 4.500 kms até nisto tinha de ser original
)
O garfo da 5ª velocidade (peça 8 do diagrama) sofreu um desgaste prematuro e, a partir de um certa potência, deixou de assistir correctamente o carreto da 5ª velocidade, fazendo com que o dito carreto "soluçasse / saltasse" em alta rotação. Bem sei que faço muitas "reprises" em 5ª e até em 4ª, para "travar" com o motor (quem não o faz mesmo com tamanho binário ?), mas julgo não ser razão suficiente para tal desgaste em apenas 18.000 kms. A caixa tem de estar preparada para os 160 cv de potência do motor da K1600, independentemente do estilo de condução de cada um, mesmo reconhecendo que o meu é rápido / super-rápido ...
A boa notícia é que a BMW assumiu como defeito em garantia e todo o conjunto da caixa de velocidades da minha GTL será substituido por uma nova caixa, de última geração.
Agora fico apenas com a preocupação relativamente à transmissão, também ela de geração anterior (a minha mota, embora adquirida em 04/2013 foi construída em 04/2012, i.e., antes das últimas actualizações de caixa e transmissão), muito embora a preocupação e cuidado demonsrado pelo Concessionário e Importador Nacional no caso em apreço, me deixem bastante mais tranquilo !
No entretanto, e enquanto a minha GTL estiver a ser reparada, terei à minha disposição, sempre que desejar e estiver disponível, uma nova K1600GT de serviço, com a qual terei obviamente todo o cuidado em termos de rodagem e não só, até para retribuir a confiança que em mim depositaram.
Um abraço de um cliente BMW Motorrad bastante satisfeito