Data/Hora: sexta mar 29, 2024 12:35 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta jan 06, 2010 4:46 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 02, 2007 3:49 pm
Mensagens: 906
Localização: Lisboa / Portugal
Que moto de Grande Turismo comprar ???

BMW, Kawasaki e Yamaha

BMW K 1300 GT, Kawasaki 1400 GTR e Yamaha FJR 1300 A


Imagem

Quando falamos de motos de Grande Turismo, quase todos os caminhos passam pela BMW K 1300 GT e a Yamaha FJR 1300 A. A Kawasaki quer também estar em todas as listas e modernizou a sua Kawasaki 1400 GTR, um bom motivo para as provar com uma viagem à Córcega.

Falamos da alta sociedade das motos de Grande Turismo:

BMW 1300 GT, Kawasaki 1400 GTR e Yamaha FJR 1300 A

Motores de 4 cilindros em linha, chassi perimetral de aluminio, cardan, carenagens completas e variados detalhes de luxo que engrossam o preço final.

Enquanto que na BMW o preço a pagar é de aproximadamente 19.000 € para aceder à GT sem nenhum extra, a Yamaha é claramente mais barata. Actualmente o preço da Yamaha FJR é de 15.000 €, um valor muito interessante e que inclina a balança claramente a seu favor neste aspecto (versão semi-automática são + 2.000 €). O preço da nova Kawasaki 1400 GTR de situa-se a meio caminho entre ambas, 17.300 € para comprar a maior das GT actuais com um equipamento exclusivo. Os técnicos da Yamaha mantiveram a FJR durante os últimos anos à base de ligeiras actualizações, na BMW decidiram dar-lhe uma boa revisão no principio desta temporada subindo a cilindrada do motor de 1157 para 1293 cc e incorporando um novo cardan mais silencioso e com menos reacções. Na Kawasaki de 2010 encontraremos um controle de tracção, sistema de travões combinado, modo de poupança de combustível, melhor protecção contra o vento e toda uma série de pequenos detalhes que fazem a GTR mais atractiva.

As estradas secundárias que levam atá ao Porto parecem traçadas esculpidas à mão. Entre curva e contra-curva não existe mais do que 100 m e as rectas não são mais do que um curto troço para mudar de inclinação. Todo um paraíso para as RR talvez, mas não para estas transatlânticas com mais de 300 kg. Mesmo assim o mito de que as grandes estradistas movem-se entre as curvas como hipopotamos, faz tempo que forma parte da história. Hoje até as auto-caravanas inclinam-se para o interior para tomar as curvas. Aos comandos destas 3 «GT» o stress é esquecido rápidamente graças ao seu conforto geral.

A posição de condução é muito natural e relaxada nas 3 permitindo a concentração no essencial: manter a visão da jogada. A 'capitã' neste sentido, é a BMW. O depósito estreito ressalta esta inesperada sensação de leveza. Parece a mais leve ... por muitos que sejam os «kilos» que a separam: 302 para a alemã contra os 305 da Yamaha e os 314 da Kawasaki.

A BMW deixa-se atirar e levantar entre curvas com agilidade e mantem a traçada com precisão e sem esforço, na mesma medida em que a GT se atrasa das suas 2 Companheiras. Relativamente à Kawa, o novo lifting serviu também para limar a brutalidade da sua caixa de velocidades. Por outra parte, uma ajuda da Bridgestone para resolver o que até agora era uma crítica recorrente no seu comportamento chegou com o BT 021 (especificação especial "U"), um pneumático com maior superficie de contacto e portanto mais estável. Mesmo assim, ainda se nota uma ligeira dureza na direcção na hora de girar. A posição de conducção ligeiramente adiantada tem sentido e permite à Kawasaki GTR manter a traçada de forma limpa. Como na Yamaha, onde os punhos estão adiantados tornando o posto de condução mais amplio. Como demode é a largura do depósito da FJR . O mesmo para a marcada tendência para levantar-se com os BT 021 (especificação especial «F» para a FJR) travando com a moto inclinada. Mas exceptuando este ponto, de realçar a solidez e precisão com que curva.

Muito capazes

A capacidade de carga de todas as malas de série é considerável. As da Kawasaki GTR 1400, com 35 l cada uma, são as maiores. Também a superficie plana do seu depósito permite colocar com facilidade a bolsa de depósito e agora até um porta-luvas integrado no lado esquerdo da carenagem.

O baile de curvas continua. Direita, esquerda, direita !!! Aqui o que conta é a capacidade de recuperação do motor e a facilidade com que curva. O motor da Yamaha FJR 1300 A ronronea como um gato e curva suave como a seda. Inclusivé abaixo das 2.000 rpm. empurra bem controlado e altera inclinações com precisão. A versão 2008 equipava com acelerador progressivo que não recolheu muitos votos por ser um pouco duro de accionamento depois de muitos quilómetros. Para esta versão 2010 já é convencional que enrola de forma natural e permite que a passagem da FJR pelo ápice das curvas seja mais suave. Com 138 CV (declara144 CV) faltam-lhe os 30 CV frente à BMW e os 20 CV frente à Kawasaki, um dado que conta pouco nesta parte dos r.p.m.. A alemã é menos fina na parte baixa do funcionamento do motor. Começa a empurrar igual de cedo, mas para baixo das 2.500 rpm parece que se estam a retorcer os eixes da cx. de velocidades pelo ruido que saí do cárter. Passado este ponto é para esquecer graças à sua contundente resposta. A euforia que provoca a força com a que acelera e a vivacidade do seu motor só ficam 'manchadas' pela já conhecida rudeza e estridência na mudança de velocidades. E a Kawasaki? Demarca-se um pouco neste ponto. O motor funciona 'redondo' e a cx. funciona na perfeição, mas um Estradista espera algo mais nas baixas r.p.m. do seu motor de 1352 cc com distribuição variável optimizado para a condução turística. Nestas estradas reviradas dos Calanches nota-se a falta de brio, ao principio. Isso sim, a partir das 3.500 rpm a GTR coloca-se à altura nas prestações e expectativas. A Kawa tem um modo de poupança de combustível que se activa com um interruptor no punho e que actua nas acelerações abaixo das 6.000 rpm. Quando se acciona aparece indicador "ECO". Nota-se uma diferença marginal entre os 2 modos. No banco de potência a medição é de uma diferença até 7 CV. Uma realidade que o motor da GTR transfere com habilidade à rodagem real. Em todo o caso o seu consumo médio normal em estrada nacional é de 5,6 l/100 km, muito distante dos 4,9 de média das restantes e que a «Kawa» só consegue no modo eco. Este «botão» não tem nenhum efeito rodando a velocidade constante de 130 km/h em AE. O consumo do tetracilíndrico em linha situa-se nos 5,8 l seja com ou sem o modo económico.

Bons travões

A estrada abre-se, de repente, ao cruzar um ponto alto de montanha desenhando uma ampla curva em direcção à costa. Uma alegria que dura pouco. Os Campestres da Córcega levam a sério o manter os seus animais domésticos, em liberdade. E precisamente depois da quarta curva chega a confirmação: uma vaca no meio da estrada e… susto com travagem de emergência. Por sorte o ABS e o sistema combinado de travões estão bem adaptados nas motos de Grande Turismo. A Yamaha e a Kawasaki travam bem mas na BMW o Piloto quase toca na cúpula senão tensa os músculos dos braços. Impressionante. É quase impossível travar mais. As estradas rápidas são o terreno preferido deste trio, mas na Córcega vai ser complicado ver mais de 2 digitos no velocímetro. Dos trajectos a 200 km/h por AE's alemãs sabemos que a 2ª geração da GTR tende a oscilar a alta velocidade. Kawasaki tentou reduzir este efeito limitando as rotações na 5ª e 6ª limitando a velocidade máxima a 246 km/h mas esta tentativa de melhoria neste ponto não foi de todo, efectivo.
O que sim aperfeiçoaram foi a protecção contra o vento na Kawasaki. A cúpula tem mais 7 cms de altura, resguardando completamente inclusivé aos Pilotos mais altos. A BMW também protege convenientemente e sómente se nota uma ligera pressão de ar nos ombros e parte superior do capacete. A Yamaha bem que poderia proteger algo mais a alta velocidade, mas na Córcega não é algo que fosse necessário.
Retomamos a rota em direcção ao Este, fazendo as montanhas. Passados 10 kms que deixámos Ajaccio e já estamos outra vez no baile das curvas. Outra vez a vantagem é para a BMW. Com a ajuda do ESA (Electronic Suspension Ajustment) pode-se encontrar a regulação ideal das suspensões para cada momento. O que não consegue melhorar o ESA quando as irregularidades são continuas, é a sensação de que as suspensiões funcionam desacompassadas e que a parte traseira se levante mais do que o desejado ao pisar os separadores.
A Yamaha é comparativamente muito mais simples ao enfrentar-se a este tipo de terreno e o seu amortecedor tem sómente 2 possibilidades de pré-carga da mola. Apesar disto, em uso normal, a Yamaha FJR funciona correctamente e o conforto que oferecem as suas suspensões, é sólido. A Kawasaki tem uma regulação mais desportiva e nota-se a sua dureza. O monoamortecedor tem comando remoto que facilita o ajuste da pré-carga da mola, mas o seu efeito não é muito acusado. Com Passageiro, a «Kawa» e a BMW (com a suspensão perfeitamente regulada graças ao ESA) oferecem maiores reservas que a Yamaha. Do que não se queixarão as Acompanhantes é do luxo que as espera: assentos espaçosos, joelhos em ângulo aberto e pegas montadas de forma prática. A BMW tem a melhor combinação , a Kawasaki e Yamaha seguem-na a alto nivel.

Controle de tracção

Passamos por uma zona de obras com um troço de terra compactada, que nos permite provar o funcionamento (e a necessidade ou não) do controle de tracção. Uma pequena tentativa: abrimos gás. A BMW e a Kawasaki absorvem qualquer deslizamento da roda traseira antes de de aparecer. A Yamaha, que não leva controle de tracção, fica atrás, mas dosificando bem o gás mantem também a sua trajectória. Sim são imprescindíveis ou não é um ponto aparte, mas o certo é que as ajudas electrónicas estão de moda.
Seguimos caminho e cruzamos pela última vez as chamados Dolomitas corsegas através do Col de Bavella. O caminho de volta a Bastia é feito pela estrada da costa, esta sim, bastante mais recta e rápida. Por fim! Faz 3 dias acreditávamos que a Córcega era uma reserva para as motos de Grande Turismo, Só visto o como podem mudar os pareceres em 3 dias!

Qual é a melhor?
  1. BMW 1300 GT. Não existe dúvida da supremacia da GT no segmento turístico. Continua a ser a mais completa. Isso sim, o luxo da BMW não sai grátis e se contemplamos as inumeras opções e acessórios o seu preço sobe mas sobe ... e muito cuidado com preços de manutenções e garantias !!!
  2. Kawasaki 1400 GTR. A 1ª remodelação da GTR melhorou relativamente à anterior em quase todos os aspectos e o seu equipamento de série leva nota máxima. Agora bem, continua a faltar uma resposta mais contundente na parte baixa do regime de motor, tendo em conta que o seu propulsor é o de maior cilindrada.
  3. Yamaha FJR 1300 A. A FJR ficou praticamente às portas do 2º lugar (é a mais veterana). As virtudes do seu motor e os bons acabamentos mantêm-na num elevado nivel. Conta com um preço realmente interessante.
Texto da Motociclismo Espanhola

Imagem

_________________
João Geraldes


BMW R 1200 RT (2010)
[email="joao_ferreirageraldes@hotmail.com"]joao_ferreirageraldes@hotmail.com[/email]
http://www.facebook.com/JoaoR1200RT

Imagem


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jan 06, 2010 8:00 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça set 18, 2007 4:23 pm
Mensagens: 1112
Localização: Lisboa
João, desculpa....as 3 :wacko::wacko::wacko:!!!

Uma para 6ª, outra para sábado e outra para domingo !:fixe:
O resto da semana, de preferência BMW :idea:! ( RT 1200 ? )

Admito que a minha resposta é evasiva mas, é contundente !
TECNOLOGIAS avançadissimas, superam qualquer expectativa.
Experimentei a KAWA e a YAMAHA e fiquei muito satisfeito.
Só me falta a BMW !

Abraço e boas curvas !


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Pois é ...
MensagemEnviado: segunda jan 11, 2010 1:49 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 27, 2009 6:57 pm
Mensagens: 1299
Localização: Barcelos, Portugal
Obrigado João, por mais um tópico muito interessante.

Eu não queria estar no lugar de uma pessoa que possa estar indecisa por qual comprar.
A minha escolha seria largamente influenciada pela minha experiência com a marca , mas tanto a Kawasaki como a Yamaha são duas boas alternativas
à BMW mas ainda têm muito que andar.
Contudo estão cada vez mais proximas o que revela qualquer coisa.

Um abraço.

Rica

_________________
[color="Red"]Boas Curvas e Boas Rectas[/color]
Boxer Power

Em memória do Gil (20-06-2010)
[SIZE="2"][color="RoyalBlue"]De RT o destino é irrelevante![/color][/SIZE]:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Falta ai qualquer coisa...
MensagemEnviado: segunda jan 11, 2010 6:10 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta mar 28, 2007 10:14 pm
Mensagens: 274
Localização: Atouguia da Baleia
Joao


Vais desculpar-me mas acho que falta ai qualquer coisa nesse comparativo, esqueceram-se da RT.....

A RT não é uma GRANDE TURISMO? e bem mais bonita, não tem é tanto motor, mas o que tem chega e sobra.....

_________________
Telmo Monteiro
BMW R 1200 RT
Atouguia da Baleia


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 18, 2010 5:48 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quinta jul 23, 2009 10:56 am
Mensagens: 39
Localização: Leiria
Viva

Estas 3 são realmente máquinas impressionantes, que juntam qualidades difíceis de conciliar como potência e economia, velocidade e conforto, maneabilidade e capacidade de carga.

Mas este teste, que já tinha lido na revista espanhola, é pouco exaustivo tendo em conta aquilo que o cliente alvo destas máquinas pretende saber.

Para começar, os consumos é uma matéria sensível, pois há que ter em conta que a maneira de conduzir os influencia decisivamente. Rodar vários pilotos, com diferentes formas de conduzir, em 3 motas, em diferentes percursos, introduz diferenças que não são reais. Deveria ser o mesmo piloto, nas 3 motas, nas mesmas circunstâncias.:notrust:

Em relação à travagem, concordo totalmente. Embora a FJR e GTR tenham travagens excelentes, a da GT é realmente impossível de igualar: fabulosa. Também há que fazer justiça ao ESA, cruise control e aos bancos aquecidos, dois extras "esquecidos" pelas concorrentes.

Agora puxando a brasa à minha sardinha::lingua:

Estranho a alegada falta de estabilidade acima de 200km/h na 2ª geração da GTR, porque a minha GTR 2009 tem uma estabilidade excelente, mesmo a 250 ou mais e não compreendo o que pode ter alterado isso! O mesmo em relação à velocidade máxima. Uma eventual limitação a 246km/ parece completamente despropositada, até porque não é isso que resolve qualquer problema de estabilidade. Tendo em conta que a GTR atinge essa velocidade em 4ª, em 5ª e em 6ª, então para que raio querem a 5ª e 6ª?

Seria também interessante referirem as enormes diferenças entre a desmultiplicação das caixas. às 4000rpm na última relação, a GT1300 circula a apenas 105km/h, a FJR circula a 120km/h e a GTR a 140km/h. Todos conhecemos as vantagens e inconvenientes destas diferenças ao nivel do desgaste do motor, suavidade de rolamento, consumos em velocidades mais elevadas e respostas nas rotações mais baixas...

Uma omissão ainda em relação à suavidade e refinamento dos motores. Conhecendo muito bem os 3, a minha opinião é que a GTR está num patamar superior, sem vibrações ou barulhos estranhos, excelente carburação, uma suavidade sem paralelo. Falta referir ainda que a GTR tem embraiagem deslizante, bem como uma caixa de velocidades claramente superiores aos das concorrentes. Tendo em conta o uso que lhes damos, é para mim um aspecto fundamental. A GTR também outras coisas que as concorrentes não têm como regulação do ABS em vários modos, o mesmo em relação ao controlo de tracção, itens que são fornecidos TODOS de série.

É mais um comparativo e algo que não deve influenciar demasiado eventuais compradores, que deverão, isso sim, experimentar e tirar as suas próprias conclusões.:fixe:

Cumprimentos,

_________________
Pedro Gordo
GTR 1400
Leiria


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 18, 2010 6:54 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Mensagens: 1444
Localização: Cartaxo
Telmo Monteiro Escreveu:
Joao


Vais desculpar-me mas acho que falta ai qualquer coisa nesse comparativo, esqueceram-se da RT.....

A RT não é uma GRANDE TURISMO? e bem mais bonita, não tem é tanto motor, mas o que tem chega e sobra.....


Ó Telmo,

eu gosto muito da RT! Mas mesmo muito! Mas temos de admitir que são campeonatos distintos...:confundido:

Isto é quase Sport com cheiro a Turismo! Estas 3 máquinas são 3 canhões que têm uma posição de condução mais confortável que uma desportiva e têm mais arrumação...

Podíamos dizer que falta a Pan... isso sim!

_________________
Vivam cada dia como se fosse o último... Um dia vão acertar!:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: grande turismo??
MensagemEnviado: quinta jan 21, 2010 11:10 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: sábado mar 28, 2009 10:01 pm
Mensagens: 43
Localização: s.marcos . sintra
nao sei se foi esquecimento mas esqueceram se de falar da rainha das motos de turismo HONDA PAN EUROPEAN,que para mim continua a ser a referencia , as restastes igualmente boas sao mais desportivas de turismo.
:lol: :lol:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jan 29, 2010 12:58 am 
Desligado
Rookie

Registado: quinta jul 23, 2009 10:56 am
Mensagens: 39
Localização: Leiria
Acho que ninguém se esqueceu da Pan European.:fixe:

Por mim falo, mas depois de ter uma Pan 1300 durante 3 anos acho que a K1300GT e a GTR 1400 estão numa liga à parte.:bigsmile:

Pode-se dizer que abdicam de conforto em favor de desportividade e potência, mas não é bem assim, na minha opinião.

A verdade é que a protecção aerodinâmica da GTR ou da GT tem mais qualidade que a da Pan. A título de exemplo, eu circulo quase sempre com o ecrã turístico da GTR no máximo, sem interferência na dinâmica ou desconforto aerodinâmico. Na GT julgo que acontece o mesmo! na Pan tornava-se desconfortável para condutor e passageiro. Alguma instabilidade a alta velocidade na Pan incomoda igualmente em termos de conforto em viagem. O que a Pan tem de excelente é a capacidade de amortecimento do amortecedor traseiro, que é o melhor que conheço.:lingua:

As melhores motos ST são mesmo a GT e a GTR. Sobre esta última, os interessados devem consultar a Motojornal desta semana (última de Janeiro), com um teste (mais ou menos) exaustivo.

Cumprimentos,

_________________
Pedro Gordo
GTR 1400
Leiria


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta dez 23, 2010 3:35 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta mar 17, 2010 4:02 pm
Mensagens: 318
Localização: Costa da Caparica
Pedro GOrdo Escreveu:
Acho que ninguém se esqueceu da Pan European.:fixe:

Por mim falo, mas depois de ter uma Pan 1300 durante 3 anos acho que a K1300GT e a GTR 1400 estão numa liga à parte.:bigsmile:

Pode-se dizer que abdicam de conforto em favor de desportividade e potência, mas não é bem assim, na minha opinião.

A verdade é que a protecção aerodinâmica da GTR ou da GT tem mais qualidade que a da Pan. A título de exemplo, eu circulo quase sempre com o ecrã turístico da GTR no máximo, sem interferência na dinâmica ou desconforto aerodinâmico. Na GT julgo que acontece o mesmo! na Pan tornava-se desconfortável para condutor e passageiro. Alguma instabilidade a alta velocidade na Pan incomoda igualmente em termos de conforto em viagem. O que a Pan tem de excelente é a capacidade de amortecimento do amortecedor traseiro, que é o melhor que conheço.:lingua:

As melhores motos ST são mesmo a GT e a GTR. Sobre esta última, os interessados devem consultar a Motojornal desta semana (última de Janeiro), com um teste (mais ou menos) exaustivo.

Cumprimentos,

Boas,

Não tive oportunidade de ver esse comparativo, mas até à data a FJR ficou sempre em 1º lugar. Tive uma 3 anos (de 2004) e só posso dizer bem.

Joaõ aconselho-te a passares pelo forum FJR PT e já ficas com uma boa ideia. É td ppl 5 ****

Abç,
ZL

_________________
________________________
K1200S '05 MC Torres Vedras


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado mar 31, 2012 10:09 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quinta mar 29, 2012 11:22 am
Mensagens: 25
Localização: Alverca do Ribatejo
:lol:

E entretanto temos as K 1600 GT e GTL ..... vieram mais tarde mas muito a tempo:bigsmile:

_________________
JOSE ALVES
"BMW K 1600 GTL"

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal