Data/Hora: terça abr 16, 2024 8:25 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Filtro de AR de alto rendimento
MensagemEnviado: terça fev 09, 2010 10:50 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quinta abr 03, 2008 10:40 pm
Mensagens: 41
Localização: Abrantes
Boas amigos,

Está quase na hora de fazer a revisão da minha montada, K 1200 S, no entanto ando a pensar em substituír os filtros de ar originais por uns da K&N.

Qual a vossa opinião, já alguém fez esta alteração, notaram diferenças na perfomance? será que vale mesmo a pena?

Agradeço os comentários do pessoal.

Um abraço,
Jorge


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Eu meto.
MensagemEnviado: terça fev 09, 2010 12:05 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
É das primeiras intervenções que faço. Um motor que "respira" com mais facilidade terá logo mais rendimento, pode não se notar mas está lá. É lavável logo dura muito mais Kms. O motor soa diferente, mais grave. É de evitar em ambientes muito poeirentos mas numa S não me parece haver problema.
Tenho um da K&N à 45.000Kms...

ADVirtam-se
Legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta fev 10, 2010 1:17 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: sexta nov 14, 2008 7:23 pm
Mensagens: 135
Localização: Luanda
Leonel Silva Escreveu:
É das primeiras intervenções que faço. Um motor que "respira" com mais facilidade terá logo mais rendimento, pode não se notar mas está lá. É lavável logo dura muito mais Kms. O motor soa diferente, mais grave. É de evitar em ambientes muito poeirentos mas numa S não me parece haver problema.
Tenho um da K&N à 45.000Kms...

ADVirtam-se
Legasea


Alguma razão especial para não serem colocados para ambientes poeirentos? Acabei de instalar um comprado na Touratech (não me lembro da marca) uma vez que ando sempre nesses ambientes com mais poeira e por serem laváveis.
Tenho a GS...:smile:

_________________
"TAMOS JUNTOS"

Gonçalo Barros




Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta fev 10, 2010 2:30 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: domingo mai 17, 2009 10:41 pm
Mensagens: 368
Localização: Alcains
Esses filtros normalmente são mais "abertos", dai o motor respirar mais.
sendo mais abertos as probabilidades de entrar agua e poeiras é maior!

pelo menos é a minha opinião

tambem ando para colocar uns na minha GSA, mas ainda nao o coloquei nem sei bem porque:wacko:

_________________
João Dias

www.moto-turismo.net :fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta fev 10, 2010 2:35 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Mensagens: 3771
Localização: Carnaxide
O facto de respirarem melhor, leva a que entre mais poeira e não sejam tão impermeáveis, ou seja, a água tb passa melhor o que não é nada bom.:confundido:

Eu na GS, em situações de TT, meto o original.
Por sua vez ainda lá está, no caso da GS o BMC, aumenta-me os consumos. :blink:

Na "R" tenho o K&N, reduziu um pouco o consumo em altas e respira melhor em baixas. :bigsmile:

_________________
Ab ;)
Imagem
Ex: K1200R:love:

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta fev 10, 2010 5:35 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta fev 04, 2009 5:29 pm
Mensagens: 101
Localização: Sanguinhal/Bombarral
Vou dar uma achega....

Não sei se concordo muito com o facto, dos ditos filtros tipo KN sejam mais permissivos ou permeaveis ao pó e aguas...
Mas os filtros KN e similares...por serem mais permeaveis e terem menos superficie filtrante...veem tratados com um oleo em spray...e também faz parte do kit de limpeza...depois de lavados e secos...tem que se voltar a borrifar com uma camadinha muito ligeira do dito oleo....

Quanto as aguas....só mesmo os filtros com tubagem Snorkel como se usa no TT....as aguas são inimigas para todos os tipos de filtro...seja ele original ou de rendimento....


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Pó...óleo!
MensagemEnviado: quarta fev 10, 2010 5:40 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Mário, imagina a duração dessa película em Angola. Não filtrava tudo e saturava depressa.
Para os ambientes poeirentos, só os filtros de óleo teem capacidade de reter as partículas mais pequenas. Pode valer a pena engenhocar um filtro assim para quem anda em Angola e à volta.
Com o tempo, a abrasividade das partículas desgasta os cilindros e segmentos.
Veículos concebidos de raíz para esses ambientes incorporam necessáriamente o tal filtro de óleo. Isto é, se forem feitos para durar...
Eu tenho uma Peugeot 505, durante tantos anos a raínha de África.

ADVirtam-se
Legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta fev 10, 2010 5:56 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: sexta nov 14, 2008 7:23 pm
Mensagens: 135
Localização: Luanda
Em relação à manutenção eles vêm mesmo com esse óleo. De resto o kit que comprei traz um pré-filtro que acredito não permitir a entrada da maioria da poeira e outros (insectos, etc) até ao filtro.

Ainda não experimentei a mota mas já está instalado.

Digo qq coisa assim que o fizer...

_________________
"TAMOS JUNTOS"

Gonçalo Barros




Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta fev 10, 2010 6:33 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta fev 04, 2009 5:29 pm
Mensagens: 101
Localização: Sanguinhal/Bombarral
Leonel Silva Escreveu:
Mário, imagina a duração dessa película em Angola. Não filtrava tudo e saturava depressa.
Para os ambientes poeirentos, só os filtros de óleo teem capacidade de reter as partículas mais pequenas. Pode valer a pena engenhocar um filtro assim para quem anda em Angola e à volta.
Com o tempo, a abrasividade das partículas desgasta os cilindros e segmentos.
Veículos concebidos de raíz para esses ambientes incorporam necessáriamente o tal filtro de óleo. Isto é, se forem feitos para durar...
Eu tenho uma Peugeot 505, durante tantos anos a raínha de África.

ADVirtam-se
Legasea



Numa moto um filtro desse genero para filtrar o ar, penso que seja uma peça com dimensoes pouco aplicaveis...
Lembro-me sim de alguns UMM e principalmente grupos geradores de usarem esses elementos filtrantes...esses filtros até estão num compartimento fechado com o oleo mas não em contacto directo....:smile:

Agora em utilizações,com ambientes de muita poeira...penso que a ideia transmitida pelo Gonçalo seja a mais valida....
O pré filtro é mais eficaz....
Mas agora fiquei curioso...quem faz competição em Raids..Enduros..que tipo de filtro usarão já nem menciono por exemplo um Dakar...

Para um filtro saturar rapidamente numa estrada poeirenta...tinha que andar o dia todo no cone dum automovel ou de varias motas...e aí não era só o filtro que ficava entupido os meus pulmões também não ficavam melhor...hehehehe.....e mesmo assim duvido que esteja assim tão saturado....mas pronto,perdoem-me a ignorancia de quem nunca fez TT
Assim em condições mais estremas de condução só temos mesmo que o lavar em intervalos bem mais reduzidos...


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta fev 10, 2010 7:57 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Mário,
Se fizeres uma pequena pesquisa por "air oil bath filters bykes", encontrarás várias marcas que durante as várias guerras alteraram os sistemas de filtragem de ar optando pela de óleo.
As tecnologias evoluiram e hoje essa necessidade não é tão importante.
Contudo, repararás que na competição "TT" se compensa a ineficiente (relativamente) filtragem de ar com a substituição frequente dos filtros e do óleo do motor. Além de montarem, desmontarem e sustituirem motores como nós mudamos de camisa.
Descuidando a filtragem, as partículas de pó que se acumulam no óleo depressa converterão um líquido lubrificante, numa massa abrasiva que desgastará todo o motor.
Ao instalar um filtro de ar em banho de óleo numa mota de viagem transcontinental para poupar o motor, não se estaria a inventar nada.

ADVirtam-se
Legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda fev 15, 2010 5:29 pm 
Desligado
Rookie

Registado: terça dez 23, 2008 2:37 pm
Mensagens: 9
Localização: Brasil - São Paulo
Jorge Martins Escreveu:
Boas amigos,

Está quase na hora de fazer a revisão da minha montada, K 1200 S, no entanto ando a pensar em substituír os filtros de ar originais por uns da K&N.

Qual a vossa opinião, já alguém fez esta alteração, notaram diferenças na perfomance? será que vale mesmo a pena?

Agradeço os comentários do pessoal.

Um abraço,

Jorge


Ola Jorge, eu tenho uma moto k 1200 S, ano 2006 aqui no Brasil, e a moto esta com os filtros de ar da K&N, a meu ver a principal vantagem esta no fato de permitir uma limpeza destas peças com
mais eficiencia do que os originais que são de papel, os K&N tem uma estrutura metalica mais consistente. Quanto a performance,
não é significativa para uso normal.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça fev 23, 2010 2:24 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quinta abr 03, 2008 10:40 pm
Mensagens: 41
Localização: Abrantes
João Bruno Escreveu:
Ola Jorge, eu tenho uma moto k 1200 S, ano 2006 aqui no Brasil, e a moto esta com os filtros de ar da K&N, a meu ver a principal vantagem esta no fato de permitir uma limpeza destas peças com
mais eficiencia do que os originais que são de papel, os K&N tem uma estrutura metalica mais consistente. Quanto a performance,
não é significativa para uso normal.


Caros amigos,

Obrigado pela vossa opinião sei que na K1200 S no seu uso diário e como diz o João Bruno não se deve notar muito pois tem potência e binário qb para pregar umas valentes sacudidelas e respectivos sustos.

Já na possibilidade de permitir que se faça uma limpeza mais a miúde aí sim penso que seja vantajoso, pois na minha pinião as pseudolimpezas feitas nos filtros originais de cartão só trazem 2 problemas, trabalho extra e o risco de se deteriorarem os respectivos filtros.

Mais uma curiosidade deste jardim à beira mar plantado, solicitei o preço do filtro para este modelo de mota ao representante que está no site oficial da KN e o valor foi de 86 € + IVA /unid, como esta mota leva dois estamos a falar de 172 € + IVA quando no ebay compro cada um por 30 £ ou seja menos de metade do preço :mad2: , pergunto-me como é que se pode querer ajudar as empresas nacionais quando estas cometem autênticos "roubos"!!!

Agora só me falta comparar com o preço de origem e decidir.

Um abraço,
Jorge


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta fev 24, 2010 12:22 am 
Desligado
Rookie

Registado: segunda mai 15, 2006 2:39 pm
Mensagens: 16
Localização: Maia
Mário Henriques Escreveu:
Numa moto um filtro desse genero para filtrar o ar, penso que seja uma peça com dimensoes pouco aplicaveis...
Lembro-me sim de alguns UMM e principalmente grupos geradores de usarem esses elementos filtrantes...esses filtros até estão num compartimento fechado com o oleo mas não em contacto directo....:smile:

Agora em utilizações,com ambientes de muita poeira...penso que a ideia transmitida pelo Gonçalo seja a mais valida....
O pré filtro é mais eficaz....
Mas agora fiquei curioso...quem faz competição em Raids..Enduros..que tipo de filtro usarão já nem menciono por exemplo um Dakar...

Para um filtro saturar rapidamente numa estrada poeirenta...tinha que andar o dia todo no cone dum automovel ou de varias motas...e aí não era só o filtro que ficava entupido os meus pulmões também não ficavam melhor...hehehehe.....e mesmo assim duvido que esteja assim tão saturado....mas pronto,perdoem-me a ignorancia de quem nunca fez TT
Assim em condições mais estremas de condução só temos mesmo que o lavar em intervalos bem mais reduzidos...



Viva,
Nas motos de "monte", normalmente usa-se filtros de ar em espuma de dupla densidade, impregnados com um fluido para fixar as partículas. É normal o piloto escolher filtros com densidades diferentes, pois os tipos de terreno assim requer.

Cup,
Bruno Soares


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 06, 2010 11:13 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quinta abr 03, 2008 10:40 pm
Mensagens: 41
Localização: Abrantes
Boas amigos,

Acabei por me decidir a instalar os filtros da K&N e numa primeira impressão parece-me que a mota sobe de rotação com maior facilidade e as respectivas consequências (+ pontuda), o ruído do motor passou a ser mais "metálico":bigsmile: e menos abafado, gosto mais, falta mesmo é verificar se há alterações no consumo para melhor claro!

Em relação ao "anunciado" aumento de potência nem quero saber pois a que já lá existia antes dá para dar e vender, :wacko: haja é unhas.:wacko:

_________________
Cumps,
Jorge

R 1200 GS (LC)
Ex K1200 S


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 08, 2010 11:23 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta mar 17, 2010 4:02 pm
Mensagens: 318
Localização: Costa da Caparica
Jorge Martins Escreveu:
Boas amigos,

Acabei por me decidir a instalar os filtros da K&N e numa primeira impressão parece-me que a mota sobe de rotação com maior facilidade e as respectivas consequências (+ pontuda), o ruído do motor passou a ser mais "metálico":bigsmile: e menos abafado, gosto mais, falta mesmo é verificar se há alterações no consumo para melhor claro!

Em relação ao "anunciado" aumento de potência nem quero saber pois a que já lá existia antes dá para dar e vender, :wacko: haja é unhas.:wacko:


Boas,

Na FJR tinha K&N e ponteiras L&V e fiquei com mais saída, mas o consumo subiu mais um pouco tb. A minha tem 2 filtros laváveis comprados no site wunderlich.de e qd meter a ponteira L&V logo verei o resultado.
Abç,
Zé Luis

_________________
________________________
K1200S '05 MC Torres Vedras


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal