Data/Hora: sexta mar 29, 2024 12:32 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 38 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça mar 02, 2010 3:45 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 02, 2007 3:49 pm
Mensagens: 906
Localização: Lisboa / Portugal
Para mim ... tenho muito bem aprendida a lição sobre a KGT !!! Mesmo assim , voltei a comprar BMW, agora uma RT (serei masoquista, veremos !!!!!!!!). Como ainda não a recebi só posso dizer maravilhas da nova RT :fixe:

Aparte o [color=blue]histórico da minha (ainda) KGT que vos dei a conhecer já neste Forum, aqui fica artigo já traduzido (limitei-me a traduzi-lo, nada mais) da Motociclismo Espanhasobre o teste dos 50.000 Kms para a K1300GT. [/color]

Pior, nunca li !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Passo a citar

Durante uma prova dos 50.000 km podem passar-se muitas coisas mas nalgumas destas provas tivemos autêntica má sorte!!! É o caso da BMW K1300GT: depois de um problema com a embraiagem voltámos a ter complicações na sua prova de longa duração. Tivemos que abrir o motor por causa de um problema no rolamento da biela.

Imagem

Má sorte mas também uma certa frustração pelas expectativas contrastadas com as avarias verificadas. Este foi até agora o 'fio condutor' da prova de longa duração da BMW K 1300 GT apesar das esperanças que tinhamos depositadas naquilo que consideravamos como uma referência da Casa Bávara.

O plano era simples e dadas as prestações da moto, exequível: realizar os 50.000 km num tempo record, durante o ano 2009.

Tudo indicava, quando começámos em Abril de 2009, que íamos culminar com êxito o nosso propósito. Em poucas semanas resolvemos com agilidade os primeiros 5.000 km e o plano continuava!!! Mas mais para a frente e, sem avisar, o primeiro problema grave do motor: num trajecto por auto-estrada na Alemanha –onde não existe limite de velocidade– e circulando a 240 km/h o 'sino da embaraiagem' desfez-se, deixando uma espectacular fissura na tampa direita do motor.

Imagem

A grande quantidade de fragmentos que se espalharam dentro do propulsor obrigaram à substituição por motor novo, o que implicou dizer adeus ao nosso propósito de realizar a prova num ano, dado o tempo necessário para a reparação.

O novo motor implicou uma redefinição da prova, assim que o novo objectivo passou a ser o de fazer os 50.000 km com o novo motor, o que supôs 75.000 km totais para o chassis e resto dos componentes (que já levavam quase 25.000). A K foi acumulando quilómetros com o novo propulsor durante o outono de 2009 sem mais complicações ou incidentes significativos, pelo menos no principio !!!

Pouco antes de acabar o ano, aproveitámos para fazer com esta moto uma comparativa frente à Honda VFR 1200 F para determinar o posicionamiento desta última. O nosso Piloto notou durante as provas e nas 4.000 rpm com o motor a meia carga um ligeiro 'click' que foi aumentando à medida que avançavam os quilómetros. Já de volta a casa, decidimos enviar a GT ao Concessionário da BMW para ver as causas do ruído. Ninguém queria correr riscos assim que a colaça foi desmontada na nossa presença, mas não encontrámos nada !!! Assim fizemos das 'tripas coração', para tirar e desmontar completamente, o motor. Era a única forma de ver da origem do mal, que efectivamente descobrimos: o rolamento da cabeça da biela direita estava fora das medidas. Os casquilhos de fricção estavam fortemente gastos e o carter da cambota estava marcado. Depois de tudo não encontrámos outros danos derivados do motor.

Mas depois desta 2ª avaria nesta prova veio-nos a pergunta de se se tratava de um lamentável caso isolado fruto de uma qualquer má sorte !!! Ou se pelo contrário, estariamos perante algum problema de base da KGT. Procurámos por diferentes forums e encontrámos opiniões de todas as cores e Gente que informa de este ou daquele defeito, mas sempre tratando-se de comentários sobre o modelo anterior (de 1200 cc) já que o de 1300 cc é muito recente no mercado.

O que mais apareceram como problemas nesta pesquisa, foram problemas com a embraiagem e, raramente, incidências com a caixa de velocidades, mas as avarias realmente graves foram muito escassas. Segundo a BMW os problemas com o motor estão dentro da média e, consequentemente, descartaram a possibilidade de ser uma questão séria. Adicionalmente, devemos mencionar que a nossa K 1200 superou a esta prova sem incidências de maior. Assim que tudo parecia apontar para uma qualquer má sorte desta 1300 !!!

Com o motor desmontado, enviámos o carter da cambota à fábrica para submetê-lo a uma análise pormenorizada. Felicitaram-nos por termos descoberto o problema numa fase precoce permitindo a sua recuperação podendo aclarar se se tratava de uma fadiga de material ou de um problema com o seu endurecimento. Não foi nenhuma das 2 opções parecendo que estava tudo correcto no momento da montagem !!!

É possível, apesar de não haver forma de comprová-lo, que tenha existido um problema de lubrificação !!! O nível de óleo sempre foi o suficiente na GT, mas é possível que algum resto ou sujidade tenha bloqueado os condutos de lubrificação. Também não podemos descartar que tivessem ficado restos da primeira avaria no radiador ou no depósito de óleo!!! Onde seguramente não está a causa é na rodagem porque a primeira mudança de motor tal como a sua 1ª revisão, são realizadas na BMW.

Apesar destes infortunios existia um trabalho para realizar e que nunca esteve em causa: a prova de longa duração continuou e ainda nos esperavam muitos milhares de kms pela frente.

Assim que consigamos terminar este teste ... informaremos dos seus resultados !!!!!!!!!!!!!!


Escala quilométrica
  • 36.770: Falha num rolamento da biela; mudança do carter da cambota.
  • 34.070: Falha no aquecimento do assento.
  • 24.766: Rebenta o 'sino' da embraiagem; montagem de um novo motor.
  • 19.850: Mudança dos discos de fricção da embraiagem e do interruptor do «tempomat».
  • 7.275: A moto não arranca, mudança dos cones direito e esquerdo.
  • 5.000: O motor nega-se a arrancar, de vez em quando.
O que ocorreu até à data

Sem estas avarias de motor, possívelmente tivessemos chegado ao final da prova num ano !!!! Tratando-se de uma moto confortável e especialmente agradecida com o Piloto, na hora de fazer longas distâncias.

Mesmo assim a KGT teve que 'encaixar' com crítica e também sofreu os seus problemas: foi sobre o tacto áspero da embraiagem e o ruído de fricção ao arrancar que foi 'premiada' com mais comentários negativos. Igualmente a caixa de velocidades, com fortes golpitos ocasionais ao mudar de velocidade.

Os discos de fricção da embraiagem tiveram que ser mudados aos 20.000 km, uma solução transitória, mas não definitiva. O novo motor montado aos 25.000 km, é mais suave, talvez estivesse melhor rodado e também arrancava melhor, graças à suavidade de uma embraiagem mais dosificada.

Ao principio da prova também tivemos os seus 'mais e menos' com a electrónica: umas vezes a moto negava-se a arrancar e outras accionava a buzina, com o intermitente ligado. A última incidência antes do problema de motor, foi uma falha no aquecimento do assento, aos 34.000 km.



A BMW dá a sua opinião

As revisões e reparações das provas de longa duração foram efectuadas nos Serviços Oficiais mais próximos das ocorrências, - o Concessionário de Stuttgart. Mas na hora de procurar as causas é o Fabricante quem deve tomar a relevância.

A moto de provas foi à Oficina, mal notámos o ruído estranho, com a esperança de que se tratasse de alguma coisa facilmente resolúvel. O Concessionário BMW de Stuttgart encontrou a causa depois de desmontar o motor na nossa presença: uma falha nos rolamentos de uma biela. A análise das peças afectadas foi efectuada na central da BMW, em Munique.

A primeira impressão que tinham é a de que teria sucedido uma falha na capa de nitrito, quer dizer, no endurecimento do carter da cambota. A comparação com outro de série, deu como resultado: «tudo está absolutamente em ordem. Até onde se pode comprovar tanto em materiais como nos seus acabamentos, como é o seu endurecimento, a análise comparativa !!!!!!!!!».

A forma das marcas de desgaste apontavam de entrada a uma falta de lubrificação. Podemos pensar em sujidade ou em restos de mecanizado que tenham chegado até ao óleo, obstaculizando a circulação do mesmo ou danificando os rolamentos. O motor novo foi montado no Concessionário depois de mudar o carter da cambota, as bielas, os casquilhos de fricção e, de forma preventiva, as 2 árvores de cames.

Imagem
Imagem

_________________
João Geraldes


BMW R 1200 RT (2010)
[email="joao_ferreirageraldes@hotmail.com"]joao_ferreirageraldes@hotmail.com[/email]
http://www.facebook.com/JoaoR1200RT

Imagem


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 02, 2010 4:52 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quarta ago 13, 2008 5:24 pm
Mensagens: 750
Localização: Lisboa
Citar:
Má sorte mas também uma certa frustração pelas expectativas contrastadas com as avarias verificadas. Este foi até agora o 'fio condutor' da prova de longa duração da BMW K 1300 GT apesar das esperanças que tinhamos depositadas naquilo que consideravamos como uma referência da Casa Bávara.


As avarias foram o fio condutor...ops !

Citar:
Segundo a BMW os problemas com o motor estão dentro da média e, consequentemente, descartaram a possibilidade de ser uma questão séria...


A palavra de ouro...."média" ! Deve ser o que se passa com a famosa fuga de óleo na junta da cabeça de motor dos modelos F800...estão na média !

_________________
Cumprimentos,
Jorge Godinho


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 02, 2010 6:08 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:41 pm
Mensagens: 1010
Localização: Estoril
-Amigo João Parabéns pela cronica um bom trabalho de informação :smile:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 02, 2010 7:30 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo fev 28, 2010 1:27 pm
Mensagens: 6
Localização: Amora
Devo confessar, que se eu tivesse tantos problemas com uma moto também estaria á beira de "matar alguém", mas eu tenho uma K1300GT, fiz 20000Km num ano e único problema que tive foi de o comutador de pisca que teve de ser substituido ao abrigo da garantia.
Não tenho nada a queixar-me tenho um amigo que tem uma K1200GT e também nunca teve problemas, eu já ouvi que as que dão mais problemas são as 1200 de 2006.
Digam de vossa justiça que tem GT´s.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 02, 2010 11:16 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
Marco Almeida Escreveu:
Devo confessar, que se eu tivesse tantos problemas com uma moto também estaria á beira de "matar alguém", mas eu tenho uma K1300GT, fiz 20000Km num ano e único problema que tive foi de o comutador de pisca que teve de ser substituido ao abrigo da garantia.
Não tenho nada a queixar-me tenho um amigo que tem uma K1200GT e também nunca teve problemas, eu já ouvi que as que dão mais problemas são as 1200 de 2006.
Digam de vossa justiça que tem GT´s.


Acho que posso atestar a boa saúde da KGT do Marco que no Verão do ano passado saiu do ferry em Plymouth com mais saúde do que o dono, não Marco? :lol:

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 02, 2010 11:31 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo fev 28, 2010 1:27 pm
Mensagens: 6
Localização: Amora
Tens toda a razão Zé, quando saí do barco só queria era fazer Km's.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mar 03, 2010 3:23 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Mensagens: 3771
Localização: Carnaxide
Penso e assim quero, que o problema que o João aqui denuncia, já estar resolvido nos actuais modelos.

Tratou-se de um teste dos primeiros blocos 1300.
De qq maneira sem justificação.

A minha R nunca deu um unico problema.

Essa dos piscas, deve ser por ser á japonesa (redução de custos)...bem podiam ter deixado como estava e aumentavam o preço...:lol:

Tecnologia e alguns extras em troca de piscas? :wacko:
O anterior sistema e que todos estamos habituados numa falhou e era bem funcional.

_________________
Ab ;)
Imagem
Ex: K1200R:love:

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mar 03, 2010 3:40 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Mensagens: 1578
Localização: Ribatejo - Samora Correia
Felizmente, para a marca, há quem continue a acreditar no modelo!

_________________
LRocha


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mar 03, 2010 4:47 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quarta ago 13, 2008 5:24 pm
Mensagens: 750
Localização: Lisboa
LRocha Escreveu:
Felizmente, para a marca, há quem continue a acreditar no modelo!


Se assim não fosse....não era só a BMW a fechar portas ! :smile:

_________________
Cumprimentos,
Jorge Godinho


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mar 03, 2010 5:32 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Mensagens: 3771
Localização: Carnaxide
LRocha Escreveu:
Felizmente, para a marca, há quem continue a acreditar no modelo!


É a Grande Turismo referencia do mercado.

Talvez isso diga muito e foi um feito bem conseguido.

Mercado esse liderado durante muitos anos pelas Japonesas (Fjr e Pan)

_________________
Ab ;)
Imagem
Ex: K1200R:love:

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mar 03, 2010 6:00 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Mensagens: 1670
Localização: Oeiras
Joao Krull Escreveu:
É a Grande Turismo referencia do mercado.

Talvez isso diga muito e foi um feito bem conseguido.

Mercado esse liderado durante muitos anos pelas Japonesas (Fjr e Pan)


Grande flirt ó Krull... :smile:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mar 03, 2010 6:28 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Mensagens: 1578
Localização: Ribatejo - Samora Correia
Joao Krull Escreveu:
É a Grande Turismo referencia do mercado.

Talvez isso diga muito e foi um feito bem conseguido.

Mercado esse liderado durante muitos anos pelas Japonesas (Fjr e Pan)


Tu tá mas é caladinho :lingua:

_________________
LRocha


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mar 03, 2010 6:59 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quinta jul 23, 2009 10:56 am
Mensagens: 39
Localização: Leiria
Viva

Parece-me é que o pessoal está a ser "brando" com a marca e o modelo em particular.:fixe:

São conhecidos N casos de problemas com GT's. Este teste foi apenas a comprovação de que a BMW tem problemas graves de qualidade e que devia ter mais respeito pelos clientes que gastam um valor exorbitante por uma moto que julgam ser de topo em qualidade. Ora, fiabilidade é qualidade e eles às vezes parece que se esquecem disso.:wacko:

Com muita pena minha, pois gosto do aspecto dos modelos BMW em geral, gosto de os conduzir, são histórias destas (muitas) que me demovem da compra de uma GT.

Tal como o João Krull, também eu era um adepto dos comandos "antigos" BMW, bem como dos depósitos dos óleo de travão e embraiagem incorporados nos manómetros. Dois aspectos distintivos que se perderam!

Sempre pensei que a BMW tinha aprimorado a GT com o modelo 1300, mas depois do que tenho lido e ouvido por parte de proprietários, é melhor esperar por uma nova GT, talvez 1400!

Cumprimentos,

_________________
Pedro Gordo
GTR 1400
Leiria


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 04, 2010 11:20 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 9:00 pm
Mensagens: 1707
Localização: Torres Vedras
Pedro GOrdo Escreveu:

Sempre pensei que a BMW tinha aprimorado a GT com o modelo 1300, mas depois do que tenho lido e ouvido por parte de proprietários, é melhor esperar por uma nova GT, talvez 1400!

Cumprimentos,


Para quê? Parece-me que quantos mais modelos saem e quanto mais cilindrada, estão piores

_________________
Vivermos o dia a dia como se fosse o último dia da nossa vida.

ex-K 1100 LT ; ex- K 1; Florett 1963; Sachs V 5 1972, K 1200 RS -1999 e R 1150 GSA-2004


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 04, 2010 12:34 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta ago 20, 2008 3:59 am
Mensagens: 253
Localização: Matosinhos, Origem:Lisboa
Joao Krull Escreveu:

Essa dos piscas, deve ser por ser á japonesa (redução de custos)...bem podiam ter deixado como estava e aumentavam o preço...:lol:

Tecnologia e alguns extras em troca de piscas? :wacko:
O anterior sistema e que todos estamos habituados numa falhou e era bem funcional.


Boas Krull,
A minha F800GS tem o sistema antigo à BMW e o botão de starter fica preso :notrust:

_________________
Paulo Li
[color="DarkOrange"]BMW F800GS
[/color][color="Blue"]Husaberg FE390[/color][color="Black"][/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 38 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal