Meus Caros
Já à algum tempo que não vinha ao fórum, e vim pela triste razão de andar a procura na net de uma válvula para a minha jante traseira, porque a colocar ar no pneu, parti a conta da válvula, a ponta na qual encaixa a carrapeta
, não me chamem tótó, pois juro que trato da minha menina com todo o carinho... pelos vistos ela é que tem as bordas (da válvula) muito sensíveis... como a válvula tem controlo de pressão, custa a módica quantia de 100€... mas antes partir 10 válvulas do que ter problemas como este que foi relatado pelo João Ferreira.
Não sei se têm presente mas tive um F800 ST, não tem nada a ver com a K1300GT, mas eu gosto de motos, não pelas motos propriamente ditas, mas principalmente pelo prazer que me dão na condução, e posso dizer-vos que a F800 ST é uma moto fantástica, claro que lhe falta potência, claro que mal chega aos 220, mas se quisermos brincar um pouco numa estrada mais sinuosa podem crer que nos dá muito gozo…
Atrevi-me a escrever estas palavras só por uma razão, para partilhar convosco um sentimento, que espero que nenhum de vós sinta! Com a F800, tive variadíssimos problemas, a minha era de 2007, uma das primeiras pelo que é normal no modelo iniciar existirem alguns problemas, mas o pior foi que com cerca de 32.000Km, no final de um dia de trabalho, quando rodava na A1 entre Vila Franca e o Carregado, a 120Km (juro que ia a esta velocidade, pois mesmo que fosse a 200 a moto é feita para isso… ) em 6 velocidade, oiço um estalo muito forte, atende-se a luz de prego no painel de instrumentos, aperto a embraiagem para começar a reduzir e parar, verifico que não tenho embraiagem e começo a encostar a berma até parar. Quando ia a parar, quando ia a perder velocidade perto dos 20km/h a moto para bruscamente e percebo que a roda de trás estava bloqueada! Percebi que não podia ser só a embraiagem pois mesmo com a moto parada e o motor parado não a consegui desengatar. Abreviando, foi de reboque para a oficina, foi aberta, e o diagnostico, carrete da caixa de velocidades partido, mas como a caixa é acoplada ao motor, este ficou todo torcido… Sorte a minha, pois comprei a moto no final de Junho de 2007 e estávamos no final de Maio de 2009! (a terminar os dois anos da garantia). Estive quase dois mês a espera da reparação, pois segundo me disse o concessionário levou um motor novo. Fiz mais uns Km até aos 45.000 Km tendo chegado a Julho de 2010, altura em que terminou 1 ano de garantia do 2º motor. Apesar de me parecer que este motor e caixa eram melhores que o 1º, pois a caixa era bastante mais suave, achei melhor trocar, pois o susto que apanhei, só eu sei as noites mal dormidas sem saber se os nossos amigos da BMW iam consideram a avaria dentro do prazo da garantia. Estive indeciso entre a K1300GT e a Kawasaki GTR 1400 (a única que na minha opinião se compara a K1300GT), e posso assegurar que só fui para a BMW porque a valorização que um concessionário me fez foi muito boa.
Em resumo desde Julho 2010 até à data tenho já 27.000 Kms com a K1300GT, felizmente sem problemas de maior, mas posso assegurar-vos que o sentimento que por vezes tenho sentido em relação à assistência de alguns concessionários e à resposta da marca, me têm desapontado. As motos ainda são dos pequenos prazeres que temos na vida, o custo é significativo, a manutenção é elevada, pelo que não existe motivo para que as marcas e concessionários não façam o seu trabalho com boa qualidade, acho que o mínimo que nos compete é exigir todos em conjunto um serviço de excelência!
Um abraço e boas curvas