Data/Hora: sexta abr 19, 2024 6:28 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mai 06, 2011 8:25 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:41 pm
Mensagens: 1010
Localização: Estoril
:smile: -Tanbem acho amigo visconde:smile:
Visconde Escreveu:
É dificil por palavras descrever a Bmw. Apenas digo que tinha a LT há 12 anos e com 123.000kms e por isso, digo que está a anos-luz. As palavras seguintes são uma comparação com a LT.
Assim que nos sentamos na GTL parece que estamos numa 50cc.
Pôr a mota no descanso central é facílimo.
Andar com a mota para a frente ou para trás, tanto sentado nela ou fora dela, também é fácil.
Vibrações do motor são zero.
Na LT, para mim as rotundas tinham sempre muita mão-de-obra, com esta quero é curvas. Por graça, digo que basta pensar na curva que ela faz tudo sózinho.
A GTL tem embriagem deslizante, diferencial directo e acelerador sem cabo, por isso, é diferente de todas as motas de turismo e nós necessitamos de uns Kms para nos habituarmos. Digo isto, porque tanto o acelerador como o diferencial, necessitam da parte, do condutor, habituação. Nada de vergonhas se deixarem o motor ir abaixo. Agora com mais de 1.000Kms já passei a fase de habituação.
Ao ralenti fazem-se todas as manobras na rua ou na garagem.
Detesto os piscas e agora faço menos piscas do que com a LT.
Os faróis adaptativos e as luzes suplementares são excelentes.
A caixa de velocidades é macia e a GTL só deveria ter a 1ª e a 6ª.
Acho que agora conduzo mais devagar, para poder apreciar a dinâmica e a ciclista da GTL, porque dá prazer saborear as curvas.
A suspensão é espectacular, e nunca experimentei outra opção senão CONFORTO, até hoje. Assim como a gestão do motor ROAD. Qualquer dia experimento as outras opções.
Pronto, amigos, têm de fazer o teste-drive.......e depois digam de sua justiça.

PS-Amigo Mário, não faças o teste........:smile:


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mai 06, 2011 8:54 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Mensagens: 3771
Localização: Carnaxide
Visconde Escreveu:
PS-Amigo Mário, não faças o teste........:smile:


Tal e qual como eu!

Já tive oportunidade e não quis.

Não quero fazer e nem os olhos lhe meto em cima! :lingua:

Eu e as motos temos uma quimica muito grande e elas influenciam-me com muita facilidade.

Tal e qual um cão com as bolas!!!:bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:

_________________
Ab ;)
Imagem
Ex: K1200R:love:

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mai 06, 2011 9:05 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: segunda ago 27, 2007 1:27 pm
Mensagens: 51
Localização: coimbra
Visconde Escreveu:
Assim que nos sentamos na GTL parece que estamos numa 50cc.
Pôr a mota no descanso central é facílimo.
Andar com a mota para a frente ou para trás, tanto sentado nela ou fora dela, também é fácil.


Meu caro, calculo que esteja a fazer essa descrição com o banco "normal" baixo ou adquiriu o banco mais elevado que algures li como opção?

Visconde Escreveu:
Detesto os piscas e agora faço menos piscas do que com a LT.



Detestei a ideia da BMW de colocar comandos dos piscas iguais a todas as outras marcas, é que não dá mesmo jeito a quem como eu está habituado a ter um comando por mão :mad2: .


Visconde Escreveu:
A caixa de velocidades é macia e a GTL só deveria ter a 1ª e a 6ª.


A caixa da minha GT1200 é uma ...:wacko: fiquei desiludido quando troquei da Yamaha, entretanto a RT, GS,... já tem caixa diferente, a GT1300 nunca experimentei.
Espero mesmo que a caixa seja agradável.


Em relação à LT1200 a posição de condução alterou? Isto é trocou para uma filosofia mais turística-desportiva ou mantém-se tipicamente turística?

Por forma a conseguir algum apoio em casa e pensar na troca. Como está o conforto para o(a) pendura? Pareceu-me que este ponto foi o que mais alterações sofreu, o sofá majestoso da anterior LT largo e com suportes laterais parece-me ter desaparecido assim como as tomadas de energia e as colunas de som na parte traseira. Isto além de a transição entre a topcase e as laterais já não ser suave como era. Se calhar alguém como eu que não queria uma mota tipicamente estradista dado ainda ser incapaz de abdicar das prestações desportivas estar interessado na mesma.
Mas isto tudo para questionar, o conforto foi reduzido? Isto principalmente para acompanhante?


Por ultimo, a capacidade de carga sofreu alterações? Isto é a capacidade parece óbvio que reduziu dado as malas laterais ficarem um pouco antes da topcase, algo que não acontecia na 1200LT mas em termos práticos melhorou a arrumação? é que as malas parecem exactamente iguais às que tenho na minha GT1200!


A grande questão é se o comportamento geral da nova LT é essencialmente turístico ou se permite uma brincadeira ou outra ocasional?
Em estradas não excessivamente sinuosas uma desportiva de meio litro ou uma ducati monster não conseguiam fugir da minha GT, é claro que isto acontece uma vez a cada 3 meses se tanto, e apenas para aliviar alguma pressão... mas é daquelas coisas da vida que raramente utilizamos mas sabemos que temos para uma eventualidade, assim tipo pendura que vai em viagem com 10 pares de sapatos e usa apenas 1 mas pronto pode ser necessário!

Resumindo, é desportiva ou intermédia entre turística e desportiva? Isto se colocar a questão sobre uma moto com 350kg poder ter um comportamento desportivo não parecer um perfeito absurdo:confundido: é que parece ser!


Obrigado pela sua paciência em ir respondendo.
Abraço e bom passeio no fim de semana.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mai 06, 2011 10:45 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça abr 18, 2006 7:25 pm
Mensagens: 71
Localização: Samora Correia
A GTL é as duas coisas Turistica e Desportiva, claro que eu, não tenho mãos para o Desporto, contudo não pudemos comparar com outra mota essencialmente desportiva. Mas se lerem a Motociclismo deste mês, verão um teste entre a GTL e uma desportiva Kawasaki, num percurso entre Lisboa e o Algarve e advinhem quem chegou primeiro e FRESCO. A GTL está limitada de fábrica a 230Km/H a GT está limitada a 250Km/H. Com estas motas conseguimos cansar qualquer condutor de uma desportiva, se o percurso for longo. É o nosso trunfo.
A capacidade de carga é de 115Litros no total, não sei a capacidade da K1300GT.
Eu pedi o banco alto, mas só entregavam a mota em fins de Maio, mas com a chegada do FMI fiquei com receio do aumento do IVA e então adquiri a mota com o banco baixo. Tenho 1,77cm de altura e até agora não estou arrependido.
A caixa de velocidades comparada com a K1300GT é manteiga, isto dito, por um amigo meu, que é proprietário de uma 1300GT.
O encosto da Top Case é idêntico ao da 1200LT, mas com um senão, como é amovível bate um pouco nas costas em zonas mais degradadas. A pendura também não pode ter tudo bom. Para andar a 150Kms/H a pendura vai muito bem encostada e segura.
Quanto ao sistema de Som, como tem Bluethout, basta comprar uns intercomunicadores, com Bluethout, e podem falar os dois, ouvir música, sem levarem um arraial atrás, atender o telefone, ligar o GPS, o MP3, e falar com 4 quatro motas de outros amigos. Sistema Cardo, mas existem outros, contudo prefiro estes porque têm um alcance de cerca 1.600m.
Pronto já estou cansado de escrever.:smile:
Façam o teste porque somos todos diferentes.:smile:

_________________
K1600 GTL
Fernando Chagas
Vida Difícil e Arrastada.....:bigsmile:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 12, 2011 5:56 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça fev 22, 2011 11:04 pm
Mensagens: 25
Localização: Figueira da Foz
Experimentei a GT e a GTL na Sexta-Feira passada, na Bomcar (Leiria).
Fiz o percurso Marinha Grande - S. Pedro Moel e apesar de não saber conduzir de forma desportiva, aquelas curvas deram-me muito mais prazer com a GTL do que com a minha K1300GT.

A sensação que temos ao "montar" a GTL é que nos encaixamos dentro da moto, e o que diz o Visconde, corresponde à realidade ... movimenta-se como se tivesse menos peso do que a minha 1300GT...
O descanso central então ... parece o de uma T-Max ... tal a facilidade com que se coloca.

A GT tem um dinamismo diferente ... menos "sofá" e mais inter-activo ... e pareceu-me menos "agressiva do que a 1300GT, mas não tive tempo/kilometros suficientes para sentir de facto essas diferenças!

Qual gostei mais?!?!
Ficava com a minha 1300GT e trazia a 1600GTL para passeios mais longínquos... :fixe:

Não há nada como experimentar ... mesmo os que estão a tentar evitar :noworry: ... aquilo não doi nada!!

_________________
Rui Ribeiro


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado out 22, 2011 3:37 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: domingo set 06, 2009 12:06 am
Mensagens: 15
Localização: Leiria e caparica
Adquiri recentemente a GTL na Bomcar e até ao momento só posso dizer bem, que mota fabulosa!!! Experimentem e não se vão arrepender...

_________________
BMW K1600GTL 11
BMW R1200RT 10
BMW K1200R 05


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 23, 2011 12:50 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: domingo set 06, 2009 12:06 am
Mensagens: 15
Localização: Leiria e caparica
Anteriormente, tinha a 1200RT e na minha modesta opinião, a GTL veio complementar tudo o que falhava/faltava na RT. Se a outra já curvava bem, esta então só quer é curvas. Um poder de aceleração que á algo de outro mundo, raramente se utiliza a caixa, uma lista de gadgets que não tem fim. Quando a comprei estava com algum receio relativamente ao peso da mota, mas tal foi completamente desmistificado aquando das primeiras volta com ela, praticamente nem se notam diferenças para a anterior. Resumindo, quando é que sairá algo melhor nos próximos tempos, nem consigo imaginar como?! :shock:

_________________
BMW K1600GTL 11
BMW R1200RT 10
BMW K1200R 05


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 29, 2012 8:00 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quinta mar 29, 2012 11:22 am
Mensagens: 25
Localização: Alverca do Ribatejo
:idea:

Olá

Já testei a GTL até porque já fiz uns 3000Km numa ... sem nada apontar de negativo em estrada embora na cidade ... não é seguramente a mota mais indicada para circular na cidade. Vou em Junho ao NORDKAPP (como já disse noutro tópico) e depois penso que poderei ter uma opinião mais concreta acerca dela...pois penso que para um "avião" destes só uma viagem assim será um verdadeire "test drive":lol:

_________________
JOSE ALVES
"BMW K 1600 GTL"

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo abr 08, 2012 8:25 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 26, 2010 9:12 am
Mensagens: 60
Localização: Polónia
Jose Luís Alves Escreveu:
:idea:

Olá

Já testei a GTL até porque já fiz uns 3000Km numa ... sem nada apontar de negativo em estrada embora na cidade ... não é seguramente a mota mais indicada para circular na cidade. Vou em Junho ao NORDKAPP (como já disse noutro tópico) e depois penso que poderei ter uma opinião mais concreta acerca dela...pois penso que para um "avião" destes só uma viagem assim será um verdadeire "test drive":lol:


Fico a aguardar essa crónica ;).

Essa moto na minha opinião é fabulosa, vou mantendo a minha k1200rs e talvez não a troque tão cedo pois a fiabilidade, condução, consumos são na minha opinião excepcionais, contudo num futuro essa será uma possibilidade.

Os motores k são qualquer coisa.

Um abraço e boa páscoa.

_________________
"Para voar são precisas duas asas, eu apenas preciso de duas roda" by HVM


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 10, 2012 6:40 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 09, 2012 12:29 am
Mensagens: 16
Localização: Carcavelos
A GT ,com os " packs " todos ,rádio,gps , 26 mil e qualquer coisa:smile:

_________________
João Filipe

BMW K 1600 GT
Carcavelos


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 10, 2012 6:42 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 09, 2012 12:29 am
Mensagens: 16
Localização: Carcavelos
Nem mais :bigsmile:
Pedrovsky Escreveu:
Anteriormente, tinha a 1200RT e na minha modesta opinião, a GTL veio complementar tudo o que falhava/faltava na RT. Se a outra já curvava bem, esta então só quer é curvas. Um poder de aceleração que á algo de outro mundo, raramente se utiliza a caixa, uma lista de gadgets que não tem fim. Quando a comprei estava com algum receio relativamente ao peso da mota, mas tal foi completamente desmistificado aquando das primeiras volta com ela, praticamente nem se notam diferenças para a anterior. Resumindo, quando é que sairá algo melhor nos próximos tempos, nem consigo imaginar como?! :shock:

_________________
João Filipe

BMW K 1600 GT
Carcavelos


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: K 1600 GTL
MensagemEnviado: sexta mar 29, 2013 2:50 am 
Desligado
Rookie

Registado: quarta mar 14, 2012 12:48 am
Mensagens: 16
Localização: Aveiro
Adquiri uma GTL na passada semana (quinta-feira).
A moto que tinha anteriormente para mim continua a ser a melhor do mundo a GS 1200, faz tudo bem e não faz nada mal.
A razão que me levou a trocar foi fazer muitos quilometros em AE, e ponderar muito bem que não havia nada que fizesse com a GS que não fizesse com a GTL.
Primeiro fim de semana 1050 Km's, a GTL é um sofa com rodas, com um conforto acima de tudo, recordo que no passado fim semana choveu e muito, o comportamento é completamente diferente 160 Cv fazem a diferença.
Enquanto a GS ensina a andar, a GTL é preciso aprender... A GTL curva muito bem, o peso em estradas de curvas não se nota mas atenção em trajectos de muito baixa velocidade por exemplo em paralelo molhado a GTL impõe respeito, enquanto a GS quer é diversão.
Em suma a GTL justifica-se como compra racional para quem anda muitos KM's em estrada e AE e para quem está disposto ao fim de semana a dar umas voltas de 1000 KMS.
Não se justifica a quem sai de vez em quando, faz poucos kilometros por ano.
Nesta minha análise não menciono gadjets, porque para mim o prazer o prazer de andar de moto não é esse... Claro que são bons bons, mas mas se for para dar umas pequenas voltas por ano a GTL não passa de um capricho.
Um abraço a todos.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mar 29, 2013 1:34 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Mensagens: 1670
Localização: Oeiras
A mota é realmente fabulosa. Também venho de uma RT e poucas coisas me deixam com saudades.

A RT é uma mota mais leve, com uma configuração que lhe dá uma sensação extra de leveza.

A RT tem uma suavidade que a GT não tem. O que é bom ou mau, dependo do espirito do momento. Se queremos adrenalina a GT é bastante mais gira que a RT, mas se queremos uma viagem calma, a RT é mais agradável.

A GT deveria em minha opinião, ter uma 6ª velocidade mais longa, para permitir viajar a 160km/h com mais calma. Ouvir aquele motor faz querer continuar a acelerar e passar tudo e todos. E a 5ª velocidade faz tudo. Acho que até a 4ª faz :smile:

Não sei se a K16 é uma melhor mota que a RT, mas para mim a K16 é muito mais o meu estilo. Estou a adorá-la e ainda só vai com 5.000kms.

Até em cidade gosto de andar nela. É pesada e larga, mas deixa-me de sorriso na cara.

Quanto à GS, também acho que é uma das motos mais polivalentes do mercado, senão a mais polivalente.
Faz tudo mais ou menos bem e não faz nada muito mal. Ainda não testei a nova. Dizem que elevou a fasquia.

_________________
Paulo Barroso
K1600GT

"se não tiver 2 rodas, um par de mamas ou coberto de chocolate, então sinceramente, não estou lá muito interessado…" PC :lingua:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mar 29, 2013 5:00 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça jul 15, 2008 4:03 pm
Mensagens: 91
Localização: Lisboa
Uma vez mais o nosso amigo Filipe Elias presenteou-nos com um excelente relato do seu test-drive à BMW K1600GT, como é seu timbre, aliás, e que subscrevo na íntegra. Permito-me apenas completar com a minha ainda que curta experiência nesta moto.

Como alguns de vós sabem através do FB, desde a passada quarta-feira que sou mais um dos felizes proprietários de uma destas belíssimas motos, mais precisamente uma K1600GTL cinza metalizada adquirida na Baviera Expo, por troca da minha última Yamaha FJR 1300 AS.

O meu "namoro" com a K1600 iniciou-se quando em 2011 fiz o primeiro test-drive a uma GT que me deixou maravilhado. No entanto, e depois de já ter adquirido 5 FJR's, com as quais viajei por quase toda a Europa, optei por esperar pelo lançamento da tão anunciada e esperada nova FJR que, afinal, acabou por se concretizar apenas em Dezembro do ano passado. Por outro lado, e porque a K1600 na altura era ainda uma novidade, que necessitava por isso provar as suas reais qualidades e fiabilidade no terreno, optei por seguir o velho lema que "em equipa que ganha não se mexe", continuando assim com a minha já "velhinha" mas fiel FJR AS de 2006.

Após o anúncio da renovada FJR, no final do ano passado, e depois de um test-drive que me confirmou que a moto havia melhorado, embora não tanto como esperava, nomeadamente e por exemplo a inclusão de uma 6a. velocidade e uma maior proteção aerodinâmica, para só citar as principais, ainda assim decidi encomendar uma FJR AS preta.

No entanto, e em resultado de um desentendimento grave com o importador nacional, i.e. com a Yamaha Motor Portugal (e não com o meu habitual Concessionário que muito prezo), algo de surreal para com um cliente que já havia adquirido 5 (!) FJR's nos últimos 12 anos, renasceu a minha paixão pela K1600 que, ao longo dos seus dois anos de existência, havia no entretanto comprovado a sua excelência e fiabilidade.

A partir deste momento e depois de cancelar a encomenda da FJR, a minha dúvida residia apenas se compraria a K1600GT, que me deslumbrou nas duas vezes que a testei, se a "irmã mais velha", a K1600GTL, bastante mais confortável e com a vantagem de ser literalmente "plug & play" para um amante de moto-turismo como eu. A moto está tão bem equipada de origem que, com a excepção de um ou dois pequenos extras, como por exemplo o GPS, e não fosse a rodagem e a revisão dos 1.000 Kms, podia levantar a moto do stand e rumar novamente e de imediato à Noruega :lingua:

Porque não existia no país qualquer GTL para test-drive, decidi confiar na opinião de alguns amigos, que já haviam testado a moto, bem como no muito que li sobre a moto em vários fóruns, até que em boa hora optei por encomendar uma magnífica GTL cinza prata, que me foi entregue em apenas 3 dias úteis !

Logo no primeiro dia percorri mais de 200 Kms e confirmei que a GTL, para além da limitação electrónica de velocidade nos 225 km/h, contra os 250 km/h da GT, praticamente nada perde em termos de agressividade / competitividade em relação à segunda, com a vantagem de oferecer um conforto bastante superior que quer a minha já muito maltratada coluna, quer a minha mulher, rapidamente agradeceram :smile:

Além de todos as restantes qualidades já relatados pelo Filipe Elias, a ciclística e suspensão ESA da moto é tão boa que, ao contrário do que acontecia com a FJR, praticamente não sinto a diferença entre rodar com ou sem pendura.

Por outro lado, e em termos de equipamento e tecnologia, tenho de reconhecer que a K1600 está muitos pontos acima da FJR ou de qualquer outra moto japonesa, para já não falar da proteção aerodinâmica, incomparavelmente melhor, além do motor de 6 cilindros em linha que, embora mais pesada 50 quilos mas mais potente do que a FJR, tem uma entrega muito mais linear e um binário fabuloso !

Curiosamente e em duas idas a Beja, à Motorxpro, uma ainda com a FJR e a última ontem, já com a K1600GTL, pôde constatar que apesar da cilindrada ser superior, o consumo é menor (média de 6,4 contra 7,1 da FJR, em auto-estrada, à velocidade estabilizada de 150 km/h), resultado natural de uma 6a. velocidade e, também, de um motor mais recente. Aliás o torque da K1600GTL é tanto que bem podia ter uma 7a. velocidade, tipo over-drive, à semelhança do meu 911.

Apenas quero realçar uma situação que me desagradou. O sistema de comunicação Bluetooth da moto, da marca Alpine, de excelente qualidade, é somente compatível com o Communication System da BMW quando se conduz com alguém à pendura, para já não falar no preço que é exorbitante (mais de 400 euros por capacete !). Estes sistemas "proprietários" já deviam ter sido banidos do mercado, não só pelo inaceitável proteccionismo que fazem à marca, mas também pela falta de alternativas que deixam aos clientes !

Em resumo, a K1600GTL é, de facto, a melhor sport-turismo que jamais tive, com a qual estou ansioso para iniciar a minha viagem à Escócia em Junho próximo. :fixe:

_________________
Pierre de Sousa Lima
Web: http://pierre.inazores.com
E-mail: pierre.lima@sapo.pt
BMW K1600GTL ... bom filho à casa torna !

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mar 29, 2013 5:08 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça jul 15, 2008 4:03 pm
Mensagens: 91
Localização: Lisboa
Uma vez mais o nosso amigo Filipe Elias presenteou-nos com um excelente relato do seu test-drive à BMW K1600GT, como é seu timbre, aliás, e que subscrevo na íntegra. Permito-me apenas completar com a minha ainda que curta experiência nesta moto.

Como alguns de vós sabem através do FB, desde a passada quarta-feira que sou mais um dos felizes proprietários de uma destas belíssimas motos, mais precisamente um K1600GTL cinza metalizada adquirida na Baviera Expo, por troca da minha última Yamaha FJR 1300 AS.

O meu "namoro" com a K1600 iniciou-se quando em 2011 fiz o primeiro test-drive a uma GT que me deixou maravilhado. No entanto, e depois de já ter adquirido 5 FJR's, com as quais viajei por quase toda a Europa, optei por esperar pelo lançamento da tão anunciada e esperada nova FJR que, afinal, acabou por se concretizar apenas em Dezembro do ano passado. Por outro lado, e porque a K1600 na altura era ainda uma novidade, que necessitava por isso provar as suas reais qualidades e fiabilidade no terreno, optei por seguir o velho lema que "em equipa que ganha não se mexe", continuando assim com a minha já "velhinha" mas fiel FJR AS de 2006.

Após o anúncio da renovada FJR, no final do ano passado, e depois de um test-drive que me confirmou que a moto havia melhorado, embora não tanto como esperava, nomeadamente e por exemplo a inclusão de uma 6a. velocidade e uma maior proteção aerodinâmica, para só citar as principais, ainda assim decidi encomendar uma FJR AS preta.

No entanto, e em resultado de um desentendimento grave com o importador nacional, i.e. com a Yamaha Motor Portugal (e não com o meu habitual Concessionário que muito prezo), algo de surreal para com um cliente que já havia adquirido 5 (!) FJR's nos últimos 12 anos, renasceu a minha paixão pela K1600 que, ao longo dos seus dois anos de existência, havia no entretanto comprovado a sua excelência e fiabilidade.

A partir deste momento e depois de cancelar a encomenda da FJR, a minha dúvida residia apenas se compraria a K1600GT, que me deslumbrou nas duas vezes que a testei, se a "irmã mais velha", a K1600GTL, bastante mais confortável e com a vantagem de ser literalmente "plug & play" para um amante de moto-turismo como eu. A moto está tão bem equipada de origem que, com a excepção de um ou dois pequenos extras, como por exemplo o GPS, e não fosse a rodagem e a revisão dos 1.000 Kms, podia levantar a moto do stand e rumar novamente e de imediato à Noruega :lingua:

Porque não existia no país qualquer GTL para test-drive, decidi confiar na opinião de alguns amigos, que já haviam testado a moto, bem como no muito que li sobre a moto em vários fóruns, até que em boa hora optei por encomendar uma magnífica GTL cinza prata, que me foi entregue em apenas 3 dias úteis !

Logo no primeiro dia percorri mais de 200 Kms e confirmei que a GTL, para além da limitação electrónica de velocidade nos 225 km/h, contra os 250 km/h da GT, praticamente nada perde em termos de agressividade / competitividade em relação à segunda, com a vantagem de oferecer um conforto bastante superior que quer a minha já muito maltratada coluna, quer a minha mulher, rapidamente agradeceram :smile:

Além de todos as restantes qualidades já relatados pelo Filipe Elias, a ciclística e suspensão ESA da moto é tão boa que, ao contrário do que acontecia com a FJR, praticamente não sinto a diferença entre rodar com ou sem pendura.

Por outro lado, e em termos de equipamento e tecnologia, tenho de reconhecer que a K1600 está muitos pontos acima da FJR ou de qualquer outra moto japonesa, para já não falar da proteção aerodinâmica, incomparavelmente melhor, além do motor de 6 cilindros em linha que, embora mais pesada 50 quilos mas mais potente do que a FJR, tem uma entrega muito mais linear e um binário fabuloso !

Curiosamente e em duas idas a Beja, à Motorxpro, uma ainda com a FJR e a última ontem, já com a K1600GTL, pôde constatar que apesar da cilindrada ser superior, o consumo é menor (média de 6,4 contra 7,1 da FJR, em auto-estrada, à velocidade estabilizada de 150 km/h), resultado natural de uma 6a. velocidade e, também, de um motor mais recente. Aliás o torque da K1600GTL é tanto que bem podia ter uma 7a. velocidade, tipo over-drive, à semelhança do meu 911 :bigsmile:

Apenas quero realçar uma situação que me desagradou. O sistema de comunicação Bluetooth da moto, da marca Alpine, de excelente qualidade, é somente compatível com o Communication System da BMW quando se conduz com alguém à pendura, para já não falar no preço que é exorbitante (mais de 400 euros por capacete !). Estes sistemas "proprietários" já deviam ter sido banidos do mercado, não só pelo inaceitável proteccionismo que fazem à marca, mas também pela falta de alternativas que deixam aos clientes !

Em resumo, a K1600GTL é, de facto, a melhor sport-turismo que jamais tive, com a qual estou ansioso para iniciar a minha viagem à Escócia em Junho próximo. :fixe:

_________________
Pierre de Sousa Lima
Web: http://pierre.inazores.com
E-mail: pierre.lima@sapo.pt
BMW K1600GTL ... bom filho à casa torna !

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal