Data/Hora: sexta mar 29, 2024 4:09 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda set 24, 2012 10:06 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda ago 27, 2007 11:42 pm
Mensagens: 31
Localização: Vila Nova de Gaia
Boas…
Como conduzo actualmente uma K1600GT e tendo tido anteriormente uma RT1200, gostaria de deixar um testemunho sobre as diferenças que encontro em cada uma das motas. Longe pensarem que este testemunho traduzirá uma clara indicação sobre qual a melhor mota, dado que sempre entendi (e, diga-se, entendo) que o que caracteriza o testemunho sobre uma dada “montada” dependerá sempre do que cada condutor espera e procura numa mota…
Começando pela RT:
Tive oportunidade de a utilizar durante perto 2 anos, tendo inclusive feito uma viagem até Neuchâtel, Suiça (com passagem pelos Alpes) com esta fantástica máquina. Deste modo, consigo transmitir-vos a ideia sobre como é que a mesma se porta numa simples viagem curta até um café mais perto, como também, sobre o seu comportamento numa viagem longa, exponenciando o seu verdadeiro cunho touring!
A RT é uma mota com uma dinâmica de excepção (e extremamente bonita), em que todo o conjunto facilita a sua manobrabilidade quer em cidade quer numa AE. Diria que às vezes até nos é capaz de intuitivamente ensinar a conduzir[font=Wingdings]J[/font]!
Com o depósito cheio, o peso do conjunto sente-se, particularmente se tivermos a carga maxima na mota (entenda-se, malas laterais e top-case cheias + pendura), mas ainda assim a facilidade com que se conduz é absolutamente excepcional. A mota é muito estável (inclusive com ventos laterais/frontais fortes), tem uma excelente protecção aerodinâmica, curva-se (ou admite que o condutor se deite na curva) excepcionalmente com ela e tem uma postura de condução tão neutra, que às vezes nos ínsita a leva-la para caminhos que não são claramente o habitat natural deste tipo de motas (tendo tido uma GSA, às vezesparece que estamos a conduzir uma GS com o corpo de carenagens de uma touring)…
Em cidade é esguia, mas se se conduzir com as malas laterais ter-se-á que ter algum cuidado nas passagens entre carros… Manobra-la parada, depende sempre da perícia do condutor (inclusive na forma como a paramos), mas eu que sou baixo e peso 67kg sempre peguei na mota (mesmo a tira-la da garagem) sem qualquer problema ou esforço! Confesso que nunca a deixei cair (Graças a Deus), mas tendo deixado cair muitas vezes a minha GSA, não creio que fosse mais difícil levanta-la do que a GSA!
Tendo um motor boxer, parada,sente-se o habitual tremer do motor, mas este elemento que faz parte do seu ADN, não lhe retira qualquer característica positiva ou deva ser visto comodesvantagem, pelo contrário, o seu motor é extremamente linear, com potênciaq.b., muito económico e demonstra que estamos perante uma BMW de raiz feita apensar e pronta para longas viagens!
A segurança que a mota transmite,dado possuir de ABS e tracção de controlo, são elementos que - quando necessário – se fazem notar (e de facto funcionam) em prol da nossa segurança! Nisso a BMW tem-nos sabido também brindar muito bem!
Não pretendo falar dos equipamentos/acessórios que a RT pode ter, mas devemos (se possível) ter presente a possibilidade de podermos ter uma com estes gadgets de segurança,que são imprescindíveis!
Não posso deixar de dar nota de doisextra’s que eu pensava serem para os "fraquinhos": os punhos aquecidos e banco aquecido! Num ambiente onde as temperaturas baixam significativamente, percebemos tão bem o quanto úteis estes elementos podem ser e nos ajudam no conforto e na segurança da nossa condução….Quem pensa (e de facto pretende fazer longas viagens) o cruise control é uma mais valia!!
A capacidade de carga (malas) é muito boa, aconselhando-se a ter as malas (pelo menos as) laterais interiores que facilitam muitíssimo a arrumação e aproveitamento do seu espaço interior.
No final de mais de 5.500km de viagem (passando por estradas com Neve e gelo, chuvas torrenciais (mesmo parecendo cascatas de agua que impiedosamente se abatiam sobre nós e que nos obrigaram, por mais de uma vez, a travar a marcha) e ventos laterais tao fortes que, se parassem de repente, tombávamos para o lado), tudo ao longo de uma semana e com marchas diárias com muitos km’s em cima, cheguei ao Porto como se tivesse ido tomar um café aos Arcos de Valdevez!
Quem tem uma RT sabe bem do que estou a falar… e quem nunca experimentou seguramente aconselho que experimentemesta verdadeira maquina de fazer km’s com conforto único e de uma beleza impar!!

A GT:

Creio que a BMW a classifica mais como uma touring de cariz sport (aos mais puristas e entendidos da marca, perdoem-me se estiver a dizer um disparate monumental), mas a postura, motor e condução apontam mais para esse segmento do que para uma touring pura.
Pessoalmente (e as opiniões que aqui se transmitem, são sempre minhas), não senti uma notória diferença em termos de postura sentado na mota, tirando o facto de (tendo eu 1.75m) achar que tenho os pés mais bem assentes no chão do que na RT. E pondo a GT em marcha intuitivamente nos colocamos numa posição mais prenunciada sobre o guiador do que na RT. Mas, tal deve-se a forma como esta maquina nos pede para rodarmos o punho direito…
Também não senti maiores dificuldades (tendo em atenção a diferença de peso, que ainda é significativo) em manobrar a mota, estando esta parada. O peso faz-se sentir, é certo, mas dada a forma como a mota esta equilibrada em termos de quadro/motor e distancia entre os eixos, “pega-se” bem nela para a apontar-mos para uma qualquer saída ou entrada[font=Wingdings]J[/font], mas repito que muito facilita a forma como a paramos, principalmente numa via publica.
Sente-se, pronunciadamente, cada mudança de caixa (como, creio que seria o Hans, a dizer, faz parte do ADN desta mota) e é verdade… mas tal não é nada que nos leve a dizer que é um defeito da mota, mas feitio! De qualquer forma a caixa é suave nas passagens e as reduções auxiliam fortemente na redução da velocidade nesta fantástica maquina de duas rodas.

Em cidade a mota parece estar numa classe inferior, dada a forma fácil com que se conduz e com que apontamospara qualquer direcção. Ajuda de facto muito, o facto de podermos facilmente colocar (e apoiar) bem o pé no chão e, muito mas muito importante, o acelerador por cabo que, com facilidade magica, tanto dá em termos de velocidade, como a elimina quando se roda em sentido contrário…Este acelerador por cabo aliada à forma como o motar esta mapeado em termos de rotações (e auxiliado com gadgets de auxilio electrónico à condução) fazem desta BM uma experiencia única em estradas abertas e/ou AE… Este foi sem dúvida um ponto fundamental que me levoua trocar para a GT… a mota responde em termos de velocidade de forma tao única ecom uma estabilidade tão impressionante que vicia qualquer adepto de duas rodas…
E se aliarmos toda essa experiencia expulsiva que este motor nos oferece, com uma dinâmica e conforto ímpar posso dizer que tenho uma mota quase perfeita…
Quase porque não há nada perfeito! Sim, também lhe consigo encontrar pontos ou aspectos menos bem conseguidos, a saber: aquecimento do motor (em épocas mais quentes do ano sente-se bem nas pernas..), a menor protecção aerodinâmica (o vidro da RT protege mais, ainda que a GT possasuportar o vidro da GTL, mas pessoalmente entendo que a estática da mota ficadiferente), a travagem sente o peso do conjunto ainda que nunca nos deixe ficar mal e o conforto que creio (devo referir que ainda não tirei a prova dos nove numa longa viagem), pelo que já senti, estar uns pontos abaixo da RT. E a “incrível” invenção de criarem uma top case com conexão eléctrica ao restante conjunto que obriga a retirar os dois bancos, sempre que queremos tirar ou colocar a Top case (este é seguramente um ponto que a BMW terá que rever no futuro), o que torna nada pratico este simples gesto comparado com o mesmo processo numa RT ou GSA…
A capacidade de carga da mota está ao mesmo nível da RT (as minhas malas interiores da RT, que fiquei com elas) cabem perfeitamente na GT!
Com carga máxima e pendura a GT continua a mostrar uma leveza e facilidade de manobra incrível (mesmo com ESA em carga máxima) e a respostado conjunto nunca nos deixa com a sensação de falta de motor ou dinâmica numa mota como esta!
A postura e distribuição de peso na GT fazem-nos conduzi-la de uma maneira intuitiva e sem grandes problemas, mesmo quando enfrentamos transito citadino. Vias rápidas e AE são o seu habitat natural! Nestas vias conseguimos tirar o máximo partido, de todo este fantástico trabalho de engenharia alemã!
Em estrada de montanha, a GTsurpreende na forma como curva e devora o alcatrão com todo o peso que os documentos oficiais clamam. E assombroso!
Por se tratar de uma 1600 os consumos (para já) têm-se revelado “normais”, mas dado que esta BM pede sempre um pouco mais de velocidade, a tendência será para estarem um bocado acima do que estamos habituados, dada a vontade quase sempre presente de rodarmos um bocadito mais o acelerador!
A GT possui igualmente ABS e sistema de controlo de tracção de última geração, sendo sempre ferramentas importantíssimas para a nossa segurança e que repito, funcionam, muito bem! Assim como permite que possamos “seleccionar” um mapeamento do motor (e forma como os cavalitos se soltam) o que em tempo de chuva (se escolhermos o modo “rain”) acaba por ser um aliado importante para a nossa segurança. Um mimo!!
Última nota, para o sistema de iluminação da mota: este sistema de iluminação que acompanha o curvar da mota é de facto um sistema de aplaudir! Todas as motas deveriam ter um sistema igual de serie (e sem incremento de preço), dada a funcionalidade e aumento de segurança que oferece numa condução nocturna! Percebo que a exclusividade, por vezes tenha que ser brindada com este tipo de elementos diferenciadores, mas creio que as marcas devem perceber que os seus clientes são pessoas apaixonadas por duas rodas e, por isso, tudo devem fazer não só para lhes brindar com motas de estetica fantástica e/ou com motores explosivos, mas acima de tudo com elementos de conforto e segurança que os permita terem uma longa vida de desfrute destes veículos que são bem mais do que meros instrumentos de locomoção, mas antes maquinas de sonhar e fazer sonhar!
O relato já vai algo longo, desculpem se vos maço, mas espero ter dado algumas pistas para quem pretenda um dia ter ou simplesmente experimentar uma destas, duas belíssimas máquinas talhadas para utilização diferente, mas que não deixarão nunca os seus “condutores” insatisfeitos!

Da minha parte e pese embora os aspectos menos positivos que apontei supra, não trocaria a minha GT por nenhuma outra… e por tudo isso que eu digo que “sim… os gostos discutem-se e muito!”

Abraço e muitas e boas curvas!

Nuno

_________________
Nuno Bizarro

"Qualquer distância fica sempre mais curta quando a percorremos na mota certa!" :fixe:


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 25, 2012 12:42 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça abr 25, 2006 10:28 pm
Mensagens: 915
Localização: Foros de Amora (Seixal)
Nuno começo por dizer-te: obrigado pela partilha da tua experiência e sensibilidade ao lidares com estas duas fabulosas motos. Conheço bem ambas as motos que analisas, melhor a RT, e quero dizer-te que concordo com praticamente tudo que escreves. Vou na 3ª RT1200, esta última modelo de 2010 (e com revisão dos 60000kms feita), experimentei durante centenas de kms a GT1600 e também a GTL e a conclusão final foi que apesar da excelência das 6 cilindros nenhuma conseguiu destronar o "velho boxer".
Aqueles que lerem o texto que connosco, aqui no fórum, quiseste partilhar e que queiram eventualmente adquirir uma delas eu aconselho sempre a que experimentem, façam uns bons kms, porque há sempre um lado muito pessoal na escolha de qualquer dos modelos.
Bons kms nas motos que gostamos e que a vida seja preenchida no máximo.

_________________
J.Albuquerque
NOVA R1200RT de 2010

BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: é verdade...
MensagemEnviado: terça set 25, 2012 1:03 am 
Desligado
Rookie

Registado: segunda ago 27, 2007 11:42 pm
Mensagens: 31
Localização: Vila Nova de Gaia
Alby, tudo o que dizes é abslutamente verdade....podem existir muitas opçoes de veiculos de 2rodas com caracteristicas bem diferentes,....mas no fundo no fundo, cabe a seu potencial condutor saber procurar - experimentando sempre previamente se possivel - se o modelo pretendido corresponde de facto ao querido, inclusivé face à projectada utilização que futuramente darão às motas.

Como o Alby refere há que experimentar, mas antes leiam a "bula" destes produtos, dado que experiencia perlongadas e/ou reiteradas criam habituação:lol: :lol: :lol: :lol:

Abraço

_________________
Nuno Bizarro

"Qualquer distância fica sempre mais curta quando a percorremos na mota certa!" :fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 25, 2012 10:29 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Muito obrigado Nuno por teres partilhado esta tua opinião acerca do que nos une neste forum .

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 26, 2012 9:15 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Mensagens: 1444
Localização: Cartaxo
Parece que é como diz o Barroso...

a GT é um granda canhão, mas para quem já tem uma RT o incremento ($) poderá fazer algum "comichão" :lol:

eu, por uma questão de sanidade mental (e creio que de carteira também :lingua:) ainda não experimentei a 1.6, pois tenho receio de depois não conseguir dormir descansado.... pese embora eu ache cada vez mais que o meu estilo de mota são as trails..:embaraço:

em suma, grande comparativo! obg! :smile:

_________________
Vivam cada dia como se fosse o último... Um dia vão acertar!:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 26, 2012 11:59 am 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Mensagens: 1736
Localização: Santarém, mas sou do PORTO com enorme honra!
Caro Nuno,

Obg pela partilha da tua experiência/opinião.

Tomei as devidas notas!:smile:

Abraço

Hans (João Freitas Casaca)

_________________
...
Besser, Schauspieler zu sein, als Zuschauer!:idea:
Hans Freitass


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Obrigado!
MensagemEnviado: quarta set 26, 2012 2:07 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda ago 27, 2007 11:42 pm
Mensagens: 31
Localização: Vila Nova de Gaia
:bigsmile:Éu é que vos agradeço!!!!:smile: :smile: :smile:

Nota-se na GT uma caracteristica que a RT nao (para mim) tem: ainda que a RT ande de facto muito bem e tenha potencia q.b., a GT está uns passos mais à frente, oferecendo a possibiliadade touring com a veia dinâmica de uma sport (seria a melhor interpretaçao da fusão da K1300S com a R1200RT):bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:

Como a minha utilização é muito condicionada a passeios pelo país (no limite espanha), em virtude de condicionalismos pessoais e profissionais, a GT encaixa-se à medida nas minhas utilizações (mas dando algo unico em termos de potencia/dinamica e conforto).

A RT, é uma BM fantastica!!!!

Como vocês dizem, há que experimentar! E eu mesmo tenho que - haja um dia essa oportunidade - fazer um Km's mesmo a serio para notar dessas capacidades touring que a GT pode oferecer! Prometo que se tal acontecer dar-vos-ei a minha impressão!

Abraço,
Nuno

_________________
Nuno Bizarro

"Qualquer distância fica sempre mais curta quando a percorremos na mota certa!" :fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta set 28, 2012 2:04 am 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Mensagens: 1670
Localização: Oeiras
Fartei-me de procurar na net comparativos entre estas duas máquinas.

Nuno, sem duvida um texto fundamental para quem equaciona estes dois modelos.
Concordo com tudo o que disseste.

Tenho a RT1200 de 2007 e já testei a K1600 um par de vezes. Numa delas com a minha RT ao lado para poder comparar uma e outra no mesmo passeio.

- Senti a posição da GT1600 mais natural do que a RT.
- Senti mais conforto na RT1200.
- Gosto do motor da 1600 obviamente, mas a sua sonoridade "RR" tem tanto de bom como de mau. Para viajar este motor está sempre a desinquietar-nos, quando nos deveria relaxar. Nisso o boxer é muito mais turístico.
- O facto de fazermos toda uma estrada com a 6ª engatada na K1600, pois anda dos 50kms ao 250km/h na mesma mudança sem "bater", torna-se muito agradável e confortável. Na RT1200 temos de recorrer à caixa mais vezes.
- Para um andamento mais calmo, prefiro a RT. Mais rápido a GT. O problema é que todos nós conduzimos com dois estados espirito. O calmo e o endiabrado. Nisso a GT é mais polivalente seguramente. O Boxer em ritmos vivos é desesperante.
- A sensação de leveza é muito maior na RT. A GT tomba bem nas curvas, mas num ou noutro momento sente-se sempre o peso extra.

Á pouco tempo tive em vias de trocar a RT pela 1600. Continuo sem ter a certeza absoluta de querer mudar. Independentemente do preço.

Quando ao preço, a diferença da minha RT1200 de 2007 para uma GT1600 de 2012 é tal, que me deixa a pensar em adquirir uma magnifica K1300S, ficar com a minha RT, e ir comer fora muitas vezes com o dinheiro que sobra... :fixe: :lingua:

Independentemente disso, acho que qq dia desses vem a GT1600. Se continuo a pensar nela, é porque o meu coração se está a sobrepor à razão. :embaraço:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: GT
MensagemEnviado: sexta set 28, 2012 8:47 am 
Desligado
Rookie

Registado: segunda ago 27, 2007 11:42 pm
Mensagens: 31
Localização: Vila Nova de Gaia
Grande Paulo!!

Vais ver que o teu coraçao vai falar mais alto que a razão:bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:

quanto à GT ser mais pesada a tombar/curvar menos bem... aqui vai um teaser para abrir o apetite!

http://youtu.be/gvFpGHarOO0

só falta andar sozinha...

:bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:

Aquele forte abraço!
Nuno

_________________
Nuno Bizarro

"Qualquer distância fica sempre mais curta quando a percorremos na mota certa!" :fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
MensagemEnviado: segunda dez 03, 2012 8:24 pm 
gig http://aplis.cybrarians.info/cheapjordans.php lxzx cheap uggs zrjm cheap jerseys sohv cheap louis vuitton suxiji http://aplis.cybrarians.info/cheapjordans.php hlgbc Cheap Jordans wlkaa cheap uggs xpqvqji cheap jordans sxbkr Nike NFL Jerseys yqsghhh

Affordable Nike jordans Shoes or boots, which provides your own heart an even more stronger work out! the nike jordan baseball footwear

low cost nike jordan shoes-Luck continues to be the crew's headliner -The Colts officially proclaimed the fact that team's schooling team will commence regarding Wednesday, Come july 1st Twenty eight during Anderson Institution inside Anderson, Indy. Strategies will commence every day down the road On the, This summer Up to 30 and also team may summary in Saturday, Sept 17. You will see a couple evening consultations regarding August 8 together with Sept 16. Your evening physical exercises might be closed down on the public. Instead of acquiring Sundays out, nike jordan vintage boots and shoes because group managed under former instructors A2z tony Dungy and also Sean Caldwell, the Colts can take Wednesdays down beneath Pitch Pagano and practice on Sundays. --Rookie qb John Chance Cheap Jordans Shoes appeared to be lately quizzed by Downtown indianapolis Superstar writer Bob Kravitz using a a number of subject areas. cheap jordans shoes and boots
Enjoying yourselves Keeping Fit Together with TreadmillExercising over a treadmill melts calories from fat and also to turn out to be healthy you will need to broaden far more energy then you definately Air Jordan Shoes take in. Jogging at a fitness treadmill machine melts away additional unhealthy calories compared to running should, which experts claim burns up a lot more unhealthy calories when compared with taking walks should. One reason whenever as a result of level of resistance that's due to a home treadmill Environment Yeezy Couple of, therefore you need to expand much more energy any time you decide to put a person's 12 inches onward. This means even more electrical power enhanced Low priced Nike jordan Footwear, which gives ones center a solid exercise routine! michael jordan baseball boots or shoes A pair of essential options fitness treadmill training, the first is your good step as well as is a run/jog. Please note, this is a quick walk and also run/jog. Most people receive a slowly go however , which doesn't complete Cheap Jordans Shoes very much for you to ensure you must be a little swifter so you can get your soul pumping. Run/jog isn't a complete race, the main factor here's don't choose speed, the debate is made for endurance first and foremost as well as time. Your system simply starts to draw on your energy reserves soon after Twenty minutes. Hence if you would like to lose weight you have to remain any home treadmill for your excellent half hour each day. But if your intention is made for a great cardiovascular exercise training, the actual 20 minutes each and every day is okay.
Strategies for training

jordans shoes and boots 2012


Jordan Melo M7 Syracuse PE While we are undoubtedly satisfied with Carmelo together with any situation that bigger achieved actually approved of which finalizing toward this o2 Michael jordan crew,jordan Two Next year NCAA Contest, all of us even Jordan Shoes For Sale at this point cannot aid nonetheless omit the instances whenever we encountered ended up getting the Melo trainers just like backside after that. Certainly we're discussing low priced nike jordans boots and shoes for the oxygen Nike jordan retros that showed up utilizing a exclusive Colorado Blocks colour for him or her. Life style keeps growing despite the fact that and now we nevertheless develop the ability of the people folks Affordable The nike jordan Boots and shoes having retroed once more in due course. In the present day were on the way obtaining obtaining a research around the latest running shoe from your Melo set,Atmosphere Jordan The year 2010 Shoes the air jordan Some Jordans Two Popular * Whitened W, this can be the revolutionary Nike jordans Melo M7 Syracuse PE.This shoes is extremely attractive paid toward Cheap Jordans Shoes the matter that almost the complete higher arrives in orange.

blog494584238blog


Topo
  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal