Data/Hora: sexta ago 15, 2025 8:44 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jun 14, 2007 11:00 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 am
Gandalf Escreveu:
Viva

Tens mesmo a certeza que as bossas não são criadas por periodos muito grandes de paragem com uma moto bastante pesada em cima?

É que eu já observei esse mesmo tipo de deformação em pneus de automóvel por andar muito pouco.

Mais ou menos quanto tempo é que costumam durar-te?

Abraços

Jorge Ferreira

Boas Jorge

Acho que me expliquei mal. Não são esse tipo de bossas, é um escadeado constante entre os rasgos do pneu ao longo de todo o seu diâmetro e dos dois lados.

Os pneus não me duram um ano.

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jun 14, 2007 11:29 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
aferraz Escreveu:
Acho que me expliquei mal. Não são esse tipo de bossas, é um escadeado constante entre os rasgos do pneu ao longo de todo o seu diâmetro e dos dois lados.

Isso não terá a ver com uma relativa condução mais agressiva nuns pneus com rasgos maiores?

Por exemplo, os piores pneus a esse nivel devem ser os Tourances, como têm espaços muito grandes entre as borrachas de contacto, ficam todos deformados transmitindo vibração, especialmente em travagem, ao voltante.
Cheguei a ter uns em que no bocado de borracha um dps lados tava quase impec e no outro no fim.

'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 10:07 am 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Se gastarem um pouco de tempo a consultar os sites internacionais, quer de motos quer de autos, vão verificar que este tipo de queixas são a nivel mundial, e existem muito boas explicações técnicas para o facto em muitos sites..

A concepção dos pneus Bridgestone aposta fortemente na aderência e na estabilidade, utilizando misturas, telas e estruturas que passam para terceiro plano a durabilidade.

As opiniões são unânimes quanto ao facto de ser um dos melhores pneus, se não o melhor, em termos de aderência, tendo no entanto uma vida útil muito reduzida o que os torna pneus carissimos. A utilização dos cristais de silica é nestes pneus levada perto do limite e portanto como qualquer gajo que saiba um minimo de quimica, o constante alongamento e retracção de cadeias moleculares tem como resultado a sua ruptura precoce. Daí as rachas, as fissuras, as bossas, as partes de pneu que saltam.

Quantos de nós no seu quotidiano, ou mesmo em viagens levam os pneus das suas motos aos limites da sua aderência? Mesmo quando as nossas motos raspam no chão, os pneus ainda têm mais para dar.

Cada um faça as suas contas e decida o que melhor lhe convém.

Na minha anterior LT, os Metzeler Marathon de origem fizeram 15.820 km, e segundo jogo, quando a vendi andava lá perto, e nunca caí nem em seco nem em molhado por falta de aderência.

Na GS1150 tenho um jogo de Continental TKC80 que já vão em 14.000km, fizeram o LaL todo e ainda vão fazer mais alguns. E não fiquei para trás em estrada de serra nenhuma. Até o descanso central raspar no chão, aguentam. Daí para baixo...não sei, mas também não vou experimentar.

Para terminar, no meu carro tive um jogo de Pirelli P ZERO que me duraram 26.000km. Mudei para uns Bridgestone POTENZA (por maus conselhos), e para além da condução ter sido muito diferente para pior, duraram 13.000km.Estavam lisos e completamente deformados. Mau negócio.

Um Bridgestone no seu melhor aos 7.000km

Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

http://pescacomamostras.net

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 12:07 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta jul 19, 2006 6:16 pm
Viva

Tens razão Luís, levar os penus aos limites no dia a dia, ou memso em dias especiais muitos raramente se faz, mas eu gosto de saber que ainda tenho margem para as surpresas. Como por exemplo ter de me atirar aos travões numa curva em que já me ia a esticar um bocadito. :embaraço:

Não só gosto do BT-020/021 para trás como até uso BT-012 à frente.
Gosto desta combinação porque além de ter aderência para dar e vender, ainda tenho a, para mim, vantagem de o desgaste ser mais ou menos simultâneo pelo que quando mudo, mudo os dois. Usando BT-020 à frente ainda tinha meio pneu quando o detrás chegava ao fim e acho a moto estranhíssima quando tem um penu novo e outro já bastante gasto.

O inconveniente maior é que o 012 escadeia num ápice, mas não lhe noto grande perda em termos de segurança, apenas perco em conforto, mas eu abro fácilemnte mão disso em favor da segurança.

Já tive outros penus que me ofereciam grande segurança em termos de aderência, mas só ao fim de muitos kms é que estavam em condições (quentinhos). Para quem anda diáriamente nas voltinhas sub-urbanas não era grande negócio pois na maioria das deslocações eram feitas com os pneus frios.

Claro está que isto é o "meu caso", para outras motos e tipos de utilização as condicionantes serão diferentes e como tal também as opções em termos de pneus, e não só, o devem ser.

Abraços

Jorge Ferreira

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 12:15 pm 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
[quote="Gandalf"](...)e acho a moto estranhí]

De momento tenho um Metzeler Roadtec Z6 com 21400 Kms à frente (quase quase a precisar de outro) e um novo com apenas 3.500 atrás...

A mota fica estranha sim... nota-se até nas desacelerações com piso seco. O ideal seria mesmo mudá-los ao mesmo tempo.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 5:22 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta jul 19, 2006 6:16 pm
jpmealha Escreveu:
De momento tenho um Metzeler Roadtec Z6 com 21400 Kms à frente (quase quase a precisar de outro) e um novo com apenas 3.500 atrás...

A mota fica estranha sim... nota-se até nas desacelerações com piso seco. O ideal seria mesmo mudá-los ao mesmo tempo.

Viva

Onde a moto me fica mais estranha é mesmo a curvar, com um pneu a querer deitá-la e o outro a resistir.

O que se percebe se pensar que os meus pneus terminam sempre bastante quadrados, pela utilização predominante em AEs e vias rápidas.
Um pneu novo, ainda por cima BT que é mais alto ao meio, e um já achatado com efeito de degrau, decididamente nunca estão de acordo a curvar.

Abraços

Jorge Ferreira

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 22, 2007 2:41 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 3:25 pm
aferraz Escreveu:
Instalei o BT021 em Arcos de Valdevez dado que o BT020 chegou ao fim de vida com 12000 kms e com um aspecto inacreditável. O pneu ainda tinha rasto mas estava com bossas de ambos os lados. Tal facto já me tinha acontecido com o anterior mas estava convencido que era devido à sua utilização no 8º Lés a Lés, estava redondamente enganado, é mesmo assim.

As primeiras impressões de condução durante o LaL com o BT021 são as melhores. Transmitem uma sensação de confiança e segurança incrível com uma aderência espectacular. Resta agora verificar a durabilidade.

Custaram 118 €.

Sempre usei os BT20 que não passam dos 12.000Km com aspecto muito ruim. No entanto a aderencia e confiança no pneu é muito grande. Agora coloquei os BT21. Qual é a sua impressão até o momento ?? Alguem sabe explicar a diferença entre os BT20 e os BT21 ??

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 22, 2007 3:35 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 am
Walter Pereira Escreveu:
Sempre usei os BT20 que não passam dos 12.000Km com aspecto muito ruim. No entanto a aderencia e confiança no pneu é muito grande. Agora coloquei os BT21. Qual é a sua impressão até o momento ?? Alguem sabe explicar a diferença entre os BT20 e os BT21 ??

Realmente a aderência e confiança no BT21 é muito grande mas o problema da deformação prematura mantém-se. Não é pneu para a LT. Substituí os pneus este mês pelos Metzeler Marathon. O concessionário BMW onde os comprei só monta Metzeler nas LT´s dadas as reclamações constantes sobre os BT20/21.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 22, 2007 3:48 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 10:41 pm
:smile: - Boa escolha os meus Marathon,já passaram dos 21.500km,e ainda teem rasto:smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 22, 2007 5:59 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 3:25 pm
A minha LT venho de origem com os Bridgestone BT20.
Aqui na minha cidade é dificil conseguir os Metzeler.

Assunto da Mensagem: Bridgestone BT 014
MensagemEnviado: terça ago 12, 2008 10:50 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quinta abr 03, 2008 10:40 pm
Boas pessoal,

Estou a tentar perceber qual o pneu mais indicado, mas cada vez tenho mais dúvidas.

Tenho uma K1220S de 2008 equipada com Bridgestone BT014, já tive a sensação de que a frente me "fugiu" algumas vezes mas nada de grave.

Actualmente tenho 3000 KM e o pneu da frente não apresenta desgaste aparente, já o de trás:wacko: não me parece que faça mais 2000 km.

Assim aguém me pode indicar uma boa relação qualidade preço tendo em conta que faço alguma auto-estrada, estava a pensar no tipo Bi-goma.

Um abraço,
Jorge

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 12, 2008 11:17 pm 
Desligado
Admin.

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Para essa mota tens os BT-021 ou os Michelin 2CT. Ambos multi-composto.

O Paulo fernandes aqui do forum montou os BT-021 na KS dele e está muito satisfeito. Temos dado umas voltas e aquela KS curva sobre carris.

E duram

"se não tiver 2 rodas, um par de mamas ou coberto de chocolate, então sinceramente, não estou lá muito interessado…" PC :lingua:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 31, 2009 1:19 am 
Desligado
Rookie

Registado: segunda jul 27, 2009 1:43 pm
Olá a todos...
Em relação a pneus estou um pouco insatisfeito, tenho uma R 1100 RT e no inicio montei uns Avon (ñ me lembro o modelo) Curvavam espetacularmente bem, uma aderencia fantastica, o problema começava com o pneu da frente perto dos 5.000 Km... completamente destruido, cheio de ressaltos e o piso do lado esquerdo completamente slick.

Depois deste episódio montei uns Batlax 016 para experimentar e dei-me muito melhor com eles. Passei recentemente para os 021 á frente e atrás.

Acreditem ou ñ o meu ultimo 021 de trás durou 18.000 Km's o da frente durou sensivelmente 12.000 Km's mas morreu completamente liso e irregular mais sobre o eterno lado esquerdo.

Estes pneus á frente sinto que funcionam bem enquanto estão novos mas assim que chegam aos 4.000 Km +/- provocam uma condução mais irregular onde se tem sempre de estar a corrigir trajetória em curva. Pelo menos é o que eu sinto.

Tenho neste momento que mudar á frente pq com apenas 5.000 Km's está a ficar igual ao que referi anteriormente.
Desconfio que desta vez a culpa foi um pouco minha pq como ñ andei uma temporada com ela o pneu da frente ñ estava com a pressão certa e fez com que o desgaste fosse mais rápido. Acredito nisto piamente pq a minha condução é sempre igual e os percursos ñ se alteram assim tanto.

Desculpem o testamento mas pelo menos estou mais descansado depois do que li neste tópico em relação ao desgaste sobre o lado esquerdo e as explicações para que essa incidencia seja maior, pois podem imaginar já me passou de tudo pela cabeça...

Li algures por aqui que há pneus que fazem muitos mais Km's mas serão tão bons a curvar como estes 021?

Abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta ago 13, 2009 11:41 am 
Desligado
Experiente

Registado: domingo abr 27, 2008 10:48 pm
Acabei de substituir o Metzeler Z6 traseiro que fez 16400km's, pelo Bidgestone BT 021....

Já tinha usado o BT021 na GSXR e confirmei o mesmo na F800st.... a aderência em curva supera largamente o Z6...

A grande inovação do 020 para o 021 é que neste último, o piso está mais duro no meio do rasto, aumentando dessa forma a longevidade do pneu, mantendo no entanto a qualidade da borracha na zona de curva, o que vem manter o excelente nível de aderência onde é mais preciso.

Vamos ver agora quanto é que este aguenta.

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
[color=#4d4d4d][color=#0000ff]Imagem[/color][/color]

[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
[color=#4d4d4d]ex BMW [/color]F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta ago 13, 2009 11:19 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quarta ago 13, 2008 5:24 pm
Gil Pereira Escreveu:
Acabei de substituir o Metzeler Z6 traseiro que fez 16400km's, pelo Bidgestone BT 021....

Já tinha usado o BT021 na GSXR e confirmei o mesmo na F800st.... a aderência em curva supera largamente o Z6...

A grande inovação do 020 para o 021 é que neste último, o piso está mais duro no meio do rasto, aumentando dessa forma a longevidade do pneu, mantendo no entanto a qualidade da borracha na zona de curva, o que vem manter o excelente nível de aderência onde é mais preciso.

Vamos ver agora quanto é que este aguenta.

Gil,

Acho que fizeste uma excelente escolha. Não te irás arrepender...resta saber se vais conseguir ver o fim de vida desse pneu ! :smile:

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal