Data/Hora: terça mai 07, 2024 5:32 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: TPM (Tyre Pressure Monitor)
MensagemEnviado: quinta ago 23, 2007 6:06 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quinta ago 23, 2007 5:22 pm
Mensagens: 320
Localização: Vialonga
Boas,

O que acham deste opcional?

Será que é fiável e preciso o suficiente para se tornar eficiente?

Um abraço,

_________________
Paulo Fernandes
K1300S
http://www.olhares.com/pmcf75

Imagem


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta ago 24, 2007 12:26 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Mensagens: 700
Localização: Porto
Boas!

Tenho uma GSA e pedi-a com o RDC (sistema de monitorização de pressão dos pneus).

Pelo que sei as primeiras tiveram diversos problemas, que nem sei bem se ja foram resolvidos. Durante um tempo retiraram o sistema do mercado, mas depois anunciaram que os problemas estavam resolvidos e voltaram a coercializar. Haverá quem te possa explicar mais sobre o assunto, a minha é posterior a isso.

Na minha mota, porque tenciono andar muito fora de estrada, pedi o RDC pois interessa-me saber em concreto a pressão que tenho e poder esvaziar ou encher um pouco conforme o piso.

Das poucas semanas que a tenho, digo-te que é porreiro pois permite-te saber exactamente a pressão que tens e alerta-te se esta baixar a valores baixos ou limiares com um aviso amarelo ou vermelho no mostrador.
Posso-te também adiantar que para teres valores correctos tens que rolar a mais de 30km/h e por vezes demora algum tempo a adquirir o sinal do pneu da frente ou a alta velocidade ocasionalmente perde-o (mas isso pode ser so na minha - vou perguntar acerca disso agora na revisão dos 1000)

Tambem acho que os resultados e fiabilidade variam conforme as jantes são de raios cruzados ou de aluminio e não sei se com pneus de taco/estrada. Pelo que sei em jantes de raios ao centro não funciona.

Penso que é sempre util, agora se o valor se justifica, ja depende muito de cada um e de cada mota ou da utilização que lhe damos.

"my 10 cents" :fixe:

Abraço


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta ago 24, 2007 9:38 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Mensagens: 1799
Localização: Gaia
[quote="Paulo Fernandes"]Boas,

O que acham deste opcional?

Será]

Na GT de 2006 o opcional ainda não existia, estava a ser desenvolvido... mas pelo que tenho lido, existem relatos de problemas com o indicador de pressão nos pneus.

Dos membros aqui do Fórum apenas sei que o Pedro Nogueira tem instalado na sua GSA, mas não está satisfeito.

Paulo, bem vindo a este grupo de amigos entusiastas da BMW. Se quiseres podes apresentar-te aqui.

_________________
BMW K1200GT '06

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta ago 24, 2007 10:25 am 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: sábado dez 16, 2006 3:20 pm
Mensagens: 172
Localização: Braga
O meu carro possui um sistema destes mas não confio.

Este tipo de equipamentos são bastante sensíveis e se já os manómetros dos postos de abastecimento nunca dão valores correctos um sensor instalado numa roda sujeito a variações de temperatura e choques levanta-me muitas dúvidas relativamente à fiabilidade dos valores.

Em motas de estrada ainda poderia aceitar mas apenas como um indicador de valores de referência, agora numa mota offroad como a GSA a utilização deste equipamento levanta-me muitas dúvidas.

_________________
[size=84]
[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta ago 24, 2007 12:03 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quinta jul 27, 2006 11:20 am
Mensagens: 195
Localização: Charneca da Caparica
Para quem não tinha disponível este extra, não desespere.
Sabiam que há "pneus espertos"?

http://www.smartire.com/

_________________
[align=left] 2007 BMW R1200GS
4 wheels move the body, 2 wheels move the soul


[/align]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta ago 24, 2007 7:05 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quinta ago 23, 2007 5:22 pm
Mensagens: 320
Localização: Vialonga
Bem, seja como fôr, já está feito.

Aproveitei a revisão dos 10.000Km's + uma intervenção em garantia por causa do alarme (ficou mudo), para instalar o TPM.

Logo vos informo o que vale. Amanhã vou buscá-la à oficina.

Para minha tristeza, confirmei o que já havia reparado a alguns dias. O ESA não estava a funcionar correctamente e vai ter de ser arranjado - felizmente em garantia - (a altura da suspensão não se altera, no entanto, a resistência de recuo está ok) mas não é impeditivo de andar.

Só espero que os problemas cessem porque os dois anos foram atingidos este mês.

Estou muito satisfeito com a mota, não gostava de mudar de opinião.

Um abraço.

P.S.: Para quem está a ter problemas (Alarme e ESA), estou a ser um optimista em introduzir mais um elemento, não é? ;)

_________________
Paulo Fernandes
K1300S
http://www.olhares.com/pmcf75

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta ago 24, 2007 7:13 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: sábado ago 04, 2007 2:08 am
Mensagens: 60
Localização: Sintra
Boas, adoro os passeios fora de estrada, pelo que estou constantemente a tirar/meter ar nos pneus, consonte o tipo de piso e a carga que transporto. Tenho um bom pesa ar, que me acompanha e um mini compressor, mas estou tentado a adquirir um sistema de controlo similar mas da marca Touratech, pois na practica são quem mais testa este tipo de equipamento antes de o comercializar (ZTS).


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 27, 2007 2:35 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quinta ago 23, 2007 5:22 pm
Mensagens: 320
Localização: Vialonga
Bom,

Ficou tudo sem efeito.

Apesar de ter avisado que a minha moto era de 2005, de me terem informado que a única condição para instalar o TPM era a de ter o Alarme de origem (vá se lá saber porquê...) e de ter aguardado um período considerável pelas peças e software necessário, informaram-me -após terem tentado montar- que a instalação não é possível porque não tenho Computador de Bordo (opção não disponível na altura da compra) e que o mesmo só pode ser instalado na fábrica.

Conclusão: Viva o bom e o fiável medidor de pressão, sempre que iniciar a minha viagenzinha, toca de continuar com o ritual de verificar a pressão e mais nada.

Beijinhos e abraços,

_________________
Paulo Fernandes
K1300S
http://www.olhares.com/pmcf75

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 27, 2007 11:58 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 12:03 pm
Mensagens: 1973
Localização: Maia
Paulo Fernandes Escreveu:
Bom,

Ficou tudo sem efeito.

Apesar de ter avisado que a minha moto era de 2005, de me terem informado que a única condição para instalar o TPM era a de ter o Alarme de origem (vá se lá saber porquê...) e de ter aguardado um período considerável pelas peças e software necessário, informaram-me -após terem tentado montar- que a instalação não é possível porque não tenho Computador de Bordo (opção não disponível na altura da compra) e que o mesmo só pode ser instalado na fábrica.

Conclusão: Viva o bom e o fiável medidor de pressão, sempre que iniciar a minha viagenzinha, toca de continuar com o ritual de verificar a pressão e mais nada.

Beijinhos e abraços,


Boas,

Não compreendi porque raio é que não poderam montar o TPM na tua moto. O TPM não um acessório extra que não pertence à moto?

Não era este o equipamento de que falavas?
http://www.tire-pressure-monitors.com/#bikes

_________________
http://www.TickerFactory.com/
[font=Franklin Gothic Medium][color=#4169e1]Paulo Oliveira
[/color]BMW F800GS[/font]BMW F650GS Twin
BMW K1200LT
BMW R1150RT
BMW R1100RT
Yamaha XJ900S
Maia


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 28, 2007 9:52 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Mensagens: 1799
Localização: Gaia
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas,

Não compreendi porque raio é que não poderam montar o TPM na tua moto. O TPM não um acessório extra que não pertence à moto?

Não era este o equipamento de que falavas?
http://www.tire-pressure-monitors.com/#bikes


Boa dica Paulo. Ora aí está um boa solução alternativa. O Paulo Fernandes devia referir-se ao TPM original da BMW, que exige o computador de bordo.

_________________
BMW K1200GT '06

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 28, 2007 10:53 am 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quinta ago 23, 2007 5:22 pm
Mensagens: 320
Localização: Vialonga
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas,

Não compreendi porque raio é que não poderam montar o TPM na tua moto. O TPM não um acessório extra que não pertence à moto?

Não era este o equipamento de que falavas?
http://www.tire-pressure-monitors.com/#bikes


Precisamente Paulo,

Como o "JPMealha" escreveu, eu prentendia instalar o TPM da BMW.

O que mencionas é o da SmartTyre que o "Hellraiser" também já tinha referenciado.

Agora a minha luta está a ser outra: O ESA. O motor vai ser substituído. Vamos ver se não demora muito porque já sinto saudades da "Piquena".

Um abraço,

_________________
Paulo Fernandes
K1300S
http://www.olhares.com/pmcf75

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 28, 2007 11:49 am 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: segunda ago 21, 2006 11:42 am
Mensagens: 239
Localização: Sobreda Da Caparica
Pelo que tenho visto nas motas que têm o sistema instalado, não me parece nada fiavél, pois está constantemente a dar mensagens de erro....e já vi isto acontecer em bastantes modelos, daí não ser grande adepto do TPM....

Provavelmente ao não o terem instalado na tua mota, apenas te livraste de mais problemas....boa sorte.

Cumprimentos

_________________
[SIZE="2"]Mauro Silva[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta nov 02, 2007 2:04 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: sábado abr 21, 2007 11:12 pm
Mensagens: 81
Localização: PORTO
Posso garantir que funciona mt bem, 11.000 kms e nunca tive problemas

Tive o oportunidade de comparar a pressão com um medidor todo xpto - exactamente a mesma.

Vale cada € que custa.


Cumpts.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta nov 02, 2007 12:24 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Mensagens: 700
Localização: Porto
O meu funciona quase sempre bem abaixo dos 150 dai para cima por vezes deixa de ter leituras o que tb n importa. Erros nunca tive, mas posso garantir que os valores que da sao sempre ligeiramente abaixo dos das maquinas de pressao das gasolineiras indicam... nao sei qual estará certo.

E util para saber qual a pressao e poder baixa-la num passeio off-road e depois voltar a normal ou após um furo, mas por exemplo para andar em off-road se baixo a pressao aparece o indicador amarelo no mostrador que num passeio de 1 dia se torna irritante. :lingua:

De qualquer forma se fosse hoje voltaria a instala-lo.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta nov 23, 2007 7:39 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: sexta jan 27, 2006 10:48 pm
Mensagens: 1013
Localização: Vila Nova de Gaia
Pedro Cabral Escreveu:
Erros nunca tive, mas posso garantir que os valores que da sao sempre ligeiramente abaixo dos das maquinas de pressao das gasolineiras indicam... nao sei qual estará certo.


A informação que te aparece na moto é sempre relativa ao pneu frio, independentemente da temperatura do pneu o algoritmo do sistema faz o calculo

O que acontece nas bombas ou com um manómetro externo é que a informação que é dada é aquela que efectivamente está no pneu, que é altamente influenciada pela temperatura interna.

_________________
Pedro Silva
R1200GS Adventure 2010
ex-R1200GS Adventure 2006
ex-K1200LT/2004
ex-K1200LT/2002
Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal