http://bmwcklt.org/forum/

Nitrogénio - a melhor opção
http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=36&t=1586
Página 1 de 3

Autor:  João Manuel Ferreira [ sexta set 07, 2007 12:14 pm ]
Assunto da Mensagem:  Nitrogénio - a melhor opção

Mais segurança para o Motociclista e para os pneus da sua moto.
A insuflação a nitrogénio garante uma pressão constante do pneu oferecendo as seguintes vantagens sobre os pneus insuflados a ar comprimido:
Segurança
  • devido ao menor aquecimento do pneu e à manutenção da sua pressão
Redução dos custos de consumo de combustível e pneus
  • devido à menor força de resistência à rolagem
  • Menor desgaste
  • Maior quilometragem (testes realizados apontam para um aumento de 25 %)
  • Menor consumo de combustível
Maior conforto
  • Menores distâncias de travagem
  • devido a menor força de resistência à rolagem
  • Menor desgaste dos pneus
  • Maior quilometragem
  • Excelente desempenho
Esta solução técnica faz muito que é utilizada na Formula 1 ... e já está disponível em muitos dos Revendedores de pneumáticos ... portanto só faltará não esquecer de o pedir.

Saudações V

Autor:  Patrícia [ sexta set 07, 2007 12:20 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Bem se um dos pneus rebenta:wacko: nem a K1200 nos apanha:lol::lol::lol::lol:

Ou isto que escrevi é mesmo uma grande calinada!!

Autor:  José Pinheiro [ sexta set 07, 2007 12:27 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Patrícia Escreveu:
Bem se um dos pneus rebenta:wacko: nem a K1200 nos apanha:lol::lol::lol::lol:

Ou isto que escrevi é mesmo uma grande calinada!!



Bem visto Patrícia...... YESSSSSSSSSSS finalmente uma solução para as nossas F650 passarem pelas 1200, no auto estrada claro, porque em terra já passam :bigsmile: :bigsmile:

Agora a sério, realmente até faz sentido esta solução, sempre se vai aprendendo umas coisas por aqui. Qualquer dia o portal tem o estatuto de "comunidade de interesse cultural" :bigsmile:

Autor:  João Manuel Ferreira [ sexta set 07, 2007 12:40 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Não se assustem as almas mais «incredulas» :smile:

O nitrogenio também na situação de rebentamento de um pneu apresenta um muito menor perigo relativamente ao ar comprimido já que o nitrogénio não é inflamável...

Se este fosse um perigo real ... porque o utilizariam na aviação e Formúla 1 :smile::smile::smile:

Saudações V

Autor:  Pedro Cabral [ sexta set 07, 2007 12:48 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Patrícia Escreveu:
Bem se um dos pneus rebenta:wacko: nem a K1200 nos apanha:lol:


Ole Patricia! Estas a confundir "Nitrogenio" (mais conhecido por "Azoto" em portugues :smile:) que constitui 78% do ar que respiramos (apenas 20% e oxigenio) com "Hidrogenio" gas muito inflamavel (parte constituinte do Sol por exemplo) e usado como combustivel em carros ecologicos, pois a sua combustao gera apenas agua!

O Azoto e um gas inerte nao explode, e quando sob pressao diminui imenso a temperatura (o famoso azoto liquido) dai manter os pneus mais frios.

Podes meter "Nitrogenio" a vontade que nao vais bater o recorde de velocidade em terra! :bigsmile:

Autor:  Patrícia [ sexta set 07, 2007 2:12 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Pedro Cabral Escreveu:

Podes meter "Nitrogenio" a vontade que nao vais bater o recorde de velocidade em terra! :bigsmile:



Dassss estragaste tudo!!!:lol::lol::lol: José lá se foi a nossa esperança:lol::lol:

Autor:  José Pinheiro [ sexta set 07, 2007 2:22 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Patrí Escreveu:
Dassss estragaste tudo!!!:lol::lol::lol: José lá se foi a nossa esperança:lol::lol:


E eu que já me estava a imaginar a passar uma 1200 com os pneus da F650 a fumegar :bigsmile: :bigsmile:

Autor:  jpmealha [ sexta set 07, 2007 2:38 pm ]
Assunto da Mensagem: 

João Manuel Ferreira Escreveu:
(...)e já está disponível em muitos dos Revendedores de pneumáticos ... portanto só faltará não esquecer de o pedir.

Excelente informação João. Confesso que este assunto era-me completamente alheio, vou ficar mais atento à utilização de N nos pneus. :idea:

Autor:  Pedro Cabral [ sexta set 07, 2007 3:13 pm ]
Assunto da Mensagem: 

jpmealha Escreveu:
...vou ficar mais atento à utilização de N nos pneus. :idea:


No fundo, no fundo nos ja metemos... mas a 78% com o resto em oxigenio, dioxido de carbono e outros gases a estragar tudo! :bigsmile:

Tens razao tb desconhecia que ja era feito fora do mundo da competicao... quando meter as proximas solas na GSA vou encher as orelhas ao Bruno :lingua: - QUERO AZOTO PAH!!!

Autor:  João Manuel Ferreira [ sexta set 07, 2007 4:05 pm ]
Assunto da Mensagem: 

É certo ... depois dos 78 % de azoto temos a volta de uns 20 % de oxigénio ... e estes 20 % de oxigénio sim que não ajudam na «vida» dos pneus ... muito lentas oxidações na zona dos talões ... e muito lentas percas de pressão (cerca de 2 p.s.i. / mês) ... nitrogénio é mesmo a solução :fixe:

A minha GT ... já não quer outra coisa :smile:

A propósito ... depois dos Metzeler RoadTec Z6 que vinham de origem me proporcionarem 13.500 km's de prazer GT ... montei uns Michelin Pilot Road 2 ... respectiva informação aqui

... 1 mês antes da minha viagem até Garmisch ... e estou simplesmente maravilhado ... já com 11.500 km's ainda estão a mais de 1/2 piso ... e «ganhei» em comportamento no molhado (experimentado nas Dolomitas) ... e curvando nem falar :smile: ... relativamente à montagem original.

Saudações V

Autor:  Mauro Silva [ sexta set 07, 2007 4:24 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Que optima informação, não fazia ideia disto......

Onde é que se pode fazer a alteração do enchimento dos pneus....?

Abraço

Autor:  João Manuel Ferreira [ sexta set 07, 2007 4:34 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Qualquer Revendedor de pneumáticos pode realizar esta simples operação ... 1- retirar tampão e o interior de válvula; 2 - deixar sair todo o ar existente; 3 - colocar o interior de válvula; 4 - proceder à insuflação em nitrogenio; 5 - colocar o tampão de valvula.

Simples e dá ... milhões :smile:

Saudações V

Autor:  Mauro Silva [ sexta set 07, 2007 5:30 pm ]
Assunto da Mensagem: 

[quote="João Manuel Ferreira"]Qualquer Revendedor de pneumáticos pode realizar esta simples operação ... 1- retirar tampão e o interior de válvula]

Obrigadissimo.....mas já agora vou esperar mais uns 1000km, pois o fim dos pneus que tenho neste momento está praticamente á vista.....e aguardo até colocar os novos.....

Abraço

Autor:  Hugo [ sexta set 07, 2007 7:00 pm ]
Assunto da Mensagem: 

[quote="João Manuel Ferreira"]Qualquer Revendedor de pneumáticos pode realizar esta simples operação ... 1- retirar tampão e o interior de válvula]

E se for necessário repor a pressão dos pneus a determinada altura, temos que esvaziar completamente e ir à "bomba" atestar de ar normal? A válvula permite?

É que, pelo menos por onde ando, não estou a ver ninguém com equipamento para meter o nitrogénio.

Autor:  jpmealha [ domingo set 09, 2007 9:32 am ]
Assunto da Mensagem: 

Hugo Escreveu:
E se for necessário repor a pressão dos pneus a determinada altura, temos que esvaziar completamente e ir à "bomba" atestar de ar normal? A válvula permite?

É que, pelo menos por onde ando, não estou a ver ninguém com equipamento para meter o nitrogénio.


É pertinente esta questão! Realmente não creio que seja possível repor a pressão com N numa bomba normal, numa viagem por exemplo.

Mas creio que com o tempo poderá tornar-se uma prática normal.

Página 1 de 3 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
https://www.phpbb.com/