Data/Hora: domingo abr 28, 2024 12:43 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Metzeler Enduro3
MensagemEnviado: domingo out 21, 2007 3:32 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: domingo out 07, 2007 3:02 pm
Mensagens: 28
Localização: Lisboa
Boa tarde caros colegas,

Tenho uma GS 650 F de 2003 e estou naquela altura em que tenho de mudar os pneus e em que surgem diversas dúvidas.

Após ler os tótpicos anteriores já tirei algumas conclusões:

1) Os tourance são demasiado estradistas. Já os exprimentei em areia e terra e os resultados não foram bons, fogem muito e têm pouca aderência, em estrada são perfeitos;

2) Os TCK 80 são demasiado off-road. Nunca exprimentei mas pelos comentários, fico com a sensação que em estrada não oferecem muita confiança, especialmente nas curvas e quando chove;

Assim sendo, procurei outras alternativas que fossem mais adequadas a uma utilização mista da minha moto e encontrei os Metzeler Enduro3.


Solicito a vossa ajuda no seguinte:


- Já alguém exprimentou estes pneus?


- Qual o resultado em terra, alfasto seco e alfasto com chuva?


- Qual a velocidade máxima aconselhada?


- Qual o preço e durabilidade média?


- Onde comprar?


Se tiverem conhecimento de outras alternativas adequadas a uma utilização mista por favor apresentem os vossos comentários.


Abraço,


Paulo Cristão


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 21, 2007 3:52 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
Olá Paulo!

Por acaso já experimentei uma Dakar com os Enduro 3!
Naltura gostei muito, agarravam bem em estrada e em terra, sendo que em lama já mais limitados.

As críticas que tenho visto:
- Óptimo compromisso trail;
- Duram pouco quando utilizados muito em asfalto;
- Bons em asfalto seco e molhado;
- Bons em terra com limitações de terrenos mais moles.

Acho uma boa opção!;)


Em relação aos TKC80, acredita que também surpreendem pela positiva em qualquer terreno, inclusivé estrada molhada. Pecam pela falta durabilidade em asfalto e preço!

Eu uso-os na minha Adv (neste momento não, mas tou com saudades) que pesa bem mais que a 650 e olha que nunca fiquei para trás em estrada molhada...

_________________
CumprimenTTos,
Imagem
Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 21, 2007 4:13 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: domingo out 07, 2007 3:02 pm
Mensagens: 28
Localização: Lisboa
Luís, obrigado pelo teu comentário.

Relativamente aos Enduro 3, quando referes que duram pouco com uma utilização exclusiva em alfasto, qual a quilometragem média? É que não consigo encontrar este dado, apenas o comentário que duram pouco.

Acredita que também sinto vontade de montar os TKC 80... Podes desenvolver um pouco mais a tua expriência com estes penus, designadamente, nas questões:

- do conforto em alfasto numa utilização média a 60kms hora;

- na segurança em curva e em estrada molhada? Velocidades aconselhadas;

- condução em auto-estrada a 160 kms hora;

- perído de habituação, demoras-te muito tempo a habituar-te? Tives-te muitos sustos? Chegas a conseguir "deitar-te" em curva?

E, claro, em conclusão, qual seria a tua recomendação para uma utilização mista de 50%/50%, enduro 3, TKC 80, ou outro?

Abraço,

Paulo Cristão


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 21, 2007 4:30 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
Em relação aos Enduro 3, não faço a mínima porque nunca os tive!;)


Falando um pouco dos TKC, podes aproveitar para pesquisar no site sobre eles que vais encontrar muita coisa.

No entanto, é-me difícil tirar-te as dúvidas pois temos motos muito diferentes!

O que te posso dizer é que em conforto, é uma questão de hábito e depois nem reparas na diferença.
Em estrada seca, deitas até onde quiseres depois de ganho o hábito. Velocidade máxima vais notar a moto a perder estabilidade mais cedo!

Onde eu acho realmente que se sentem verdadeiramente as suas limitações, é com pendura em AE molhada. Aí sim, tens de levar um ritmo mais controlado e atenção redobrada!
De resto, já viajei com eles e com pendura com estradas de curvas, em estradas de montanha com muita chuva e pneus gastos, enfim, são pneus como qualquer outros!

Para o teu caso, se andas muito com pendura e fazes bastante AE, visto que vem aí o inverno, começava pelos Enduro 3...

Boa sorte!

_________________
CumprimenTTos,
Imagem
Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
MensagemEnviado: sábado nov 10, 2007 7:01 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: domingo out 07, 2007 3:02 pm
Mensagens: 28
Localização: Lisboa
Boa tarde,

Após vários dias de pesquisas cheguei à conclusão que:

1) Os TKC 80 não são vendidos nas medidas da GS 650 (pneu da frente):

2) Os Metzeler 3 Sahara também não (penu da frente);

Assim sendo comecei a pesquisar alternativas, cujas medidas estivessem disponíveis para a GS 650, passo a resumir as conclusões (existem outros penus mas estes parecem-me os mais interessantes):

- Metzeler Tourance: Tenho usado desde sempre e gosto muito, nunca me deixou mal mas é fraco no off-road;

- Michelin Anakke: Nunca usei nem conheço ninguém que o tenha exprimentado, mas das pesquisas que efectuei parece-me melhor que o tourance na aderência aos vários pisos, apesar de dizerem que tem menos durabilidade;

- Dunlop Trail Max: Nunca usei nem conheço ninguém que tenha uilizado. Num teste que encontrei foi o pneu mais bem classificado, até mesmo à frente dos TCK 80 em piso molhado e em estrada. É díficil encontrar reviews e comentários sobre este pneu, mas parece-me bastante interessante;

- Continental Contiescape: Também não conheço ninguém que tenha utilizado. Não consegui encontrar testes nem comparativos entre este pneu e os restantes.


Assim sendo, deixo a pergunta para a qual solicito a vossa preciosa ajuda:

- Álguém tem expriência com o Dunlop Trail Max, Com o Michelin Anakke ou com o Contiescape???


Neste momento estou mais inclinado para o Trail Max ou para o Anakee. Por favor apresentem os vossos comentário pois o meu Metzeler traseiro está nas lonas... ;) ;) ;)

Grande Abraço,

Paulo Cristão


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda nov 12, 2007 1:46 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
Ola! Em relação aos TKC, tas equivocado! Há para a tua moto, os que quiseres, tão é cada vez mais caros... Quanto aos Dunlop, se são os que eu penso, não prestam e são 100% estrada! Uma muito boa opção, são também os ContiEscape!

_________________
CumprimenTTos,
Imagem
Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda nov 12, 2007 6:12 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: domingo out 07, 2007 3:02 pm
Mensagens: 28
Localização: Lisboa
Olá Luis, onde sabes onde poso encontrar os TKC 80 na medida 100/90 R19 e qual o preço?

Também descobri um penu que é o Mitas Ê07, alguém já ouviu falar? Parece-me semelhante ao Sahara 3 da Metzeler...

Obrigado,

Paulo Cristão


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 13, 2007 12:27 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
Paulo Sérgio Cristão Escreveu:
Olá Luis, onde sabes onde poso encontrar os TKC 80 na medida 100/90 R19 e qual o preço?

Também descobri um penu que é o Mitas Ê07, alguém já ouviu falar? Parece-me semelhante ao Sahara 3 da Metzeler...

Obrigado,

Paulo Cristão


Paulo, ultimamente não tenho andado a par disso por PT.
No entanto, mesmo no teu concessionário BMW encontras, embora mais caros (normalmente).

Existe um fórum dedicado a grandes Trails e TT bastante conhecido por cá e do qual alguns somos membros!

Dá uma vista de olhos que vais encontrar muita coisa de encontro às tuas dúvidas:

http://www.lusolabs.com/nomads/index.php

_________________
CumprimenTTos,
Imagem
Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal