Bridgestone Batlax-016 Nova geração de pneus Bridgestone Bridgestone aplica a tecnologia multi lonas para dar vida ao Batlax BT-016, um pneu de estrada com uma escultura desportiva que encontra na sua nobreza e fiabilidade, em todas as circunstâncias, as suas grandes vantagens.O marco incomparável do Circuito de Jerez foi o cenário eleito pela Bridgestone para apresentar o seu novo «hypersport», o Batlax 016. Substituto do veterano e conhecido BT-014, supera-o amplamente em todos os aspectos, começando pelo seu desenvolvimento e composição e terminando nas suas prestações.
Multi Lonas Pese a tratar-se de um pneu desportivo dirigido a uma utilização maioritáriamente por estrada, o Bridgestone BT-016 experimenta em si mesmo a tecnología que o gigante japonês aplica nos seus pneus mais desportivos herdado do MotoGP.
Em primeiro lugar, a construção do Bridgestone BT-016 está baseada na reconhecida plataforma HTSPC (High Tensile Super Penetrated Cord) da Bridgestone com o talão mono espiral de aço. Assim se garante o controle anti deslizamento, a manutenção da trajectória em curvas e um excelente amortecimento.
Em segundo lugar, destaca como novidade a utilização da
última tecnologia de compostos multicapa SACT (Straight And Cornering Technology). O pneu dianteiro consta de 3 lonas (3LC). Um composto central mais duro para melhorar a estabilidade em recta e aumentar a sua vida útil e nos seus «ombros» um composto mais brando que garante uma boa aderência.
O pneu traseiro consta de cinco lonas (5LC). Como no dianteiro, a banda central procura a boa estabilidade e longevidade. O composto das lonas intermédias pretende garantir a melhor tracção. Os flancos proporcionam uma aderência lateral em tombadas mais agressivas.
No que se refere à
escultura do piso, a área de contacto central do BT-016 dianteiro apresenta um padrão de sulcos diagonais cruzados em forma de «S» proporcionando maior controle e um melhor comportamento sobre asfalto húmido. O pneu traseiro tem sulcos em forma de «L» e a parte central permanece lisa oferecendo uma melhor tracção e reduzindo o ruído de rolagem. As esculturas do piso de ambos pneus proporcionam uma melhor aderência relativamente ao seu predecessor graças, entre outras coisas, à sua baixa percentagem de sulcos (de 6% frente aos 11% do BT-014 dianteiro e de 10% do BT-014 traseiro).
Em pista Pelo que vimos até agora, a teoria diz que o Bridgestone BT-016 melhorou notávelmente com respeito ao BT-014, mas ... e que tal na prática?
Há que contar que entra em cheio num segmento de mercado muito competitivo tendo que lutar com pneus como o Dunlop Qualifier D208, o Metzeler Sportech M3 e M1, os Michelin Pilot Power e Pilot Sport e o Continental Conti Attact. E com outros completamente inéditos como o novo Pirelli Diablo Rosso.
Pelo que se pode comprovar no Circuito de Jerez, numa que foi intensa jornada de provas sobre diversas motos desportivas, os novos BT-016 caracterizam-se por uma grande sensação de segurança em condução sport permitindo inclusivé uma condução muito desportiva em motos de cilindrada média.
O
pneu dianteiro é preciso, firme y ágil, a sua aderência permite entrar nas viragens apoiado sobre o travão dianteiro. Algo digno de elogio sobretudo tendo em conta que ainda transmite muito bem o que vai fazendo a roda dianteira e ... tudo isto pese que a sua filosofia mais estradista que contrasta com estas boas impressões. Para além disto, a sua resposta no aquecimento é elevada, alcançando em apenas uns metros a sua óptima temperatura de funcionamento, enquanto que a estabilidade em ambos pneus é de realçar.
O
Bridgestone BT-016 posterior oferece altos niveis de aderência e é especialmente feito para as supersport. Igualmente é nobre nas suas reacções e adverte o Piloto na forma de pequenos deslizamentos que ... o limite está para chegar, no que supõe uma perda de aderência progressiva em quase todas as circunstâncias. Nas superbike também oferece um bom nível, mas a potência desbordante destas motos exige em pista mais agarre, como o de pneus mais extremos, mas de baixa longevidade, do estilo do BT-002 Racing Street, sem saír da Bridgestone. Na estrada, ambiente para o qual foi desenhado básicamente o BT-016, oferecerá mais do que suficientes prestações.