Viva
Mais uma achegazinha a esta matéria.
Dois dos kits de reparação rápida que trago comigo, não recomendam a substituiição do pneu, mas sim a substituição do taco de aplicação exterior por um de aplicação interior numa casa da especialidade. Esta operação é tanto mais recomendável porque os técnicos poderão avaliar melhor o quanto a carcassa do pneu terá sido afectada e se o mesmo pode ser reparado com segurança.
A necessidade de substituição do pneu dependerá da dimenção do furo.
Já vi um caso em que foram aplicadas duas fitas (outra variante do sistema que menciono mais abaixo) e era notória a deformação de piso do pneu. Num caso destes sim, mesmo se forem à oficina para colocar um taco interior, como menciono acima, eles fazem-lhes a mesma recomendação.
O estado de desgaste do pneu também é importante nestas situações.
Se é relativamente pacífico fazer esta operação num pneu novo ou quase, o mesmo não se pode dizer de pneus muito usados, com pouco ou nenhum rasto. Neste caso a parede pode não ter espessura suficiente para receber o taco e esta acaba por não vedar convenientemente o furo ou até por saltar.
Entre os diversos tipos de sistemas de reparação rápida de furos, pelo exterior, existe um que é tido por ser bastante melhor que os outros.
Em vez de tacos cilindricos, é cosntituido por umas tranças impregnadas com cola.
Neste caso o que se introduz no orifício é(são) a(s) trança(s) dobrada(s) por forma a que no interior do pneu fique a dobra. Esta vai servir para criar um ponto maios grosso no interior do pneu por forma a ajudar na fixação do conjunto, funcionando asism como se de um taco de aplicação interior se tratasse.
A cola que impregna as tranças é sensível ao ar, por isso estas vêm com uma protecção de plástico que quando removida, para aplicação ao pneu, deixa a cola secar.
Já asisti a uma reparação feita com estas tranças num pneu de uma XX nova, com apenas 1500 kms e a reparação ficou tão boa que lá andou até ao fim de vida do pneu. E não foi própriamente um caso de pneu com vida fácil, antes pelo contrário.
Depois de ter assistido a esta, lá comprei o meu terceiro kit de reparação de furos, desta vez um destes com tranças.
Andam sempre na moto por isso se alguém estiver interessado em comparar três tipos diferentes desta coisas, basta perguntar-me num qualquer intervalo entre pratos ou entre a sobremesa e o café.
Já agora, parece-me que o gás que vem nas tais garrafinhas é CO2 e não Nitrogénmeo (Azoto). Mas pode ser que haja por aí de diversos tipos.
Boas curvas
Jorge Ferreira