Data/Hora: domingo abr 28, 2024 4:04 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Remendar um Pneu
MensagemEnviado: terça jun 13, 2006 6:05 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 2:35 pm
Mensagens: 2465
Localização: No deserto....
Amigos,

Estamos quase no LAL, e penso que já todos devem ter o Kit Furos bem guardado. :fixe:

Mas será que todos sabem utilizar o referido Kit Furos :wacko: não será boa ideia deixar aqui algumas informações sobre a sua utilização :idea:

Vou procurar informação sobre este tema, e colocar neste espaço, quem puder ajudar é muito bem vindo :bigsmile:

Abraço,
RogerShark

_________________
[color=#000000]RogerShark[/color]


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jun 13, 2006 8:18 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça abr 25, 2006 10:28 pm
Mensagens: 915
Localização: Foros de Amora (Seixal)
Venha essa informação de quem saiba, porque sinceramente há anos que transporto o Kit e se precisar dele acho que não o sei utilizar convenientemente:embaraço: e como eu se calhar haverá outros.:huh:

Boa :idea: !

_________________
J.Albuquerque
NOVA R1200RT de 2010

BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jun 13, 2006 9:11 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: sexta jan 27, 2006 10:48 pm
Mensagens: 1013
Localização: Vila Nova de Gaia
O kit de tacos das nossas motos é muito fácil e eficaz e fácil de se utilizar.

Num dos próximos eventos podemos fazer um workshop num pneu velho. Que acham?

Basicamente o funcionamento é o seguinte:

depois de localizarem a origem do furo, devem retirar o objecto causador.

Depois na vossa bolsa de ferramentas retirem o seguinte:

  1. Alicate
  2. Peça de aplicação de tacos. Não é muito fácil de explicar como é essa peça, mas acho que podemos dizer que é a mais estranha que podem encontrar na bolsa. Trata-se de uma ferramenta com espécie de saliência numa ponta e com uma forma triangular na outra ponta
  3. Kit de tacos, composto por um xizato, um tubo de cola, o taco propriamente dito e três garrafas de nitrogénio (ou azoto se preferirem chamar assim).
De seguida, com a tal peça de aplicação, devem desobstruir o orifício onde estava o tal objecto estranho que provocou o furo, para que o taco entre mais facilmente.

Depois de fazerem isso, devem repetir a mesma coisa, mas agora com a peça de aplicação untada com cola, de forma a que ao longo do interior do orifício do furo fique cola agarrada.

Prender o taco na peça de aplicação, completamente untado com cola, o que não é muito fácil de explicar sem uma figura de apoio, mas o que se pretende é que o taco seja preso na peça de aplicação, mais ou menos a meio e perpendicular à peça em si.

Introduzir o taco no orifício, de maneira a que metade do taco fique dentro do pneu e a outra metade fique de fora. Dar uma leve torção na peça de aplicação para a libertar. ao retirar a peça de aplicação o taco vai ficar metade no interior e metade no exterior de pneu.

Com o xizato, cortar rente ao pneu a parte excedente do taco. Colocar cola na parte visível do taco e áreas circundantes do mesmo.

Encher o pneu com as três garrafas de nitrogénio, o que será suficiente para colocar um quantidade mínima aceitável de ar no pneu. Nesta fase devem ter muito cuidado com o arrefecimento brutal da garrafa de nitrogénio, resultante da perda de pressão instantânea no seu interior. Usem a peça plástica de protecção que vem com o Kit ou um pano velho (ou ambas).
Se usarem as vossas luvas ficam sem elas...

É importante deslocarem-se em velocidade reduzida à estação de serviço mais próxima para completarem a pressão recomendada do pneu.

Trocar o pneu logo que possível. Não se esqueçam que o taco é uma solução provisória e um ponto frágil do pneu.

Com umas fotos era mais fácil de explicar...

_________________
Pedro Silva
R1200GS Adventure 2010
ex-R1200GS Adventure 2006
ex-K1200LT/2004
ex-K1200LT/2002
Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jun 13, 2006 10:16 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jan 28, 2006 2:41 am
Mensagens: 1737
Localização: Valongo
jdivision Escreveu:
Num dos próximos eventos podemos fazer um workshop num pneu velho. Que acham?



:idea: Ideia Fabulástica!

_________________
Rui Santos
R1200GS Vermelho ROCK
Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Detalhes....
MensagemEnviado: terça jun 13, 2006 10:58 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sexta mai 05, 2006 3:00 pm
Mensagens: 229
Localização: V.N.Gaia
Depois da exaustiva explicação do Pedro, apenas se poderá acrescentar, e à laia de pequenos detalhes, que:
Alguns kits, trazem um pequeno pedaço de Giz branco, para marcar o sitio de onde foi retirado o objecto....
Alguns kits mencionam que só são válidos para furos nos pneus ,até 5 milimetros de diametro....
Todos os kits avisam de que após a operação completa , se deve rolar , no MÁXIMO, até à velocidade de 80 klms/hora, e que a distancia máxima a percorrer com AQUELE pneu deverá ser de cerca de 400 klms....
Penso, sem ter a certeza, que a tal ferramenta esquisita se chama "verruma"....?!
Espero sinceramente que nenhum membro da BMW CKLT, o tenha de utilizar durante o LaL, mas se tiver que ser, tenho a certeza de que não estará sozinho(a), e que o momento até poderá ser aproveitado para....algumas gargalhadas.
A primeira coisa a fazer depois da infelicidade de ter que utilizar um destes kits milagrosos(funcionam mesmo) é comprar um pneu novo e......outro kit!
Saudações motociclisticas e kitadas para todos(as)....!


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jun 13, 2006 11:14 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Mensagens: 1742
Localização: Queijas - Oeiras
Obrigado pelas vossas "doutas" explicações. Eu sou um dos que nunca utilizou tais apêndices, e espero nunca vir a utilizar. À cautela ando sempre com dois sprays tapa furos. Não é tão bom, mas quem não tem cão caça com gato.

Quanto à ideia do workshop, acho óptimo. Excelente ideia.

_________________
Luis Vicêncio

http://pescacomamostras.net


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 05, 2006 8:51 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 19, 2006 6:16 pm
Mensagens: 349
Localização: Carcavelos / Portugal / 3º calhau a partir do Sol
Viva


Mais uma achegazinha a esta matéria.


Dois dos kits de reparação rápida que trago comigo, não recomendam a substituiição do pneu, mas sim a substituição do taco de aplicação exterior por um de aplicação interior numa casa da especialidade. Esta operação é tanto mais recomendável porque os técnicos poderão avaliar melhor o quanto a carcassa do pneu terá sido afectada e se o mesmo pode ser reparado com segurança.

A necessidade de substituição do pneu dependerá da dimenção do furo.
Já vi um caso em que foram aplicadas duas fitas (outra variante do sistema que menciono mais abaixo) e era notória a deformação de piso do pneu. Num caso destes sim, mesmo se forem à oficina para colocar um taco interior, como menciono acima, eles fazem-lhes a mesma recomendação.

O estado de desgaste do pneu também é importante nestas situações.
Se é relativamente pacífico fazer esta operação num pneu novo ou quase, o mesmo não se pode dizer de pneus muito usados, com pouco ou nenhum rasto. Neste caso a parede pode não ter espessura suficiente para receber o taco e esta acaba por não vedar convenientemente o furo ou até por saltar.


Entre os diversos tipos de sistemas de reparação rápida de furos, pelo exterior, existe um que é tido por ser bastante melhor que os outros.
Em vez de tacos cilindricos, é cosntituido por umas tranças impregnadas com cola.
Neste caso o que se introduz no orifício é(são) a(s) trança(s) dobrada(s) por forma a que no interior do pneu fique a dobra. Esta vai servir para criar um ponto maios grosso no interior do pneu por forma a ajudar na fixação do conjunto, funcionando asism como se de um taco de aplicação interior se tratasse.
A cola que impregna as tranças é sensível ao ar, por isso estas vêm com uma protecção de plástico que quando removida, para aplicação ao pneu, deixa a cola secar.

Já asisti a uma reparação feita com estas tranças num pneu de uma XX nova, com apenas 1500 kms e a reparação ficou tão boa que lá andou até ao fim de vida do pneu. E não foi própriamente um caso de pneu com vida fácil, antes pelo contrário.

Depois de ter assistido a esta, lá comprei o meu terceiro kit de reparação de furos, desta vez um destes com tranças.

Andam sempre na moto por isso se alguém estiver interessado em comparar três tipos diferentes desta coisas, basta perguntar-me num qualquer intervalo entre pratos ou entre a sobremesa e o café. :bigsmile:


Já agora, parece-me que o gás que vem nas tais garrafinhas é CO2 e não Nitrogénmeo (Azoto). Mas pode ser que haja por aí de diversos tipos.


Boas curvas

Jorge Ferreira


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 05, 2006 9:36 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
ò Jorge e se tu metesses o teu telefone aí para quando eu tiver um furo te telefonar.

eu pago a cerveja.!!!:lol: :lol: e tu vais lá com o teu entrançado resolver a coisa.

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 05, 2006 9:42 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 19, 2006 6:16 pm
Mensagens: 349
Localização: Carcavelos / Portugal / 3º calhau a partir do Sol
Antonio José Costa Escreveu:
ò Jorge e se tu metesses o teu telefone aí para quando eu tiver um furo te telefonar.

eu pago a cerveja.!!!:lol: :lol: e tu vais lá com o teu entrançado resolver a coisa.

Furos?

Mas tu andas de moto?

É que a avaliar pelo nº de mensagens no forum tu só andas mesmo é de teclado. :lol::lol::lol:

As jekas eu aceito na mesma.

Abração

Jorge Ferreira


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 05, 2006 9:44 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Gandalf Escreveu:
Furos?

Mas tu andas de moto?

É que a avaliar pelo nº de mensagens no forum tu só andas mesmo é de teclado. :lol::lol::lol:

As jekas eu aceito na mesma.

Abração

Jorge Ferreira


vendi a moto para comprar o tapa furos!!!!

eu durmo é um bocado menos que vocés ó caramelos...:lol: :lol: :lol:

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 08, 2007 8:01 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quarta mai 10, 2006 10:38 pm
Mensagens: 60
Localização: LISBOA
Gostaria de estar presente nesse workshop parece-me muito util, caso alguns dos membros não possam estar nesse workshop, deixo a sugestão para filmarem e publicarem aqui no forum...

Fica a Sugestão... :fixe:

_________________
Bmw K1200 LT - 2003
"Babe" - Saudades ... :fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 09, 2007 4:21 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 3:25 pm
Mensagens: 560
Localização: Florianópolis - Brasil
Ficarei no aguardo do filme ou foto deste workshop !!
Saudações trans-atlanticas !!

_________________
Walter
K1200LT 05 Grafite


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 09, 2007 11:29 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: sábado nov 04, 2006 9:38 pm
Mensagens: 460
Localização: Azeitão
Vitor Esteves Escreveu:
Gostaria de estar presente nesse workshop parece-me muito util, caso alguns dos membros não possam estar nesse workshop, deixo a sugestão para filmarem e publicarem aqui no forum...

Fica a Sugestão... :fixe:


Acho de extrema importância e confesso a minha ignorância.
Subscrevo inteiramente a sugestão do Vitor Esteves.

_________________
Saudações Motociclistas

Komandante Goldwing

[size=75]Artur Santos Torres[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jan 10, 2007 1:41 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quarta mai 10, 2006 10:38 pm
Mensagens: 60
Localização: LISBOA
Artur Santos Torres Escreveu:
Acho de extrema importância e confesso a minha ignorância.
Subscrevo inteiramente a sugestão do Vitor Esteves.



Artur, não vejo isso como ignorância, mas sim como sorte de nunca ter necessitado de usar algo que não sabemos como usar :bigsmile:

No entanto esse video dará uma enorme ajuda... Aqui para estes sortudos :smile:

Vou colocar no meu PDA esse video, não vá precisar dele promonorizadamente... :wacko:

_________________
Bmw K1200 LT - 2003
"Babe" - Saudades ... :fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: jordan shoes
MensagemEnviado: quarta nov 26, 2008 6:48 pm 
is jordan shoes good enough for play basketball?


Topo
  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal