O kit de tacos das nossas motos é muito fácil e eficaz e fácil de se utilizar.
Num dos próximos eventos podemos fazer um workshop num pneu velho. Que acham?
Basicamente o funcionamento é o seguinte:
depois de localizarem a origem do furo, devem retirar o objecto causador.
Depois na vossa bolsa de ferramentas retirem o seguinte:
- Alicate
- Peça de aplicação de tacos. Não é muito fácil de explicar como é essa peça, mas acho que podemos dizer que é a mais estranha que podem encontrar na bolsa. Trata-se de uma ferramenta com espécie de saliência numa ponta e com uma forma triangular na outra ponta
- Kit de tacos, composto por um xizato, um tubo de cola, o taco propriamente dito e três garrafas de nitrogénio (ou azoto se preferirem chamar assim).
De seguida, com a tal peça de aplicação, devem desobstruir o orifício onde estava o tal objecto estranho que provocou o furo, para que o taco entre mais facilmente.
Depois de fazerem isso, devem repetir a mesma coisa, mas agora com a peça de aplicação untada com cola, de forma a que ao longo do interior do orifício do furo fique cola agarrada.
Prender o taco na peça de aplicação, completamente untado com cola, o que não é muito fácil de explicar sem uma figura de apoio, mas o que se pretende é que o taco seja preso na peça de aplicação, mais ou menos a meio e perpendicular à peça em si.
Introduzir o taco no orifício, de maneira a que metade do taco fique dentro do pneu e a outra metade fique de fora. Dar uma leve torção na peça de aplicação para a libertar. ao retirar a peça de aplicação o taco vai ficar metade no interior e metade no exterior de pneu.
Com o xizato, cortar rente ao pneu a parte excedente do taco. Colocar cola na parte visível do taco e áreas circundantes do mesmo.
Encher o pneu com
as três garrafas de nitrogénio, o que será suficiente para colocar um quantidade mínima aceitável de ar no pneu. Nesta fase devem ter muito cuidado com o arrefecimento brutal da garrafa de nitrogénio, resultante da perda de pressão instantânea no seu interior. Usem a peça plástica de protecção que vem com o Kit ou um pano velho (ou ambas).
Se usarem as vossas luvas ficam sem elas...
É importante deslocarem-se em velocidade reduzida à estação de serviço mais próxima para completarem a pressão recomendada do pneu.
Trocar o pneu logo que possível. Não se esqueçam que o taco é uma solução provisória e um ponto frágil do pneu.
Com umas fotos era mais fácil de explicar...
Excelente explicação, mas ainda estou para perceber como coloco os tacos no furo sem que eles se desfaçam