[color=blue]Metzeler Roadtec Z6 Interact [/color] Apresentação de novos pneumáticos Metzeler Metzeler procura a consolidação dentro de um segmento tão importante como o sport-turismo. Para tal aplica a tecnologia «Interact» ao seu êxito - Roadtec Z6 - aumentando as suas prestações em todos os parâmetros. Não há dúvida que se a Metzeler levas um grupo de Jornalistas para provar os seus pneumáticos a uma das pistas de provas mais exigentes do mundo é porque está segura de que o seu produto vai ser um êxito no ensaio.
As premissas [url=http://www.motociclismo.es/Equipamiento/metzeler-roadtec-z6-metzeler-roadtec-neumáticos-motociclismo-kw-ficha.jsp?id=4626&kw=piaggiorueda#inter]
Interacção[/url]
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Dimensões[/url]
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Estrutura, perfil e composto[/url]
O traçado do TT da Ilha de Man oferece nos seus algo mais de que 60 km todo o tipo de condições: asfaltos impecáveis de grande agarre, pavimentos desgastados, quase pulidos, muito resvaladiços, humidades, depressões repentinas nos asfalto, travagens duras… sigo? Pois bem, que fique dito de ante mão que de todas estas situações o novo Metzeler Roadtec Z6 Interact saiu vitorioso, surpreendeu quem o testou com umas prestações consideráveis e um rendimento excepcional com motos tão distintas como uma pesada e potentíssima BMW K1200GT de mais de 150 CV e 250 kg ou uma ligeira Suzuki GSR 600 de apenas 100 CV e 180 kg.
A evolução nas motos de turismo e sport-turismo é contínua e o seu rendimento cada vez maior tanto no que se refere ao motor como ao chassi, suspensões e travões. É por isso que os pneumáticos devem seguir igual evolução que permita aproveitar o aumento das prestações, transmitindo a potência ao asfalto com a máxima segurança. Metzeler conseguiu-o, sem dúvida alguma, através da sua tecnologia Interact.
Interacção Esta é a chave segundo do Fabricante italo-alemão: uma interacção total entre carcasa, talão de aço e composto da banda de rolagem. Uma comunicação entre todos os elementos que garante um maior rendimento em qualquer circunstância, especialmente em molhado.
Esta tecnologia, mediante um novo processo de bobinado dos cabos de aço a 0º que compõem a carcassa e que estão calibrados para suportar tensões distintas segundo a sua posição (até aos ombros do pneu ou até à banda central de rolagem) consegue evitar a discontinuidade no desgaste ou nos diferentes ângulos de apoio. Assim reduz-se também os movimentos excessivos do composto da banda de rolagem previnem o seu desgaste. A ideia é que o composto se comporte não como um elemento adicional senão como um elemento integrante do complexo sistema que é o pneumático.
Uma mistura muito optimizada do composto garante a máxima micro dispersão e uma distribuição mais uniforme de todos os seus ingredientes. A aplicação de novos polímeros, novas resinas e uma maior porcentagem de silicio aumentam não sómente o agarre em condições adversas como conservam a excelente capacidade de duração relativamente ao seu antecessor, aumentando o rendimento no último terço da sua vida útil.
A Metzeler preferiu conservar o mesmo perfil na banda de rodamento que já conhecemos no Roadtec Z6. Um perfil com um «look» muito apreciado pelos Motociclistas e que combina perfeitamente as características de drenagem, quilometragem e aderência.
Na prática este novo Roadtec «interactivo» surpreende sobretudo na nova geração das potentes GT como as FJR 1300, K1200GT ou inclusivé a boxer R1200RT, todas elas motos pesadas mas de grande rendimento que podem ser pilotadas com uma condução activa e decidida calçando estes novos Metzeler. Nas travagens fortes este pneumático dianteiro suporta perfeitamente todo o peso dinâmico sem dar a sensação de flexões excessivas e mantendo a traçada.
A estabilidade em 'curvões' de alta velocidade é simplesmente excelente e o pneu traseiro permite aplicar os «cento e muitos» cavalos com toda a segurança e aproveitamento sobre o asfalto, sendo para além do demais muito nobre no inicio da perda de aderência em situações críticas permitindo retificar com naturalidade.
Nas motos mais ligeiras e com as pressões adequadas, o Roadtec Z6 Interact comporta-se quase como um pneumático desportivo, destacando a sua rapidez em conseguir uma temperatura de utilização óptima permitindo a melhor diversão desde os primeiros metros.
O teste a estes pneumáticos decorreu numas surpreendentes jornadas soleadas numa zona normalmente bastante chuvosa, alguns tramos com humidades mostraram-nos que, efectivamente, em molhado estes Metzeler, uma vez mais, oferecerão um dos seus melhores argumentos e é em condições adversas quando mais se agradece ir bem calçado.
DIMENSÕES Disponíveis para breve o novo Roadtec Z6 Interact apresenta-se nas medidas mais habituais da categoria sport-turismo, cubrindo as necessidades tanto de poderosas GT como de tranquilas Naked. De todos os modos a sua gama ver-se-á ampliada em pouco tempo até cubrir o amplo espectro de modelos que já conseguia o anterior Roadtec Z6 chegando a modelos mais urbanos ou inclusivé às grandes trail asfálticas.
DIMENSÕES DISPONÍVEIS 120/70 ZR17 M/C (58W) TL
160/60 ZR17 M/C (69W) TL
120/70 ZR17 M/C (58W) TL G
170/60 ZR17 M/C (72W) TL
180/55 ZR17 M/C (73W) TL
180/55 ZR17 M/C (73W) TL C
ESTRUTURA, PERFIL E COMPOSTO O novo processo de bobinado dos talões de aço a 0º permite acumular tensões progressivamente nas diferentes áreas do pneumático. Cada um dos cabos de aço foram desenhados com uma resistência pre definida que consegue uma interacção real entre a carcassa e os talões.
O perfil continua a beneficiar-se da Tecnologia de Molde do Contorno (CMT) já conhecida no anterior Roadtec Z6.
No que se refere ao composto aplicaram-se a última geração de polímeros sintéticos e uma nova percentagem de silicio, que passa do anterior 30% a 65%. Assim se consegue uma melhoria do agarre em molhado e um aquecimento rápido combinado com uma estabilidade térmica posterior. A aplicação de resinas especiais assegura expressiva maior quilometragem comparado com o Roadtec Z6.
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