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 Assunto da Mensagem: TKC furo!!!
MensagemEnviado: terça jun 16, 2009 4:55 pm 
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Registado: sexta nov 14, 2008 7:23 pm
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Boas

Bem, tudo começou com um pequeno furo. Se calhar não era tão pequeno assim... Um médio furo, digamos.

Sendo eu um caloiro absoluto em relação a furos em motas (mesmo em carros nunca tinha furado até chegar a este belo e esburacado país de nome Angola ...), tenho muito pouca experiência na matéria.

Trouxe de Portugal um kit para remendar furos. Desse kit constavam apenas uns tacos (penso que é esse o nome), umas botijas de ar e umas ferramentas. Pelo que pude aprender até agora estes tacos servem apenas para remendar pequenos furos. Todos os outros terão de ser remendados com remendos tipo "tip top" (será esse o nome?!:wacko: ).

Bem, resumidamente, a minha estória é a seguinte:

Furei em Benguela. Um pequeno furo que ficou maior depois de eu o ter tentado arranjar e usar aquela ferramenta tipo chave de fendas para "limar" a borracha antes de por o taco.:embaraço: Depois do taco posto, e cheio com a botija que trazia no estojo, tudo calmo novamente. Passado uns dias pneu em baixo outra vez. Vi que era do mesmo furo e toca de enfiar novo taco. Desta vez gastei as 2 botijas e nada. Não ficou bem posto...:embaraço:

Segui para uma recauchutagem situada na saída do Lobito. Tiram-me o pneu e colocam um remendo. A fissura continua visivel do lado de fora mas por dentro impecável (o trabalho daqueles miudos devia ter sido filmado, tanta era a precaridade da oficina).

De volta a Luanda tudo bem. Passado uns dias sigo de novo para o Lobito. Abriu o remendo, fiquei sem pneu, fiz 20 km com ele em baixo até à cidade mais próxima e "toma lá mais um remendo".

Chego ao Lobito, tudo nas calmas, passado uma semana venho para Luanda e.... pneu em baixo (não é agradável ficar sem pneu a 50 km seja do que fôr...). Uma hora depois chego à cidade mais próxima onde... me põem mais um remendo.:wacko:

Bem, neste momento o pneu ainda existe, está com algumas fissuras laterais, mas continua com ar...:smile:

A minha dúvida é a seguinte: enquanto não chega um novo pneu poderei colocar uma camera de ar neste pneu para o aguentar por mais umas semanas? O furo é na lateral do pneu e aconselham-me a colocar a camera de ar...

O que recomendam?

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"TAMOS JUNTOS"

Gonçalo Barros




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MensagemEnviado: terça jun 16, 2009 5:28 pm 
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Sempre ouvi dizer que em pneus "tubeless" não se põem câmaras de ar....mas não sou nenhum especialista.

Deixo os comentários para os entendidos.

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Cumprimentos,
Jorge Godinho


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MensagemEnviado: terça jun 16, 2009 5:42 pm 
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Gonçalo Barros Escreveu:

A minha dúvida é a seguinte: enquanto não chega um novo pneu poderei colocar uma camera de ar neste pneu para o aguentar por mais umas semanas? O furo é na lateral do pneu e aconselham-me a colocar a camera de ar...


Colocar uma câmara de ar de dimensões adequadas parece-me boa ideia. O pneu não tem "bolha" na parte lateral, certo? Nem tem irregularidades na parte interna que possam "agredir" a borracha da câmara de ar? Se possível, usa uma câmara de ar de motocross, que é reforçada. Talvez possas continuar a rolar assim até ao final da vida do pneu.

Zé Paulo.

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MensagemEnviado: terça jun 16, 2009 5:46 pm 
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Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
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Localização: Bragança, Portugal
Jorge Godinho Escreveu:
Sempre ouvi dizer que em pneus "tubeless" não se põem câmaras de ar....mas não sou nenhum especialista.

Deixo os comentários para os entendidos.


Eu não sou de modo algum um entendido, mas a técnica de usar uma câmara de ar num tubeless parece ser usada e recomendada por alguns supostos especialistas. Um exemplo (que tenho em minha casa) são os DVD "instrucionais" do conhecido viajante Helge Pedersen em que ele exemplifica uma situação deste tipo: http://www.sierrabmwonline.com/globeriders-helge-pedersen-r1200gs-adventure-touring-instruc-p-691.html .

Zé Paulo.

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MensagemEnviado: terça jun 16, 2009 6:32 pm 
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Registado: domingo mai 17, 2009 10:41 pm
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Boas tardes!
isso para mim.. é "galo" a mais :lol: :lol: :lol:
ma vamos ao que interessa.. poder colocar ou nao uma camara de ar depende da jante e nao do pneu!
dificilmente um furo grande se resolve com um remendo, porque qualquer pressão que existe de fora para dentro do pneu.. vai descolar isso...
a camara de ar é boa ideia, e pode como ja foi dito durar o resto da vida do pneu
mas tambem podes colocar mais do que um taco ou mesmo tempo e essa sera mesmo a melhor solução no meu entender
eu ja coloquei 6 tacos de uma so vez num pneu!:embaraço:

p.s:agora resta saber se por ai arranjas camaras de ar ou tacos!:idea:

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João Dias

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MensagemEnviado: quarta jun 17, 2009 12:46 am 
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Não existe nenhum problema em utilizar pneus tubeless na 1100GS. Algumas jantes não permitem, mas as da 1100 são das excepções.

Ainda assim, e principalmente tendo em contas as estradas de Angola, aconsellho fortemente a comprar câmaras de ar reforçadas e quipares a tua mota com elas.

Será sempre mais fácil mudar uma câmara de ar no meio do mato ou numa estrada isolada do que remendar carcaças.

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MensagemEnviado: quarta jun 17, 2009 9:29 am 
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Viva gonçalo!

Não tens qualquer problema em pores uma camara de ar e para te ser sincero, apesar de teres jantes de liga leve, em Off-Road até te aconselho, o TKC fura com alguma facilidade nesse tipo de pisos e é aconselhável andar sempre com um camara de ar suplente.

Duvido que faças muito asfalto, caso contrário não tinhas optado por montar esses pneus, pelo que não terás qualquer problema até chegar novo pneu.

Tem é atenção aos tacos que foram postos, se estão bem colocados e colados (têm tendência para sair), poderás massacrar essa zona do pneu e danificá-lo mais ainda.

Ab

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Ab ;)
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O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!


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MensagemEnviado: quarta jun 17, 2009 10:21 am 
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Localização: Bragança, Portugal
Outra coisa que poderás fazer, quando usares câmara de ar, é revestir o interior da jante com uma banda de fita americana, caso esta tenha irregularidades que possam vir a danificar a borracha da câmara.

Zé Paulo.

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MensagemEnviado: quarta jun 17, 2009 3:21 pm 
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Localização: Portimão
TodayAdventure Escreveu:
Outra coisa que poderás fazer, quando usares câmara de ar, é revestir o interior da jante com uma banda de fita americana, caso esta tenha irregularidades que possam vir a danificar a borracha da câmara.

Zé Paulo.


Na 1100 GS os raios são fixos no exterior do pneu e à partida não há necessidade. Já na minha F650 tenho uma banda de fita a separar os raios da câmara.

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MensagemEnviado: quarta jun 17, 2009 3:59 pm 
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Mensagens: 1112
Localização: Lisboa
VIVA Gonçalo !

Usa a cãmara de ar sem problema nenhum.
Verifica apenas o interior do pneu, se não haverá irregularidades provocadas pelos tacos e que possam vir a danificar a cãmara.
Se tiveres á mão fita americana ou mesmo outra cãmara velha, (caso não haja mais nada), utiliza para a proteger, de preferência cortando uma tira larga e que seja no mesmo raio do pneu para que fique homogénea.

Abraço e boas curvas :bigsmile: !


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 Assunto da Mensagem: Boas
MensagemEnviado: sexta jun 19, 2009 11:55 pm 
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Localização: MEM MARTINS
Boas...

Podes e deves meter a camera de ar e se possivel daquelas de ar reforçadas de tt ou motocross.

Tanto na tua jante pois tem os raios de "fora",não tens problemas nenhuns.

E se poderes reforçar por dentro com uma camera de ar cortada ao meio ficando esta entre o pneu e a camera nova,melhor.

Abraço

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Veijos e juízo na estrada...

Tchill :suspicious:


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MensagemEnviado: sábado jun 20, 2009 11:15 am 
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Registado: domingo mai 17, 2009 10:41 pm
Mensagens: 368
Localização: Alcains
so uma pequena questão.. segundo o que sei as camaras de ar reforçadas.. nao são aconcelhadas para velocidades superiores a 130 ou 140km/hora.. porque tornam-se muito incomodas na conduções!

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João Dias

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 Assunto da Mensagem: Novamente a rolar...
MensagemEnviado: domingo jun 21, 2009 1:21 am 
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Registado: sexta nov 14, 2008 7:23 pm
Mensagens: 135
Localização: Luanda
Por agora problema resolvido.

É muito dificil encontrar uma camera adequada aqui em Angola. O que fiz foi encontrar a mais identica possivel. A referência é 18 (será tamanho???) e a correcta teria de ser 19 (??):wacko:

A recauchutagem tb n era das melhores...:confundido: É a que existe nas imediações... Só me sabem dizer que "não vai haver maca", de resto não sabem de medidas nem de "câmera de ar reforçada".

Fiz hoje 300 km e "so far so good". Vamos vendo...

Entretanto encomendei um tck80 novo para a frente e 2 câmeras de ar reforçadas:smile: aí da tuga. Que saudades tenho do meu país.

Ps. Ontem à noite roubaram-me um pisca traseiro...:mad2:

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"TAMOS JUNTOS"

Gonçalo Barros




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MensagemEnviado: segunda jun 22, 2009 1:19 pm 
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Mensagens: 13
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Olá Gonçalo,

Não te preocupes, a câmaras de ar têm alguma tolerância a tamanhos, o 18' é mesmo o tamanho, deveria ser 19' se for a da frente e 17' se fosse a de trás, mas qualquer uma delas funciona... verifica o pneu, limpa e estás desenrrascado até novo pneu.

Não é correcto utilizar camaras de ar em pneus tubless só para fazer fora de estrada. Deves utilizar o pneu tubless normal (sem camara) até furar, se furar utilizas tacos, se não der ai sim deves recorrer a uma camara de ar.

As camaras de ar reforçadas não alteram os indicies de velocidade, agora é obvio que cada utilização deve ter em conta o material, se for para andar a 150kh tb não deves necessitar de camaras reforçadas a não ser que sejas um Marc Coma:smile:

abraço e boas voltas por aí

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