Antonio José Costa Escreveu:
ÒOO homem bota discurso á bontade
a tua opinião é sempre ben vinda mesmo que a tua experiencia não seja com BMW.
He he he
Agora que já pus o Tó Zé a teclar...como se fosse preciso dar-lhe corda
Aqui fica a minha curta experiência com penus.
MOTO: Honda NT650V Deauville '02 (Frente: 120/70 17 Trás: 150/70 17)
Ano de matrícula: 2002
Melhor Pneu: Battlax BT-020Pontos fortes:Agarra muito bem tanto a seco como em molhado. Atinge a temperatura de funcionamento rápidamente o que permite que pouco depois de começar a andar já se tenha pneu para as curvas.
Avisa quando começa a chegar aos limites, mesmo em travagem. Nunca desaparecendo de forma repentina.
A forma do pneu, mais alto ao centro, confere-lhe uma maior superfície de apoio em curva.
Pontos fracos:Um pouco caro e não dura por aí além. O da frente tem tendência para escadear rápidamente se fizer uma condução um pouco mais animada.
Duração:15.000 a 16.000 kms atrás, mais 3.000 a 4.000 kms à frente.
Preço:De momento não sei.
Outros pneus já usados:SportMax D-205Pontos fortes:Agarram bastante bem depois de estarem bem quentinhos. Quando há lençois de água no pavimento, escoam-na como nenhuns outros. Duram bastante.
Avisa quando começa a chegar aos limites, mesmo em travagem. Nunca desaparecendo de forma repentina.
Pontos fracos:Enquanto estão frios não agarram nada de jeito. Demoram muito a aquecer, não estão ao ponto antes de 30kms. Tendem a ficar quadrados muito rápidamente.
Sendo um pouco bojudos e duros não apoiam tão bem em curva como os BT.
Duração:Cerca de 24.000Kms atrás 30.000Kms ou um pouco mais à frente.
Preço:De momento não sei.
Battlax BT-012 (frente) combinado com
BT-020 (trás)
Pontos fortes:Todos os do BT-020 e ainda agarram desalmadamente. Nesta combinação a fente não mexe nem que "a vaca tussa". Dá mesmo para entrar forte no travão da frente em curva que não se passa nada.
Pontos fracos:Os mesmos que o BT-020. Mas escadeiam mais e com muito mais facilidade. Numa moto de mais de 230kgs a seco, é um instantinho.
Duração:15.000 a 16.000 kms os dois.
Situação muito agradável pois gosto de mudar os dois pneus ao mesmo tempo. A mota fica um pouco estranha a entrar em curva com um pneu novo e outro já bastante gasto.
Preço: De momento não sei. Mas é ligeiramente mais caro que o BT-020.
ATENÇÂO
Isto de combinar pneus diferentes atrás e á frente tem que se lhe diga.
Mas isso poderá ser assunto para um outro tópico.
MACADAM
Experimentei uma mota igual à minha de um amigo equipada com pneus destes e acheia esquisitíssima. Não porque já estivessem quadrados, uma vez que eram novos, mas não gostei.
Não vou entrar em detalhes porque a experiência foi curta, cerca de 80 kms.
Apenas digo que nunca os colocaria na minha moto.
Jorge Ferreira