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MensagemEnviado: quarta abr 04, 2007 2:11 pm 
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Ano de Matricula: 1998

Melhor pneu: Depois de muito experimentar uso Metzeler Z6 à frente e Michelin Pilot Road atrás.

Pontos Fortes: são os que me dão confiança, com eles vou atrás de qualquer RR.

Pontos Fracos: o da frente não faz mais de 6000km's; o de trás 10000km's


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MensagemEnviado: domingo abr 29, 2007 1:18 pm 
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Já tive uns Metzeler Z4 de que gostei bastante. Foram muito regulares no desgaste e duraram 20.000Kms.

Mais recentemente montei os Metezeler Z6. São pneus muito equilibrados. O primeiro par pareceu-me bastante melhor que estes actuais, mas pode apenas ser falta de confiança, pois fui ao chão quando os pneus tinham 2 dias de uso (devido a oleo a meio de uma curva e não por culpa directa dos pneus).

Positivo: Boa aderencia em seco, sendo apenas suficiente em molhado. Avisam dos seus limites, escorregando progressivamente. Duram 20.000kms com uma condução normalissima.

Negativo: Não são os mais baratos, tendem a ficar um pouco quadrados (estes têm 17.000Kms e começo a notar a sua "quadratura"), mas não têm nada de muito negativo.

Os meus pneus tendem a gastar-se mais do lado esquerdo, algo normal nos boxer. Além disso, curvo mais facilmente para a esquerda :lingua:

Abraço

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MensagemEnviado: domingo abr 29, 2007 3:37 pm 
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Gustavo Pedrosa Escreveu:
Os meus pneus tendem a gastar-se mais do lado esquerdo, algo normal nos boxer.


Hum?:blink:

Explica lá isso sff...

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Luís Caetano
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MensagemEnviado: domingo abr 29, 2007 8:08 pm 
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Luís Caetano Escreveu:
Hum?:blink:

Explica lá isso sff...


Salvo melhor opinião nada tem a ver com o motor boxer mas sim com o declive das estradas, se reparares a maior parte delas são inclinadas para a berma por causa do escoamento da agua.

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MensagemEnviado: segunda abr 30, 2007 12:23 pm 
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paulao Escreveu:
Salvo melhor opinião nada tem a ver com o motor boxer mas sim com o declive das estradas, se reparares a maior parte delas são inclinadas para a berma por causa do escoamento da agua.


impossível, a inclinação para permitir o escoamento das águas pluviais é mínima, aliás, inexistente na maioria das estradas por deficiente execução e inexistente mesmo logo que começam a aparecer os primeiros assentamentos.

o maior desgaste de um dos lados dos pneus é normalmente consequência de maior confiança em deitar a mota para um dos lados


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MensagemEnviado: segunda abr 30, 2007 4:45 pm 
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As coisas que eu estou a aprender!!!!!!!!!!!!!!:wacko:

Não será antes devido a má calibragem das rodas?

A deficiente pressão dos pneus?

A uma má distribuição de peso na mota?

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Luis Vicêncio

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MensagemEnviado: segunda abr 30, 2007 5:54 pm 
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Ora bem IMHO (in my humble oppinion) todos os factores enunciados podem ter um bocadinho de influencia, mas de forma pouco ou nada significativa.

- Os motores Boxer ate ao 1200 actual sempre provocaram uma ligeira rotacao do eixo longitudinal da mota que agora na 1200 eles tentaram quase anular segundo li... na RT1150 que conduzi reparei nisso mas n acho que cause desgaste excessivo num dos lados do pneu uma vez que so se nota momentaneamente em aceleracao algo brusca... alias so o nota quem pega na mota pela 1a vez depois habituamo-nos e n notamos sequer...

- Ma distribuicao da carga tambem pode fazer a mota andar mais deitada para um lado mas e muito improvavel que se ande SEMPRE com uma mala cheia e outra vazia... ate porque isso se nota e bem na conducao

- A inclinacao da estrada confesso nunca me tinha passado pela cabeca, mas n julgo ser factor decisivo... n sei

- A meu ver o factor mais preponderante aqui ainda deve ser o "factor humano", todos temos mais facilidade a curvar para um lado que para o outro, tal como temos mais forca numa mao, mais destreza, etc... os meus pneus da frente sempre os levei mais longe do lado esquerdo porque me sinto mais a vontade a curvar para esse lado, independentemente dos pneus e ate da mota (estamos a falar de cagagesimos de mm :lingua:).


tal como disse e' apenas o meu humilde ponto de vista... :huh:


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MensagemEnviado: segunda abr 30, 2007 8:16 pm 
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Alguém se lembrou das rotundas?:idea: . Para que lado inclinamos as motos quando contornamos as centenas e centenas de rotundas?:smile:
(excluindo, claro, os países onde se circula pela esquerda)

Só um pensamento.

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J.Albuquerque
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MensagemEnviado: segunda abr 30, 2007 8:45 pm 
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Claro nos países onde se circula pela esquerda os pneus só se gastam ao meio, se calhar é por andarem muito cheios :wall: :wall: :wall: e só se gastam no exterior se andarem com a pressão baixa, mas se andarem com a pressão certa e equilibrados parece que tambem se gastam , mas se calhar mais equitativamente.:lol:

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MensagemEnviado: segunda abr 30, 2007 8:52 pm 
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:lol: O que a mim me disseram, e até faz sentido, é que, devido ao motor longitudinal e ao veio de transmissão, a torção gerada pelo binário e pela rotação, puxa a mota mais para um dos lados...
Já repararam que quando aceleram (com a mota em ponto morto num semáforo, p.e.) ela tende a inclinar pra direita?
Acho que está ligado a isso.

Já agora, o desgaste mais elevado à esquerda é minimo, só se notando quando o pneu está nas últimas!! :lingua:

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MensagemEnviado: segunda abr 30, 2007 11:24 pm 
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Factos:

A minha mota é uma K logo a teoria do Boxer não se aplica.

Curvo da mesma forma para a direita como para a esquerda, aliás, até curvo ligeiramente melhor para a direita do que para a esquerda.

A maior parte das rotundas faço-as pelo lado esquero (fora de mão) devido ao uso que dou á mota.

Salvo melhor opinião continuo a insistir no declive (mesmo que ligeiro) das estradas, mas...

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MensagemEnviado: terça mai 01, 2007 3:41 am 
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paulao Escreveu:
Salvo melhor opinião nada tem a ver com o motor boxer mas sim com o declive das estradas, se reparares a maior parte delas são inclinadas para a berma por causa do escoamento da agua.


Essa sempre foi a minha opinião!
Embora ache que as rotundas também ajudem...

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MensagemEnviado: terça mai 01, 2007 8:43 am 
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Localização: Maia
Luís Caetano Escreveu:
Essa sempre foi a minha opinião!
Embora ache que as rotundas também ajudem...


Também concordo, o que eu pretendi escrever foi que não é devido exclusivamente ás rotundas.

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hehe... tenho q comecar a reparar se por aqui os pneus se gastam mais do lado direito! :fixe:

De qualquer forma enquanto a preocupacao for o desgaste dos pneus e nao dos patins estamos todos em seguranca! :lol::lingua:


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MensagemEnviado: quarta mai 02, 2007 1:00 am 
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paulao Escreveu:
Factos:

A minha mota é uma K logo a teoria do Boxer não se aplica.



A K tembém tem motor em posição longitudinal, mas como é um 4 cilindros, é capaz de não ser tão "bruto" em termos de binário.
Quanto às rotundas, duvido um pouco. O desgaste do lado esquerdo é maior se fizer muitos quilometros em auto-estrada! A agora explicar isto?! :wacko:
Mais uma vez repito que a explicação da torção gerada pelo binário foi o peixe que me venderam, mas se calhar é algo bem mais simples, como por exemplo ter a coluna torta (coluna torta, má circulação... a idade pesa)! :lingua:

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