http://bmwcklt.org/forum/

Desmontagem Carenagem Frontal
http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=4&t=2371
Página 1 de 1

Autor:  Vitor Tenrinho [ domingo abr 06, 2008 10:04 pm ]
Assunto da Mensagem:  Desmontagem Carenagem Frontal

Necessitei de retirar a carenagem frontal do farol para pintar, devido a uma torneira que alguém deixou (eu) plantada na parede da garagem, ter embirrado com a BMW, e ter levado a melhor numa disputa do lugar. Conclusão: a rosca da torneira roubou a tinta e mais qualquer coisa á carenagem da bicharoca.
Para remediar a coisa pedi um orçamento á Motomil para a pintura e pediram-me nada mais nada menos que 200,00€ que na minha linguagem arcaica quer dizer 40 contos.
Como um bom somítico pensei logo que estava na altura de desvendar os interiores da máquina e ainda ganhava o dia. Transcrevo portanto esta linda aventura que foi despir esta lindeza e descobrir o que estava por baixo. (devo dizer que não cheirava mal mas estava um pouco bandalhoca).
1 – Comecei por retirar as asas de segurança para quedas laterais que são compostas por duas peças que saem em conjunto soltando 3 parafusos na mais longa. (foto1)
2 – Retirar piscas frontais soltando 1 parafuso e desencaixando a lâmpada com suporte com uma ligeira rotação do mesmo.
3 – Retirar peça com acrílicos que deflecte o ar dirigido ás pernas, soltando 3 parafusos. Esta peça tem internamente um bloco de borracha, que provoca o atrito necessário para a orientação da deflexão de ar, ocupando algum espaço e dificultando um pouco a saída da mesma do local. (foto 2)
4 – Retirar pequena tampa colocada entre o banco e o cofre de instalação do leitor de CD’s retirando 2 parafusos e fazendo-a deslizar para baixo. (foto 3)
5 – Retirar retrovisores dando uma pancada seca nos mesmos, da frente para trás pois parece-me ser mais fácil de soltar derivado a ter só uma fixação por mola na zona frontal.
6 – Retirar carenagem lateral guarda pernas, soltando 10 parafusos. Na carenagem lado esquerdo tem de se soltar também o botão rotativo de marcha-atrás e soltar ficha de tomada eléctrica. (foto 4)
7 – Retirar Para-Brisas começando por remover a cobertura de fixação forçando a saída pelo lado virado para o centro do mesmo para soltar das molas de fixação. Seguidamente soltar 2 parafusos. (foto 5)
8 – Retirar carenagem superior da articulação do para-brisas, soltando 4 parafusos que são comuns ao aperto da carenagem frontal do farol. Soltar 1 parafuso interior com acesso pelo farolim de iluminação do painel de instrumentos que deve ser retirado forçando a saída das molas de fixação pelo furo lateral no painel. (foto 6)
9 – Retirar carenagem frontal com farol soltando os restantes parafusos 4 colocados na zona retrovisores mais 4 colocados sob zona de carenagens laterais guarda pernas mais 1 colocado sob carenagem superior da articulação do para brisas. Soltar farol retirando 3 parafusos de fixação do mesmo (1 suporta também o sensor de temperatura). (foto 7)
NOTA: Com a desmontagem das carenagens laterais guarda pernas e a pequena guarnição entre o banco e o cofre do leitor de CD´s pode-se retirar o painel do leitor soltando 4 parafusos sob a guarnição e 2 parafusos sob cada carenagem lateral, retirando finalmente 3 fichas de ligações eléctricas do conjunto. (foto 8)
Pessoal desculpem-me a quantidade de bonecos mas pensei ser útil para quem não conheça bem a máquina e se queira entreter, numa qualquer necessidade de reparação ligeira.

Cumprimentos

Autor:  Pedro Caldas [ segunda abr 07, 2008 9:30 am ]
Assunto da Mensagem: 

Excelente Vitor...parabéns pela descrição e fotografia.

Autor:  VINICIO DUARTE [ terça abr 08, 2008 8:43 am ]
Assunto da Mensagem: 

Então Vitor, e depois para motar? Ficou tudo OK? E a pintura fost tu que fizeste?

Autor:  Vitor Tenrinho [ terça abr 08, 2008 10:36 pm ]
Assunto da Mensagem: 

VINICIO DUARTE Escreveu:
Então Vitor, e depois para motar? Ficou tudo OK? E a pintura fost tu que fizeste?


Essa é que doi, mas tenho de o dizer. Sobraram 2 parafusos que depois de muito pensar não consegui descobrir de onde serão. Não tive coragem para retirar tudo e descobrir o local. fica para a próxima, pode ser que na próxima viagem não me desapareça nenhuma peça da moto. Já dei uma voltinha e a coisa até parece que geme menos que antigamente (também com tanto silicone nas borrachas que dei na montagem), logo se vê.
A pintura ficou óptima mas foi feita por um colega meu que trabalha na Ford, e que até conseguiu encontrar a cor da BMW no computador da fabricação de tintas lá do sitio.
Tudo fixe. Um abraço.

Autor:  Paulo Oliveira [ quarta abr 09, 2008 1:14 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Parabéns pela descrição.

Também já tive o prazer de despir a minha LT, para instalar o comando do IPOD, mas... a minha ansiedade em ver o IPOD a funcionar nem fotos tirei:wacko: .

Página 1 de 1 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
https://www.phpbb.com/