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Estabilidade na LT http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=4&t=381 |
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Autor: | sergio coelho [ segunda ago 07, 2006 11:30 am ] |
Assunto da Mensagem: | Estabilidade na LT |
Meus amigos, tenho uma LT de 2004 há cerca de 6 meses e desde o inicio sinto que a partir dos 140Kmh ela mostra instabilidade na direcção, essencialmente a curvar. Já mudei pneus (os metzeller de origem), já calibrei jantes, já verifiquei suspensão, pressão dos pneus, já tentei várias regulações da suspensão traseira e nada...continua tudo na mesma. Será do vidro frontal que é maior que o de origem, será do top case ou das malas laterais que fazem a moto oscilar tanto? Alguém que me ajude, que já não me resta imaginação. |
Autor: | mario guimaraes [ segunda ago 07, 2006 11:39 am ] |
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![]() um abraço |
Autor: | Paulo Oliveira [ segunda ago 07, 2006 1:26 pm ] |
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Boas, Já pediste para ver o amortecedor da frente? será que já tem muitos km? vê também o amortecedor da direcção. POdes estar a aumentar a précarga da mola atrás mas o amortecedor não faz o trabalho que deve. Não sei quantos Km os amortecedores da K1200LT aguentam, mas... pode ser fim de vida digo eu:blink: |
Autor: | Walter Pereira [ segunda ago 07, 2006 5:34 pm ] |
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A minha LT (2005, 18.000Km) apresentou alguma instabilidade quando o pneu dianteiro gastou. Após a troca do pneu tudo voltou ao normal. Aindo estou com o pneu traseiro original. Estou usando a suspensão trazeira no máximo para condução mais esportiva. A questão da instabilidade é muito intuitiva, e vinculada a sensação de segurança. Recentemente experimentei uma Buel modelo Ulises considerada excelente para curvas. A sensação de inseguraça na Buel foi muito grande, pois trepidava tudo em reta e curva acima dos 140Km/h. Como a Buel possui motor Harley acredito que a trepidação é normal. Talves seja uma questão de adaptação do piloto. Experimente outra LT de um amigo para fazer a comparação. |
Autor: | Paramotard [ segunda ago 07, 2006 7:00 pm ] |
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Ola o meu amortecedor da direcção esta lixado e a minha LT so mostra alguma instabalidade a partir dos 160km h e mais so nas curvas em linha reta nem meiche. ( a moto numca teve nenhum estouro?) se nao tems de ver o oleo da fourqueta mas nao acredito muito a mota e nova nao he. Abraço |
Autor: | rogershark [ segunda ago 07, 2006 8:16 pm ] |
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Do vidro maior, não acredito que seja, pois tenho um e nada sinto... Esta instabilidade em curva, só custuma surgir depois dos 180km/h, dependendo do vento e da estrada, pelo que na minha opinião devias ver o amortecedor de direcção...(se já viste tudo o resto!!!) Abraço, RogerShark |
Autor: | sergio coelho [ sexta ago 11, 2006 10:46 am ] |
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Meus Amigos, agradeço as sugestões e vou ver a questão do amortecedor de direcção, e a suspensão dianteira, pois os pneus são novos e a mota só tem 13.000Km. O que era bom mesmo é que estes engenheiros a quem pagamos para nos resolverem os problemas de facto fizessem o trabalho deles e não tivéssemos nós que andar aqui a investigar. |
Autor: | luisvic [ sexta ago 11, 2006 11:00 am ] |
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Bom Sérgio, a minha LT faz precisamente a mesma coisa e torna-se mais notório a partir dos 160 km/h e a curvar. Quanto mais força fizeres no guiador pior é o efeito. Em recta e até ao seu limite de velocidade máxima, se não estiver vento forte não se nota nada. Como se depreende das respostas acima, todas fazem o mesmo pelos vistos a velocidades diferentes, o que pode implicar diferentes regulações das suspensões, modelos diferentes de pneus, diferenças de peso na moto, etc, etc, etc. Um dia quando estiveres connosco em algum evento, experimentas dar uma volta com umas das nossas para veres se há diferenças. Eu penso que não é defeito mas sim feitio porque essa reacção vem desde sempre, desde os 0 km. |
Autor: | Rui Barbosa [ sexta ago 11, 2006 1:10 pm ] |
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Caros amigos, já exprimentaram trocar a peça "L" por uma "R":huh: |
Autor: | Paulo Oliveira [ sexta ago 11, 2006 1:18 pm ] |
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Lead Guitar Escreveu: Caros amigos, já exprimentaram trocar a peça "L" por uma "R":huh: Se for feita essa troca perde-se muita coisa... ![]() |
Autor: | Rui Barbosa [ sexta ago 11, 2006 1:23 pm ] |
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Calma Paulo... só perguntei... pode ser que seja do vosso agrado:confundido: |
Autor: | jdivision [ sexta ago 11, 2006 1:40 pm ] |
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Olá Sérgio Coelho, antes de mais bem-vindo ao Portal (aproveita e coloca uma mensagem aqui para te apresentares à Comunidade). Relativamente ao teu problema, face ao número de quilómetros e curta idade da tua moto, não creio que a mesma tenha nenhum problema mecânico. Um pneu defeituoso podia facilmente criar esse tipo de reacções (pressão incorrecta também), mas como os substituístes e o problema se manteve podemos eliminar essa possibilidade. Os amortecedores com problemas, numa moto com pouco mais de 10.000 km, embora teoricamente possível, não me parecem uma opção. O que acho que estás a sentir é a instabilidade normal que todas as LT’s apresentam quando circulam sem pendura quando circulam a alta velocidade ou em determinadas condições de vento. Isto acontece porque o gigantesco (e completamente tapado) top-case funciona como um grande travão aerodinâmico provocando esse tipo de reacção que assusta nos primeiros tempos e em entra no campo dos pequenos defeitos passado uns milhares de quilómetros, para passar a ser perfeitamente normal depois de outros milhares. Esse efeito acontece com qualquer moto onde coloques um top-case, como tive oportunidade de verificar recentemente numa K1200GT, só que numa escala muitíssimo inferior. Não te esqueças da massa que a K1200LT tem… Segue a sugestão do Walter e testa uma LT de companheiro qualquer aqui da CKLT (cedia-te a minha de bom grado se ainda a tivesse) para sossegares o espírito, mas quase de certeza que será o que te disse. |
Autor: | jdivision [ sexta ago 11, 2006 1:48 pm ] |
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Esqueci--me de uma coisa importante que amplia esse bambolear que estás a sentir, que é a regulação da pré--carga da mola. Andar sozinho com a pré-carga regulada para duas pessoas + carga, amplia e de que maneira esse comportamento, principalmente em curvas em alta velocidade em auto-estrada. Ajusta a pré-carga da mola traseira sempre que saires com a moto com diferentes pesos (com ou sem pendura, com ou sem carga etc ect). |
Autor: | aferraz [ sexta ago 11, 2006 7:30 pm ] |
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Estou totalmente de acordo com o Pedro. Existe uma diferença acentuada na sensação de estabilidade com ou sem pendura. Com pendura a LT é muito menos sensível aos ventos laterais e frontais, o pendura funciona como um apêndice aerodinâmico ao volumoso top case. A excelente protecção aerodinâmica da LT projecta o ar para as nossas costas onde encontra aquele páraquedas. No passado fim de semana pude comprovar isto mesmo. Realizei umas centenas de kms em autoestrada com pendura a velocidade elevada sem sentir qualquer sensação de instabilidade, desde que o mesmo se mantenha na sua posição natural. No dia seguinte, e mantendo-se inalteráveis as condições atmosféricas fiz mais umas centenas de kms e parecia que ia noutra mota. Façam a seguinte experiência, quando circularem com pendura a velocidades iguais ou superiores a 140 km/h vejam o que acontece quando o pendura se encosta totalmente nas vossas costas e, se colocarem os capacetes lado a lado, então... |
Autor: | Roberto Maia [ sexta ago 11, 2006 11:33 pm ] |
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Lead Guitar Escreveu: Caros amigos, já exprimentaram trocar a peça "L" por uma "R":huh: A "L" treme a partir dos 160 Kms/h, mas a "R" consegue tremer quando está parada! ![]() |
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