Data/Hora: quarta mai 08, 2024 6:07 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: A minha impressão das GS
MensagemEnviado: terça abr 19, 2011 7:08 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quarta abr 13, 2011 9:43 pm
Mensagens: 46
Localização: Matosinhos
Olá amigos. :bigsmile:

Este post é só para transmitir o meu estado d’alma.

Ontem decidi-me entrar, pela primeira vez, num stand Motorrad para ver as “máquinas”, isto porque estou a pensar trocar de mota para o ano. Não é que já não as conhecesse porque já as tinha visto muitas vezes na estrada e, claro, pela internet (que realmente não faz jus ao tamanho das coisas).



Mal entrei, focalizei a minha intenção no meu alvo, f 650 gs, e devo dizer-vos que fiquei impressionado :surpresa:. Não estava à espera de uma moto tão “grande”. Na realidade a moto pouco maior é em comprimento e em largura de guiador do que a minha tw 225, mas a grande diferença está na altura e no “corpo”. E já agora deixem-me dizer-vos, isto porque há 15 ou 20 anos atrás não se pensava assim. Há 15 ou 20 anos atrás tinha-se como dado adquirido que quem quisesse iniciar-se no motociclismo teria de primeiro ganhar experiência numa moto mais pequena, isto é 125 cc, 250 cc, 350 cc no máximo. Eu próprio, tenho carta à 15 anos, e de iniciou conduzi muito pouco, e no ano passado resolvi entrar neste mundo, mas por baixo. Pelo que vejo as coisas agora mudaram :wall:. Como é possível considerar, como eu já li várias vezes, uma mota como a f 650 gs uma mota de iniciação ?? :oh:Sou eu que penso mal ou são técnincas de venda. Para mim esta será sempre uma mota para condutores experientes digam o que disserem.



Mas voltando à minha impressão da mota, e sem falar de mecânica e prestação porque isso deixo para os peritos, achei-a de uma imponência de deixar de boca aberta. Tentei compará-la com a irmã maior f 800 mas não havia nenhuma no stand, mas comparei-a com a prima maior a 1200 gs, e esta sim, pareceu-me um tractor.



Tentei imaginei-me no meu dia-a-dia a conduzir a f 650 na ida pró trabalho, no meio do transito, nos semáforos a parar sob a irregularidade do alcatrão das estradas portuguesas e cheguei à conclusão que não poderei fazer as mesmas coisas, em cidade, que faço agora com a minha tw. Para tirar algumas dúvidas resolvi sentar-me nela, e constatei que apenas chego com 2/3 dos pés ao chão (1.75 m), mas o mais importante foi a sensação de respeito que me invadiu. E conclui que para conduzir uma mota assim é preciso, acima de tudo, respeito. Respeito pela moto, pelos outros e pelas nossas capacidades e incapacidades. Para mim, só assim se conduz com segurança uma mota destas.



Para concluir, relativamente às cores, confesso que não gostei muito. Vi a cinzenta, que pela internet até me parecia a cor mais interessante, e não me convenceu. Acho que nestas motas cor tem de ser mais sólida, sem metálicos, mas isto é só uma opinião. De um modo geral gostei do que vi, mas vou ter de me preparar mentalmente para a troca.

[font="]Desculpem lá o desabafo. :bigsmile::bigsmile:[/font]


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 19, 2011 10:59 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Não te intimides.
Salta-lhe para cima e as tuas opiniões vão mudar. As motas são feitas para andar.
Imagina-te a problematizar a aquisição de uma 1200 ADV...
Só te digo que, em movimento, esses mastodontes são plumas.
Faz um test drive da GS1200 para se te acabar o nervoso e depois compras a que quiseres.

_________________
Prós acamados nas cabanas do tédio...não há remédio...é deixá-las arder.
(Lacraus)

ADVirtam-SE
legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 20, 2011 2:36 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quarta ago 13, 2008 5:24 pm
Mensagens: 750
Localização: Lisboa
Pereira, Miguel Escreveu:
Olá amigos. :bigsmile:

Este post é só para transmitir o meu estado d’alma.

Ontem decidi-me entrar, pela primeira vez, num stand Motorrad para ver as “máquinas”, isto porque estou a pensar trocar de mota para o ano. Não é que já não as conhecesse porque já as tinha visto muitas vezes na estrada e, claro, pela internet (que realmente não faz jus ao tamanho das coisas).



Mal entrei, focalizei a minha intenção no meu alvo, f 650 gs, e devo dizer-vos que fiquei impressionado :surpresa:. Não estava à espera de uma moto tão “grande”. Na realidade a moto pouco maior é em comprimento e em largura de guiador do que a minha tw 225, mas a grande diferença está na altura e no “corpo”. E já agora deixem-me dizer-vos, isto porque há 15 ou 20 anos atrás não se pensava assim. Há 15 ou 20 anos atrás tinha-se como dado adquirido que quem quisesse iniciar-se no motociclismo teria de primeiro ganhar experiência numa moto mais pequena, isto é 125 cc, 250 cc, 350 cc no máximo. Eu próprio, tenho carta à 15 anos, e de iniciou conduzi muito pouco, e no ano passado resolvi entrar neste mundo, mas por baixo. Pelo que vejo as coisas agora mudaram :wall:. Como é possível considerar, como eu já li várias vezes, uma mota como a f 650 gs uma mota de iniciação ?? :oh:Sou eu que penso mal ou são técnincas de venda. Para mim esta será sempre uma mota para condutores experientes digam o que disserem.



Mas voltando à minha impressão da mota, e sem falar de mecânica e prestação porque isso deixo para os peritos, achei-a de uma imponência de deixar de boca aberta. Tentei compará-la com a irmã maior f 800 mas não havia nenhuma no stand, mas comparei-a com a prima maior a 1200 gs, e esta sim, pareceu-me um tractor.



Tentei imaginei-me no meu dia-a-dia a conduzir a f 650 na ida pró trabalho, no meio do transito, nos semáforos a parar sob a irregularidade do alcatrão das estradas portuguesas e cheguei à conclusão que não poderei fazer as mesmas coisas, em cidade, que faço agora com a minha tw. Para tirar algumas dúvidas resolvi sentar-me nela, e constatei que apenas chego com 2/3 dos pés ao chão (1.75 m), mas o mais importante foi a sensação de respeito que me invadiu. E conclui que para conduzir uma mota assim é preciso, acima de tudo, respeito. Respeito pela moto, pelos outros e pelas nossas capacidades e incapacidades. Para mim, só assim se conduz com segurança uma mota destas.



Para concluir, relativamente às cores, confesso que não gostei muito. Vi a cinzenta, que pela internet até me parecia a cor mais interessante, e não me convenceu. Acho que nestas motas cor tem de ser mais sólida, sem metálicos, mas isto é só uma opinião. De um modo geral gostei do que vi, mas vou ter de me preparar mentalmente para a troca.

[font="]Desculpem lá o desabafo. :bigsmile::bigsmile:[/font]


Segundo percebi...isso é um sentimento de quem está a iniciar-se no mundo das 2 rodas apesar dos 15 anos de carta.

Efectivamente é preciso ter muito respeito ao conduzir um veículo de 2 rodas...mas o acumular de experiência faz desvanecer esse sentimento de receio / medo. Para isso é preciso fazer muitos km, de forma que da próxima vez que olharmos para uma GS1200 esta não pareça um "tanque", mas sim a mota dos nossos sonhos.

Boa sorte.

_________________
Cumprimentos,
Jorge Godinho


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 20, 2011 3:26 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 am
Mensagens: 901
Localização: Torres Vedras
A tua impressão é a tua impressão.:fixe:

Quem anda de bicicleta e se senta numa mota "pequena" tem receio"
Quem anda de mota pequena e se senta numa maior nota a diferença e ...tem receio.
Quem anda numa K1200LT e se senta numa F650GS compara-a a uma bicicleta:bigsmile: .

Entendo os teus receios/questões, mas estás a exagerar e não vão de encontro ao que é normalmente considerado.
Na tua faixa etária, a F650GS é uma excelente mota para iniciação e a R1200GS é uma boa mota para iniciação.
Estamos a falar de motas que apresentam uma grande leveza de condução e têm motorizações "suaves".

A cilindrada diz pouco, mais relevantes são as curvas de potência e binário que o motor apresenta.
Quanto ao peso o meu instrutor dizia e com razão. "Quem suporta o peso são os pneus, não somos nós." Basta chegar com a ponta dos pés ao chão para aparar:bigsmile: .

_________________
Agnelo Ferraz
R1200RT BlackBeauty 2009 :bigsmile:
Ex K1200LT - 1999 :cry:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 21, 2011 12:24 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quarta abr 13, 2011 9:43 pm
Mensagens: 46
Localização: Matosinhos
Leonel Silva Escreveu:
Imagina-te a problematizar a aquisição de uma 1200 ADV...
Só te digo que, em movimento, esses mastodontes são plumas.
Faz um test drive da GS1200 para se te acabar o nervoso e depois compras a que quiseres.


Bom conselho, acho que vou ponderar isso.

Citar:
Quem anda de bicicleta e se senta numa mota "pequena" tem receio"
Quem anda de mota pequena e se senta numa maior nota a diferença e ...tem receio.
Quem anda numa K1200LT e se senta numa F650GS compara-a a uma bicicleta:bigsmile: .


É uma boa perspectiva, tudo depende da habituação

Citar:
A cilindrada diz pouco, mais relevantes são as curvas de potência e binário que o motor apresenta.


Pois, em termos de motor não sei porque ainda não conduzi nenhuma, mas penso que isso deve ser importante

Citar:
Quanto ao peso o meu instrutor dizia e com razão. "Quem suporta o peso são os pneus, não somos nós." Basta chegar com a ponta dos pés ao chão para aparar:bigsmile: .


:bigsmile::bigsmile::bigsmile:

Claro que existem motas muito mais pesadas e a malta também as manobra. Mas de facto manobra-la parada, ou numa subida, ainda por cima se não se chegar completa e confortavelmente ao chão, deve fazer suar um bocado.

Obrigado pelas respostas

PS: Fiquei tão abananado que coloquei o post no local errado :embaraço::bigsmile::bigsmile:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta abr 22, 2011 2:41 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: sexta nov 14, 2008 7:23 pm
Mensagens: 135
Localização: Luanda
:smile::smile::smile:

Tudo na vida é relativo e posso dizer-te que quando dei no outro dia uma volta numa GS1200 das novas a achei um brinquedo quando comparado com a minha GS (clássica de 96 :smile:) com um tanque de 41lts e agora habituado a andar com a casa às costas.

Na minha opinião ainda não andei numa mota com tanto peso e que mostre tanta agilidade e capacidade de sair fora de estrada como a GS.

Acredita que passado pouco tempo te irás habituar e tirar todo o partido da excelente mota que aí tens.

Abraço

_________________
"TAMOS JUNTOS"

Gonçalo Barros




Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado abr 23, 2011 10:57 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta fev 04, 2009 5:29 pm
Mensagens: 101
Localização: Sanguinhal/Bombarral
Boas tardes...

Vou deixar aqui o meu singelo contributo :smile:

Tenho carta de carro desde 1987 e carta de moto só desde 2008...como vê, a disparidade é enorme...

Até ao dia em que tirei a carta de moto a minha experiencia com motos resumia-se a 50cm3..Fameis...Zundapps...Hehehehe.algumas 125cm3 de amigos e sempre com medo de ser agarrado pela policia.....isto tudo na minha juventude...e o mais aproximado que tive de contacto com uma moto dita grande ou de maior cilindrada....foi uns minutos numa VFF 750...

Foram muitos anos de enlatado e sem contacto algum com motos....até que em 2008 entendi que deveria comprar mota,no inicio os meus receios eram muito similares,tencionava comprar uma GS 650 que no meu entender seria uma boa mota de iniciação ao fim ao cabo só meço 1,71...Ainda bem que não a comprei....comprei sim uma GS 1200...apareceu caido do céu um bom negocio nem pensei duas vezes...Nunca tinha tido contacto com um bicho daqueles....No momento que te colocas em cima dela dá realmente aquela sensação de grandeza...e deixa-nos um pouco temorosos...todos esses receios se perdem na altura em que engrenas a 1ª velocidade e arrancas com ela.....é uma excelente mota...quase que ensina a conduzir....muito equilibrada com uma excelente ciclistica...transmite muita calma e segurança....de tal forma, que neste momento já regateio o espaço por entre o transito complicado da cidade de Lisboa com a rapaziada das Scooters...Hehehehe...e não tiro as malas,vai o conjunto completo....

Moral da história: O habito faz o monge...
Não te acanhes,que não te vais arrepender...


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo abr 24, 2011 4:56 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quarta abr 13, 2011 9:43 pm
Mensagens: 46
Localização: Matosinhos
Obrigado Mário pelo seu testemunho que é encorajador. :fixe:

Mas visto ter 1,71 m como é a sua relação com o chão quando está parado em cima da mota ou a parar ? Digo isto porque de catálogo, se não me engano, ela tem 85 cm de altura de assento.

Bem haja


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 03, 2011 11:01 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sexta mar 18, 2011 11:27 am
Mensagens: 28
Localização: Maia
Recentemente adquiri a minha primeira mota de estrada nada mais nada menos que uma K GT. Até à data sempre fiz apenas todo terreno sendo a minha última mota uma TT-R 600.
Quando estava para comprar uma mota de estrada experimentei uma GS 1200 e estava com medo de experimentar uma RT, olhava para aquele armário todo à minha frente e era intimidatório. O vendedor lá-me foi dizendo que quem faz corta-fogos com uma TT-R não tem que ter medo de uma RT. A verdade é que lá fui e fiquei impressionado com a distribuição de peso, fantástica. Por razões várias (€) acabei por escolher uma KGT usada, e depois de 500 Km's percebe-se bem que o equilíbrio destas máquinas deve ser estudado ao milímetro, depois de se ultrapassar os 5Km/h, adeus peso...

Quanto à altura , a altura relevante é apenas do assento às pezeiras, e para ilustrar e porque é bom recordar relembro o saudoso Gaston Rahier que com os seus 1,57m venceu pro duas vezes o Dakar nas "mastodonticas" R 100 GS

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 03, 2011 11:50 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 12, 2010 4:24 pm
Mensagens: 163
Localização: Porto
Pereira, Miguel Escreveu:
Obrigado Mário pelo seu testemunho que é encorajador. :fixe:

Mas visto ter 1,71 m como é a sua relação com o chão quando está parado em cima da mota ou a parar ? Digo isto porque de catálogo, se não me engano, ela tem 85 cm de altura de assento.

Bem haja


Boas.. uma coisa que podes não saber... além do banco da GS1200 ter regulagem de altura, a BMW também disponibiliza como opção um banco mais baixo... tenho um amigo com 1,70 que comprou a GS1200 com esse banco e anda normalmente como se duma moto pequena se tratasse.

_________________
BMW R1200GS Adventure
Suzuki DL1000 V-Strom
Yamaha BT1100 Bulldog
Kawasaki VN800 Vulcan

http://www.ospapakm.com


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 05, 2011 12:14 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Porque nunca estou à vontade em lidar com o peso da mota e o seu equilíbrio, fiquei curioso em saber como é que o Gaston Rahier resolvia a questão dada a desproporção.
No Youtube encontrei dois documentos que mostram como sobe e desce da mota.

Vejam o minuto 05.17
http://youtu.be/oyNf6_Hp0Bw

e o 01.20.
http://youtu.be/tgZnxQ7aCWc

Para não falar no resto....eu que comecei agora a pisar terra...


Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

_________________
Prós acamados nas cabanas do tédio...não há remédio...é deixá-las arder.
(Lacraus)

ADVirtam-SE
legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 05, 2011 10:06 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça jul 07, 2009 4:49 pm
Mensagens: 40
Localização: Mucifal - Sintra
Leonel Silva Escreveu:
.....
e o 01.20.
http://youtu.be/tgZnxQ7aCWc

......


Grandes imagens!

Agora uma curiosidade, reparem neste filme, por volta do 1min35seg, um tipo a sair de uma espécie de jipe.

Abraços

_________________
___________________________

Gonçalo Tomás Dias
BMW R1200 GS SE 2009
BMW R1200 RT 2009 (às vezes)
Yamaha YFM 350 X 1996
Honda XR 650 L 1992


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: GSA
MensagemEnviado: quinta mai 05, 2011 12:59 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: sábado abr 11, 2009 1:46 pm
Mensagens: 215
Localização: Nazaré
Eu tenho 1,71 e ando de GSA e em Fevereiro fui até a Guiné, com ela e não me causou nenhum problema em todo o terreno ou em estrada.
Tenho tambem o banco baixo da Touratech


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 05, 2011 7:29 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
Leonel Silva Escreveu:
Porque nunca estou à vontade em lidar com o peso da mota e o seu equilíbrio, fiquei curioso em saber como é que o Gaston Rahier resolvia a questão dada a desproporção.
No Youtube encontrei dois documentos que mostram como sobe e desce da mota.

Vejam o minuto 05.17
http://youtu.be/oyNf6_Hp0Bw

e o 01.20.
http://youtu.be/tgZnxQ7aCWc



Estou aqui a imaginar como seria andar na cidade nestes termos... :lol:

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo mai 08, 2011 1:23 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quarta abr 13, 2011 9:43 pm
Mensagens: 46
Localização: Matosinhos
Leonel Silva Escreveu:
Porque nunca estou à vontade em lidar com o peso da mota e o seu equilíbrio, fiquei curioso em saber como é que o Gaston Rahier resolvia a questão dada a desproporção.
No Youtube encontrei dois documentos que mostram como sobe e desce da mota.

Vejam o minuto 05.17
http://youtu.be/oyNf6_Hp0Bw

e o 01.20.
http://youtu.be/tgZnxQ7aCWc

Para não falar no resto....eu que comecei agora a pisar terra...


Fantástica a capacidade de adaptação do Gaston.

Mas provavelmente este piloto no seu dia-a-dia e em cidade teria muito mais dificuldade em conduzir uma moto como esta. Se fosse de todo possível.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal