Olá Mário Costa,
Claro que estamos por cá e está activo o Fórum infelizmente com menos actividade, muito por via do surgimento de novas plataformas de mais fácil acesso (Facebook) que tem levado a uma menor utilização dos fóruns.
Mas está descansado se alguma vez lhe tivermos de lhe fazer o enterro avisamos para não ficares a falar para o boneco.
Em referência a tua questão o que posso é partilhar contigo a experiência de ter tido a possibilidade de experimentar as duas.
São ambas grandes máquinas em termos de motorização são iguais
DADOS TÉCNICOS GTL
Motor/Tipo
Motor de seis cilindros em linha, a quatro tempos com refrigeração líquida/óleo, duas árvores de cames à cabeça, quatro válvulas por cilindro
Diâmetro x curso 72 mm x 67,5 mm
Cilindrada 1649 cc
Potência máx. 160 cv (118 kW) às 7 750 rpm
Binário max. 175 Nm às 5 250 rpm
Taxa de compressão 12.2:1
Carburação/gestão do motor Sistema electrónico de injecção de combustível
Norma de emissões Conversor catalítico de 3 vias, norma de emissões EU-4
Prestações/Consumo
Velocidade máxima Superior a 200 km/h
Consumo por cada 100 km de acordo com o WMTC 5,7 l
Combustível Gasolina super sem chumbo de 95 octanas (RON)
Sistema elétrico
Alternador 700 W
Bateria 12 V/19 Ah, sem manutenção
GTL Altura do banco, peso sem carga 750 mm (banco dianteiro alto de dois lugares (acessório): 810/830 mm; banco alto único (OE): 780 mm)
Arco interior das pernas do condutor, peso sem carga 1,720 mm (banco dianteiro alto de dois lugares (acessório): 1,830/1,870 mm; banco alto único (OE): 1,770 mm)
Capacidade do depósito 26,5 l
incluindo reserva :4 l
Comprimento:2 489 mm
Altura:1 475 mm
Largura (com espelhos):1 000 mm
Peso sem carga, com depósito cheio/meios de funcionamento 350 kg 1)
EQUIPAMENTO DE SÉRIE GTL
ABS Integral BMW Motorrad (parcial-integral) com controlo ABS (ABS Pro) independente do ângulo de inclinação e luz de travagem dinâmica
DTC (Controlo Dinâmico de Tração)
Vidro deflector Comfort eléctrico de ajuste contínuo
Cruise control
Bancos e punhos aquecidos
Banco único (altura do banco: 750 mm; arco interior das pernas: 1 720 mm)
Pousa-pés Comfort
Malas laterais integradas, tampas das malas na cor da moto
Top-Case removível com encosto, tampa da Top-Case na cor da moto
Grelha de bagagem
Descanso central
Sistema de chave única para ignição, direcção, depósito de combustível, compartimentos de arrumação, malas e fechos do banco
Ignição e tranca de direcção integradas
Manetes de travão e embraiagem ajustáveis
Compartimento de arrumação com fecho e manual da moto
Características especiais
Computador de bordo, definições da moto e controlo do sistema áudio opcional através do Multi-Controller
Sistema áudio com pré-instalação do equipamento de navegação
Embraiagem de fácil accionamento exigindo pouco esforço de utilização
Três Modos de Condução: "Rain", "Road" e "Dynamic"
Kit cromado para carenagens
Sistema eléctrico
Luzes permanentemente acesas
Faróis xénon
Ecrã multifunções com computador de bordo: – ecrã multifunções: relógio digital, nível de combustível e engrenagem seleccionada, indicação de temperatura do líquido de refrigeração, indicação da autonomia, conta-quilómetros, conta-quilómetros parcial (3x), indicador do intervalo de manutenção – computador de bordo: autonomia, consumos médios 1 e 2, velocidade média, temperatura exterior, cronómetro, duração da viagem, indicador de aviso do nível de óleo e data
Painel de instrumentos com friso cromado e ecrã com iluminação indireta
Duas tomadas de corrente
CAN bus com Single Wire System (SWS)
Imobilizador eletrónico
Interface de diagnóstico
Luzes de emergência, piscas LED brancos e luz traseira LED
DADOS TÉCNICOS GT
Motor/Tipo
Motor de 6 cilindros em linha, a quatro tempos, com refrigeração água-óleo, duas árvores de cames à cabeça, quatro válvulas por cilindro
Diâmetro x curso 72 mm x 67,5 mm
Cilindrada 1649 cc
Potência máx. 160 cv (118 kW) às 7 750 rpm
Binário max. 175 Nm às 5 250 rpm
Taxa de compressão 12.2:1
Gestão do motor/combustível Sistema electrónico de injecção de combustível
Controlo da emissão de gases Conversor catalítico de três vias, de acordo com a norma de emissões EU4
Prestações/Consumo
Velocidade máxima Superior a 200 km/h
Consumo por cada 100 km de acordo com o WMTC 5,7 l
Combustível Gasolina sem chumbo de 95 octanas (RON)
Sistema eléctrico
Alternador 700 W
Bateria 12 V/19 Ah, sem manutenção
GT altura do banco, peso sem carga 810/830 mm (banco alto único (acessório): 810 mm; banco baixo único (acessório): 750 mm)
Arco interior das pernas do condutor, peso sem carga 1,830/1,870 mm (banco alto único (acessório): 1,830 mm; banco baixo único (acessório): 1,720 mm)
Peso sem carga, com depósito cheio/meios de funcionamento 334 kg 1)
EQUIPAMENTO DE SÉRIE GT
Equipamento
ABS Integral BMW Motorrad (parcial-integral)
Controlo ABS (ABS Pro) independente do ângulo de inclinação e luz de travagem dinâmica
DTC (Controlo Dinâmico de Tração)
Cruise control
Vidro deflector eléctrico de ajuste contínuo
Manetes de travão e embraiagem ajustáveis
Bancos e punhos aquecidos
Banco de dois lugares, banco do condutor regulável em altura
(Altura do banco: 810 mm/830 mm/arco interior das pernas: 1 830 mm/1 870 mm)
Ignição e tranca de direcção integrados
Grelha de bagagem
Malas laterais integradas, tampas das malas na cor da moto
Compartimento de arrumação com fecho e manual da moto
Descanso central
Características especiais
Multi-Controller
Embraiagem de fácil accionamento exigindo pouco esforço de utilização
Três Modos de Condução: "Rain", "Road" e "Dynamic"
Sistema eléctrico
Painel de instrumentos com friso cromado e ecrã com iluminação indireta
Duas tomadas de corrente
CAN bus com Single Wire System (SWS)
Imobilizador electrónico
Interface de diagnóstico
Luzes de emergência, piscas LED brancos e luz traseira LED
Faróis xénon
Em suma estamos perante grandes máquinas independentemente do modelo seleccionado, cuja a opção de escolha dependerá muito do tipo de utilização/objectivo que lhe queiramos dar.
Quero dizer com isto se pretendermos uma condução mais desportiva e se for para utilizar sem pendura a GT é a opção certa, no caso de pretendermos uma condução mais relaxada considerando utilização com pendura a GTL é a moto indicada, o resto são detalhes de posição de condução e da posição peseiras, bem como protecção aerodinâmica de acordo com a utilização que pretendas.
Outro dos pormenores que era focado por muitos dos felizes proprietários destas máquinas era o barulho da caixa na passagem de mudanças, aspecto já resolvido pela marca nos últimos modelos.
Espero ter ajudado apesar de não ser possuidor deste modelo, mas pela experiência que tive ao experimentar e sempre com pendura foi de facto a diferença da protecção aerodinâmica, posição das peseiras e guiador, sendo que a GT para quem gosta de um andamento/relação mais desportiva é TOP.
Sugiro passares por um concessionário e fazeres um teste rider com as duas, para veres qual a melhor opção.
Mas com certeza temos por aqui muitos felizes proprietários destas magnificas máquinas que poderão partilhar contigo as suas opiniões sobre estes modelos.
Abraço