Data/Hora: quinta mar 28, 2024 10:21 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: História de terror (R1200RT)?
MensagemEnviado: sexta mar 29, 2013 2:14 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda fev 25, 2013 10:01 am
Mensagens: 194
Localização: Lisboa
Viva

Como referi em posts anteriores, adquiri uma R1200RT nos finais de fevereiro. Tinha na altura cerca de 22.000Km.
Poucos dias depois levei-a à revisão. O concessionário propos-me a revisão dos 20.000Km e fez ainda outras coisas como mudanças de pastilhas de travão, etc. Um "estrago" de cerca de 500 e poucos euros (incluindo uma chave sobresselente, ~50€). Isto no inicio de março.
Depois de vir da revisão fiz cerca de 200/300Km parte em cidade parte em AE. Tudo parecia bem!
Ontem, finalmente, tinha algum tempo disponível e não estava ainda a chover, decidi ir tirar um pouco mais as teias de aranha à moto e ... motor de arranque funciona, motor principal nada! "Nem tuge, nem muge"! Depois de várias tentativas de arranque nada!
Hoje medi a tensão na bateria, 12 e qualquer coisa volts. Encostei a bateria do carro em paralelo e o motor de arranque funciona mas o principal "nada".
Os testes do computador de bordo nada acusam, o painel de instrumentos nada indica de extraordinário. As luzes funcionam como de costume.
Tendo estado a olhar para a moto reparei que um dos plásticos pretos de cobertura das velas, no meio da tampa do motor, está sujo de óleo (não escorre), do outro lado está limpa.

Ontem contactei o concessionário e, em principio, virão buscar a moto na terça ou depois para verificarem o que se passa (no meu estacionamento não cabe um reboque normal). Tenho de os contactar de novo a confirmar o pedido do serviço.

Como a minha especialidade não é mecânica estou curioso para saber o que é que se está a passar com a moto duzentos e poucos Km depois de sair de uma grande revisão.

Será que a deveria levar a outro concessionário?

PS: Pelo menos não me deixou na estrada tendo sempre trabalhado bem antes. Esteve quatro dias parada desde a última vez que andei com ela.


Seguem-se os próximos episódios!

Cumprimentos

Vítor Almeida


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: História de terror - 2 (cont.)
MensagemEnviado: quarta abr 17, 2013 6:37 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda fev 25, 2013 10:01 am
Mensagens: 194
Localização: Lisboa
Viva

Pois é! 3 semanas depois de ter pedido assistência à Baviera Expo ainda estou à espera!
Pelo meio ainda me ligaram a dizerem que vinham buscar a moto mas depois não tiveram tempo por causa da Motoexpo. Nunca mais disseram nada.
Contactei a Motomil via email e eles ligaram-me pouco depois e disseram-me que viriam buscar a mota mas que talvez fosse melhor esperar por uma resposta dos colegas da Baviera. Isto foi na segunda semana e eu assim fiz. Fiquei mais descansado pois tinha uma alternativa. Quanto à Motomil ficou na minha lista de concessionários a contactar quando necessário. Obrigado!

Agora, 3 semanas depois (faz amanhã) de ter pedido assistência à Baviera e continuando à espera, resolvi fazer umas experiências com algumas coisas que entretanto comprei via Internet e seguindo alguns livros e foruns sobre o assunto. Hoje conclui que as velas têm faisca e, depois, que quando ligo a moto ligando a bomba de gasolina diretamente à bateria (usando um cabo que comprei) que a moto funciona :smile: !

Resultado: como em muitas outras R1200, o controlador da bomba de gasolina (FPC - fuel pump controller) foi-se. Tenho-o aqui ao meu lado tipo pisa papeis, a moto funcionou sem ele (como já referi). Parece que a electrónica dos mesmos deixa muito a desejar, queima frequentemente (assim que tiver outro para colocar onde tirei este, vou fazer-lhe uma autopsia).

Próxima tarefa: aquisição de um novo controlador da bomba de gasolina (segundo li serve para variar a velocidade da bomba de gasolina mas esta pode trabalhar sempre a 100%, parece que as R antes das R1200 assim faziam).
Questão: quanto custará um controlador da bomba de gasolina em Portugal e prazo de entrega. Será que sai mais barato ou mais rápido mandar vir de fora?
Vou também guardar o cabinho que serviu para ligar a bomba diretamente à bateria pois se me acontecer na estrada o próximo controlador dar o berro já me desenrasco.

Há por aí alguém a usar normalmente BMW R1200 sem o controlador?

BMW! Tendo uma reputação a defender, depois deste tipo de problema com a bomba ter afetado inumeros clientes com motos R1200, não seria apropriado investirem numa campanha de mudança dos controladores da bomba de gasolina, evitando que mais clientes fiquem na estrada ou com as motos paradas bastante tempo? (parece que lá fora houve algo do género de uma substituição pela BMW mas não conheço algo do tipo por cá: http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=503117). Então e as RT?

Já é tempo da BMW também cuidar da imagem em termos de fiabilidade, dado que em termos de marketing tem sido bem cuidada (tem belas campanhas, produtos bonitos mas está a ficar para trás em termos de fiabilidade (vejam outro post sobre inquérito sobre fiabilidade nos EUA))!

Imaginem irmos na autoestrada com montes de transito (ou na 2ª circular na hora de ponta) e acontecer o controlador pifar e o motor parar sem pre-aviso com a moto engrenada (há relato nos forums de coisas deste tipo)! Se me acontecesse, e eu sobrevivesse para contar, acho que a próxima paragem seria no primeiro escritório de advogados que me aparecesse! Afinal a BMW Motorrad há muito que tem conhecimento deste problema que afeta as R1200! Felizmente a mim aconteceu-me com a moto na garagem!

Cumprimentos

Vítor Almeida


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 17, 2013 10:40 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Eu no teu caso chamava a assistencia em viagem....e a moto ia para a oficina depois logo se via ....simples...


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 18, 2013 4:01 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda fev 25, 2013 10:01 am
Mensagens: 194
Localização: Lisboa
Antonio José Costa Escreveu:
Eu no teu caso chamava a assistencia em viagem....e a moto ia para a oficina depois logo se via ....simples...


Viva

Não é assim tão simples. O meu estacionamento fica num piso -4 e tem apenas 2,10 m de altura. Um reboque normal não deve conseguir entrar e, sobretudo, sair com a moto em cima.
Não sei se o reboque da assistência em viagem do seguro vai buscar a moto a casa para a levar para a oficina. Ainda me vou informar. Como referi a Motomil desponibilizou-se para vir buscar a moto, apenas não pedi logo o serviço porque segui o conselho deles de esperar resposta do outro concessionário, respostta essa que até este momento não apareceu.
Eu nem sequer estava a pedir um serviço gratuito. Iria, como é óbvio, pagar por ele.

Neste momento já decidi comprar o controlador da bomba de gasolina e colocá-lo eu. A única dúvida, como referi anteriormente, é se o compro por cá ou se o mando vir de fora, por exemplo da motoworks.co.uk.

Agora considero que para a BMW é uma vergonha haver tantos controladores a avariarem-se, quer nas GS, quer nas RT, e eles não realizarem um recall para substituição dos mesmos. Nas GS, lá fora ainda o fizeram a algumas, por cá não sei. Nas RT, do meu conhecimento, não moveram uma palha. Começa a ganhar força a "crença" que se espalha pela Internet da falta de fiabilidade da BMW (ver outros posts). Pelo que li tem uma fiabilidade que não é das melhores, quando comparada com outras marcas, mas tem fama de um bom serviço de assistência durante a garantia (2 anos em Portugal). E depois dos 2 anos? :(

Cumprimentos

Vítor Almeida


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 18, 2013 8:57 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Mensagens: 1444
Localização: Cartaxo
Vasco,

apesar da tristeza que este tipo de situações acarreta para nós, enqanto donos da mota, admito.... tou deliciado com a tua pesquisa e dinâmica na resolução do problema. Fantástico trabalho! :smile:

Eu a mim também me aconteceu isso na minha GS. Fiquei parado no meio dos Picos da Europa e só me restou ir para o café beber cañas, comer presunto/ queijo de cabrales e ver o motogp enquanto não aparecia o reboque para me levar a moto para Santander :smile:

No dia seguinte, foi trocar e arrancar em direcção a PT e pronto.... Mas estragou-me a recta final de um passeio que até então tinha sido fantástico.

Boa sorte e que tudo se resolva rapidamente.

_________________
Vivam cada dia como se fosse o último... Um dia vão acertar!:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 18, 2013 10:31 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça set 18, 2007 4:23 pm
Mensagens: 1112
Localização: Lisboa
VALMEIDA, esquece o concessionário e põe um ponto final no teu suplicio.
Na margem sul resolves o teu problema em dois tempos, esse concessionário é profissional e competente.
Quanto ao concessionário em questão, deveriam todos esquecer que existe e o problema resolver-se-ia.

Aproveita o SOL que já faz :bigsmile: !!!

Boa sorte e boas curvas.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 18, 2013 10:45 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
VAlmeida Escreveu:
Viva

Não é assim tão simples. O meu estacionamento fica num piso -4 e tem apenas 2,10 m de altura. Um reboque normal não deve conseguir entrar e, sobretudo, sair com a moto em cima.
Não sei se o reboque da assistência em viagem do seguro vai buscar a moto a casa para a levar para a oficina. Ainda me vou informar. Como referi a Motomil desponibilizou-se para vir buscar a moto, apenas não pedi logo o serviço porque segui o conselho deles de esperar resposta do outro concessionário, respostta essa que até este momento não apareceu.
Eu nem sequer estava a pedir um serviço gratuito. Iria, como é óbvio, pagar por ele.

Neste momento já decidi comprar o controlador da bomba de gasolina e colocá-lo eu. A única dúvida, como referi anteriormente, é se o compro por cá ou se o mando vir de fora, por exemplo da motoworks.co.uk.

Agora considero que para a BMW é uma vergonha haver tantos controladores a avariarem-se, quer nas GS, quer nas RT, e eles não realizarem um recall para substituição dos mesmos. Nas GS, lá fora ainda o fizeram a algumas, por cá não sei. Nas RT, do meu conhecimento, não moveram uma palha. Começa a ganhar força a "crença" que se espalha pela Internet da falta de fiabilidade da BMW (ver outros posts). Pelo que li tem uma fiabilidade que não é das melhores, quando comparada com outras marcas, mas tem fama de um bom serviço de assistência durante a garantia (2 anos em Portugal). E depois dos 2 anos? :(

Cumprimentos

Vítor Almeida



A Assistencia em viagem tira a moto de onde ela estiver avariada..


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Desfecho (por agora)
MensagemEnviado: quinta abr 18, 2013 7:22 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda fev 25, 2013 10:01 am
Mensagens: 194
Localização: Lisboa
Viva

Obrigado pelas vossas palavras e conselhos.
Hoje, depois de confirmar o preço lá fora, verifiquei o preço por cá do controlador da bomba de gasolina. Apenas a Baviera tinha para entrega imediata, a Motomil não tinha para entrega, infelizmente. Acabei por ir à Baviera que tinha para entrega, cerca de 120€ (lá fora era mais barato mas aqui sempre posso reclamar mais facilmente durante os 2 anos da garantia do controlador). Aproveitei para os informar que já não necessitava da assistência.

Depois de colocar o novo controlador na moto lá a fui testar, volta via Arrábida, cento e poucos Km. Portou-se bem. Apenas quando parei para abastecer é que ela fez um pouco de fita para se manter ligada em baixa rotação quando arrancou de novo. Depois passou-lhe. Vou ficar de olho nela.

Com tudo isto aprendi bastante sobre mecânica das R1200 e o meu estojo de ferramenta da moto está agora mais completo, incluindo um cabo para curtocircuitar a bomba se necessário e mais chaves (e eu a pensar que isto era apenas necessário na minha Guzzi de 87, passados estes anos todos as motos eram como a maioria dos carros: colocar gasolina e andar! Enganei-me!).

Tenho uns riscos nas malas. Alguém conhece um local de confiança onde possam ser pintadas por um preço razoável?

Cumprimentos

Vítor Almeida


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta abr 19, 2013 6:58 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Mensagens: 1444
Localização: Cartaxo
Vasco,

Quando dizes curtocircuitar queres dizer o quê? Fazes um bypass à bomba e a gasolina passa a descer para os injectores por efeito da gravidade?:huh:

Relativamente a pintores.... Sinceramente não conheço nada.... Só no sítio do costume mesmo....:embaraço:

_________________
Vivam cada dia como se fosse o último... Um dia vão acertar!:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta abr 19, 2013 5:58 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda fev 25, 2013 10:01 am
Mensagens: 194
Localização: Lisboa
obelix_xxi Escreveu:
Vasco,


Quando dizes curtocircuitar queres dizer o quê? Fazes um bypass à bomba e a gasolina passa a descer para os injectores por efeito da gravidade?:huh:

Relativamente a pintores.... Sinceramente não conheço nada.... Só no sítio do costume mesmo....:embaraço:


Viva

Nota: Não fico ofendido por me chamarem Vasco, mas esse é o meu primo, eu sou Vítor :)

Quando refiro curtocircuitar quero dizer ligar o positivo da bomba ao positivo (+12V) da bateria e o negativo da bomba ao negativo da bateria, tirando o controlador do meio. A bomba sem o controlador fica a trabalhar a 100% sempre. Parece que o controlador faz variar a tensão nos terminais da bomba fazendo assim variar a velocidade da mesma,
Usei um cabo que podem ver aqui (http://www.burnsmoto.com/bmw-fuel-pump-bypass-cable.php). Podem ver também as instruções/video na mesma página.

A figura seguinte representa o controlador da bomba de gasolina que costuma dar problemas. Encontra-se do lado esquerdo da moto, por cima da bomba de gasolina.
Imagem

Depois de ter mandado vir o cabo, por não ter a ficha 3 da figura anterior, descobri que existe uma da Maplin que parece servir:
http://outsider-hub.blogspot.pt/search/label/fuel%20%20pump%20controller

Atenção que eu experimentei o cabo, a bomba funcionou durante uns minutos mas depois adquiri o controlador e coloquei-o no sitio. Não andei com a moto com o cabo. Guardei-o no entanto no kit de ferramentas para se ficar na estrada e desconfiar da bomba o usar.

Segundo li no "Haynes service & repair manual - BMW R1200 Twins '04 to 09' " e na Net, a bomba envia gasolina para o motor e a gasolina a mais retorna ao depósito. Pelo que a bomba trabalhar a 100% gasta um pouco mais de energia e desgasta um pouco mais a bomba (pelo sim pelo não também pesquisei por bombas de gasolina e encontrei várias alternativas à da BMW). Se alguém souber de algum "contra" eu estou atento. Afinal a BMW colocou um controlador por alguma razão!

A partir do controlador velho que está a servir de pisa papeis e que tem duas fichas (uma macho e outra fêmea encastrada na placa de circuito impresso ), vou fazer outro cabo, curto (10cm), para ligar a bomba ao cabo que vem do módulo electrónico de controle do motor (ficha 3 à ficha 5 na figura anterior) curto circuitando o controlador. Assim quando desligar a ignição a bomba deixará de trabalhar. Vou colocá-lo no kit de ferramentas da moto. Isto para se ficar na estrada no futuro por causa do controlador.

Atenção que não sou mecãnico, apenas curioso e que as minhas experiências foram realizadas na minha moto (BMW R1200RT de 2007) e não me responsabilizo por qualquer dos assuntos acima poder dar "barraca" noutra moto qualquer.

Este problema, como referi anteriormente, é recorrente nas R1200, sejam RT, GS ou outras. Não sei se nos modelos mais recentes, depois de 2010, a BMW já resolveu este problema. O controlador que adquiri agora é preto e o anterior era cor de aluminio, não sei se por dentro são diferentes (não se podem abrir para espreitar sem os danificar, sobretudo o novo :) ).

Pintores - "só no sitio costume", suponho que se esteja a referir aos concessionários?

Cumprimentos

Vítor Almeida


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta abr 19, 2013 6:36 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Obrigado V Almeida pela partilha, já aprendi qualquer coisa!!:idea:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Pintar malas
MensagemEnviado: sábado abr 20, 2013 3:11 pm 
Desligado
Rookie

Registado: terça fev 20, 2007 9:30 am
Mensagens: 45
Localização: Paço de Arcos
VAlmeida Escreveu:
Viva

Obrigado pelas vossas palavras e conselhos.
Hoje, depois de confirmar o preço lá fora, verifiquei o preço por cá do controlador da bomba de gasolina. Apenas a Baviera tinha para entrega imediata, a Motomil não tinha para entrega, infelizmente. Acabei por ir à Baviera que tinha para entrega, cerca de 120€ (lá fora era mais barato mas aqui sempre posso reclamar mais facilmente durante os 2 anos da garantia do controlador). Aproveitei para os informar que já não necessitava da assistência.

Depois de colocar o novo controlador na moto lá a fui testar, volta via Arrábida, cento e poucos Km. Portou-se bem. Apenas quando parei para abastecer é que ela fez um pouco de fita para se manter ligada em baixa rotação quando arrancou de novo. Depois passou-lhe. Vou ficar de olho nela.

Com tudo isto aprendi bastante sobre mecânica das R1200 e o meu estojo de ferramenta da moto está agora mais completo, incluindo um cabo para curtocircuitar a bomba se necessário e mais chaves (e eu a pensar que isto era apenas necessário na minha Guzzi de 87, passados estes anos todos as motos eram como a maioria dos carros: colocar gasolina e andar! Enganei-me!).

Tenho uns riscos nas malas. Alguém conhece um local de confiança onde possam ser pintadas por um preço razoável?

Cumprimentos

Vítor Almeida


Boa tarde Vasco,

Conheço um pintor na zona de Telheiras, mais propriamente na Azinhaga da Torre do Fato. A empresa chama-se Sopinauto, telefone 217 164 316, falas com o Sr. Gaspar (não tem nada a ver com o "outro" ;-)).
A minha experiência por lá é boa, tanto ao que se refere a qualidade do serviço, como a preço.

_________________
Um abraço
Luis Amaral


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo abr 21, 2013 10:40 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda fev 25, 2013 10:01 am
Mensagens: 194
Localização: Lisboa
[quote="Luis Amaral"]Boa tarde Vasco,

Conheço um pintor na zona de Telheiras, mais propriamente na Azinhaga da Torre do Fato. A empresa chama-se Sopinauto, telefone 217 164 316, falas com o Sr. Gaspar (não tem nada a ver com o "outro" ]

Viva

Obrigado pela informação.

Nota: Já agora o meu nome é Vitor, não é Vasco. :smile:

Cumprimentos

Vítor Almeida


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal