obelix_xxi Escreveu:
Vasco,
Quando dizes curtocircuitar queres dizer o quê? Fazes um bypass à bomba e a gasolina passa a descer para os injectores por efeito da gravidade?:huh:
Relativamente a pintores.... Sinceramente não conheço nada.... Só no sítio do costume mesmo....

Viva
Nota: Não fico ofendido por me chamarem Vasco, mas esse é o meu primo, eu sou Vítor
Quando refiro curtocircuitar quero dizer ligar o positivo da bomba ao positivo (+12V) da bateria e o negativo da bomba ao negativo da bateria, tirando o controlador do meio. A bomba sem o controlador fica a trabalhar a 100%
sempre. Parece que o controlador faz variar a tensão nos terminais da bomba fazendo assim variar a velocidade da mesma,
Usei um cabo que podem ver aqui (
http://www.burnsmoto.com/bmw-fuel-pump-bypass-cable.php). Podem ver também as instruções/video na mesma página.
A figura seguinte representa o controlador da bomba de gasolina que costuma dar problemas. Encontra-se do lado esquerdo da moto, por cima da bomba de gasolina.
Depois de ter mandado vir o cabo, por não ter a ficha 3 da figura anterior, descobri que existe uma da Maplin que parece servir:
http://outsider-hub.blogspot.pt/search/label/fuel%20%20pump%20controller Atenção que eu experimentei o cabo, a bomba funcionou durante uns minutos mas depois adquiri o controlador e coloquei-o no sitio. Não andei com a moto com o cabo. Guardei-o no entanto no kit de ferramentas para se ficar na estrada e desconfiar da bomba o usar.
Segundo li no "Haynes service & repair manual - BMW R1200 Twins '04 to 09' " e na Net, a bomba envia gasolina para o motor e a gasolina a mais retorna ao depósito. Pelo que a bomba trabalhar a 100% gasta um pouco mais de energia e desgasta um pouco mais a bomba (pelo sim pelo não também pesquisei por bombas de gasolina e encontrei várias alternativas à da BMW). Se alguém souber de algum "contra" eu estou atento. Afinal a BMW colocou um controlador por alguma razão!
A partir do controlador velho que está a servir de pisa papeis e que tem duas fichas (uma macho e outra fêmea encastrada na placa de circuito impresso ), vou fazer outro cabo, curto (10cm), para ligar a bomba ao cabo que vem do módulo electrónico de controle do motor (ficha 3 à ficha 5 na figura anterior) curto circuitando o controlador. Assim quando desligar a ignição a bomba deixará de trabalhar. Vou colocá-lo no kit de ferramentas da moto. Isto para se ficar na estrada no futuro por causa do controlador.
Atenção que não sou mecãnico, apenas curioso e que as minhas experiências foram realizadas na
minha moto (BMW R1200RT de 2007) e não me responsabilizo por qualquer dos assuntos acima poder dar "barraca" noutra moto qualquer.
Este problema, como referi anteriormente, é recorrente nas R1200, sejam RT, GS ou outras. Não sei se nos modelos mais recentes, depois de 2010, a BMW já resolveu este problema. O controlador que adquiri agora é preto e o anterior era cor de aluminio, não sei se por dentro são diferentes (não se podem abrir para espreitar sem os danificar, sobretudo o novo

).
Pintores - "só no sitio costume", suponho que se esteja a referir aos concessionários?
Cumprimentos
Vítor Almeida